Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13066
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arcenio, Cláudia Rodrigues do Carmo | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-18 | |
dc.identifier.citation | ARCENIO, Cláudia Rodrigues do Carmo. Nas trilhas da memória: os caminhos do letramento na escola através das trajetórias de vida de professoras alfabetizadoras do PARFOR/UFRRJ. 2019. 155 f.. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13066 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende investigar as permanências e rupturas na trajetória do letramento escolar por intermédio das histórias de vida de professores que foram alfabetizados e alfabetizam na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. E que estão gerindo suas formações no Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no ambiente do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Compreendendo a alfabetização como uma das principais práticas de letramento escolar, esta investigação apresenta um levantamento dos indícios elencados a partir das narrativas produzidas sobre as memórias do período de alfabetização e sobre as atuais práticas em sala de aula, de forma a evidenciar as permanências e rupturas nas concepções e práticas educativas que visam à apropriação da língua escrita. A pesquisa é fundamentada na concepção de memória tal como é compreendida por Halbwachs (1990) e Pollak (1989) viabilizada por meio da linguagem como forma de reconstituir o passado. Adotamos por procedimento metodológico para a produção de narrativas o Ateliê Biográfico de Projeto descrito por Delory-Momberger (2006) realizado em etapas pré-definidas e eixos temáticos pré-estabelecidos, tal como propõe a metodologia e, como procedimento de análise operamos com o paradigma indiciário proposto Ginzburg (1989). Como parte das conclusões apresentadas, elaboramos quadros comparativos que expõem os resultados desta pesquisa, que acreditamos que pode vir a contribuir para a visualização de uma parte específica da trajetória do letramento escolar por uma perspectiva centrada nas histórias de vida, na memória e nas escritas de si que a materializam. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | letramento | por |
dc.subject | alfabetização | por |
dc.subject | memória | por |
dc.subject | biografia | por |
dc.subject | PARFOR | por |
dc.subject | literacy | eng |
dc.subject | teaching to read and write | eng |
dc.subject | memory | eng |
dc.subject | biography | eng |
dc.subject | PARFOR | eng |
dc.title | Nas trilhas da memória: os caminhos do letramento na escola através das trajetórias de vida de professoras alfabetizadoras do PARFOR/UFRRJ. | por |
dc.title.alternative | In the tracks of memory: the paths of literacy in school through the life trajectories of PARFOR / UFRRJ literacy teachers. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research intends to investigate the permanences and ruptures in the trajectory of the school literacy through the life histories of teachers who were literate in the Baixada Fluminense of Rio de Janeiro who are managing their formations in the Pedagogy Course offered by the Federal Rural University of Rio de Janeiro January (UFRRJ) in the context of the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (PARFOR). Understanding literacy as one of the main practices of school literacy, this research presents a survey of the clue listed from narratives produced on the memories of the literacy period and on the current practices in the classroom in order to evidence the permanences and ruptures in the conceptions and educational practices that aim at the appropriation of written language. The research is based on memory conception as understood by Halbwachs (1990) and Pollak (1989) made possible through language as a way of reconstituting the past. The Biographical Project Studio described by Delory-Momberger (2006), performed in pre-defined stages and pre-established thematic axes, is proposed by methodological procedure for the production of narratives and, analysis procedure of narratives, the paradigm proposed by Ginzburg (1989). As part of the conclusions presented, we have elaborated comparative tables that present the results of this research that we believe may contribute to the visualization of a specific part of the trajectory of school literacy through a perspective centered on the life histories, the memory and written of himself which materializes this. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Patricia Bastos de | |
dc.contributor.advisor1ID | 035.569.887-04 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172195421648211 | por |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Patrícia Bastos de | |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Adriana Carvalho | |
dc.contributor.referee3 | Monteiro, Ana Maria da Costa | |
