Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Izadora Martins da Silva de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:07Z-
dc.date.issued2018-01-30
dc.identifier.citationSOUZA, Izadora Martins da Silva de. Desenho universal para a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. 2018. 129 f.. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Miltidisciplinar/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13049-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a escolarização do sujeito com deficiência intelectual (DI) e discute práticas curriculares e tecnológicos a partir da concepção internacional Universal Design for Learning (UDL), com tradução oficial Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Assim, tomando como base o direito ao acesso, a participação e a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, objetivamos acompanhar e analisar a aplicação de um piloto envolvendo o livro digital acessível e as concepções docentes sobre, ambos focando a perspectiva do Desenho Universal Aplicado a Aprendizagem. Em termos metodológicos optamos pela pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Levando em consideração esses aspectos, a produção de dados foi levantada a partir de dois campos: a) Uma escola pública na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, a qual ocorrerá a aplicação livro digital, realizada com um aluno com deficiência intelectual, matriculado em classe regular; 2) Um curso de extensão com a temática Desenho Universal para Aprendizagem, voltado prioritariamente para professores da Baixada Fluminense, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. A nossa investigação se insere em dois projetos de pesquisa: A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem (OBEDUC/CAPES); Desenho Universal para a Aprendizagem: Implementação e Avaliação do Protocolo do Livro Digital Acessível, ambos vinculados à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os resultados, entre outras questões, denotam que apesar de avanços consideráveis nas políticas públicas, o ponto de vista a respeito do alunado com deficiência intelectual ainda é estereotipado quanto à escolarização. Nota-se que esse indivíduo, em função do estigma histórico, acaba, muitas vezes, passando pela escola e pelo currículo como não aprendiz. Também ficou evidenciado na pesquisa que o livro didático digital empregado nas práticas escolares pode originar novas perspectivas diante da pessoa com deficiência intelectual. Com relação ao curso de extensão, os dados mostraram a importância da tecnologia, mas com a compreensão que tal instrumento não substitui a mediação pedagógica, nem tão pouco garante sozinha o êxito dela. Por fim, apesar dos desafios, entendemos que o nosso estudo evidencia possibilidades e perspectivas que contribuem para a participação do aluno com deficiência intelectual na escola inclusiva.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdesenho universal para aprendizagempor
dc.subjectdeficiência intelectualpor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectuniversal design for learningeng
dc.subjectintellectual disabilityeng
dc.subjectschool inclusioneng
dc.titleDesenho Universal para a Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectualpor
dc.title.alternativeUniversal Design for the Learning of People with Intellectual Disabilities.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work has as its theme the schooling of the subject with intellectual disability (DI) and discusses curricular and technological practices from the international design Universal Design for Learning (UDL), with official translation Universal Design for Learning (DUA). Thus, based on the right to access, participation and learning of the person with intellectual disability, we aim to monitor and analyze the application of a pilot involving the accessible digital book and the teaching conceptions about both, focusing both the perspective of the Drawing Universal Applied to Learning. In methodological terms we opted for qualitative research, with emphasis on the case study. Taking these aspects into consideration, the data production was raised from two fields: a) A public school in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, which will be the application digital book, made with a student with intellectual disability, enrolled in class regular; 2) An extension course with the theme Universal Design for Learning, aimed primarily at teachers from the Baixada Fluminense, held at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, Campus Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Our research is part of two research projects: The schooling of students with intellectual disabilities: public policies, cognitive processes and evaluation of learning (OBEDUC/CAPES); Universal Design for Learning: Implementation and Evaluation of the Accessible Digital Book Protocol, both linked to the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The results, among other issues, indicate that despite considerable advances in public policy, the view of pupils with intellectual disabilities is still stereotyped about schooling. It is noted that this individual, due to the historical stigma, often ends up going through the school and the curriculum as non-apprentice. It was also evidenced in the research that the digital textbook used in school practices can bring new perspectives to the person with intellectual disability. With regard to the extension course, the data showed the importance of technology, but with the understanding that such an instrument does not replace pedagogical mediation, nor does it guarantee the success of it alone. Finally, despite the challenges, we understand that our study shows possibilities and perspectives that contribute to the participation of students with intellectual disabilities in the inclusive school.eng
