Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13053
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Igor Andrade da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Igor Andrade da. Reforma gerencial e seus impactos no currículo mínimo da educação básica: uma análise da gestão curricular na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 2019. f. Dissertação (Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13053 | - |
dc.description.abstract | Diante da crise orgânica do capital desde o final dos anos 1960 em decorrência do esgotamento do modelo de desenvolvimento taylorista-fordista, vivemos verdadeira ofensiva burguesa em busca de recomposição de suas bases de acumulação de capital. No bojo deste processo, acionam-se princípios do toyotismo, para garantir a flexibilização do trabalho e da produção, e o receituário neoliberal com a mediação da Terceira Via, para redefinir a relação entre o Estado e a sociedade. Assim, a burguesia busca renovar as bases estruturais e superestruturais da produção e reprodução social da vida material, dando concretude ao modelo de desenvolvimento flexível do capital. Emergem deste processo de mudanças a necessidade de redefinir não só a formação para o trabalho, como também redefinir os mecanismos de mediação do conflito de classes. Neste contexto se processam reformas gerenciais dos sistemas públicos de ensino e nos conteúdos curriculares da Educação Básica, de modo a ajustar o trabalho educativo de acordo com as demandas atuais de produtividade e competitividade das empresas e de conformação ética e moral dos indivíduos de acordo com a lógica mercantil. A partir desta conjuntura, elegemos como objeto de estudo os impactos da reforma administrativa na gestão curricular da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de janeiro. Partimos do pressuposto de que a perspectiva de formação/qualificação profissional e de conformação ética e moral dos trabalhadores contida nesse processo de recomposição burguesa se materializa na gestão educacional, nas práticas educativas e nas diretrizes curriculares da Educação Básica. A análise toma como referência empírica a reforma curricular empreendida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro a partir de 2011, no decurso de uma série de reformas curriculares realizadas por diferentes governos estaduais e o governo federal. Nosso objetivo é averiguar em que medida a proposta curricular deflagrada pelo Decreto Estadual nº 42.793/2011 materializa os esforços burgueses para ajustar o sistema educacional às demandas de produtividade e competitividade das empresas. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que combina técnicas de coleta de dados de pesquisas de tipo análise documental e de tipo levantamento. Nesse sentido, nos utilizamos de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias (documentos governamentais, projetos pedagógicos institucionais, dispositivos legais etc.) e de depoimentos de sujeitos envolvidos na gestão curricular da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, bem como de diretores do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) e de Promotores de Justiça do Ministério Público. Os resultados apontam para a subalternidade das políticas educacionais brasileiras aos ditames das organizações multilaterais, no sentido de reformular as bases administrativas e pedagógicas da educação de acordo com os princípios do neoliberalismo mediatizado pela Terceira Via. As ações governamentais empreendidas no planejamento da educação do estado do Rio de Janeiro se alinham com essa tendência nacional. Essas políticas, a pretexto de ampliar o acesso à Educação e melhorar a qualidade do ensino em uma sociedade globalizada, na realidade tem reduzido a oferta de oportunidades educacionais no setor público, racionalizado a aplicação de recursos para a educação pública e reforçado a perspectiva pragmática e imediatista de formação humana pautada pelas demandas mercantis. Os efeitos dessa opção só contribuem para a intensificação da precariedade da vida dos trabalhadores. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estado – Reforma Administrativa | por |
dc.subject | Política Educacional – Brasil | por |
dc.subject | Administração da Educação Escolar – Rio de Janeiro | por |
dc.subject | Política do Currículo – Rio de Janeiro | por |
dc.subject | Rede Pública de Ensino – Rio de Janeiro | por |
dc.subject | State – Administrative Reform | eng |
dc.subject | Educational Policy – Brazil | eng |
dc.subject | School Education Administration – Rio de Janeiro | eng |
dc.subject | Curriculum Policy – Rio de Janeiro | eng |
dc.subject | Public Education Network – Rio de Janeiro | eng |
