Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Janaína da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:24Z-
dc.date.issued2012-08-31
dc.identifier.citationFERREIRA, Janaína da Silva. Perfil da formação continuada e autoavaliação de competências docentes na Educação Física Escolar. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13081-
dc.description.abstractPensar em formação continuada exige obrigatoriamente relacioná-la com as transformações políticas ocorridas nos últimos tempos na sociedade e com a consequente reforma educacional no campo do ensino e da formação. Neste contexto, a formação continuada passa a ser vista como uma das possibilidades mais viáveis para a inserção dos professores em uma realidade educacional em constante transformação, que os auxiliará a enfrentar os problemas encontrados na realidade escolar. Porém, na atualidade, a formação continuada desconsidera as necessidades e experiências vividas pelos professores e tem voltado o foco ao atendime nto de necessidades externas ao professor e a escola. A formação continuada é condição para o professor desenvolver as competências necessárias para atuar de maneira crítica e reflexiva diante dos problemas encontrados em sua prática. Dessa for ma, considera-se imprescindível investigar a realidade da formação continuada, bem como as áreas e competências de ensino avaliadas com maior ou menor domínio pelos professores de Educação Física. O objetivo da pesquisa foi descrever e caracterizar o perfil de formação continuada de professores de Educação Física em distintos estágios da carreira e a autoavaliação sobre suas competências de ensino em áreas de conhecimento necessárias a docência em Educação Física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. Participaram da pesquisa 131 professores do ensino básico da rede pública do Rio de Janeiro. Os professores experientes (n=32) e iniciantes (n=30) foram selecionados pelo tempo de experiência no ensino. Os dados foram coletados por meio do “Questionário de Caracterização da Formação Continuada e Autoavaliação de Competências Pedagógicas em Educação Física”. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e as comparações por meio de comparação entre médias e qui-quadrado. Observou-se que apesar da participação em muitas modalidades de caráter compulsório e superficiais, estas não foram valorizadas na mesma medida pelos professores como são pelos sistemas de ensino. Ainda que em pequena medida, verificou-se a ocorrência de formações centradas na escola, as quais os professores atribuíram grande valorização. A maioria dos professores valorizaram ações de formações como a especialização, o mestrado e o doutorado, além de priorizarem a formação na área pedagógica, em que se encontra a maior frequência de participação. Em relação ao perfil de formação continuada, a comparação de professores experientes e iniciantes indicou diferença significativa apenas na frequência a palestras (t=-2,65; p=.01). As avaliações de professores experientes e iniciantes sobre as competências de ensino se diferenciaram significativamente (p≤.05) em seis das nove áreas de conhecimento, e em 12 das 24 competências de ensino analisadas, com os menores graus caracterizando os iniciantes. Apesar disso, a autoavaliação dos experientes também mostrou margens para o contínuo desenvolvimento das competências de ensino. A experiência foi uma variável fundamental às diferenças encontradas. As autoavaliações foram menores nas áreas de Tecnologia e Reflexão e, por isso, entendidas como merecedoras de investimento em formação. A autoavaliação dos professores fornece pistas de suas necessidades de formação e pode nortear políticas de formação continuada nesta área disciplinar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectCompetências de Ensinopor
dc.subjectContinuous Formationeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.titlePerfil da formação continuada e autoavaliação de competências docentes na Educação Física Escolarpor