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor1ID891.622.770-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2Silva Junior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee3Braun, Patrícia
dc.creator.ID134.725.637-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095891171367155por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALVES, M. M; RIBEIRO, J; SIMÕES, F. Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Tecnologia DA Informação em Educação. CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro, vol. 5(4), dezembro 2013. ALVES; CATHCART; HOSTINS. Dr. Baguncinha: Um jogo digital para a elaboração conceitual na perspectiva da inclusão escolar. In PLETSCH, M. D.; MENDES, G. M. L.; HOSTINS, R. C. L. (Orgs.) A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos. São Carlos: Marquezine & Manzini ABPEE, 2015. AMARAL, V. L. Psicologia da educação / Vera Lúcia do Amaral. - Natal, RN: EDUFRN, 2007. 208 p.: il. Disponível em: < http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20- %20Material/Psicologia_Educacao/Psi_Ed_A03_J_GR_20112007.pdf> Acesso em: setembro de 2017. ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. __________________. O que é um estudo de caso qualitativo em Educação? Educação e Contemporâneidade – Revista FAEEBA , vol 22, n. 40, julh/dez 2013, p.95-104. ANTUNES, R. A. Inclusão escolar na pré-escola: Acesso ao currículo. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, 2008. ARAUJO, Y. C. D. de. Uma adolescente, um diagnóstico de deficiência intelectual e a resolução de problemas matemáticos: histórias de exclusão e possibilidades de superação. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, 2013 ARAÚJO, D. F. Formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva na Baixada Fluminense / Projeto de qualificação (Mestrado em Educação), Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, UFRRJ – 2016. ARAUJO, Y. C. D. Uma adolescente, um diagnóstico de deficiência intelectual e a resolução de problemas matemáticos: histórias de exclusão e possibilidades de superação. (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, 2013 APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Trad. Vinicius Figueira. –3º. ed. – Artmed, Porto Alegre, 2006. ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE RETARDO MENTAL - AAMR. Retardo mental – definição, classificação e sistemas de apoio (2002). 10ª edição. (tradução Magda França Lopes). Editora: ARTMED, Porto Alegre, 2006. AZEVEDO, K. R. A escolarização do estudante com deficiência intelectual nas representações sociais de professores de ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, 2013. 101 BALLABEN, M. C. G. A mediação em sala de aula: aspectos relacionados a aprendizagem de alunos com síndrome de Down. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, 2001. BARROS, S. M. G. DE. A inclusão de alunos com Síndrome de Down em escolas de Goiânia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, 14 set. 2001. _______. Decreto nº 5.296. Brasília, 2004. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. _______. Política Nacional de Educação Especial. Educação Especial: um direito assegurado. Livro 1. Brasília: MEC/SEESP, 2008. _______. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009. _______. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência / Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012. 32 p. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilha-censo- 2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf Acesso em: janeiro de 2017. _______. Lei 13.146/2015 (LEI ORDINÁRIA). 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). _______. Ministério da Educação. CAPES. Banco de Teses. Disponível em: http://capesdw.capes.gov.br/banco-teses Acesso em: agosto de 2016. BARBOSA, K. A. M. Representações sociais de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre a aprendizagem de estudantes com deficiência em escolas inclusivas. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, 2014. BARBOSA, M. A. F; KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia Educação & Sociedade, vol. 28, núm. 100, octubre, 2007, pp. 1037-1057 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil. Disponível: http://www.redalyc.org/pdf/873/87313704019.pdf BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulação. Lisboa, Relógio D’Água Editores, 1991. - Tela Total – Mito-Ironias da Era do Virtual e da Imagem. Porto Alegre, 1997. BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acesso dezembro de 2017. 102 BINS, K. L. G. Aspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentais. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. BINS, K. L. G. Adultos com deficiência intelectual incluídos na educação de jovens e adultos: apontamentos necessários sobre adultez, inclusão e aprendizagem. (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul, 2013. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C.. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. BRAUN, P. Uma intervenção colaborativa sobre os processos de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. 