dc.title | Reforma gerencial e seus impactos no currículo mínimo da educação básica: uma análise da gestão curricular na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro | por |
dc.title.alternative | Managerial reform and its impacts on the minimum basic education curriculum: an analysis of curricular management in the public education network of the Rio de Janeiro State. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Faced with the organic crisis of capital since the end of the 1960s as a result of the exhaustion of the fordist development model, we live true bourgeois offensive in search of recompositing its bases of capital accumulation. At the heart of this process are the principles of Toyotism, to guarantee the flexibility of work and production, and the neoliberal prescription with the mediation of the Third Way, to redefine the relationship between the State and society. Thus, the bourgeoisie seeks to renew the structural and superstructural bases of production and social reproduction of material life, giving concreteness to the model of flexible capital development. The need to redefine not only training for work, but also redefine the mechanisms of mediation of class conflict emerge from this process of change. In this context, managerial reforms of the public education systems and the curricular contents of Basic Education are processed, in order to adjust the educational work according to the current demands of productivity and competitiveness of the companies and of the ethical and moral conformation of the individuals according to the commercial logic. From this conjuncture, we chose as object of study the impacts of the administrative reform in the curricular management of the Public Education Network of the Rio de Janeiro State. We start from the assumption that the perspective of professional formation / qualification and ethical and moral conformation of the workers contained in this bourgeois recomposition process is materialized in the educational management, in the educational practices and in the curricular directives of Basic Education. The analysis takes as an empirical reference the curricular reform undertaken by the Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro as of 2011, during a series of curricular reforms carried out by different state governments and the federal government. Our objective is to investigate the extent to which the curricular proposal set forth in State Decree No. 42.793/2011 materializes the bourgeois efforts to adjust the educational system to the demands of productivity and competitiveness of companies. It is about a basic research, of qualitative analysis, of explanatory character, that combines different data collection techniques: research of documentary analysis type and of survey type. In this sense, we use the analysis of primary and secondary bibliographic sources (government documents, institutional pedagogical projects, legal devices etc.) and testimonies of public agents involved in the curricular management of the Public Education Network of the Rio de Janeiro State, as well of directors of Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) and Prosecutors of Justice of the Public Ministry. The results point to the subalternity of Brazilian educational policies to the dictates of multilateral organizations, in order to reformulate the administrative and pedagogical bases of education in accordance with the principles of neoliberalism mediated by the Third Way. Government actions undertaken in planning education in the Rio de Janeiro state align with this national trend. These policies, on the pretext of expanding access to education and improving the quality of education in a globalized society, in reality, reduced the supply of educational opportunities in the public sector, rationalized the application of resources for public education and reinforced the pragmatic and immediatist conception of human formation guided by the mercantile demands. The effects of this option only contribute to the intensification of the precariousness of workers' lives. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, José dos Santos | |
dc.contributor.advisor1ID | 4662172593965744 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 | por |
dc.contributor.referee1 | Pronko, Marcela Alejandra | |
dc.contributor.referee1ID | 8643905602454259 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8643905602454259 | por |
