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dc.contributor.authorSilva, Gabriela dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:28Z-
dc.date.issued2019-04-11
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela dos Santos. Reflexões acerca da transformação social na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ. 2019. 106p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13087-
dc.description.abstractPensando na importância dos movimentos de oposição à hegemonia do agronegócio, capazes de produzirem novas formas sociais de luta e de resistência, o que nos chama a atenção no presente trabalho é a especificidade da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu (EANI), tendo em vista que se trata de um projeto de educação não formal situado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, que há mais de dez anos, desenvolve um trabalho de formação em preceitos agroecológicos para pequenos produtores (de espaços rurais e urbanos), estabelecendo um viés de transformação social por meio da práxis da educação popular, da valorização dos saberes e da identidade de pertencimento ao lugar e às suas culturas. No que tange à metodologia, partimos da pesquisa qualitativa, realizando análises documentais, levantamento de produções bibliográficas acerca da temática, observação de campo, utilização do diário de campo como fonte de registro e realização de entrevista com roteiro semi-estruturado. Assim, identificamos a especificidade da ação da EANI, sobretudo, na região da baixada fluminense, como um projeto de educação não formal que propulsiona a transformação social.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolinha de Agroecologiapor
dc.subjecteducação não formalpor
dc.subjecteducação popularpor
dc.subjecttransformação socialpor
dc.subjectAgroecology School; ; ; Social Transformation.eng
dc.subjectnon-formal educationeng
dc.subjectpopular educationeng
dc.subjectsocial transformationeng
dc.titleReflexões acerca da transformação social na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ.por
dc.title.alternativeReflections on social transformation in the School of Agroecology of Nova Iguaçu/RJ.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsidering the importance of the movements of opposition to the hegemony of agribusiness, capable of producing new social forms of struggle and resistance, what strikes us in the present work is the specificity of the School of Agroecology of Nova Iguaçu (EANI), aiming at which is a non-formal education project located in Rio de Janeiro's Baixada Fluminense, which for more than ten years has been developing training in agroecological precepts for small producers (rural and urban), establishing a transformation bias through the praxis of popular education, the valorization of knowledge and the identity of belonging to the place and its cultures. Regarding the methodology, we started with qualitative research, performing documentary analyzes, collecting bibliographical productions about the subject, field observation, using the field diary as a record source and conducting an interview with a semi-structured script. Thus, we identify the specificity of EANI's action, especially in the region of the state of Rio de Janeiro, as a non-formal education project that promotes social transformation.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee3santos, Rafael dos
dc.creator.ID142.581.097-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703549063043220por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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