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dc.contributor.authorLoureiro, Célia Regina Machado Jannuzzi
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:35Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:35Z-
dc.date.issued2020-04-24
dc.identifier.citationLOUREIRO, Célia Regina Machado Jannuzzi. Políticas públicas de educação inclusiva & gestão democrática: desafios à escolarização do público-alvo da educação especial na Escola Municipal Anton Dworsak/Duue de Caxias - RJ. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) -. Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13092-
dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado elegeu como objeto de estudo as Políticas Públicas de Educação Inclusiva em sua relação com a Gestão Democrática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Caracterizar as Políticas públicas de educação inclusiva, sua concepção, implementação no Município de Duque de Caxias e as experiências do processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial nas turmas regulares da Escola Municipal Anton Dworsak, no Município de Duque de Caxias/RJ, lócus do estudo; assim como caracterizar as experiências no âmbito da gestão democrática da Escola Municipal Anton Dworsak, sua relação com o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial e os impactos da gestão democrática sobre esse inclusão. Esta pesquisa está fundamentada, teórico-metodologicamente na Teoria Crítica, principalmente no pensador Theodor Adorno. Além de Theodor Adorno, destacamos também, os pensadores: Rosana Glat (2007), Maria Tereza Eglér Mantoan (1998, 2003), Allan Rocha Damasceno (2006, 2010), Paulo Freire (1993, 1996, 1997), Vitor Paro (2008, 2012), Valdelúcia Alves da Costa (2005, 2018), Mazzota (2011), Gaudêncio Frigotto (2019), Moacyr Gadotti (2001), Erasto Fortes Mendonça (2000, 2001) e Adilson César de Araújo (2000, 2009, 2011). A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Anton Dworsak - escola da Rede Municipal de Duque de Caxias - tendo como sujeitos de estudo, os membros do Conselho Escolar da escola pesquisada. Nossos resultados de pesquisa revelam que a EMAD tem uma Gestão Democrática, o que nos permite concluir que esse tipo de gestão tem contribuído de forma positiva para a inclusão dos estudantes, não somente os do público-alvo da Educação Especial, mas de todos os que procuram o Ensino Regular da EMAD.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectDemocratic Managementeng
dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva & gestão democrática: desafios à escolarização do público-alvo da educação especial na Escola Municipal Anton Dworsak/Duque de Caxias – RJpor
dc.title.alternativePublic policies for inclusive education & democratic management: challenges to the school of the target audience special education at Municipal School Anton Dworsak/Duque de Caxias - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis master's thesis elected Public Policies for Inclusive Education as its object of study in relation to Democratic Management. The general objective of this research was: To characterize the public policies of inclusive education, their conception, implementation in the Municipality of Duque de Caxias and the experiences of the process of inclusion of students targeting Special Education in the regular classes of the Anton Dworsak Municipal School, in Municipality of Duque de Caxias / RJ, locus of the study; as well as to characterize the experiences in the democratic management of the Anton Dworsak Municipal School, its relationship with the process of inclusion of students targeting Special Education and the impacts of democratic management on this inclusion. This research is based, theoretically and methodologically, on Critical Theory, mainly on the thinker Theodor Adorno. In addition to Theodor Adorno, we also highlight the thinkers: Rosana Glat (2007), Maria Tereza Eglér Mantoan (1998, 2003), Allan Rocha Damasceno (2006, 2010), Paulo Freire (1993, 1996, 1997), Vitor Paro (2008 , 2012), Valdelúcia Alves da Costa (2005, 2018), Mazzota (2011), Gaudêncio Frigotto (2019), Moacyr Gadotti (2001), Erasto Fortes Mendonça (2000, 2001) and Adilson César de Araújo (2000, 2009, 2011 ). The research was carried out at the Municipal School Anton Dworsak - school of the Municipal Network of Duque de Caxias - having as subjects of study, the members of the School Council of the researched school. Our research results reveal that EMAD has a Democratic Management, which allows us to conclude that this type of management has contributed positively to the inclusion of students, not only those of the target audience of Special Education, but of all those seek EMAD Regular Education.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Lima, Miriam Morelli
dc.contributor.referee3Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID018.356.917-22por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2701-0615por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319142296671031por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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