dc.creator.ID | 1140715718817539 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1140715718817539 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALANIZ, Erika Porceli. Competência ou qualificação profissional: noções que se opõem ou de complementam? REUNIÃO ANUAL DA ANPED, XXV, 29 de setembro a 02 de outubro de 2002, Caxambu/MG. Anais...Caxambu (MG):2000. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/erikaporcelialanizt09.doc . Acesso em: 02 jun. 2018. ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola Pública e Pobreza: expansão escolar e formação da escola dos pobres no Brasil. 2004. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), 2004. ANDRADE, Flávio Anício. (Con)formação para um trabalho competente: a reforma do ensino médio no brasil (1998-2002).27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED 21 a 24 de novembro de 2004, Caxambu/MG. Anais...Caxambu (MG):2000. Disponível em: 27reuniao.anped.org.br/gt09/t098.pdf. Acesso em: 02 jun. 2018. ANTUNES, Ricardo L. C. O Caracol e sua concha: ensaios sobre a nova Morfologia do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005. 135 p. ______. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital. São Paulo: Boitempo, 2018. 325 p. ______. Os sentidos do trabalho. 2. Ed. São Paulo: Boitempo, 2009. 528 p. ANTUNES, Ricardo; Pinto, Geraldo A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização fordista. São Paulo: Cortez, 2017. 117 p. APAP, Georges; AZZIMONTI, Francesco; BÉAL, Yves (et al.). A construção dos saberes e da cidadania: da escola à sociedade. Tradução Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,2002. 254 p. 163 ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Desenvolvimento de Competências Profissionais: as incoerências de um discurso. 2001. 207 f. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte (MG), 2001. ARNAUD, Benedita Ferreira. A reforma da educação profissional de nível técnico: o currículo por competências – Um estudo na Escola Agrotécnica do Cajueiro. 2007. 138f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande (PB), 2007. BANCO MUNDIAL (BM). Competências e Empregos: uma Agenda para a Juventude. Síntese de constatações, conclusões e recomendações de políticas. 2018. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2018/03/Banco-Mundial-Competencias-e Empregos-uma-agenda-para-a-juventude.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019. BARBOSA, Rita de Cássia Ribeiro. Liberalismo e reforma educacional: os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2000. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2000. BEZERRA, Maria de Lourdes de Oliveira. Formação integrada: mudança ou continuidade no ensino médio do Paraná? 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), 2010. BRAGANÇA Jr., Anízio. O estado e as políticas educacionais do governo Aécio Neves (2003-2010): uma análise a partir da reforma do Ensino Médio mineiro. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia (MG), 2011. BRASIL, Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Parecer 15 de 01 de junho de 1998. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino Médio. Brasília (DF): Presidência da República: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação, [1998]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb015_98.pdf . Acesso em: 01 dez. 2018. 164 ______. Decreto Nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Brasília (DF): Presidência da República, [2007]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6302.htm. Acesso em: 19 abr. 2018 ______. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF): Presidência da República, [2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm . Acesso em: 01 mar. 2018. ______. Lei Nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Brasília (DF): Presidência da República, [2007]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/lei/l11494.htm . Acesso em: 28 jun.2018. ______. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República. Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995. Brasília (DF): Presidência da República: Câmara da Reforma do Estado [1995]. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-ficiais/catalogo/fhc/plano diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf . Acesso em: 19 abr.2018. ______. Portal do Ministério da Educação. Escolas do PROEP formam mais de 176 mil estudantes. Brasília (DF): Presidência da República: Ministério da Educação [2005]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/209- 564834057/4091-sp-1330480835 . Acesso em 08 out. 2017. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma do Estado para a cidadania: a reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo: Ed. 34; Brasília: ENAP, 1998. 368p. BRESSER-PEREIRA; SPINK, Peter K. (Org.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. Tradução: Carolina Andrade. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. 316p. 165 CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de; DOURADO, Luiz Fernandes. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 75, p. 67-83, Agosto/2001. CIAVATTA Maria; RAMOS Marise. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, V. 17, n. 49, p.11-37, jan.-abr. 2012. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO para Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo. Cortez; Brasília: MEC, UNESCO, 1998. DRUCKER, Peter Ferdinand. A sociedade pós-capitalista. Tradução de Nivaldo Montigelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1993. DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. ENGUITA, Mariano Férnandez. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 272 p. FERREIRA, Washington Aldy. O currículo de Geografia: uma análise do documento de Reorientação Curricular da SEE-RJ. 2009.154 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. FERRIN, Eliana Maria. O currículo de geografia do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de São Paulo: implicações do uso de competências. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba (SP), 2015. 166 FONSECA, Aparecida Maria. Reformas educacionais nos anos noventa no estado de Minas Gerais: o Projeto Pró-qualidade. Uberlândia (MG): 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia (MG), 2006. FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ. 2. Ed., 2010.388 p. FRIZZO, Giovanni Felipe Ernst. A Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Escola Capitalista. 2012. 264 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), 2012. GAMA, Carlos Alberto Machado da. Reestruturação produtiva e a reforma da educação profissional: o Decreto 2208/97, trajetória e posições no CEFET Campos. 2004. 113p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2004. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. 206 p. GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. In:______. Cadernos do Cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 5ª Edição, 2015a.Vol IV. p. 239-282. ______. Breves notas sobre a política de Maquiavel. In:______. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 6ª Edição, 2014.Vol III. p. 11-112. ______. Introdução ao estudo da filosofia. In:______. Cadernos do Cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 8ª edição, 2015b. Vol. I. 494 p. 83-227. GRIMALDI, Emiliano; SERPIERI, Roberto e TAGLIETTI Danilo. Jogos da verdade: a nova gestão pública e a modernização do sistema educacional italiano. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 132, p. 759-778, jul.-set., 2015. 167 GUIDDENS, Anthony. A terceira via: Reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2ª tiragem. Rio de Janeiro: Record, 1999. 173p. GUIMARÃES, Betânia Duarte. Neo-tecnicismo no currículo por competências: a experiência da escola do SEBRAE. Orientadora: Antônia Vitória Soares Aranha. 2004. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. Tradução Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2016. 297 p. ______. Condição Pós-Moderna. 25ª edição. São Paulo (SP): Loyola, 2014. 333 p. HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo Cia. de Letras, 1995. HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação: Teoria e Prática, Vol. 21, n. 38, p. 59-78, out/dez-2011. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil em Síntese. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 01 dez. 2018. JORNAL DO BRASIL. Educação lança Currículo Mínimo nas unidades de ensino do Rio. Rio de Janeiro: 2011. Disponível em: <www.jb.com.br/rio/noticias/2011/02/11/educacao-lanca-curriculo-minimo nas-unidades-de-ensino-do-rio/ >>, acesso em 06/09/2016. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. 250 p. KUENZER, Acacia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval; SANFELICE, José Luís 168 (Org.). Capitalismo Trabalho e Educação. 3º ed. Campinas (SP): Autores Associados, HISTEDBR, 2005, 163 p. (Coleção educação contemporânea). Bibliografia: p. 77 – 97. MACEDO, Jussara Marques de. A mundialização do capital e seus reflexos nas políticas de formação de professores no período 1990-2010. 2011. 474 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2011. ______. Direito à educação no Brasil. RTPS – Revista Trabalho Política e Sociedade, Vol.1, nº 01, p. 41-60, jul.- dez./2016. ______. Formação para o trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017. 303 p. MACHADO, Lucília Regina de Souza. A institucionalização da lógica de competências no Brasil. Pró-Posições. Vol. 13, nº1 (37) – jan./abr. 2002. MACHADO, Lucília Regina de Souza. Usos sociais do trabalho e da noção de competência. In: HIRATA, Helena e SEGNINI, Liliana (Org.). Organização, Trabalho e Gênero. São Paulo: Senac, 2007. p-277-312. MARQUES, Aline Rabelo. Neoliberalismo educativo no contexto do desenvolvimento curricular da escola básica (1998- 2013). 2016. 