Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13076
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Roberta Ferreira Sandim | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | |
dc.identifier.citation | SOARES, Roberta Ferreira Sandim. A imagem da escola pública produzida por estudantes do curso de pedagogia da UFRRJ. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ. 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13076 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa nasce com a intenção de estudar os discursos dos alunos de oito turmas do curso de licenciatura em Pedagogia do campus Nova Iguaçu da UFRRJ, tendo como inspiração a análise do discurso em Michel Foucault. As narrativas estudadas resultam da pesquisa Relações Raciais nas Escolas e Formação de Professores (2013-2017), desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídia (LEAM). O projeto debruçou-se sobre as dificuldades de consideração do racismo geradas nas relações étnico-raciais, mais especificamente na formação de professores. Esta dissertação tem como questão estudar o que os alunos do curso de pedagogia narram acerca da escola pública? Que imagens produzem sobre ela? As histórias de vida estudadas também nos ofereceram oportunidades para pensarmos sobre os processos de escolarização no Brasil a partir da massificação da entrada dos negros e pobres bem como de "Outros" que não se encaixam no “padrão” de alunos esperados pelos projetos hegemônicos de escola pública. Foram utilizados como referências, autores como Walter Benjamin, Valter Filé, Anelice Ribetto e Carmem Pérez a fim de alcançar a dimensão provocada pelas narrativas e os processos de formação; Jorge Larrosa com a intenção de discutir experiência e formação; Amauri Mendes a história e a luta do Movimento Negro e a sua relação com a Educação, com a escolarização, entre outras questões relacionadas com o racismo e o seu enfrentamento. Ademais, Nilma Lino Gomes e Valter Filé com o propósito de estudar a desconstrução do preconceito racial e das desigualdades nas relações raciais, o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira. Ademais, os aportes de Michel Foucault' para tentar compreender os discursos, seus lugares de produção e os demais aspectos envolvidos com a sua reprodução Autores que contribuíram de modo teórico-metodológico para a composição desta escrita. Escrita que tenta contribuir com aspectos fundamentais das narrativas, das histórias de formação para compreendermos aspectos importantes das relações étnico-raciais e do racismo na formação de professores, bem como compreender melhor os processos de produção discursiva, principalmente quando os discursos estudados, produzidos por estudantes que em sua maioria são negros e pobres, desqualificam a escola pública. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Relações-raciais | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.subject | discursos | por |
dc.subject | narrativas e experiência | por |
dc.subject | Race relations | eng |
dc.subject | teacher training | eng |
dc.subject | speeches | eng |
dc.subject | narratives and experience | eng |
dc.title | A imagem da escola pública produzida por estudantes do curso de pedagogia da UFRRJ | por |
dc.title.alternative | The image of the public school produced by students of the pedagogy course at UFRRJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research was born with the intention of studying the speeches of the students of eight classes of the degree course in Pedagogy of the campus Nova Iguaçu of UFRRJ, having as inspiration the analysis of the speech in Michel Foucault. The narratives studied are the result of the research Racial Relations in Schools and Teacher Training (2013-2017), developed by the Multimedia Studies and Training Laboratory (LEAM). The project dealt with the difficulties of considering racism generated in ethnic-racial relations, more specifically in the training of teachers. This dissertation has as a question to study what the students of the pedagogy course narrated about the public school? What images do they produce about it? The life histories studied also offered us opportunities to think about the processes of schooling in Brazil from the massification of the entry of the blacks and poor as well as of "Others" that do not fit the "pattern" of students expected by the hegemonic school projects public. Authors like Walter Benjamin, Valter Filé, Anelice Ribetto and Carmem Pérez were used as references to reach the dimension provoked by the narratives and the processes of formation; Jorge Larrosa with the intention of discussing experience and training; Amauri Mendes the history and struggle of the Black Movement and its relationship with Education, with schooling, among other issues related to racism and its confrontation. In addition, Nilma Lino Gomes and Valter Filé with the purpose of studying the deconstruction