Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Rosilene Lima da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:01Z-
dc.date.issued2017-02-20
dc.identifier.citationSilva, Rosilene Lima da. O Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) nos Institutos Federais da Região Nordeste do Brasil: desafios políticos e perspectivas pedagógicas. 2017. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13038-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa a inclusão educacional como política pública instituída na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir das orientações do Programa de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para as Pessoas com Necessidades Específicas (TEC NEP) e seus efeitos na construção dos regulamentos dos NAPNEs nos Institutos Federais (IFs) da Região Nordeste. Objetivou-se: Caracterizar e discutir as demandas e os desafios dos NAPNEs no processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial nos IFs da Região Nordeste, considerando os documentos institucionais que orientam suas ações. Esse estudo fundamentou-se na Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo no pensamento de Adorno e como referencial de análise de política empregamos o ciclo de políticas desenvolvido por Stephen Ball e difundido no Brasil por Jefferson Mainardes. Como caminho metodológico adotou-se a revisão bibliográfica e o levantamento documental e visando complementar as informações imprecisas nas análises documentais foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado que foi respondido por vinte e nove coordenadores de NAPNE dos IFs que compõem a Região Nordeste do país. Os resultados da pesquisa revelam importantes avanços na discussão de conceitos e valores que permeiam a concepção inclusiva na educação, porém, apreendemos em grande parte dos regulamentos, algumas confusões conceituais acerca do público-alvo do NAPNE, da definição e da atribuição do núcleo, assim como o modo como as políticas de Educação Especial, em alguns documentos apresentavam-se como sendo a única vertente da Educação Inclusiva. Por meio das declarações dos coordenadores dos NAPNEs percebemos que o atendimento educacional especializado tem acontecido de forma improvisada e com alguns arranjos realizados no interior dos campi, outro fato que se destacou foram as excessivas atribuições lançadas aos NAPNEs em contrapartida da omissão de responsabilidades das instâncias superiores, estes fatores trouxeram para o contexto da prática inúmeras dificuldades, das quais destacam-se a falta de infraestrutura, o déficit na oferta do AEE, além de uma indefinição dentro da Rede quanto as finalidade do NAPNE nos campi. Contudo, cabe destacar que alguns IFs já apresentam importantes encaminhamentos e orientações acerca das garantias de recursos e orientações definidas quanto às finalidades e ações dos NAPNEs. Porém, salientamos que é preciso avançar na (re)construção de documentos normativos que viabilizem a operacionalização dos propósitos descritos no regulamentos quanto a garantia do acesso, da permanência e do êxito de estudantes com necessidades específicas no ensino profissionalpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectInstituto Federalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectVocational Educationeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectFederal Instituteeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleO Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) nos Institutos Federais da Região Nordeste do Brasil: desafios políticos e perspectivas pedagógicaspor
dc.title.alternative...eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissetation analyses the educational inclusion as public policies instituted in the Federal Institute of Professional Scientific and Technological Education, stem from orientations of the Technologic, Education, Citizenship and Professionalization Program for People with Specific Needs (TEC NEP) and it‘s effects in the development of NAPNEs regulations in Federals Institutes of Northeast Region. The purpose was: characterise and discuss NAPNE‘s demands and challenges in the process of target audience inclusion on Special Education in Federals Institutes of Northeast Region, considering the institucionals documents that guides it‘s actions. This research was based on Critical Theory of Society, mainly in Adorno thought, and as a reference of political analysis we used the policy cycle developed by Stephen Ball, diffused in Brasil by Jefferson Mainardes. Bibliographic review and documental servey were adopted as the methodological analysis and, aiming to support inaccurate informations in documental analysis, a structured questionnaire answered by twenty nine NAPNE‘s coordinators from the Federals Institutes that compose Northeast Region of the country was used as instrument of data collection. The research results reveals significant advances in concepts and values discussion that permeates inclusive design in education, however, we assimilate in a considerable part of regulations, a few conceptual misunderstandings about NAPNE‘s target audience from core‘s definition and attribution, as the way as the Special Education policies in some documents was presented as the only aspect of Inclusive Education. By means of NAPNEs‘ coordinators statements we noticed that special education service has happened in a improvised way and with some arrangements inside the campus, another remarkable fact was na overallocation launched at NAPNEs in return to responsability omissions by higher courts. These factors brought to the observance context several difficulties, with of the following are worth mentioning in particular the lack of infrastructure, deficit in AEE offer, besides a vagueness inside the Federal Institute in terms of NAPNE purpose in the campus. However, it should be noted that some Institutes already has some important referrals and orientations on resources protections and guidelines laid down in terms of NAPNEs‘ goals and actions. Although, we empahasise that a progress on normative documents is necessary to enable the operationalization of the purposes described in regulations as the access guarantee and the continuance and success of students with special needs on vocational educationeng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee3Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID091.272.792-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1746053695017848por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesADORNO, Theodor. W. Educação para Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2012. _________, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. _________, Theodor W. A indústria cultural e sociedade. 