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dc.contributor.authorSantos, Rosangela Padilha Thomaz dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:19Z-
dc.date.issued2011-02-24
dc.identifier.citationSANTOS, Rosangela Padilha Thomaz dos. Formação continuada de professores: Um possível caminho para a melhoria da qualidade na Educação?. 2011. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13072-
dc.description.abstractA pesquisa teve por objetivo geral averiguar de que forma a educação continuada afeta o desempenho e a identidade profissional de professores atuantes no primeiro segmento do ensino fundamental. Partiu de considerações acerca da tarefa da instituição como mediadora na construção do conhecimento, diante das mudanças impostas pelas novas formas de comunicação e desenvolvimento cultural, e dos desafios colocados para os profissionais que nela atuam. Investir na formação continuada desses profissionais de modo a alavancar e acompanhar esse processo e melhorar a qualidade da educação pública foi a forma escolhida por várias secretarias de educação estaduais e municipais, conforme a recomendação de especialistas sobre a questão, particularmente nesta primeira década de 2000. Para fins desta pesquisa, optou-se por um estudo de caso numa escola do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realizado no decorrer dos anos de 2009 e 2010. Seu objetivo específico foi analisar a proposta de formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação de Duque de Caxias a professores de 1º segmento do Ensino Fundamental, atuantes na escola cenário desta pesquisa, enfocando os sentidos que estes atribuem à sua prática pedagógica e a seus resultados a partir de tal formação. Os principais referenciais teóricos que nos acompanharam foram António Nóvoa quanto à formação continuada, Mikhail Bakhtin a partir de alguns conceitos como dialogismo, alteridade e polifonia, e ainda, Walter Benjamin em relação aos conceitos de história e de experiência, enfatizando o valor das narrativas. A fim de atingir os objetivos deste estudo, utilizamos como procedimentos de pesquisa a observação do cotidiano da escola, questionários semi-estruturados e entrevistas, procurando valorizar as narrativas dos docentes. A partir dos resultados obtidos e das reflexões suscitadas e visando contribuir para uma melhor compreensão no que se refere à formação continuada de professores de ensino fundamental, apresentamos pistas de possíveis caminhos e estratégias para a melhoria da qualidade da educação no caso estudado.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Continuada de Professorespor
dc.subjectIdentidade Profissionalpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectContinued Formation of Teacherseng
dc.subjectProfessional Identityeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.titleFormação Continuada de Professores: Um Possível Caminho Para a Melhoria da Qualidade na Educação?por
dc.title.alternativeService Teacher Training: A Path to improve the quality of education?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research aimed to ascertain how the continued education affects performance and professional identity of teachers working in the first segment of basic education. It came from considerations about the task of the institution as a mediator in the construction of knowledge, before the changes imposed by new forms of communication and cultural development, and the challenges faced by professionals working in it. Investing in continued formation of these professionals to leverage and monitor this process and improve the quality of public education was the way chosen by several secretaries of state and local education, as recommended by experts on the issue, particularly in this first decade of 2000. In this research, we chose a case study in a school in the municipality of Duque de Caxias, in Baixada Fluminense, conducted during the years 2009 and 2010. Its specific objective was to analyze the proposal of continued formation offered by the Education Department of Duque de Caxias to teachers of 1st segment of basic education, working in the school setting of this research, focusing on the meanings they attach to their pedagogical practice and their results from such training. The main theoretical references that accompanied us were Antonio Nóvoa regarding continued formation, Mikhail Bakhtin from some concepts such as dialogism, otherness and polyphony, and also Walter Benjamin in relation to the concepts of history and experience, emphasizing the value of the narratives. In order to achieve the objectives of this study, we used as research procedures the observation of daily school life, semi-structured questionnaires and interviews, trying to value the narratives of the teachers. We expect that the results we reached and the reflections they bring contribute to a better understanding with regard to in service training of grade school teachers, providing clues that lead to strategies aiming at improving the quality of education with respect to the case studied.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID003.797.767-90por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966por
dc.contributor.referee1Monteiro, Aloísio Jorge de Jesus
dc.contributor.referee2Segenreich, Stella Cecília Duarte
dc.creator.ID008.854.367-47por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236515044884970por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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