of racial prejudice and inequalities in race relations, the recognition and appreciation of Afro-Brazilian culture. In addition, the contributions of Michel Foucault 'to try to understand the discourses, their places of production and the other aspects involved with their reproduction Authors who contributed in a theoretical-methodological way to the composition of this writing. A writing that attempts to contribute to fundamental aspects of narratives, training stories to understand important aspects of ethnic-racial relations and racism in teacher training, as well as to better understand the processes of discursive production, especially when the discourses studied, produced by students which are mostly black and poor, disqualify the public school. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, José Valter | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 535.694.907-34 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Amauri Mendes | |
dc.contributor.referee2 | Perez, Carmen Lúcia Vidal | |
dc.creator.ID | CPF: 121.742.557-82 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1486306670521627 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALVES, Nilda. Sobre a existência de currículos em redes. Educação ambiental: reflexões político-pedagógicas / Elza Neffa; Deise Keller Cavalcante; Maristela Barenco de Mello (orgs.). – Rio de Janeiro: MRA2, 2014. ____ Sobre redes de conhecimentos e currículos em redes. Revista de Educação AEC, v. 1, n. 122, p. 94-107, 2002a. ALVES, Rubem. Escutatória. Disponível em: <http://rubemalves.com.br/site/10mais_03.php.>. Acesso em 13/08/2017 ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. _____. O que é política? Úrsula Ludz (org.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002c. BARBOSA, W.N.; SANTOS, J.R. Atrás do muro da noite. Brasília: Minc. Fundação Cultural Palmares, 1994. BARROS, Surya Aaronovich Pombo de Negrinhos que por ahi andão: escolarização da população negra em São Paulo (1870-1920). São Paulo: FEUSP, 2005. 185p. (Dissertação de Mestrado) BENJAMIN, Walter. “O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. ______. Avide incêndio: uma leitura das teses "Sobre conceito de história"/Michael Liiwy; tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, [tradução das teses] Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lurz Muller. - São Paulo: Boitempo, 2005 160p. : il. BENTO, Maria Aparecida Silva. Psicologia social do racismo. Petrópolis: Vozes, 2002. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Disponível em:< www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao>. Acesso em: 30 jun. 2012. ______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996. ______. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília MEC/SEF, 1998. ______. Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União.Brasília, 10 jan. 2003. ______. Ministério da educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Parecer CNE/CP3/2004, de 10 de março de 2004. ______. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm >. Acesso em:2013-06-01 CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola. In: _______ (Org.). Reinventar a escola. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. CARDOSO, M. O movimento negro. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002. CUNHA, Eglaísa Micheline Pontes. Sistema universal e sistema de cotas para negros na universidade de Brasília: um estudo de desempenho. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2006 CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação. vol. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dec. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010>. Acesso em: 07 jan. 2019. CRUZ, M. S. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, J. (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1 / Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 1 ed. Rio de janeiro: Ed. 34, 1995. 94 p. (Coleção TRANS). FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Campinas: Loyola, 1996. _____.As Palavras e as Coisas.Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1992. ______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. FILÉ, Valter. Projeto de Pesquisa: Relações raciais nas escolas e a formação de professores. UFRRJ. Nova Iguaçu –RJ. 2013-2016. FILÉ, Valter. Imagem, visão e conhecimento: modos de ver, modos de dar a ver. In:Walter Omar Kohan; Sammy Lopes; Fabiana Martins.(Org.).O ato de educar em uma língua ainda por ser escrita. 1ed. Rio de Janeiro: Néfi, 2016, p.211-220. FONSECA, Marcus Vinícius. A história da educação dos negros no Brasil / Marcus Vinícius Fonseca; Surya Aaronovich Pombo de Barros (Orgs.). – Niterói: EdUFF, 2016. 442p. FONSECA, Marcus Vinicius da. As primeiras práticas educacionais com características modernas em relação aos negros no Brasil. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; PINTO, Regina Pahim (Orgs.). Negro e educação: presença do negro no sistema educacional brasileiro. São Paulo: Ação educativa, Anped, 2001. FRANKENBERG, Ruth. A miragem de uma branquidade não-marcada. In: WARE, Vron (org.). Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004, p. 307 – 338. FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, p. 379-404, 2012. GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Verdade e Memória do Passado. São Paulo, 1998. GENTILI, Pablo. A. A. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; GENTILI, Pablo A. A. (Org.). Escola S. A.: quem ganha e quem perda no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), 1996. p. 9-49. GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação Anti-racista Caminhos abertos pela Lei Federal nº10.639/03. Brasília: SECAD/MEC, 2005. p. 39-62. ______. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo sem Fronteiras, v.12, , n.1, pp 98-109 – jan-abr de 2012, baixado de http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf em 01/01/2018. ______. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In:Educação anti-racista:caminhos abertos pela Lei Federal 10639/2003.Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência . 2002. ___________. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação . Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, dez. 2011. LARROSA, Jorge e LARA, Nuria Péres de. (orgs.) Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. ___________. Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. LOPES, Eliane Marta Teixeira; Galvão, Ana Maria de Oliveira. História da educação . Rio de Janeiro, Editora DP&A, 2001. MUNANGA, Kabengele. Teorias sobre o Racismo . In: Estudos & Pesquisas 4: Racismo: perspectivas para um estudo contextualizado da sociedade brasileira. Niterói: EDUFF, 1998. ___________. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil - Identidade Nacional versus Identidade Negra. Petrópolis: Vozes, 1999. ____________. Uma abordagem conceitual de noções de raça, racismo, e etnia. Palestra proferida no Seminário Nacional de relações raciais e educação, PENESB, 2003. p. 4-6 NASCIMENTO, Maria Isabel M. A Primeira Escola de professores dos Campos Gerais-PR, Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP- Faculdade de Educação, 2004. Programa Nacional de Direitos Humanos . Brasília: presidência da República, Secretaria de Comunicação Social, Ministério da justiça, 1996. FILÉ, Valter; RIBETTO, Anelice. Da experiência à narrativa . In.PEREZ,C.(Org.) Experiências e narrativas em educação. 1.ed.Niterói – Rio de Janeiro:EDUFF – Editora da Universidade Federal Fluminense, 2017.256 p. PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Experiências e narrativas em educação (sob forma de apresentação). In.PEREZ,C.(Org.) Experiências e narrativas em educação. 1.ed.Niterói – Rio de Janeiro: EDUFF – Editora da Universidade Federal Fluminense, 2017.256 p. PERRY ANDERSON ( In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs .) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.) PIZA, Edith. O caminho das águas: personagens femininas negras escritas por mulheres brancas. São Paulo: Edusp/Com-Art/Fapesp, 1998. ROMÃO, Jeruse. Educação, instrução e alfabetização no Teatro Experimental do Negro. In: ROMÃO, Jeruse (org.). A história da educação do negro e outras histórias. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade: - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. RIBEIRO, Maria Luiza S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. São Paulo: Morais, 1994. SOUZA, Rosa Fátima. O direito à educação . Lutas populares pela escola em Campinas. Campinas: EdUnicamp, 1998. _______________. Espaço da Educação e da Civilização: Origens dos Grupos Escolares No Brasil. In: SAVIANI, Dermeval. O Legado Educacional do Século XIX. São Paulo: Autores Associados, 1998. SOUZA, Maria Elena Viana. Relações raciais no cotidiano escolar: diálogo com a lei 10639/03 . Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2009. VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ______________. Leitura, experiência e formação. IN: COSTA, Marisa Vorraber (org).Caminhos Investigativos I. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/67089/2019%20-%20Roberta%20Ferreira%20Sandim%20Soares.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5124 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-10-12T18:35:08Z No. of bitstreams: 1 2019 - Roberta Ferreira Sandim Soares.pdf: 958711 bytes, checksum: d80dad091906ee03213fab19c942affb (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-12T18:35:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Roberta Ferreira Sandim Soares.pdf: 958711 bytes, checksum: d80dad091906ee03213fab19c942affb (MD5) Previous issue date: 2019-02-27 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Roberta Ferreira Sandim Soares.pdf | 936.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.