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dc.contributor.authorOliveira, George William Bravo de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:59Z-
dc.date.issued2016-02-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, George William Bravo de. Épura ao vídeo : desenvolvimento e uso de um aplicativo para o trabalho com geometria descritiva. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13115-
dc.description.abstractO processo de aprendizagem dos estudos introdutórios, do sistema projetivo ortogonal e de elementos constituintes (ponto, reta e plano), estudados em Geometria Descritiva por alunos do Ensino Médio de cursos de formação técnica, encontra dificuldade no desenvolvimento da visão espacial e da representação gráfica. Aprender a ver é uma possibilidade que é aberta nessa proposta para entendimento da formação das projeções e retomar a prática de observação. A visualização em três dimensões gera reconhecimento da imagem realizada. O desenvolvimento desse aprendizado não pode ser restrito ao estudo com base em apostilas programadas com formas ou gabarito de soluções. Esta é uma Pesquisa de Desenvolvimento que elaborou e aplicou um sistema de câmeras de segurança como auxílio na visualização. A inovação valorizou a construção de uma experiência de ensino que favoreça o aprendizado de forma colaborativa, e a interação com as possibilidades de montagem dos objetos a serem representados e sua representação gráfica. A proposta de investigar a prática da representação gráfica e as estratégias para desenvolvimento desta linguagem, foi realizada com estudantes de faixa etária entre 14 e 17 anos, do Ensino Médio em uma escola técnica estadual. A coleta de dados foi feita mediante diários do pesquisador, de atividades propostas nas aulas e de gravações provenientes de câmeras de segurança posicionadas para captar a imagem da épura. Resultados sublinham a importância de criação de um processo para a educação do olhar aplicado ao desenho técnico mediante uma prática que desenvolva o ato de observar. A integração com objetos e a geração de imagens com os aspectos principais do desenho projetivo. Favorecer o aprendizado dos conceitos de Geometria Descritiva e facilitar a visualização do sistema triédrico e o desenho das vistas ortográficas principais (vista frontal, superior e lateral) com o uso de estratégias didáticas variadaspor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/OBEDUCpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjective systemeng
dc.subjectOrthographic viewseng
dc.subjectSpace Visioneng
dc.subjectSistema Projetivopor
dc.subjectVistas ortográficaspor
dc.subjectVisão Espacialpor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectTechnical Educationpor
dc.titleÉpura ao vídeo: desenvolvimento e uso de um aplicativo para o trabalho com geometria descritivapor
dc.title.alternativeÉpura video: development and use of an application to work with descriptive geometryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe learning process of introductory studies, the orthogonal projective system and constituent elements (point, line and plane), used in Geometry for high school students in technical training courses makes it difficult to develop spatial vision and graphic representation. Learning to see allows the student to understand the formation of projections and return to the practice of observation. Three-dimensional visualization produces recognition of the projected image. The development of this learning cannot be restricted to study based only on programmed handouts with forms or feedback solutions.This Design-Based Research developed and implemented a system of security cameras to aid in visualization. This innovation provided for the construction of an educational experience that fosters collaborative learning through interaction with three-dimensional models of the objects to be represented in graphic drawings. The proposal to investigate the practice of graphic representation and strategies for development of this graphic language was carried out with students, aged between 14 and 17 years, in high school at a state technical school. Data collection was done by the researcher in research logs, activities proposed in class and recordings from security cameras positioned to capture the image Épura. Results underline the importance of creating an educational process applied to technical drawing that develops the act of the careful observation and integration of objects and images with the main aspects of projective drawing. This enables the learning of the concepts of descriptive geometry and facilitates the visualization of the trihedral system and the design of the principal orthographic views (front, top and side) utilizing varied teaching strategieseng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID166198706por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.referee2Kopke, Regina
dc.creator.ID783.724.537-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2725296352929618por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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