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dc.contributor.authorSantos, Vivian Souza dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:08Z-
dc.date.issued2014-01-08
dc.identifier.citationSANTOS, Vivian Souza dos. Concepções e práticas de estágio curricular na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek: ato educativo ou trabalho precário? 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13128-
dc.description.abstractDiante da crise do capital que se abateu sobre as economias mundiais, a população jovem foi a mais atingida e isto deflagra significativa ampliação das políticas públicas de inclusão de jovens de baixa renda no Brasil, tanto para conformar um grande contingente de jovens excluídos como para formar um exército de reserva de trabalhadores de novo tipo, mais adaptados à polivalência e à flexibilidade do trabalho e da produção exigidas pelo atual regime de acumulação capitalista. Em busca de ampliar suas condições de inserção no mercado de trabalho, uma opção frequentemente usada pelos jovens são as escolas técnicas federais e estaduais, como por exemplo, as escolas técnicas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Na maioria dos cursos técnicos de nível médio oferecidos por essas instituições de ensino, o estágio supervisionado constitui-se como componente curricular obrigatório e, como tal, sua conclusão é condição indispensável à certificação dos estudantes. A legislação aponta que o estágio curricular é um ato educativo, uma complementação do ensino e da aprendizagem, onde o estagiário pode relacionar teoria e prática, cabendo à escola garantir que ele seja de fato instrumento de aperfeiçoamento técnico-cultural e científico. Entretanto, a escola não tem garantido condições objetivas para que o estágio cumpra esse papel, pois nem sempre oferece ao estudante oportunidade de vivenciar a síntese entre teoria e prática, tampouco tem contribuído para o aperfeiçoamento e/ou complementação de sua formação profissional. Neste caso, o estágio perde sua função formativa e possibilita que as empresas burlem o contrato de trabalho, disfarçando contratação de força de trabalho jovem, minimamente qualificada, em caráter temporário, na forma estágio supervisionado. Em lugar de estágio, esta condição materializa uma das formas mais perversas de precarização do trabalho. A partir desse pressuposto, esta dissertação analisa a experiência de gestão da atividade de estágio supervisionado da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, da Rede de Estadual de Ensino Técnico e Tecnológico do Rio de Janeiro, geridas pela FAETEC. O objetivo da investigação é verificar se a organização do trabalho pedagógico dessa instituição de ensino propicia que o estágio curricular cumpra seu papel como ato educativo e instrumento de aperfeiçoamento técnico-cultural e científico, constituindo-se como complementação do ensino e da aprendizagem do estudante em sua formação profissional. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que combina técnicas de um levantamento e de análise documental. Para coleta de dados, utilizamo-nos de entrevistas, questionários, observação e análise de fontes primárias. Ao desenvolver este projeto de pesquisa, verificamos que o estágio curricular na unidade escolar investigada nem sempre tem cumprido seu papel como ato educativo, se tornando um mecanismo de precarização do trabalho. Percebe-se que, no lugar da complementação da formação profissional do estudante, as empresas estão mais preocupadas em adquirir mão de obra barata, minimamente qualificada, em caráter temporário e sem custos trabalhistas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectCurriculum traineeshipeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectTechnical educationeng
dc.subjectSecondary educationeng
dc.subjectEducational policyeng
dc.titleConcepções e práticas de estágio curricular na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek: ato educativo ou trabalho precário?por
dc.title.alternativeConceptions and practices of curriculum traineeship in the Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek: educational act or precarious work?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFaced with the crisis of capital that has befallen the world's economies, young people were the most affected and this triggers significant expansion of public policies to include low-income youth in Brazil, both for forming a large contingent of young people excluded as to form an army of reserve workers a newer type, more adapted to the versatility and flexibility of labor and production required by the current regime of capitalist accumulation. Seeking to expand its conditions of participation in the labor market, an option often used by young people are the federal and state technical schools, such as technical schools of Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). In most midlevel technical courses offered by these institutions of education, supervised traineeship constitutes a mandatory curriculum component and as such, their completion is essential to the certification of student status. The legislation indicate the traineeship is an educational act, a supplementary teaching and learning, where the traineeship can relate theory and practice, while the school ensure that it is in fact an instrument of cultural and scientific-technical improvement. However, the school does not guarantee that the objective conditions for traineeship fulfill this role, it is not always offers the student the opportunity to experience the synthesis of theory and practice, neither has contributed to the improvement and / or completion of their training. In this case, the traineeship loses its formative function and allows companies can circumvent the employment contract, disguising hiring young labor force, minimally qualified, temporarily, in form supervised traineeship. Instead of traineeship, this condition embodies one of the most perverse forms of precarious work. From this assumption, this dissertation analyzes the experience of managing its supervised traineeship of the State Technical School Juscelino Kubitschek, Network State Technical and Technological Education of Rio de Janeiro, managed by FAETEC. The goal of the investigation is to verify that the organization of the pedagogical work of this educational institution provides the curricular traineeship to fulfill its role as an educational act and instrument technic-cultural and scientific improvement, establishing itself as complementation of teaching and student learning in their professional training. This is a basic research, qualitative analysis, descriptive, combining techniques from a survey and document analysis. For data collection, we use them for interviews, questionnaires, observation and analysis of primary sources. In developing this research project, we found that the traineeship in school unit investigated has not always fulfilled its role as an educational act, becoming a mechanism of precarious work. It is noticed that, instead of complementing the professional training of students, companies are more concerned with acquiring cheap labor, minimally qualified, temporarily and without labor costs.eng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5433-0812por
dc.contributor.advisor1ID886.568.297-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee1Souza, José dos Santos
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5433-0812por
dc.contributor.referee1ID886.568.297-34por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee2Otranto, Célia Regina
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-5705por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee3Macedo, Jussara Marques de
dc.creator.ID11.499.581-4por
dc.creator.ID084.551.387-77por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266561215063082por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
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