dc.title.alternativeProfile of continuous formation and self-assessment of skills teaching in School Physical Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAnalyze the continuing education demands relate it with the political changes in recent times in society and the consequent educational reform in the field of education and training. In this context, continuing education is seen as one of the most viable options for entering teachers in a changing educational environment, that will help to address the problems encountered in the school. But today, continuing education disregards the needs and experiences of the teachers, and the focus has returned to compliance with external requirements to the teacher and the school. Continuing education is a prerequisite for the teacher to develop the skills needed to work critically and reflectively on the problems encountered in their practice. Thus, it is essential to investigate the reality of continued training of physical education teachers, as well as how they perceive their own level of mastery of teaching skills. The objective of the research was to describe and characterize the profile of continuing education physical education teachers in different stages of his career and self-assessment of their teaching skills in the areas of knowledge required for teaching in Physical Education. The study design was quantitative, descriptive and comparative. Participants were 131 public school teachers in Rio de Janeiro. Experienced teachers (n = 32) and novice (n = 30) were selected based on their teaching experience. Data were collected through questionnaire denominated Characterization of Continuing Education and Self-Assessment of Pedagogical Competencies in Physical Education. Data analysis was conducted using descriptive statistics and comparisons by comparing means and chi-square. It was observed that despite the participation in training compulsory and superficial, the teachers did not value the same way that school systems. though in small measure, we identified the occurrence of training focused on school, which teachers attributed great value. Most teachers valued actions formations such as specialization, masters and doctorate, and prioritize training in the pedagogical area, in which it found the highest frequency of interest. Regarding the profile of continuing education, the comparison of novice and experienced teachers indicated a significant difference only in the lectures frequency (t = -2.65, p = .01). The evaluations of experienced teachers and beginners on teaching skills differed significantly (p ≤ .05) in six of the nine knowledge areas, and 12 of the 24 teaching competencies analyzed, with lesser degrees characterizing beginners. Nevertheless, self-assessment of experienced teachers also showed margins for the continuing development of teaching skills. The experience was a key variable to the differences found. The self-assessments were lower in the areas of Technology and reflection and, therefore, seen as worthy of investment in training. The self-evaluation of teachers provides clues of training needs and can guide policies for continuing education in this subject area. Keywords: Continuous Formation, Physical Education, Teaching Practiceeng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee2Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee3Nascimento, Ronaldo José
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288536853223585por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALBERTANI, H. M.. A formação contínua de professores nos trabalhos de pós-graduação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 22. , 1999, Caxambu. Anais... Minas Gerais:1999. ALVES, W. F. A organização do trabalho pedagógico na Formação continuada em Educação Física escolar: Para além do paradigma conservador. Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Ano 09, Buenos Aires, setembro 2003. Disponível em http://www.efdeportes.com/. Acesso em: 24 Nov. 2010. _________. A formação continuada e o desenvolvimento profissional do professor: paradigmas, saberes e práticas nos cursos de especialização em educação física escolar. Revista brasileira Educação Física e Esporte. São Paulo, v.19, n.1, p.35-48, jan./mar. 2005. AMBROSETTI, N. B. ; RIBEIRO, M. T. M. A Escola como Espaço de Trabalho e Formação de Professores. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES: FORMAÇÃO CONTINUADA. 8. , 2005. São Paulo. Anais...Universidade Estadual Paulista. 2005, p. 39-48. ANDIFES. Reforma Universitária: proposta da ANDIFES para a reestruturação da educação superior no Brasil. Brasília: ANDIFES, jun. 2004. Disponível em www.andifes.org.br. Acesso em 13 abr. 2012. ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ANDRÉ, M.; SIMÕES, R. H. S.; CARVALHO, J. M.; BRZEZINSKI, I. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Cadernos CEDES, ano 20, n° 68, Dezembro 1999. AZEVEDO, A. M. P. et. AL. Formação continuada na prática pedagógica: a educação física em questão. Movimento, Porto Alegre, v.16, n.04, p.245 – 262, outubro/dezembro, 2010. BARRETO, E. S. S.; PINTO, R. P.; MARTINS, A. M.. Formação de Docentes à Distância: Reflexões sobre um Programa. Cadernos de Pesquisa. n.106, p.81-115, março de 1999. BERLINER, D. C. Expertise: The wonders of exemplary performance. In: MANGIERI, J.N.I.; BLOCK, C. C. (Eds.). Creating powerful thinking in teachers and students. Ft. Worth, TX: Holt, Rinehart and Winston. 1994. p. 161-186. BORGES, A. S. Análise da formação continuada dos professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo. In: MARIN, A. J. (org.). Educacao continuada:reflexoes, alternativas. Campinas: Papirus, p. 39-61, 2000. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico) BRACHT, V. A pesquisa pedagógica em educação física: o estado da arte. In:COMBRACE, 12., 2001, Anais... Caxambu: (s.ed.), 2001. 1 CD – ROM. BRASIL. Ministério da Educação (2002). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002a. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2012. _______. Ministério da Educação (2002). Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC/SEF, 2002b. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2012. _______. Ministério da Educação (2009). Secretaria de Educação Básica. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Brasília: MEC, 2004c. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2012. _______. Congresso Nacional. Lei n.° 10.172/2001 ( Lei Ordinária), de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 09 jan. p.1. 2001 ______. Congresso Nacional. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. _______. Congresso Nacional. Decreto n.° 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília. DF, 08 jun. 2006. CALDEIRA, A.M.S. A formação de professores de educação física: quais saberes e quais habilidades? Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V.22, n.3, p.87-103, maio 2001. CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (ORG). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 319p. CARMO, H; FERREIRA, M.M. Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem. Editora da Universidade Aberta. Palácio Ceia, Lisboa. 1998. CARVALHO, J. M.; SIMÕES, R. H..O que dizem os artigos publicados em periódicos especializados, na década de 90, sobre o processo de formação continuada do professor? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED , 22. , 1999, Caxambu, Anais…Minas Gerais, 1999. CHANG, E. SIMPSON, D. The Circle of Learning: Individual and Group Processes. Educational Policy Analysis Archives, 5(7). 1997. Disponível em http://olam.ed.asu.edu/epaa, acesso em: 20 Jun. 2011. CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. In: CONPEF: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 4. , 2009, Universidade Estadual de Londrina, Anais... Paraná, 2009. ISBN 978-857846-045-7 CRISTINO, A.; KRUG, H. Um olhar crítico reflexivo sobre a formação continuada de professores de educação física da rede municipal de santa Maria. Porto Alegre: Movimento., v.14, n° 01, 2008, p.63 – 83. COLLARES, C. A.; MOYSÈS, M. A.; GERALDI, J. W. Educação continuada: A política da descontinuidade. Educação e Sociedade. Ano.20, n° 68, Dezembro de 1999. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br/revista/rev/rev68.html> . Acesso em: 20 Abril 2012. COSTA, N. M. L. A formação contínua de professores – Novas tendências e novos caminhos. Holos. Ano 20, v.03, dezembro de 2004. Revista de Divulgação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. DAY, C.. Desenvolvimento profissional dos professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, Portugal, 2001.319p. DEMAILLY, Lise C. Modelos de formação continuada e estratégias de mudança. In NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. FERNANDES, F.. Em busca do socialismo: últimos escritos & outros textos, Xamã, 1995. FERNANDES, A.A. Aprendizagem pela tecnologia. [S.L.: s.n. ] [20--?], 40p. FERREIRA, J.S; HENRIQUE, J. S.; NAIME, V.S. Análise das modalidades de formação continuada frequentadas por professores de educação física. Motriz, Rio Claro, v.17, n.1 (Supl.1), S1-S523, S74 jan./mar. 2011. FERREIRA, J. S. ; SCHUSTOFF , S. O.. A formação continuada em educação física: estudos sobre a prática reflexiva. In: XVII congresso brasileiro de ciências do esporte - COMBRACE, 2011, Porto Alegre. Anais... Ciência & compromisso social: implicações na/da educação física e ciências do esporte, 2011. FERRO, F. A percepção de necessidades de formação em educação física e o desenvolvimento profissional dos professores: Um estudo sobre a importância da formação contínua como fator do desenvolvimento profissional. 