dc.creator.ID | 119.833.337-51 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8690665991324981 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | AGUAYO, M.I.B.D. A importância os jogos e brincadeiras na alfabetização dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Monografia de Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino apresentada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013. ALMEIDA, J.P.G. Movimento Brasileiro de Alfabetização_ MOBRAL: Memórias e Práticas Pedagógicas no Município de São João do Jaguaribe/CE (1972-1979) Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Estadual do Ceará, 2017. ALMEIDA FILHO, J. C. Memórias da Educação Rural do Sergipe. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Tiradentes, 2017. AMORIN, G.F. Vida que Forma: Autobiografia e Formação de Professores. Dissertação de Mestrado apresentada na Universidade Estadual do Ceará, 2017. ARAÚJO, H.M.M. A história de Brenda_ De visitante a usuária do Museu da Maré. Biblioteca Online da ANPED. GT18, 2013. AZEVEDO, P.B. Ensino de história e memória social. A construção de história-ensinada em uma sala de aula dialógica. Niemcy: Edições Acadêmicas, 2016, v.1. p. 155. AZEVEDO, P. B; MONTEIRO A. M. Ensino de História, historiografia e produção de sentido em práticas de Letramento. Biblioteca Online ANPED. GT.10, 2012. BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BARROS, J. A. História e memória - uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion, v. 3, n.5, jan-jul: 2009. BICHARA, M. R. Narrativas de uma das experiências na escoladas mostradas: Formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais. Tese de doutorado defendida na Universidade Estadual de Campinas, 2017. BITTENCOURT, C.M. F. Ensino de História Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. BORDIGNON, L.H.C.; PAIM, M.W. Alfabetização no Brasil: Um pouco de história. Educação em Debate, Fortaleza, ano 39. N.74- Jul/dez. 2017. BRANDÃO, V.M A. T. Memória (auto) biográfica como prática de formação. Revista@mbienteeducação- Volume 1- Nº1 Jan/Julho São Paulo: 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997. BRASILEIRO, T.S. A. Autobiografia e formação docente em Rondônia: A busca de uma identidade profissional. Biblioteca Online ANPED. GT.08, 2008. CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem o bá -bé- bi- bó- bú. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2009 CARDOSO, S. S. Representações sociais de professoras tecidas em colcha de retalhos e cadernos de memória. Dissertação de Mestrado apresentada - Pontifícia Universidade de São Paulo, 2017. 127 CARVALHO, M.V.V. Perfil do professor da Educação Básica/ Maria Regina Viveiros Carvalho. - Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. CECCIM, R.B. A merenda escolar na virada do século - agenciamento pedagógico da cidadania. Em Aberto: Brasília, ano 15, v. 67, jul/set, 1995. CRISTOFOLINI, M.N. As contribuições dos estudos do letramento na compreensão e nas ações dos professores do ciclo de alfabetização. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade da Região Joinville, 2017. CUNHA, M.C. A escrita de professoras nos memoriais de formação. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos. N.5, 2017. DALLASTRA, C. Prática pedagógica de alfabetizadores do 1° ano: Interrogações sobre a formação continuada. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Tuiuti do Paraná, 2018. DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Revista Educação e Pesquisa (online). Vol. 32 n.10 p. 359-371. São Paulo: 2006. _______ A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber singular. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos. N.1, 2016. FADUL, C.R. Escola de Memórias: representações da escola entre os novos letrados Minas Gerais (Décadas de 1900-1930). Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. FERREIRA, N.S.A As pesquisas denominadas “estado da arte.” Educação &Sociedade, v.23, n. 79, p.257-272, 2002 FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. FIGUERÊDO, M.A. Gênese e (re)produção do espaço da Baixada Fluminense. Revista geo-paisagem (online) Ano 3. Jan/ Jul, 2004. FIORIN, J.L. Introdução à Linguística. São Paulo: Cortez, 2002. FNDE. Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Referências Nutricionais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Documento Final referente ao Grupo de Trabalho revisado pelo Centro de Referencia. 2009 FONSECA, A. P. Impactos do material “Consolidando a Alfabetização - 60 lições” na apropriação da leitura e da escrita nas escolas municipais da Paranguançu- MG: Conflitos e alinhamentos em relação à concepção de letramento como fenômeno social. Dissertação de Mestrado apresentada a Universidade Federal de Alfenas, 2017. FRADE, I. C. A.; MACIEL, F.I.P. A história da alfabetização: contribuições para o estudo das fontes. Biblioteca da Online. ANPED. GT 10, 2006. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. FREITAS S.L.; COSTA. M.G.N.; F.A. MIRANDA. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v.6, n. 16, p. 85-98, jan/abr. 2014. GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução: Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 128 GRAFF, H. O mito do alfabetismo. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990, p. 36-64. GURGEL, T. F. Narrativas (auto) biográficas: interfaces da função do coordenador pedagógico no Município de Carnaúbas/ RN. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2017. HALBWACHS, M. A memória coletiva. Edições Vértice. Editora Revista dos tribunais LTDA. São Paulo: 1990 HEATH, S. B. Literacy, Society, and Schooling: a reader. USA: Cambridge University Press, 1986. IRIART, M.F. S. Trajetória e biografia na travessia da juventude: entre tradição e inovação. Biblioteca Online da ANPED, GT. 03, 2012. KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. LEAL, M. P. História e memória da criação da FENEDUCE e UECE: Entre narrativas e documentos oficiais. Tese de Doutorado em Educação defendida na Universidade Federal do Ceará, 2017. LEAL, M. V. Trajetória educativa escolar: Memória dos Idosos. Dissertação em Mestrado apresentada à Universidade do Estado do Pará, 2017. MARINHO, M.M.O. Práticas Pedagógicas da Escola Estadual Conêgo Estevam Dantas nas narrativas de uma professora: Uma análise dos anos 1970-1980. Mossoró/RN, 2018. MELLO, D. Introduzindo a investigação narrativa nos contextos de nossas vidas: uma conversa sobre nosso trabalho como investigadores narrativos. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos. N.3, 2016. MENDONÇA, O. S. Percurso Histórico dos Métodos de Alfabetização. In:Caderno de Formação: Formação de professores de didática dos conteúdos. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. MORTATTI, M.R.L. A história dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida durante o Seminário “Alfabetização e letramento em debate” realizado em Brasília, 27/04/2006. _______Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação v. 15 n.44 maio/ ago. 2010. _______ Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. MORTATTI, M.R.L.; FRADE, I.C.A.S. (Org.) Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? São Paulo: Editora Unesp, 2014. MIDLEJ, J. As histórias de vida como tramas fios na composição da professoralidade. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos. N.3, 2016. MIGUEL, A. C. O Educador narrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta. Tese de Doutorado em Educação defendida na Universidade Federal Fluminense, 2017. NÓVOA, A. A formação de professores e a profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Don Quixote, 1992. P.13-33. 129 _________ Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. n. 350, set-dez. 2009 NASCIMENTO, I.S. Quem lê o que? Falas de alfabetizadores sobre suas trajetórias de leitura literária. Biblioteca Online ANPED. GT.10, 2013 PEREIRA, A.P; FRADE, I.C.A. Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mediadores e seus modos de transmissão da leitura e da escrita. Biblioteca Online ANPED. GT.10, 2013. PRETTE, J. (Auto) biografia e processo de subjetivação de jovens inseridos na proposta curricular do Colégio Marista São Luís. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade da Região de Joinville, 2017. POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: Ed. Vértice, n. 3, p. 3-15, 1989. _________ Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. vol. 5 n.10 Rio de Janeiro: 1992. RAMOS, M. Estado da arte a pesquisa (auto)biográfica: uma análise do portal de periódicos da CAPES. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos.N.5, 2017. REZENDE, M. A. R. A guardiã das memórias: revelando cenas docentes e discentes de uma didática diferenciada. Biblioteca Online da ANPED. GT04, 2011. ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial: 2009 _______Multiletramentos na escola. Rojo, Roxane; Moura, Eduardo. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. _______Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos./ Roxane Rojo, Jaqueline P. Barbosa. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. SANTOS, D.M. R. Territórios existenciais e narrativas de trajetórias escolares. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos. N.2, 2016. SANTOS, R.P.T. Narrativas escritas como possibilidade de formação continuada de professores alfabetizadores. Tese de Doutorado defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. SILVA, A. V. Estágio: Pesquisa-Formação e escrita de si como prática de iniciação a docência. Biblioteca Online da ANPED. GT. 08, 2015. SILVA, F. Diálogos intergeracionais na docência no Ensino Médio de territórios rurais: narrativas (auto) biográficas de práticas educativas. Revista Brasileira de Estudos (Auto) biográficos. N.7, 2018. SILVA. R.V.M. “O português são dois...”: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola Editoria, 2004. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999 _________ Alfabetização e Letramento. 6º Ed. São Paulo: Contexto, 2011. _________ Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018. 130 Street. B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014. THIES, V. G.; PERES, E.T. Quando a escrita ressignifica a vida: Diários de um agricultor_ Uma prática de escrita masculina. Biblioteca Online ANPED. GT 10, 2008. TIBÚRCIO, A.P.A. Alfabetização e Letramento no contexto do Ensino Fundamental de nove anos. Biblioteca Online ANPED. GT 10, 2013. VIEIRA, L.C.; M. R. As práticas das professoras como objeto de investigação: permanências e índicos de alterações. Biblioteca Online ANPED. GT. 10, 2007. VIEIRA, M.C. Memória, história e experiência: trajetórias de educadores de Jovens e Adultos no Brasil. Biblioteca Online ANPED, GT 18, 2007. VYGOSTKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Sites consultados: GLOSSÁRIO CEALE. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Disponível em: www.ceale.fae.ufmg.br . Acesso em 15/01/2019. INEP. Censo Escolar da Educação Básica. Disponível em: www.portal.inep.gov.br Acesso em 12/01/2019. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/66943/2019%20-%20Cl%c3%a1udia%20Rodrigues%20do%20Carmo%20Arcenio.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5076 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-27T12:59:57Z No. of bitstreams: 1 2019 - Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio.pdf: 7618073 bytes, checksum: 7c9d789a3342dce12ba641b7874f30aa (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-27T12:59:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio.pdf: 7618073 bytes, checksum: 7c9d789a3342dce12ba641b7874f30aa (MD5) Previous issue date: 2019-02-18 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio.pdf | 2019 - Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio | 7.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.