224 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais, Campus de Campo Grande, Campo Grande (MS), 2016. MARQUES, Daniele Luciano. Entre a escola unitária e a mercadológica: a trajetória para o mundo do trabalho dos egressos das EEEPs do Ceará. 2016, 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2016. MARTINS, André Silva; Neves Lúcia Maria W.; MELO, Adriana A. S. de [et alii] (Org.). Educação Básica: tragédia anunciada? São Paulo: Xamã, 2015, 208 p. MARTINS, Tatiana Carence. Ressonâncias do processo de Bolonha e discurso das competências: o projeto tuning América Latina. Orientadora: Profª. Drª. Gladys 169 Beatriz Barreyro. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004. ______. O Capital: Crítica da economia política, livro terceiro: o processo global de produção capitalista, volume IV. Tradução: Reginaldo Sant´Anna. 33ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. ______. O Capital: Crítica da economia política: livro I. Tradução: Reginaldo Sant´Anna. 33ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. ______. Prefácio Para a Crítica da Economia Política. In: Obras escolhidas em três tomos. Tradução: José Barata-Moura, Álvaro Pina e Eduardo Chitas. Lisboa: Avante – Progresso, 1982. Tomo I. p. 529 – 533. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução: Álvaro Pina. São Paulo: Expressão Popular, 2009. 128 p. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Do Partido Comunista. In: Obras escolhidas em três tomos. Tradução: José Barata-Moura, Álvaro Pina e Eduardo Chitas. Lisboa: Avante – Progresso, 1982. Tomo I. p. 95 – 105. MEIRIEU, Philippe. Aprender... Sim, mas como? Tradução: Vanise Dresch. 7º ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 193 p. MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Tradução: Francisco Raul Cortejo [et al.]. 2ª Edição. São Paulo: Boitempo, 2011. 155 p. ______. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2ªed. São Paulo: Boitempo, 2008. 124 p. ______. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição Tradução: Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. 1ª Ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011. 170 MILLEN NETO, Álvaro Rego. A dinâmica curricular da educação física na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. 2013. 209 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação no futuro. Tradução> Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica: Edgard Assis de Carvalho. 6º ed. São Paulo: Cortez; Brasília (DF): UNESCO, 2002. 115 p. MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. A competência e a qualificação: conceitos historicamente construídos para atender interesses de classe. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, XXVI, de 05 a 08 de outubro de 2003, Caxambu/MG. Anais... Caxambu (MG): 2000. Disponível em: http://www.26reuniao.anped.org.br/trabalhos/armindarachelbotelhomourao.rtf Acesso em: 02 jun. 2018. NEVES Lúcia Maria W (Org.); MARTINS, André Silva. A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010. 223 p. NEVES, Lúcia M. W.; PRONKO, Marcela A. O mercado do conhecimento e o conhecimento do mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. 204 p. NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégia do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. 312 p. ______. As reformas da educação escolar brasileira e a formação de um intelectual urbano de novo tipo. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, XXVII, 21 a 24 de novembro de 2004, Caxambu/MG. Anais...Caxambu (MG):2000. Disponível em: http://www.27reuniao.anped.org.br/textosgt05.htm . Acesso em: 02 jun. 2018. OLIVEIRA Ramon de. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298, 2002. PAULO-NETTO, José. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. 93 p. 171 PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Tradução Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,2001. 230 p. ______. Construir competências desde a escola. Tradução: Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 90 p. ______. Dez novas competências para ensinar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 192 p. PONTES, Iara Manata. Reforma Educacional e interesses capitalistas: gestão da Qualidade Total e Teoria do Capital Humano. 2002. 786 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2002. PORTAL INEP. Resumos e resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2012- 2017. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Base de dados da Educação Básica. 2012-2017. Brasília (DF): Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, [2018]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/resultados-e-resumos . Acesso em: 05 jul.2018. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2ªEdição. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 320 p. ______. Reforma da educação profissional: contradições na disputa por hegemonia no regime de acumulação flexível. Trab. Educ. Saúde, v. 5 n. 3, p. 545-558, nov.2007/fev.2008. RICARDO, Elio Carlos. Discussão acerca do Ensino por Competências: Problemas e Alternativas. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 605-628, maio/ago. 2010. RIO DE JANEIRO (Estado). “Prêmio Gestão Escolar” abre inscrições. Rio de Janeiro: Poder Executivo: Subsecretaria de Comunicação Social, 25 mar. 2013. Disponível em: http://www.sea.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article id=1504237 . Acesso em 01 jul. 2018. 172 ______. Decreto N.º 25.959 de 12 de janeiro de 2000. Institui o Programa Estadual de Reestruturação da Educação Pública – Programa Nova Escola e dá outras providências. Rio de Janeiro: Poder Executivo, 12 jan. 2000.Rio de Janeiro: Poder Executivo, 12 jan. 2000 Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/decest.nsf/a912a1deb5407d36832569d0006f99d9/ 017a484213a0913603256c37006112ba?OpenDocument . Acesso em: 05 abr. 2018. ______. Decreto Nº 42.793, de 06 de janeiro de 2011. Estabelece programas para o aprimoramento e valorização dos servidores da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e dá outras providencias. Rio de Janeiro: Poder Executivo, 06 jan. 2011. Disponível em: http://pielegisla.blogspot.com.br/2011/01/ . Acesso em 03 set. 16. ______. Inscrições abertas para o Projeto Autonomia 2010. Rio de Janeiro: Poder Executivo: Secretaria de Estado de Educação, 26 fev. 2010. Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=175459 . Acesso em: 01 dez. 2019. ______. Lei Nº 4528, DE 28 de março de 2005. Estabelece as diretrizes para a organização do sistema de ensino do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Poder executivo, 28 mar. 2005. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff /c54d45eaf75d9ffb83256fd60065e520?OpenDocument . Acesso em: 01dez. 2018. ______. Ministério Público do Rio de Janeiro. Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação. Informação Técnica-Jurídica nº 001/2017/CAO EDUCAÇÃO MPRJ. Educação Básica. Ensino Fundamental. Municipalização integral da oferta. Inconstitucionalidade. Desequilíbrio do sistema de divisão de responsabilidades definido pela CRFB/88. Isenção do Estado do Rio de Janeiro que não se justifica. Imposição de ônus financeiro excessivo aos Municípios. Prejuízos à universalização do atendimento, ao alcance do padrão mínimo de qualidade de ensino e à valorização do magistério pelas redes municipais de ensino. Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2107. Lex: Informação Técnico-Jurídica do MPRJ, Rio de Janeiro, 2017b. 34 p. 173 ______. Plano de Gestão Estratégica do Governo do Rio de Janeiro 2007-2010. Rio de Janeiro: Secretaria de Planejamento e Gestão. 2007a. 122 p. ______. Resolução SEEDUC Nº 5532 de 28 de julho de 2017. Regulamenta as ações de adequação da oferta de Educação Básica em escolas da Secretaria de Estado de Educação e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo: Secretaria de Estado de Educação, Rio de Janeiro, ano 41, nº140, p. 16. 31 jul. 2017d. ______. Projeto Reorientação Curricular. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação. 2005. Disponível em: http://www.curriculo uerj.pro.br/imagens/docPub/04_histori_184.pdf. Acesso: 09 abr. 2019. ______. Resolução SEEDUC Nº 5549 de 23 de agosto de 2017. Estabelece critérios para a municipalização do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino e dá outras providências. Rio de Janeiro. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo: Secretaria de Estado de Educação, Rio de Janeiro, ano 41 nº 159, p. 13. 23 ago. 2017c. ______. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Currículo Mínimo 2013. Rio de Janeiro: Poder Executivo: Secretaria de Estado de Educação, 2013. Disponível em: http://www.rj.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=5c3c7b44-9c42-4cc2-bed1- 85b10a7754d4&groupId=91317. Acesso em 05 abr. 2018. ______. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Currículo Mínimo 2012. Rio de Janeiro: Poder Executivo: Secretaria de Estado de Educação, 26 fev. 2018. Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=5776111 . Acesso em: 01 dez. 2019. RISOLIA, Wilson. Sócio na FALCONI Consultores de Resultado. 2018. Post do Linkedin. Disponível em: https://www.linkedin.com/in/wilson-risolia-99238a109/ Acesso em: 05 jul. 2018. RODRIGUES, Denise Dalmas. A experiência de integração curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso- Campus Cárceres. 174 2010. 79 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica (RJ), 2010. ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie (org.). Saberes e competências: o uso de tais noções na empresa e na escola. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos e equipe do ILA PUC/RS sob a supervisão de Julieta B. R. Desaulniers. Campinas (SP): Papirus, 1997. 207 p. ROSATO. Tatine P. de; OLIVEIRA Ozerina Victor de. Da cultura da performatividade à construção de identidades de gênero performáticas: um flerte entre as teorias de Butler e Ball. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, XXXIII, Caxambu (MG). Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/P%C3%B4ste res%20em%20PDF/GT12-6501--Int.pdf . Acesso em: 28 out. 2017. SAMPAIO, Carlos Thiago Gomes. A pedagogia das competências como política curricular do ensino médio na rede pública do Estado do Rio de Janeiro: a hegemonia da formação flexível? 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: Métodos e epistemologias. 2ªedição. Chapecó (SC): Argos, 2012. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. 1ª reimpressão. Campinas (SP): Autores Associados, 2012. 137 p. (Coleção educação contemporânea). SILVA, Jadilson Miguel da. Reformas pró-capital na educação escolar: a reestruturação do ensino médio pelo programa de Educação Integral de Pernambuco. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. 175 SINGER, Paul. O capitalismo: sua evolução, sua lógica e sua dinâmica. São Paulo: Moderna, 1987. 86 p. SOARES, Marcos de Oliveira. Novo paradigma produtivo e os parâmetros curriculares nacionais de geografia. São Paulo: 2011. 192 f. Tese [Doutorado em Geografia] – Pós-Graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. A reforma do ensino médio: interfaces entre o pensamento neoliberal e a política educacional no Brasil na década de 1990. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís (MA), 2008. SOUZA, José dos Santos. A formação do trabalhador no contexto da reconfiguração do trabalho, da produção e dos mecanismos de mediação do conflito de classe. Revista Contemporânea de Educação, vol.10 n. 20, p. 50-66, julho/dezembro de 2015. ______. Crise orgânica do capital, recomposição burguesa e intensificação da precariedade do trabalho docente: fundamentos sócio-históricos da (des)configuração do trabalho docente. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED,XXXVIII, 01 a 05 de outubro de 2017, UFMA, São Luís/MA. Anais... São Luís (MA): 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/sessoes_38an ped_2017_4_desconfiguracao_do_trabalho_docente_texto_jose_dos_santos.pdf . Acesso em: 01 mar.2018. ______. Estado, sociedade civil e políticas públicas para a formação humana no capitalismo: algumas referências analíticas acerca da política educacional. In: SARTÓRIO, Lúcia. A. V.; LINO, Lucília A.; SOUZA, Nádia M. P. (Orgs.). Política Educacional e Dilemas do Ensino em Tempo de Crise. São Paulo: Livraria da Física, 2018a. 176 ______. Gerencialismo. In: SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. Organização Institucional e Acadêmica na Expansão da Educação Superior: Glossário. Rio de Janeiro: Publit, 2016. p. 182-187. ______. Mediação entre a escola e o novo mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Revista Trabalho, Educação e Saúde, vol. 16 n. 1, p. 123-140, janeiro/abril de 2018b. ______. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas (SP): Autores Associados, 2002. 223 p. TAVARES, Moacir Gubert. Formação de trabalhadores para o meio rural: os impactos da reforma da educação profissional no ensino técnico agrícola. 2004. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. VEIGA, Célia Cristina Pereira da Silva. Reforma Administrativa do Estado, Segurança Pública e Formação de Soldados da PMERJ. Orientador: José dos Santos Souza. 2016. 361 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu (RJ), 2016. VERONEZ, Luiz Fernando Camargo et alli. Diretrizes curriculares da educação física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 809-823, out./dez. 2013. VICTER, Wagner. O Ensino Médio Integral. In: Jornal O Dia, 26 ago. 2018. Disponível em: https://odia.ig.com.br/opiniao/2018/08/5569435-ensino-medio integral.html. Acesso em: 18 abr. 2019. | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/66693/2019%20-%20Igor%20Andrade%20da%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5027 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-09-13T15:12:47Z No. of bitstreams: 1 2019 - Igor Andrade da Costa.pdf: 1824551 bytes, checksum: 5eb2b7342c319f791f1d0e1577d4c53d (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-13T15:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Igor Andrade da Costa.pdf: 1824551 bytes, checksum: 5eb2b7342c319f791f1d0e1577d4c53d (MD5) Previous issue date: 2019-02-21 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Igor Andrade da Costa.pdf | 2019 - Igor Andrade da Costa | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.