2008. 109f. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa. 2008. FIGUEIRÓ, M. D.. Políticas Educacionais: Implicações na formação continuada e na profissionalização docente. Linhas, Vol. 06, N°02, 2005. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. FREIRE, P. A educação na cidade. Cortez, 1997. _________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIGOTTO, G.. A Formação e Profissionalização do Educador - Novos Desafios. In: SIlVA, T.T. ; GENTILI, P.. (Org.). Escola s.a. - quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. BRASÍLIA: CNTE, 1996, v., p. 75-105. FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Relatório de pesquisa realizado por encomenda da Fundação Victor Civita. São Paulo. 129 p, 2011. Disponível em http://www.fvc.org.br/pdf/relatorio-formacao-continuada.pdf. Acesso em: 15 Jun 2011. GALINDO, C. J. INFORSATO, E. C. Manifestações de necessidade de formação por professores do 1º ciclo do ensino fundamental. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 63-76, 2008. Disponível em <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/1131/1109> . Acesso em 14 de jun. de 2011. GARCÍA, C. M.. La formacion inicial y permanente de los educadores. In: Consejo Escolar del Estado. Los educadores en la sociedad del siglo XXI., Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Madrid, Universidad de sevilla, p. 161-194.2002. GARCIA, E. W. Legislação, políticas públicas e gestão para o ensino a distância. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.25, n.139, p.16-9, nov./dez,1997. GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GOMES, M. J. E-LEARNING: REFLEXÕES EM TORNO DO CONCEITO.. CIEd - Textos em volumes de actas de encontros científicos nacionais e internacionais. Universidade do Minho, Portugal, 2005. Disponívem em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8462/1/ClaraF001.pdf. Acesso em 23 Jun. 2012. GUSKEY, T. R. Evaluating Professional development. California: Corwin Press. 2000. 308p. HERINGER, D.; FIGUEIREDO, Z.. Práticas de formação continuada em Educação Física. Movimento, Porto Alegre, V.15, n.04, p.83–105, outubro/dezembro, 2009. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1990. LONGAREZI, A. M. Et al.. A unidade teoria e prática no contexto da formação de professores. Revista profissão docente, v.17, n.15, 2009. Disponível em http://www.uniube.br/propepe/mestrado/revista/vol07/index.php#. Acesso em: 13 Nov. 2010. LUZ, C. S.; SANTOS, M. O.. Formação continuada: uma reflexão a partir dos saberes necessários á prática pedagógica. Revista Educação CEAP, ano11, n° 43, Salvador, p.67-77, dez/2003 – Fev/2004. MACEDO, J. M. A Formação do Pedagogo em Tempos Neoliberais: A experiência da UESB. Vitória da Conquista: BA. Edições UESB. 2008. MARÇAL, J. C.. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto da Formação Continuada à Distância. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, V.5, n.2, p. 267-273, Jul/Dez 2000. MARIN, A. J. (org.). Educação Continuada: Reflexões, alternativas. Campinas, SP: Papirus, 2000.( coleção magistério: formação e trabalho pedagógico) ISBN 85-308-0584-4 ________. Educação Continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções. Educação e Sociedade. Campinas: Papirus, n. 36, p. 13-20, 1995. MAUÉS, O. C. N.. Reformas internacionais da Educação e Formação de Professores. Cadernos de Pesquisa, N. 118, p. 89-117, Março/2003. MENDES SOBRINHO, J.A.C. A formação continuada de professores: modelos clássico e contemporâneo. Linguagem, educação e sociedade. Teresina, ano 11, n.15, p. 72-92, jul./dez. 2006. Revista do programa de pós-graduação em Educação da UFPI MOLINA, R. K.; MOLINA NETO, V. O pensamento dos professores de educação física sobre a formação permanente no contexto da escola cidadã: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte., v.22, n.3, p. 73-85, maio 2001. MOLINA NETO, V. A formação profissional em educação física e esportes. Revista Brasileira de Ciências do. Esporte, Florianópolis, v.19, n.1, p. 34-41, 1997b. MOREIRA. M. J. C. Projeto professor nota 10 – um impacto na prática de formação continuada de professores no distrito federal. 