324f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. BERTICELLI, I. A. Currículo como prática nas reentrâncias da hermenêutica. Educação e Realidade. Vol. 30, nº. 1.pp. 23-48, 2005. BINS, K. L. G. Adultos com deficiência intelectual incluídos na educação de jovens e adultos: apontamentos necessários sobre adultez, inclusão e aprendizagem. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013. CAETANO, A. M. O processo de escolarização de alunos com deficiência mental incluídos nas séries finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade federal de Espírito Santo, 2012. CAMPOS, É. C. V. Z. Diálogos entre o currículo e o planejamento educacional individualizado (PEI) na escolarização de alunos com deficiência intelectual. 2016. 1 Figura 13p. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar / PPGEduc / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2016. CAMPOS, K. P B. Isabel na escola: desafios e perspectivas para a inclusão de uma criança com síndrome de Down numa classe comum. Tese (Doutorado). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2012. CAVALCANTI, A. M. L. A inclusão do aluno com deficiência mental no ensino médio: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. CARVALHO, F. C. O aluno com deficiência intelectual na escola: ensino, aprendizagem e desenvolvimento. In: MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. C. M. (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiência: desafios e possibilidades. Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada. Campina, SP: Mercado de Letras, 2013. 103 CARVALHO, M. de F. A relação do sujeito com o conhecimento: condições de possibilidades no enfrentamento da deficiência mental. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, 2004. CARVALHO, R. E. A incorporação das tecnologias na educação especial para a construção do conhecimento. In: SILVA, S.; VIZIM, M. (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 57-84. CAST. Design Universal para Aprendizagem. Disponível em: http://www.cast.org Acesso em: janeiro de 2018. CHINALIA, F. Relações pedagógicas no contexto escolar inclusivo: um olhar sobre a deficiência mental. Dissertação (Mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba, 2006. COYNE, P.; PISHA, B.; DALTON, B.; ZEPH, L. A. ; SMITH, N. C. A Literacy by design Universal Design for Learning Approach for Students With Significant Intellectual Disabilities. Remedial and Special Education, 33, 162-172. 2010. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0741932510381651 Acesso em: janeiro de 2017. DAINEZ, D. A inclusão escolar de crianças com deficiência mental: focalizando a noção de compensação na abordagem histórico-cultural. Dissertação (Mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba, 2008. DANTAS, D. de C. L. A inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. DUARTE, J. de S. A escolarização de alunos com deficiência mental incluídos nas séries finais do ensino fundamental: um estudo das expectativas das famílias. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, 2008. EFFGEN, A. P. S. Educação especial e currículo escolar: possibilidades nas práticas pedagógicas cotidianas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação – fundamentos e tradições. Editora Artmed, Porto Alegre, 2010. FANTACINI, R. A. F. A organização do ensino para o aluno com deficiência intelectual em diferentes espaços educacionais. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário Moura Lacerda, 2013 GALVÃO, F. T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. (disponível no formato PDF em www.galvaofilho.net/assistiva.pdf) GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios – Brasília: UNESCO, 2009. 104 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002 GATTI, B. A.; BARRETO, E.S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009. GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R.S. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p.343-356, 2007. ________. Somos iguais a vocês: depoimentos de mulheres com deficiência mental. Rio de Janeiro: Ed. Agir, 2009. ________.; BLANCO, L.de M. V. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Ed. 7Letras, 2009. ________.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa - tipos fundamentais. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, v.35, n. 3, 1995. ____________. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. GOMES, J. de C. Implicações da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento na prática docente. Dissertação (Mestrado). Universidade Nove de Julho, 2015. GOMES, S. R. A dificuldade de aprendizagem no contexto da inclusão escolar. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012. GOMES, W. O. Inclusão escolar: um olhar na especificidade da aprendizagem do aluno com deficiência mental incluso no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, 2006. GONZALEZ, R. K. Análise de critérios para promoção de alunos com deficiência. Universidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado), 2006. GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Trad. Attílio Brunetta; revisão da tradução: Hamilton Fracischetti; apresentação Tomas Tadeu da Silva. 14. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. GUNTHER, H. Como elaborar um questionário. In: L. Pasquali (org). Instrumentos Psicológicos: Manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/IBAPP, 1999. P. 231-258. JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. JESUS, D. M.; EFFGEN, A. P. S. Formação docente e práticas pedagógicas: conexões, possibilidades e tensões. In: MIRANDA, T.G. E GALVÂO FILHO, T.A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador; EDUFBA, 2012. 