Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13085
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Talita Stephany de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-18 | |
dc.identifier.citation | MATOS, Talita Stephany de. “Esse é meu lugar no mundo”: maternidade e deficiência nas redes sociais. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13085 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como tema de pesquisa mães de crianças com deficiência e sua atuação nas redes sociais Facebook e Instagram. Nosso objetivo é compreender quais são as concepções sobre maternidade e deficiência enunciadas nas publicações de três mães nas redes sociais citadas. Adotou-se como procedimento metodológico de investigação a pesquisa qualitativa na internet e alguns aspectos da netnografia. Acredita-se que a internet tem sido um espaço de manifestação de importantes fenômenos sociais e por isso é passível de estudos qualitativos como os aqui realizados. Os referenciais teóricos que ancoram essa pesquisa estão nos estudos sobre a deficiência apresentados por Piccolo a partir das reflexões sobre o modelo médico e o modelo social, a construção histórica da maternidade apresentada por Badinter em “O mito do amor materno” e as contribuições de Sibilia sobre o compartilhamento da vida privada na internet. As análises das postagens das mães interlocutoras dessa pesquisa revelam concepções individualistas de deficiência tais como as abordadas pelo modelo médico bem como o entendimento da deficiência como uma categoria universal e humana. Percebeu-se também a partir da análise dos enunciados dos textos compartilhados a ideia de que a maternidade com a deficiência exige uma mãe especializada que concentra em si toda a responsabilidade sobre o desenvolvimento dos filhos. O modelo individualista intensificado pelas novas formas do capitalismo expressas na internet exigem visibilidade e autenticidade de sujeitos que expõem diariamente suas vidas íntimas na internet. Nesse contexto as interlocutoras da pesquisa transitam entre os males e os benefícios de terem suas maternidades expostas na rede mundial de computadores. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Modelo social da deficiência | por |
dc.subject | Construção social da maternidade | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Pesquisa qualitativa na internet | por |
dc.subject | Social model of disability | eng |
dc.subject | Social construction of maternity | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Qualitative research on the internet | eng |
dc.title | “Esse é meu lugar no mundo”: maternidade e deficiência nas redes sociais | por |
dc.title.alternative | “This is my place in the world”: motherhood and disability in social networks | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This dissertation has as a research theme mothers of children with disabilities and their performance in social networks Facebook and Instagram. Our goal is to understand the conceptions about maternity and disability listed in the publications of three mothers in the social networks listed. Qualitative research on the Internet and some aspects of netnography were adopted as a methodological method of research. It is believed that the internet has been a space of manifestation of important social phenomena and therefore it is susceptible of qualitative studies like those realized here. The theoretical references that anchor this research are in the studies about the deficiency presented by Piccolo from the reflections on the medical model and the social model, the historical construction of the maternity presented by Badinter in "The myth of the maternal love" and the contributions of Sibilia about the sharing of private life on the internet. The analyzes of the postings of the interlocutors of this research reveal individualistic conceptions of disability such as those approached by the medical model as well as the understanding of disability as a universal and human category. It was also noticed from the analysis of the statements of the shared texts the idea that maternity with disability requires a specialized mother who concentrates on herself all the responsibility for the development of the children. The individualistic model intensified by the new forms of capitalism expressed on the internet require visibility and authenticity of subjects who daily expose their intimate lives on the internet. In this context, the research interlocutors go through the evils and benefits of having their maternities exposed on the world computer network. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pletsch, Márcia Denise | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 891.622.770-49 | por |
dc.contributor.referee1 | Pletsch, Márcia Denise | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Flávia Faissal de | |
dc.contributor.referee3 | Reist, Stephanie | |
dc.creator.ID | CPF: 008.836.649-92 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1276681923401860 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno; tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. BASTOS, Olga Maria; DESLANDES, Suely Ferreira. A experiência de ter um filho com deficiência mental: narrativas de mães. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, 2008. pp. 2141-2150. BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. GARDOU, Charles. Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva. Revista Lusófona de Educação, n. 19, 2011. pp. 13-23. GLAT, Rosana ; PLETSCH, Márcia Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. 2. ed., v. 1. Rio de Janeiro/RJ: Eduerj, 2012. p. 162. HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX (1985). In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2º ed., p. 35-118. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014. LOPES, Pedro. Negociando deficiências: identidades e subjetividades entre pessoas com “deficiência intelectual”. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - USP. São Paulo, 2014. MARTINS, Lígia Márcia. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, 2014. pp. 44-57. MELLO, Anahí Guedes de. Por uma abordagem Antropológica da Deficiência: Pessoa, Corpo e Subjetividade. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009. MERCADO, Luis Paulo. Pesquisa qualitativa online utilizando a etnografia virtual. Revista Teias, v. 13, n. 30, 2012. p. 15. OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; LEITE, Lucia Pereira. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2007. pp. 511-524. PICCOLO, G. M. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, 2012. PINHEIRO, Diego Alano de Jesus Pereira. “Mãe é quem cuida": a legitimidade da maternidade no discurso de mães de bebês com microcefalia em Pernambuco. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 3, 2018. pp. 132-163. PLETSCH, Márcia Denise; DE OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga; DE ARAÚJO, Daniele Francisco. Considerações sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 2, n. 3, 2015. pp. 39-49. PLETSCH, Márcia Denise; MENDONÇA, Geovana Lunardi Mendes. Entre políticas e práticas: Os desafios da educação inclusiva no Brasil. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analiticos de Politicas Educativas, n. 23, 2015. PLETSCH, Márcia Denise. Educação especial e inclusão escolar nos planos municipais de educação da baixada fluminense: avanços, contradições e perspectivas. Comunicações, v. 23, n. 3, 2016. pp. 81-95. SANTOS, Wederson Rufino; DINIZ, Debora; PEREIRA, Natália. Deficiência e perícia médica: os contornos do corpo. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 3, n. 2, 2009. SCHNEIDER, Raquel. Maternidade desromantizada: o papel do canal Hel Mother na (des)construção do imaginário sobre as mães. Unromantic Motherhood: the role of the Hel Mother´s Youtube channel in the deconstruction of the imaginary of mothers. II Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo, 2018. SIBILIA, Paula. O show do eu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. SILVA, Fernando Antônio. Representações sociais da maternidade segundo mães de crianças com deficiência. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2012. SMEHA, Luciane Najar; CEZAR, Pâmela Kurtz. A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 1, 2011. pp. 43-50. SOUSA SANTOS, Boaventura. Pela Mão de Alice: o Social e o Político na pósmodernidade. 9. Ed. São Paulo: Almedina, 2013. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/68702/2019%20-%20Talita%20Stephany%20de%20Matos.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5511 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-04-01T00:00:16Z No. of bitstreams: 1 2019 - Talita Stephany de Matos.pdf: 1983187 bytes, checksum: 92c44037bad4820da178e21690e14baf (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-01T00:00:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Talita Stephany de Matos.pdf: 1983187 bytes, checksum: 92c44037bad4820da178e21690e14baf (MD5) Previous issue date: 2019-06-18 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Talita Stephany de Matos.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.