Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13077
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dc.contributor.authorCordeiro, Priscila da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:22Z-
dc.date.issued2019-02-19
dc.identifier.citationCORDEIRO, Priscila da Silva. A participação dos conselhos escolares na perspectiva da gestão democrática: uma experiência na educação infantil. 2019. 137 f.. Dissertação(Mestrado em Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13077-
dc.description.abstractPolíticas públicas e gestão democrática são os focos desta dissertação que se situa no campo da Educação Infantil. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a democratização da escola a partir da gestão participativa na figura do Conselho Escolar. Para tal, optamos por abordagens analíticas que se fundamentam em diferentes perspectivas teóricas a fim de interpretar as questões referentes ao campo das políticas, em especial à Política Educacional. A partir da metapesquisa, nosso interesse é estabelecer uma relação entre teoria, dados e os procedimentos metodológicos (MAINARDES; TELLO, 2016). Para a análise do contexto político nos apoiaremos no referencial analítico do Ciclo de políticas de Ball; Mainardes (2011). O conceito de gestão democrática que operamos se constrói no diálogo com Paro (2007; 2008) e o a abordagem política se apoia em Mouffe (2003; 2015). A partir destes referenciais construimos a análise dos dados do campo. O campo empírico se situa em uma escola exclusiva de Educação Infantil, no município do Rio de Janeiro, localizada na 9ª Coordenadoria Regional de Educação. Para colher os dados utilizamos como instrumento entrevistas semi-estruturadas (KRAMER, 2003) realizadas com os representantes da comunidade escolar que integram o Conselho Escolar e, realizamos a análise documental de atas de reunião e/ ou outros documentos que demonstrassem participação ou atuação do Conselho Escolar. Nessa pesquisa buscou-se articular a teoria proposta pelo referencial teórico-metodológico à prática e aos discursos que emergiram na pesquisa de campo, exercitando o movimento crítico-reflexivo do pesquisador. Resultados revelam que entres as categorias elencadas nessa pesquisa quatro pontos elucidam importantes estruturas para análise da gestão escolar no viés democrático: a institucionalização dos CEs, a participação dos conselheiros, os instrumentos legitimadores – Atas, e, a concepção de infância por parte dos conselheiros. A institucionalização do CEs mostrou-se frágil, hierarquizada e centralizada na figura do gestor escolar, além de revelar um instrumento que visa atender à exigência para entrada de programas de financiamento, como por exemplo, o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE; a participação dos conselheiros escolares revelou-se fragmentada e limitada a atuação de atividades que envolvam o referido programa; as atas indicaram documentos de análise relevantes ao apontar o caráter legitimador das ações e decisões do CE, e, com relação às crianças percebemos a presente marca da concepção do ser infante e que se justifica na ideia de que as crianças pouco ou nada podem contribuir com questões como as que apontamos nessa pesquisa.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho Escolarpor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectDemocratical managementseng
dc.subjectSchool Councileng
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleA participação dos conselhos escolares na perspectiva da gestão democrática: uma experiência na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe participation of the schools council in the perspective of the democratic management : an experience in the childhoodeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPublic policies and democratic management are the focus of this dissertation that is situated in the field of Early Childhood Education. This research aims to investigate the democratization of the school from the participatory management in the figure of the School Council. To that end, we opted for analytical approaches that are based on different theoretical perspectives in order to interpret issues related to the field of policies, in particular Educational Policy. From meta-research, our interest is to establish a relationship between theory, data and methodological procedures (MAINARDES; TELLO, 2016). For the analysis of the political context we will rely on the analytical framework of Ball's Policy Cycle; Mainardes (2011). The concept of democratic management that we operate is built on the dialogue with Paro (2007, 2008) and the political approach is based on Mouffe (2003, 2015). From these references we construct the data analysis of the field. The empirical field is located in an exclusive School of Infantile Education, in the city of Rio de Janeiro, located in the 9th Regional Coordination of Education. In order to collect the data, we used as semi-structured interviews (KRAMER, 2003) interviews with the representatives of the school community that make up the School Council, and we performed the documentary analysis of meeting minutes and / or other documents demonstrating participation or performance of the Board School. This research aimed to articulate the theory proposed by the theoretical-methodological reference to the practice and the discourses that emerged in the field research, exercising the researcher's critical-reflective movement. Results reveal that among the categories listed in this research, four points elucidate important structures for the analysis of school management in the democratic bias: the institutionalization of CEs, the participation of the councilors, the legitimating instruments - Minutes, and the conception of childhood by the counselors. The institutionalization of the CEs has proved to be fragile, hierarchical and centralized in the school manager's figure, besides revealing an instrument that aims to meet the requirement for entry of financing programs, such as the Direct Money in School Program (PDDE); the participation of school counselors has been fragmented and limited to the activities that involve this program; the minutes indicated relevant analysis documents by pointing out the legitimating character of the EC's actions and decisions and, with regard to children, we perceive the present mark of conception of the infant being justified by the idea that children can contribute little or nothing. issues such as those we have pointed out in this research.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Anelise Monteiro do
dc.contributor.advisor1ID028.573.897-60por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128109907868856por
dc.contributor.referee1Nascimento, Anelise Monteiro do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128109907868856por
dc.contributor.referee2Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211por
dc.contributor.referee3Nunes, Maria Fernanda Rezende
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331550612293541por
dc.creator.ID094.868.027-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2871139819310988por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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