105 KASSAR, M. C. M. Uma breve história da educação das pessoas com deficiências no Brasil. In: MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. C. M. (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiência: desafios e possibilidades. Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada. Campina, SP: Mercado de Letras, 2013. KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: O novo ritmo da informação. 8ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012. LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. LOPES, E. Adequação Curricular: um caminho para a inclusão do aluno com deficiência intelectual. (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Londrina, 2010. MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007. ROCHA, M. G. S. A aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências: Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa e Ampliada como possibilidades para processos e práticas no AEE. 97f. Projeto de qualificação (Mestrado em Educação), Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, UFRRJ, 2013. MARCONI, M . A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragense técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ªed.,São Paulo: Atlas, 2002. MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004 MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W. (Org.) Educação Básica: tragédia anunciada? 1ª ed., São Paulo: XAMÃ, 2015. MAURICIO, V. M. B. de M. Inclusão de alunos com deficiência intelectual: um desafio para as políticas públicas e cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, 2014. MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. 5ª ed., São Paulo, Cortez, 2005. MELLETI, S. M. F. Diferenças e diferentes: Aspectos psicossociais da deficiência. In: MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. C. M. (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiência: desafios e possibilidades. Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada. Campina, SP: Mercado de Letras, 2013. MELO, H. A. O acesso curricular para alunos (as) com deficiência intelectual na rede regular de ensino: a prática pedagógica na sala de recursos como eixo para análise. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Maranhão, 2008. MENDES, G. L. Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares da escola no atendimento às diferenças dos alunos. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. 106 MENDONÇA, A. A. dos S. Escolarização de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade de Uberaba, 2014. MEYER, A.; ROSE, D. H.; GODON, D. Universal Design for Learning: Theory and Practice, 1ª ed., Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014. MESQUITA, G. O processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual no 1º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. MONTEIRO, M. R. C. Educação Inclusiva e Implicações no Currículo Escolar: a invenção de outros processos de ensinar e de aprender. Tese (Doutorado). Universidade Federal do rio Grande do Sul, 2015. MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias. In artigo publicado na revista Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS ______________. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Contrapontos. Revista de Educação da Universidade do Vale do Itajaí, vol 4, n,2, maio/ago, p. 347-356. 2004. ______________. Os Novos Espaços de Atuação do Professor com as Tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Vol,4, núm.12, pp.1-9. 2004. ______________. Tendências da educação pela internet no Brasil. Maceió, EDUFAL, Educação, ano 12, n. 20, pp. 53-76. 2004. ______________. Mudando a educação com metodologias ativas. In Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto- PROEX/UEPG, 2015. MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educ. Soc.. 2007, vol.28, n.100, pp.1037-1057. MOTTA, P. A. Genética humana: aplicada a psicologia e toda a área biomédica. 2º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. LEONEL, W. H. dos S. O processo de escolarização do deficiente intelectual da educação básica e os desafios da prática docente: um debate relevante ao ensino superior. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, 2014. LÉVY, P.. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo. Editora 34. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1993. LÉVY, P. As Formas do Saber / Parte 01 – 04, 2003. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3PoGmCuG_kc. Acesso em julho de 2017. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? – 12. Ed. – São Paulo, Cortez, 2010. LOPES, E. Adequação curricular: um caminho para a inclusão do aluno com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, 2010. 107 LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. OLIVEIRA, E. S. O currículo escolar: uma análise na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. OLIVEIRA, M. C. P. de. A escolarização de alunos com deficiência intelectual à luz da perspectiva histórico-cultural: avaliação mediada e apropriação conceitual. 2016. 133 p. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar / PPGEduc / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2016. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006. PLETSCH, M. D. A dialética da inclusão/exclusão nas políticas educacionais para pessoas com deficiências: um balanço do governo Lula (2003-2010). In: Revista Teias – Movimentos sociais processos de inclusão e educação v. 12, n. 24, p. 39-55, jan./abr. 2011. _______. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. 