Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13046
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Giselle de Carvalho Nascimento Monteiro de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-08 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Giselle de Carvalho Nascimento Monteiro de. Filmes de animação produzidos por alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro: diálogos e dilemas curriculares. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13046 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta as rotas trilhadas pela pesquisa de mestrado em educação (PPGEDUC/UFRRJ), que adota como objetivo central, a análise dos desafios e dos benefícios da produção do cinema de animação na perspectiva curricular, na rede de ensino municipal do Rio de Janeiro. Resulta do convívio com os jovens estudantes cineastas, das suas relações durante a criação do curta metragem, das conversas e das imagens geradas durante o processo de produção, exibição, e ainda na pós-exibição do curta por eles produzido. O suporte teórico é oferecido pelo campo dos Estudos Culturais e da pedagogia da imagem que possibilita reflexões sobre autonomia, emancipação, identidade e alteridade. Alguns dados coletados permitem antecipar, de forma inconclusiva, que dentre os dilemas e diálogos identificados estão o questionamento da ideia de que o professor é o detentor dos saberes, o que gera inseguranças no docente ao fazer cinema de animação, comprometendo a produção autônoma por parte do aluno. Porém, a cultura visual na qual estão imersas as práticas juvenis, sobretudo o uso das tecnologias, impulsiona os jovens estudantes na aventura de produzir animação no ambiente escolar, como possibilidade de prática emancipatória. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Animação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Escolas municipais | por |
dc.subject | Animation | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Municipal schools | eng |
dc.title | Filmes de animação produzidos por alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro: diálogos e dilemas curriculares | por |
dc.title.alternative | Animated shorts produced by public school students of Rio de Janeiro: curricular dialogues and dilemmas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work presents the routes traced by the master's research in education (PPGEDUC / UFRRJ). It adopts as central objective, the analysis of the challenges and benefits of the animation cinema production in the curricular perspective, in the municipal education network of Rio de Janeiro. It is a result of the living with the young student filmmakers, their relationships during the creation of the short film, the conversations and the images generated during the production and exhibition process, and also after the exhibition of the short produced by them. The theoretical support is offered by the field of Cultural Studies and the image pedagogy that allows reflections on autonomy, emancipation, identity and otherness. Some collected data allow us to anticipate, in an inconclusive way, that among the dilemmas and dialogues identified are the questioning of the idea that the teacher is the holder of the knowledge, which creates insecurities in the teacher when making animated films, compromising the autonomous production by part of the student. However, the visual culture in which youth practices are immersed, especially the use of technologies, encourages young students in the adventure of producing animation in the school environment, towards their emancipation process. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.advisor1ID | 898.221.707-00 | por |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Marcos Amarante de Almeida | |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Adriana Hoffmann | |
dc.creator.ID | 079.900.187-21 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0681461415332183 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/65576/2018%20-%20Giselle%20de%20Carvalho%20Nascimento%20Monteiro%20de%20Castro.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4760 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-06-18T21:06:29Z No. of bitstreams: 1 2018 - Giselle de Carvalho Nascimento Monteiro de Castro.pdf: 3792421 bytes, checksum: 9d29af4d3339e3cb025e3fa084edcca9 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-18T21:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Giselle de Carvalho Nascimento Monteiro de Castro.pdf: 3792421 bytes, checksum: 9d29af4d3339e3cb025e3fa084edcca9 (MD5) Previous issue date: 2018-06-08 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Giselle de Carvalho Nascimento Monteiro de Castro.pdf | 3.7 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.