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dc.contributor.authorPereira, Ana Emilia da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:17Z-
dc.date.issued2013-06-24
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Emília da Silva. NEABS , educação das relações étnico-raciais e formação continuada de professores. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13068-
dc.description.abstractEste estudo possui como objetivo estudar as ações desenvolvidas nas universidades pelo Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (Leafro/UFRRJ) e pelo Programa de Educação sobre o Negro (Penesb/UFF), integrantes do Consórcio Nacional CONNEABS, a partir da produção de conhecimento sobre as ações e práticas pedagógicas de alguns egressos dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu, “Diversidade Étnica e Educação Brasileira” e “Raça, Etnias e Educação no Brasil”, desenvolvidos respectivamente pelo Leafro e pelo Penesb, com o apoio do Programa Uniafro. A pesquisa qualitativa, teve como público-alvo os egressos desses cursos, e como instrumento de coleta de dados, as entrevistas semi-estruturadas e questionário. Os dados foram interpretados por meio da análise crítica do discurso. Isto significa perceber a partir da identificação sistematização e análise das ações e práticas pedagógicas dos egressos em seus cotidianos escolares, a forma de intervenção dos Núcleos no processo de qualificação docente e nas práticas educacionais. O estudo constatou uma sensibilização parcial dos profissionais de educação no sentido de orientar suas práticas tendo como referencial os conteúdos assimilados nos cursos, intrinsecamente relacionados à educação das relações étnico-raciais aos pressupostos da Lei 10639/2003.por
dc.description.sponsorshipIPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Para as Relações Étnico-Raciais (ERERs)por
dc.subjectNúcleos de Estudos Afro-Brasileiros NEABspor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectLei 10639/2003por
dc.subjectEducation For Racial-Ethnic Relations (ERERs)eng
dc.subjectNuclei NEABs Afro-Brazilian Studieseng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectLaw 10639/2003eng
dc.titleNEABS, educação das relações étnico-raciais e formação continuada de professorespor
dc.title.alternativeNEABs, education of ethno-racial and continuing teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to study the actions developed in universities by the Laboratory of Afro-Brazilian Studies (Leafro / UFRRJ) and the Education Program of the Negro (Penesb / UFF), members of the National Consortium CONNEABS, from the production of knowledge about actions and pedagogical practices of some graduates of courses Postgraduate Sensu Lato, "Ethnic Diversity and Brazilian Education" and "Race, Ethnicity and Education in Brazil", developed respectively by the Penesb Leafro and, with the support of the Program Uniafro . The qualitative research was to target audience graduates of these courses, and as an instrument for data collection, semi-structured interviews and questionnaires. The data were interpreted by means of critical discourse analysis. This means realizing from the identification and systematic analysis of the actions and pedagogical practices in their everyday school graduates, the form of intervention Nuclei in the process of teaching qualifications and educational practices. The study demonstrated a partial awareness of professional education in order to guide their practices as referential content assimilated in courses closely related to the education of ethnic and racial relations to the assumptions of Law 10639/2003.eng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1ID345.922.027-91por
dc.contributor.referee1Siss, Ahyas
dc.contributor.referee2Oliveira, Otair Fernandes de
dc.contributor.referee3Barreto, Maria Aparecida Santos Correa
dc.creator.ID880.917.087-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2619197190811380por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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