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dc.contributor.authorSoares, Roberta Ferreira Sandim
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:21Z-
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.citationSOARES, Roberta Ferreira Sandim. A imagem da escola pública produzida por estudantes do curso de pedagogia da UFRRJ. 2019. 102 f​. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13076-
dc.description.abstractEsta pesquisa nasce com a intenção de estudar os discursos dos alunos de oito turmas do curso de licenciatura em Pedagogia do campus Nova Iguaçu da UFRRJ, tendo como inspiração a análise do discurso em Michel Foucault. As narrativas estudadas resultam da pesquisa ​Relações Raciais nas Escolas e Formação de Professores (2013-2017), desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídia (LEAM). O projeto debruçou-se sobre as dificuldades de consideração do racismo geradas nas relações étnico-raciais, mais especificamente na formação de professores. Esta dissertação tem como questão estudar o que os alunos do curso de pedagogia narram acerca da escola pública? Que imagens produzem sobre ela? As ​hi​stórias de vida estudadas também nos ofereceram oportunidades para pensarmos sobre os processos de escolarização no Brasil a partir da massificação da entrada dos negros e pobres bem como de "Outros" que não se encaixam no “padrão” de alunos esperados pelos projetos hegemônicos de escola pública. Foram utilizados como referências, autores como Walter Benjamin, Valter Filé, Anelice Ribetto e Carmem Pérez a fim de alcançar a dimensão provocada pelas narrativas e os processos de formação; Jorge Larrosa com a intenção de discutir experiência e formação; Amauri Mendes a história e a luta do Movimento Negro e a sua relação com a Educação, com a escolarização, entre outras questões relacionadas com o racismo e o seu enfrentamento. Ademais, Nilma Lino Gomes e Valter Filé com o propósito de estudar a desconstrução do preconceito racial e das desigualdades nas relações raciais, o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira. Ademais, os aportes de Michel Foucault' para tentar compreender os discursos, seus lugares de produção e os demais aspectos envolvidos com a sua reprodução Autores que contribuíram de modo teórico-metodológico para a composição desta escrita. Escrita que tenta contribuir com aspectos fundamentais das narrativas, das histórias de formação para compreendermos aspectos importantes das relações étnico-raciais e do racismo na formação de professores, bem como compreender melhor os processos de produção discursiva, principalmente quando os discursos estudados, produzidos por estudantes que em sua maioria são negros e pobres, desqualificam a escola pública.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações-raciaispor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectdiscursospor
dc.subjectnarrativas e experiênciapor
dc.subjectRace relationseng
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectspeecheseng
dc.subjectnarratives and experienceeng
dc.titleA imagem da escola pública produzida por estudantes do curso de pedagogia da UFRRJpor
dc.title.alternativeThe image of the public school produced by students of the pedagogy course at UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was born with the intention of studying the speeches of the students of eight classes of the degree course in Pedagogy of the campus Nova Iguaçu of UFRRJ, having as inspiration the analysis of the speech in Michel Foucault. The narratives studied are the result of the research Racial Relations in Schools and Teacher Training (2013-2017), developed by the Multimedia Studies and Training Laboratory (LEAM). The project dealt with the difficulties of considering racism generated in ethnic-racial relations, more specifically in the training of teachers. This dissertation has as a question to study what the students of the pedagogy course narrated about the public school? What images do they produce about it? The life histories studied also offered us opportunities to think about the processes of schooling in Brazil from the massification of the entry of the blacks and poor as well as of "Others" that do not fit the "pattern" of students expected by the hegemonic school projects public. Authors like Walter Benjamin, Valter Filé, Anelice Ribetto and Carmem Pérez were used as references to reach the dimension provoked by the narratives and the processes of formation; Jorge Larrosa with the intention of discussing experience and training; Amauri Mendes the history and struggle of the Black Movement and its relationship with Education, with schooling, among other issues related to racism and its confrontation. In addition, Nilma Lino Gomes and Valter Filé with the purpose of studying the deconstruction of racial prejudice and inequalities in race relations, the recognition and appreciation of Afro-Brazilian culture. In addition, the contributions of Michel Foucault 'to try to understand the discourses, their places of production and the other aspects involved with their reproduction Authors who contributed in a theoretical-methodological way to the composition of this writing. A writing that attempts to contribute to fundamental aspects of narratives, training stories to understand important aspects of ethnic-racial relations and racism in teacher training, as well as to better understand the processes of discursive production, especially when the discourses studied, produced by students which are mostly black and poor, disqualify the public school.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, José Valter
dc.contributor.advisor1IDCPF: 535.694.907-34por
dc.contributor.referee1Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee2Perez, Carmen Lúcia Vidal
dc.creator.IDCPF: 121.742.557-82por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486306670521627por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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