2006. Dissertação. (Mestrado em Educação), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006. NEVES, L. M.W. A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo : Xamã, 2005. ___________, Educação e Política no Brasil de Hoje. São Paulo: Cortez, 1994 (coleção questões de nossa época, V.36) NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1992. NUNES, W, J; HENRIQUE, J.S.;NAIME,V.O. Formação Permanente: Necessidades sentidas pelos professores de educação física. Relatório submetido ao DPPG/UFRRJ como requisito final à aprovação de pesquisa subsidiada pelo programa de iniciação científica - PROIC/ UFRuralRJ – 2010. OLIVEIRA, A.C.S.; RAMOS, G.N.S.. Construindo Saberes pela Formação e prática profissionais de uma Professora de Educação Física do ensino Médio. Motriz. Rio Claro, n.03, v.14, p.252-259, Jul/Set de 2008. OLIVEIRA, E. G. Formação de Professores a Distância na Transição de Paradigmas. In : REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003. Poços de Caldas, Anais... Poços de Caldas. 2003. OLIVEIRA, F.. A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. PACHECO, J. A.; FLORES, M. A.. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, Portugal, 1999. 193p. PAIM, M. C. C.; LORO, A. P.; TONETTO, G. A Formação contínua dos professores de Educação Física escolar. Revista Digital, Ano 13, n.119, Buenos Aires, Abril 2008. Disponível em http://www.efdeportes.com/. PARDAL, L. A.; MARTINS, M. M.. Formação contínua de professores: concepções, processos e dinâmica profissional. Psicologia da educação, n.20, São Paulo, junho, 2005. PEDROSA, S.M.P.A.. A Educação à Distância na Formação Continuada. A Educação à distância na Formação Continuada do Professor. Educar, Curitiba, n° 21, p. 67-81. Editora UFPR. PORTO, Y..Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, A. J. (org.). Educação Continuada: Reflexões, alternativas. Campinas, SP: Papirus, 2000. REIS, M. E. T.; AFFONSO, S. A. B.. Os programas de formação continuada e sua relação com os saberes docentes. Revista de educação do curso de pedagogia do campus avançado de jataí da universidade federal de Goiás. Vol. I – n.3, jan/jul, 2007. RODRIGUES, A.; ESTEVES, M. A análise das necessidades na formação de professores. Porto: Porto editora, 1993. RODRIGUES, S. F.P. Autonomia e prescrição – Formação contínua de professores em Mato Grosso. Intermeio. . V.1, n.1, Camo Grande, Mato Grosso. p.11-23. 1995. Revista do programa de pós graduação em educação/ Universidade Federal do Mato Grosso ROSSI, F.. Formação Continuada em Educação Física Escolar: Concepções e perspectivas de Professores. 213p. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. 2010. SANTOS, M.. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. In: Conferência de abertura do encontro nacional de didática e prática de ensino, 9, 1998, Águas de Lindóia (SP), de 4 a 8 de maio de 1998. SOUZA, J. S.. Trabalho, Educação e Sindicalismo no Brasil – Anos 90. 1.Ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2002. SILVA, M. O.E. A análise de necessidades de formação na formação contínua de professores: um caminho para integração escolar. 2000, 286f.Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, SP.. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: vozes, 2010. THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre,RS: Artmed, 2007. UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990, 8p.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68534/2012%20-%20Janaina%20da%20Silva%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5460
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-03-21T04:20:03Z No. of bitstreams: 1 2012 - Janaina da Silva Ferreira.pdf: 1750697 bytes, checksum: 68663f780e5d7bfcc02608777386ef71 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-21T04:20:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Janaina da Silva Ferreira.pdf: 1750697 bytes, checksum: 68663f780e5d7bfcc02608777386ef71 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Janaina da Silva Ferreira.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.