2ª edição, Rio de Janeiro: NAU, 2014. _______. A escolarização do aluno com deficiência intelectual... Apesar do diagnóstico. In: MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. C. M. (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiência: desafios e possibilidades. Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada. Campina, SP: Mercado de Letras, 2013. _______. Educação especial e inclusão escolar: políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v.12, n.1, p. 7-26, jan/jun. 2014. _______. SOUZA, F. F. de; ORLEANS L. F. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. 2017 RAO, K; MEO, G. Usando o design universal para aprender a projetar lições baseadas em padrões, 2016. ROCHA, M. G. de S. da. Processos de ensino e aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências no AEE à luz da teoria histórico-cultural. 233 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu, RJ. 2014. RODRIGUES, B. M.de A. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem sobre os alunos deficientes mentais incluídos no ensino regular. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, 2001. ROSE D. H. e MEYER, A. Teaching Every Student in the Digital Age: Universal Design for Learning. 2002. Disponível em: http://www.cast.org/teachingeverystudent/ideas/tes/ Acesso em: dezembro de 2017. 108 ROSE, D. H.; HASSELBRING, T. S.; STAHL, S. and ZABALA, J. Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: Dois lados da mesma moeda, 2004. Tradução livre de Assistiva Tecnologia e Educação. 2014. ROSSATO, S. P. M.; LEONARDO, N. S. T. A deficiência intelectual na concepção de educadores da Educação Especial: contribuições da psicologia histórico cultural. Revista Brasileira de Educação Especial. v.17, n.1, Marilia, jan/abril, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100006 Acesso em: dezembro de 2017. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, R. P. L. dos. O processo de escolarização de uma aluna com deficiência intelectual: o currículo escolar em questão. Dissertação (Mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP- PRIVADA), 2015. SANTOS, T. C. C. Educação inclusiva: práticas de professores frente à deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. SFORNI, M. S. F.; GALUCH, M. T. B. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. In Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229, 2006. Editora UFPR. SILVA, F. G. da. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: o atendimento intelectual especializado (AEE) em discussão. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Ceará, 2010. SILVA, M. A. História do currículo e currículo como construção histórico- cultural. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, MG: UFU, 2006, p. 4819 - 4828. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/principal.htm Acesso em: dezembro de 2017. SILVA, M. K. de M. A escrita e a criança com síndrome de Down: uma relação possível na escola regular. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010. SILVA, L. H. DA. A concepção de êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, 2009. SILVA, L. M. G. Deficiência mental: prática educativa e reflexões de uma professora alfabetizadora. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, 2009. SILVA, L. R. de M. Belford Roxo: razões para a queda da criminalidade. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, VI, n. 13, maio 2003. Disponível em: <http://www.ambitojuridico. com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=3642>. Acesso em abril de 2017. SILVA, T. T. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo. 3° edição. Editora Autêntica. 2009. STAKE, R. E. Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994 109 TEMPLE, G. C. Alunos copistas: uma análise do processo de escrita a partir da perspectiva histórico-cultural. -- São Paulo, 2007. 180 p. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós- Graduação em Psicologia. VALLE, J. W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH, 2014, 240 p. VERCEZE, R. M. A. N.; SILVINO, E. F. M. O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Práxis Educacional Vitória da Conquista v. 4, n. 4 p. 83-102 jan./jun. 2008. VIANNA, M.M. Lidando com a diversidade em sala de aula: práticas de inclusão. In: PLETSCH, M. D; RIZO, G. (Orgs.). Cultura e formação. 1ª ed – Seropédica: Editora da UFRRJ, 2010. VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. de Maria da Penha Villalobos. 14ª edição. São Paulo: Ícone, 2016. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos / Robert K. Yin; Trad. Daniel Grassi – 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001. YOUNG, M. F.D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Trad. de Laura Beatriz Áreas Coimbra. Revista Brasileira de Educação v.16 n.48 set. - dez. 2011.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65759/2018%20-%20Izadora%20Martins%20da%20Silva%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4806
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-06-28T23:25:57Z No. of bitstreams: 1 2018 - Izadora Martins da Silva de Souza.pdf: 7168377 bytes, checksum: 17db6c0904c74f9f1187a2ff66299805 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T23:25:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Izadora Martins da Silva de Souza.pdf: 7168377 bytes, checksum: 17db6c0904c74f9f1187a2ff66299805 (MD5) Previous issue date: 2018-01-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Izadora Martins da Silva de Souza.pdf2018 - Izadora Martins da Silva de Souza7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.