5ª ed. Paz e Terra, 2005 _________, Theodor W. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO. Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995. _________, Teoria da Semicultura. ELducação e Sociedade. Campinas, SP, Papirus, v. 17, dez. 1996 _________, Theodor W. Mínima Moralia. São Paulo: Ática, 1993. ANJOS, Isa Regina Santos dos. Programa TEC NEP: avaliação de uma proposta de Educação Profissional Inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 5ª edição. Todos pela Educação e Editora Moderna, 2016. Disponível em: www.moderna.com.br, acesso em: 02 de junho de 2016. ARAÚJO, Álvaro Cabral e Neto, Francisco Lotufo. A nova classificação americana para os transtornos mentais – o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cogninitiva, Vol. XVI, no. 1, 67 – 82, 2014. AZEVEDO, Gustavo Maurício Estevão de Azevedo. O Programa TEC NEP no CEFET-PE: Da invisibilidade a visibilidade social dos cidadãos com necessidades especiais. Disssertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública para o desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, 2001. _________. Reformar escolas/Reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, v. 15, n. 002, Universidade do Minho, Braga, Portugual, 2002. _________ Sociologia da Políticas Educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n.2, 2006. _________. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Revista Educação & Realidade, v. 35, n. 2, 2010. 159 ________. Ciclo de Política/ Análise Políticas – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.ustream.tv/recorded/2522493 . Acesso em: 16 fev. 2016. BATISTA, Roberto Leme. A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. São Paulo. Cultura acadêmica, 2011. BEZ, Andréia Silva. Inclusão escolar: as experiências do grupo de discussão do Instituto Federal Catarinense campus Sombrio. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012. BORTOLINI, Sirlei. Desafios e estratégias para tornar o IFRS – campus Bento Gonçalves uma escola inclusiva. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal, acesso em: abril, 2016. _________ Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, DF, 2015. _________. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (sinaes) - parte I - avaliação de cursos de graduação. Brasília:2013 _________. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2014. __________. Lanna Júnior, Mário Cléber Martins (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. - Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. _________. Nota Técnica nº 15, de 02 de Julho de 2010. Orientações sobre Atendimento Educacional Especializado na Rede Privada. Brasília: MEC/ CGPEE/GAB/2010. _________. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa TECNEP: educação, tecnologia e profissionalização para pessoas com necessidades educativas especiais. Brasília, DF: MEC, 2010a. _________. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Portaria n° 29,de 25 de fevereiro de 2010. Diário Oficial da União n° 38, de 26 de fev. de 2010b. _________. Decreto 6.949 de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados, em Nova York, em 30 de março de 2007. Presidência da República. Casa Civil, Brasília, DF, 2009a. _________. Resolução n.º 4, de 2 de Outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade da Educação Especial. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília, DF, 2009b. 160 _________. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a. _________. Instituto Federal: concepção e diretrizes. Brasília: MEC, 2008b. _________. Decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n.º 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 2008c. _________. Anais da I Conferência de Educação Profissional e Tecnológica (CONFETEC). Brasília: MEC/SETEC, 2007. _________. Secretaria da Educação Especial. A Fundamentação Filosófica. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Brasília: MEC/SEESP, 2004. _________. Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil, Brasília, DF, 2004. _________. Ministério da Educação. Educação Profissional: Indicações para a ação: a interface educação profissional/educação especial. Conceição de Maria Corrêa Viégas, Moaci Alves Carneiro. Brasília: MEC/SEESP, 2003. _________. Portaria nº 2.678 de setembro de 2002. Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. Brasília, DF, 2002. _________. Secretaria da Educação Especial. Lei Nº. 10. 436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. Brasília, DF, 2002. _________.Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais Para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF, 2001. _________. Lei n.º 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF, 2001. _________. Decreto nº 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001. _________. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. 161 _________. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. _________. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Adaptações Curriculares Estratégias para a Educação de Alunos com necessidades Educacionais Especiais – MEC – Brasília, 1999. _________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro. Brasília, DF, 1996. _________. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994. _________. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. _________. Lei Federal n° 7.853/89, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, de 25 de outubro de 1989. Brasília, 1989. _________. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 4024/61. Brasília : 1961. BUENO, José Geraldo Silveira. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 3, n. 5, p. 7-25, UNIMEP, 1999. _________ As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: BUENO, José Geraldo Silveira; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SANTOS, Roseli Albino dos. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Brasília, DF: CAPES, p. 43-63, 2008. COSTA, Valdeúcia Alves. Educação e formação: inclusão na escola pública. Revista Entreideias, Salvador, v. 4, n. 1, 2015 _________. Formação de professores e educação inclusiva frente às demandas humanas e sociais. Para quê? In: O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares / Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho, organizadores. Salvador: EDUFBA, 2012. COSTA, V. A.. & DAMASCENO, Allan Rocha. Políticas Públicas de Educação e Inclusão: Sociedade, cultura e formação. In: Damasceno, A, R; PAULA, L. L. de & MARQUES, V. (Orgs.). Educação Profissional Inclusiva: desafios e perspectivas. Seropédica, RJ: EDUR, 2012. CARLOU, Amanda. Inclusão na Educação Profissional: visão dos gestores do IFRJ. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. 162 COSTA, Gerline Maciel Almeida Costa. Núcleo de Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE): Ações para a Inclusão em uma Instituição de Ensino Profissional do Estado de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. COIMBRA, Fernanda Cristina Correa Lima. Aluno com deficiência visual: perspectivas de educação profissional inclusiva na história e na memória do Instituto Federal do Pará - campus Belém de 2009 a 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. CROCHICK. José. Leon. Educação inclusiva e preconceito: Desafios para a prática pedagógica. In: O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares / Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho, organizadores. Salvador: EDUFBA, 2012. CUNHA, Ana Lídia Braga Melo. O Programa TEC NEP e sua implentação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Ressonâncias acadêmicas, limites e possibilidades. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. CUNHA, Angélica Moura Siqueira. Educação Profissional e Inclusão de alunos com deficiência: um estudo no Colégio Universitário/UFMA. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011. DAMASCENO, Allan Rocha. A formação dos professores e os desafios para a educação inclusiva: as experiências da escola Municipal Leônidas Sobrino Pôrto. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. _________.. Educação Inclusiva e Organização da Escola: Projeto Pedagógico na Perspectiva da Teoria Crítica. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. _________.. Educação Inclusiva e organização da Escola: perspectivas críticas e desafios políticos do projeto pedagógico. Rio de Janeiro: Abrace um aluno escritor: CAPEs, 2015. DECLARAÇÃO de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial. Salamanca: S.l., 1994. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 26 fev. 2016. DEIMLING, Natália Neves Macedo; MOSCARDINI, Saulo Fantato. Inclusão Escolar: Política, Marcos Históricos, Avanços e Desafios. Revista Eletrônica de Política e Gestão Educacional, n. 12, p. 1. 2016. Disponível em: http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/inclusao-escolar-politicama-hist-ava-des-pag-3-a-21.pdf. Acesso em: 01/04/2016 ESTEVES NETO, Hildebrando. Preconceito e contato intergrupal: um estudo dos núcleos de apoio as pessoas com necessidades específicas. 2014. 255f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Mato Grosso, João Pessoa, 2014. 163 FLASH, Simone de Fátima. Direito à educação e obrigatoriedade escolar no Brasil: Entre a previsão legal e a realidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.43, p. 285-303, 2011. FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. _________.. Exclusão e/ou Desigualdade Social? Questões teóricas e político- práticas. Cadernos de Educação, Pelotas [37]: 417 - 442, setembro/dezembro 2010. GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização da educação nacional. Conae 2014: ―O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração‖. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/artigos, acessado em: 16/02/2016 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.17, p.41-58, Maio-Ago., 2011. Edição Especial _________.. Educação Especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 833-849, jul.-set. 2012. KUENZER, Acácia Zeneide. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1153-1178, out. 2007 LEITZKE, Rafael Blank. Profissionalização e educação especial: um estudo sobre o processo inclusivo na profissionalização de estudantes com necessidades educacionais específicas. 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de Pelotas, Porto Alegre, 2011. MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma Contribuição para a análise de Políticas Educacionais. In: Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.94, p. 47-69, jan/abr 2006. _________. MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: Um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. In: Educação e Sociedade, Campinas, v.30, n.106, p. 303-318, jan/abr 2009. Disponível em: <http://www. scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a15.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2016. MARGON, Sandra. Acessibilidade e inclusão escolar no ensino agrícola: um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)- Campus Santa Teresa. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado em Ciências) –Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2012. 164 MARQUES, Cláudia Luíza. Educação Profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. 2014. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014. MONTEIRO, Aline Hygino Carvalho. Inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no IFRJ – Campus Volta Redonda: Um estudo de caso das Licenciaturas em física e em Matemática. 2014. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. MOTA, Rosângela Maria Sales de. A educação especial no ensino profissionalizante das escolas agrotécnicas federais: possibilidade de inclusão. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) –Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. MOURA, Kátia Cristina Bezerra. A política de inclusão na educação profissional: o caso do Instituto Federal de Pernambuco/ Campus Recife. 2013. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. NASCIMENTO, Franclin Costa do. MARTINS, I. C.; BUGARIM, M. C.; MARTINS, A. A Ação TECNEP – Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas como ferramenta de inclusão nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Inter Science Place: revista científica internacional, ano 4, n. 18, jul./set. 2011. _________.; FARIA, Rogério. A Questão da inclusão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da Ação TEC NEP. In: NASCIMENTO, F. C.; FLORINDO, G. M. F.; SILVA, N. S. (org.). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013. NEVES, Lúcia Maria Wanderley. O professor como intelectual estratégico na disseminação da nova pedagogia da hegemonia. 36ª Reunião Nacional da ANPEd Goiânia- GO. 29 de setembro a 02 de outubro de 2013. _________. A nova pedagogia da hegemonia no Brasil. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, p.229- 242, jan. 2011. _________. PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. NUNES, Sula Cristina Teixeira. O Programa TEC NEP: A educação profissional na perspectiva inclusiva. 2012. 61p. Especialização em Educação Especial e processos inclusivos. Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2012. OTRANTO, Célia Regina. Reforma da Educação Profissional no Brasil: marcos regulatórios e desafios. Revista Educação em Questão, Natal, v. 42, n°. 28, p. 199-226, jan./abr. 2012. OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O DIREITO À EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E SEU RE-ESTABELECIMENTO PELO SISTEMA DE JUSTIÇA 165 [online]. Disponível na internet via WWW URL: http://www.educacaoonline.pro.br/direito_educacao.asp, acesso em: 16 de fevereiro de 2016. ORRÚ, Silvia Ester e SIQUELLI, Sônia Aparecida. Avanços e desafios nas políticas públicas para crianças e adolescentes com necessidades especiais. SER Social, Brasília, v. 14, n. 31, p. 355-374, jul./dez. 2012. ZANARDINI, I. M.; PELETTI, A. B. O Estado Liberal e a Política Educacional Brasileira. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, SP, v. 05, n. 09, p. 07-26, jan./jul. 2013. PESSINI, Magali Inês. As Políticas Públicas Inclusivas em âmbito da Educação Profissional e Tecnológica: A percepção da equipe gestora dos NAPNEs sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência no IFRS. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo, 2015. PINO, Ivany. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a ruptura do espaço social ea organização da educação nacional. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007. RECH. Júlia Gonçalves. O caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no Instituto Federal de Santa Catarina. 2012. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. ROCHA, Vânia Meneghini. A Educação Especial nos Institutos Federais: o que dizem os Planos de Desenvolvimento Institucionais? 2016, 166 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da região de Joinville, Joinville, 2016. ROSA, Vanderley Flor. Políticas públicas educacionais, direitos sociais e democratização do acesso à escola: uma visão à partir da implantação da ação TECNEP na Rede Federal de Educação Tecnológica. 2011.137f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖, Marília, 2011. SANTOS, Yvonete Bazbuz Silva. As políticas públicas de educação para a pessoa com deficiência: a proposta desenvolvida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. SAVIANI, DERMEVAL. A educação na Constituição Federal de 1988: avanços no texto e sua neutralização no contexto dos 25 anos de vigência. RBPAE - v. 29, n.2, 2013. _________. DERMEVAL. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 12ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. SILVA, Caetana, Juracy Resende Silva; VIDOR, Alexandre Martins; PACHECO, Eliezer Moreira e PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. (Orgs.). Institutos Federais: Lei 11892, de 29/12/2008 - Comentários e Reflexões. Natal: IFRN Ed., 2009. 166 SILVA, Izaura Maria Andrade da. Políticas de Educação Profissional para pessoa com deficiência. 2011a. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. SILVA, Rosilene Gonçalves da. Desafios e possibilidades na inclusão de alunos com deficiência no PROEJA IFES Campus Vitória. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. SILVA, Rivânia Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da implantação da Ação TEC NEP. 2014. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014 SOARES, Gilvana Galeno. A atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais no IFRN. 2015. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. WALDEMAR, Tânia Maria Neves. Inclusão Educacional de pessoas com deficiência no Instituto Federal de Minas Gerais. 2012. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2012. WELKER, Gisele Michele. Transversalidade nas ações da Educação Especial: A realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. ZAMPROGNO, Marisange Blank. As políticas de inclusão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica: o caso do Instituto Federal do Espírito Santo. 2013. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64594/2017%20-%20Rosilene%20Lima%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4528
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-04-09T15:06:13Z No. of bitstreams: 1 2017 - Rosilene Lima da Silva.pdf: 2434493 bytes, checksum: df1ddaa467fa54b9ba971dee20af1b56 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-09T15:06:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Rosilene Lima da Silva.pdf: 2434493 bytes, checksum: df1ddaa467fa54b9ba971dee20af1b56 (MD5) Previous issue date: 2017-07-11eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Rosilene Lima da Silva.pdfRosilene Lima da Silva2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.