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dc.contributor.authorPereira, Leonardo da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:48Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:48Z-
dc.date.issued2020-10-26
dc.identifier.citationPEREIRA, Leonardo da Silva. Entre esforços e resistências: reflexões sobre gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminense. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13103-
dc.description.abstractO presente estudo tem o propósito de refletir sobre as questões de gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminense/RJ. Os temas propostos para este trabalho têm sido alvo de críticas e posicionamentos severos de grupos fundamentalistas e conservadores, mas é basilar que o espaço escolar desenvolva seu trabalho pautado na diversidade que emerge a vida em sociedade. Neste sentido, falar das diferenças num espaço de formação docente se faz necessário, uma vez que a docência produz vivências, conhecimentos, indagações e enriquece a rotina escolar. Logo, a formação inicial e continuada dos professores precisa dialogar com as questões que cada vez mais efervescem no chão da escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo em educação. Foi realizada numa escola da Baixada Fluminense, região marcada por características socioculturais em comum como a falta de investimentos em serviços públicos na saúde, educação e segurança. Como metodologia de pesquisa, buscou-se ouvir, através de questionário, professores/as do curso normal. Ressalto que no período da pesquisa a escola campo foi visitada, por cerca de quatro meses, para observação, conversas com os diversos segmentos da unidade e participação nos eventos cotidianos realizados na rotina escolar. Nesta pesquisa, os estudos de gênero se estruturaram numa perspectiva pós-estruturalista. Os diálogos tecidos teoricamente seguiram os estudos de Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Michel Foucault e Paulo Freire. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam para uma urgência do debate de gênero e sexualidades no espaço escolar com vistas à valorização das diferenças entre os sujeitos. Assim, percebe-se que falar de gênero e sexualidades no contexto educativo são possibilidades de entendermos as desigualdades estruturadas em âmbitos diversos e que circulam em diferentes esferas sociais.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadespor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualitieseng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleEntre esforços e resistências: reflexões sobre gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminensepor
dc.title.alternativeBetween efforts and resistances: reflections on gener and sexualities in a normal school in Baixada Fluminenseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to reflect on gender and sexuality issues in a Normal Course school in Baixada Fluminense / RJ. The themes proposed for this work have been subject to severe criticism and stances from fundamentalist and conservative groups, but it is essential that the school space develop its work based on the diversity that emerges from life in society. In this sense, talking about the differences in a space for teacher training is necessary, since teaching produces experiences, knowledge, questions and enriches the school routine. Therefore, the initial and continuing training of teachers needs to dialogue with the issues that are increasingly effervescing on the school floor. This is a qualitative research with an exploratory-descriptive approach in education. It was held at a school in the Baixada Fluminense, a region marked by common socio-cultural characteristics. As a research methodology, we sought to hear, through a questionnaire, teachers from the Normal Course. I emphasize that in the period of the research the school was visited several times for observation, conversations with the different segments of the school and participation in the daily events held in the school routine. In this research, gender studies were structured in a post-structuralist perspective. The dialogues theoretically followed the studies of Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Michel Foucault and Paulo Freire. The results obtained by the research point to an urgency in the debate of gender and sexualities in the school space with a view to valuing the differences between the subjects. Thus, it is clear that talking about gender and sexualities in the educational context are possibilities to understand inequalities structured in different areas and circulating in different social spheres.eng
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Jonas Alves da
dc.contributor.advisor1ID273.018.828-23por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8739436055461717por
dc.contributor.referee1Silva Junior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee2Moura, Aline de Carvalho
dc.contributor.referee3Baião, Jonê Carla
dc.creator.ID138.135.127-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3426128668339470por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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