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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13090
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Paschoa, Yago Feitosa da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | |
dc.identifier.citation | PASCHOA, Yago Feitosa da. O fio da memória: encontros que tecem a educação das relações étnico-raciais. 2019.101f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019 | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13090 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é um fio puxado do projeto Educação das relações étnico-raciais na cultura digital , tocado pelo LEAM. O projeto central, a grosso modo, pretende enfrentar os desafios colocados pela questão do racismo na sociedade brasileira e os usos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). A partir disto, esta dissertação busca pensar o problema do racismo na produção do conhecimento científico, especialmente, os métodos acolhidos hegemonicamente pelas ciências humanas. Como o acesso de parte da população negra às universidades brasileiras repercute e altera os modos hegemônicos de produzir conhecimento? Esta pergunta reflete o encontro entre o que era encarado como “objeto” e a ciência. Para me ajudar a compreender esse encontro, fui colher inspirações nas obras do Eduardo Coutinho, principalmente, o filme O Fio da Memória, como um contraponto aos modos de produção da ciência hegemônica, que para assegurar a hegemonia condena outros modos ao apagamento. Coutinho não apenas me oferece elementos para pensar o encontro em si, mas outras coisas que fazem parte desse evento: a escuta, a conversa, o outro; fatores elementares para a pesquisa na área de humanas e para os processos educativos em geral. A partir do filme O Fio da Memória, encontrei personagens que oferecem alternativas importantes para a produção do conhecimento, dentre esses, crucial para esta pesquisa foi Gabriel Joaquim dos Santos. O construtor da Casa da Flor, responsável por puxar o fio, no filme, que entrelaça outros fios formando uma rede de experiências negras no Rio de Janeiro | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Método | por |
dc.subject | Encontro | por |
dc.subject | Racial and ethnic relations | eng |
dc.subject | Cinema | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Method | eng |
dc.subject | Encounter | eng |
dc.title | O fio da memória: encontros que tecem a educação das relações étnico-raciais | por |
dc.title.alternative | The thread of memory: meetings that teach the education of ethnic racial relations | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research is a branch from the project Education of Racial and Ethnic Relations in Digital Culture, endeavored by LEAM. Roughly speaking, the main intent is to face the challenges posed by the issue of racism in Brazilian society and the uses of ICTs (Information and Communication Technologies). Starting from here, this dissertation tries to think about the production of scientific knowledge among racism problematics, especially, the methods hegemonically accepted by the human sciences. How does the access of the black population to Brazilian universities affect and / or alter the hegemonic ways of producing knowledge? This question reflects the encounter between what was regarded as "object" and science. In order to help me understand this, I have drawn inspiration from Eduardo Coutinho's work, especially The Memory Wire movie, as a counterpoint to the hegemonic sciences production´s mode that, in order to ensure hegemony, condemns other ways by erasing them. Coutinho, not only offers me elements to question the encounter itself, but many other situations that are part of this event: the listening, the conversation, otherness; human sciences elementary factors and educational processes in general. The Wire of Memory presents characters that offer important alternatives for the production of knowledge, among them, the crucial one for this research was Gabriel Joaquim dos Santos. The builder of Casa da Flor, responsible for pulling the thread, in the film, that interweaves other threads forming a network of black experiences in Rio de Janeiro | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, José Valter | |
dc.contributor.advisor1ID | 535.694.907-34 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309500118972901 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, José Valter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309500118972901 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos Junior, Renato Nogueira dos | |
dc.contributor.referee3 | Mello, Marisol Berenco Corrêa de | |
dc.creator.ID | 145.666.677.07 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9588302323961324 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | LEFEBVRE, Henri. Lógica formal lógica dialética. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano, 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. PASSOS, E.; KASTRUP. V.; ESCÓSSIA. L. Apresentação. In: Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da Razão indolente – contra o desperdício da experiência . São Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, Boaventura de Souza (org). Conhecimento prudente para uma vida decente - Um Discurso sobre as Ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004; SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências / Boaventura de Sousa Santos. – 5. ed. – São Paulo : Cortez, 2008. SODRÉ, Muniz. Claros e escuros – identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África / editado por Joseph Ki- Zerbo. – 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010. GRINER, Arbel. A ESTÉTICA DA ÉTICA: Uma análise do cinema documentário de Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel e João Salles. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. 99 RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino. A Primazia da Palavra e o Refúgio da Memória: O Cinema de Eduardo Coutinho. 2012. 331 f. Tese (Doutorado) - Curso de Artes, Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012. FROCHTENGARTEN, Fernando. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho. Psicologia Usp, São Paulo, v. 1, n. 20, p.125-138, 20 dez. 2007. MAGER, Juliana Muylaert. História, memória e testemunho: o método do documentarista Eduardo Coutinho em Jogo de Cena (2007). 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Uff, Niterói, 2014. LINS, C. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro. Galaxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 41-53, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016123816 . MESQUITA, Cláudia; LINS, Consuelo. O fim e o princípio: Entre o mundo e a cena. Novos Estudos - Cebrap, [s.l.], n. 99, p.49-63, jul. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-33002014000200003 . RODRIGUES, Jaime. FIOS DE O FIO DA MEMÓRIA. Revista de História, São Paulo, n. 15, p.179-182, abr. 1997. BALTAR, Mariana. Realidade Lacrimosa: diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. 278 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação, Iacs, Uff, Niterói, 2007. MESQUITA, Claudia Cardoso. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho. Galaxia, São Paulo, p.54-65, out. 2015. LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho: Televisão Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 100 SCHWARCZ, Lilia M.. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1993. 268 p. FANON, Frantz. Pele Negra Máscaras Brancas. Bahia: Edufba, 2008. GOFFMAN, Erving. ESTIGMA: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1963. DURKHEIM, Émile. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974. BACON, Francis. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988. DESCARTES, René. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988. BAKTHIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. FOUCAULT, M. (2003) A vida dos homens infames. In: ______. Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p.203-222. RIBETTO, Anelice; FILÉ, Valter. Boca de lixo: o outro, o nome e o encontro. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 36, n. 73, p.33-49, 2018. RIBETTO, Anelice. Experimentar a pesquisa em educação e ensaiar a sua escrita. 2009. 131 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, UFF, Rio de Janeiro, 2009. RIBEIRO, Claudio de Oliveira. “Fronteiras”, “entrelugares” e lógica plural: a contribuição dos estudos culturais de Homi Bhabha para o método teológico. Estudos de Religião, Eletrônico, v. 26, n. 43, p.12-24, dez. 2012. BHABHA, Homi K.. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 1998. 395 p. SAID, Edward W.. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2011. Referências filmográficas O FIO da memória. Direção de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Rio Filmes, 1988. P&B. EDUARDO Coutinho, 7 de outubro. Direção de Carlos Nader. Rio de Janeiro, 2013. (72 min.), son., P&B. THEODORICO, o imperador do sertão. Direção de Eduardo Coutinho. Rio Grande do Norte: Tv Globo, 1978. (50 min.), P&B. PEÕES. Direção de Eduardo Coutinho. 2004. (85 min.) | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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