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dc.contributor.authorSantos, Ione da Silva Alves dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:07Z-
dc.date.issued2018-02-28
dc.identifier.citationSANTOS, Ione da Silva Alves dos. O professor como mediador na construção da aprendizagem: a importância das interações e brincadeiras na educação infantil. 2018. 77 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13048-
dc.description.abstractA Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é apresentada nas diretrizes curriculares nacionais como aquela que vive um intenso processo de revisão de concepções relativas às práticas pedagógicas mediadoras e ao desenvolvimento de crianças, o que indica que o desenvolvimento de crianças nesta etapa está ligado às mediações realizadas, também, pelo professor. Infelizmente, é frequente ouvir de orientadores de outras unidades escolares de Educação Infantil que, quando os professores apresentam situações novas às crianças subentendendo-se de uma forma que elas não sejam capazes de realizá-las, principalmente quando perguntam “será que você consegue?”, colocam em dúvida sua capacidade de realização. É no caminho inverso dessa prática que se encontra o mote desta pesquisa, que pretende analisar a rotina dos mecanismos de aprendizagem em todos os espaços na escola, percebendo até que ponto o cotidiano da prática docente tem procurado mediar tal aprendizagem, ao contemplar o caminho sugerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no sentido de garantir a todas as crianças, conviverem, aprenderem e se desenvolverem. Esta pesquisa considera que a mediação não parte apenas do professor, mas aposta na mediação docente, em sua autonomia para que os espaços internos e externos da sala de aula na escola, a organização do tempo e do espaço, bem como o repertório lúdico e motor sejam peças principais na composição da engrenagem da máquina chamada cotidiano. Neste documento de defesa da dissertação, é apresentada a mediação docente e seus impactos na aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos, as abordagens acerca da construção do pensamento e da linguagem, o desenvolvimento infantil de forma integral, bem como a construção de significados através da palavrapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação Infantilpor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectInfant Educationpor
dc.subjectteaching practicepor
dc.subjectlearningpor
dc.titleO professor como mediador na construção da aprendizagem: a importância das interações e brincadeiras na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe teaching mediation to the development of children: the importance of interactions and playing for the child educationpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEarly Childhood Education, the first stage of basic education, is presented in the national curriculum guidelines as one that undergoes an intense process of revising conceptions regarding mediating pedagogical practices and the development of children, which indicates that the development of children at this stage is linked also to the teacher. Unfortunately, it is common to hear from advisors from other Early Childhood education units that when teachers introduce new situations to children by misunderstanding them in a way that they are not able to do them, especially when they ask "can you do it?", cast doubt on their capacity for achievement. It is on the inverse path of this practice that the motto of this research is found, which intends to analyze the routine of the learning mechanisms in all the spaces in the school, realizing to what extent the quotidian of the teaching practice has tried to mediate such learning, contemplating the suggested path the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education to ensure that all children live, learn, and develop. This research considers that the mediation is not only part of the teacher, but bets on teacher mediation, its autonomy so that the internal and external spaces of the classroom in the school, the organization of time and space, as well as the playful and motor repertoire are major parts in the composition of the machine's everyday machine call. In this dissertation, teacher mediation and its impacts on the learning of children of 4 and 5 years old are presented, approaches on the construction of thought and language, child development in an integral way, as well as the construction of meanings through of wordeng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee3Queiroz, Cláudia Alexandre
dc.creator.ID874.977.277-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7819391880125150por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2005, P. 43-57. BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 140 p. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. BRASÍLIA, Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016; 195o da Independência e 128o da República. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). , Parecer CNE/CEB nº 04/2000, de 16 de fevereiro de 2000.Diretrizes Operacionais para a Educação Infantil. BUCK-MORSS, Sussan. “Piaget, Adorno anddialecticaloperations”.In: BROUGHTON, Critical theories of psycological development. Nova York e Londres, Plenum Express, 1987. Escola da Ponte (TV Paulo Freire, 2014). Disponível em Acesso em 23 de janeiro de 2017. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire – 44ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil : observação, adequação e inclusão. 1ª ed. – São Paulo : Moderna, 2012. – (Cotidiano escolar : ação docente) 75 NOVA ESCOLA – GESTÃO ESCOLAR. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. Brasil, 2008. Disponível em https://novaescola.org.br.Acesso em: 28 jan. 2018. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem – Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, Papirus, 1994. KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos – uma alternativa curricular. 14ª. ed. São Paulo: Ática, 2003. . (org.) Profissionais da educação infantil: gestão e formação. São Paulo : Ática, 2008, 256p. – (Educação e ação) . (org.) Infância e educação infantil. – 11ª ed. – Campinas, SP :Papirus, 2012. – (Série Prática Pedagógica) OLIVEIRA, Marta Koll de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010. RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual/Jacques Rancière; tradução de Lilian do Valle – Belo Horizonte: Autêntica, 2002. RIZZO, Gilda. 1937- Jogos inteligentes; a construção do raciocínio na escola natural / Gilda Rizzo – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Bagaço, 2006. VIGOTSKY, Lev Semenovich. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995. t.III. ,A construção do pensamento e da linguagem / Lev SemenovichVigotsky; tradução Paulo Bezerra. – 2ª ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. (Biblioteca Pedagógica) ,A formação social da mente: a formação dos processos psicológicos superiores / L. S. Vigotski; organizadores Michel Cole...[et al.] ; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afache. - 7ª ed. – São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007. (Psicologia e Pedagogia)por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65800/2018%20-%20Ione%20da%20Silva%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4814
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-06-30T15:38:47Z No. of bitstreams: 1 2018 - Ione da Silva Alves dos Santos.pdf: 804914 bytes, checksum: b1bd7b3496e49e0bacd573436e6cf534 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-30T15:38:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Ione da Silva Alves dos Santos.pdf: 804914 bytes, checksum: b1bd7b3496e49e0bacd573436e6cf534 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28eng
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