Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13130
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Perim, Érica Rodrigues Marins | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:41:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-16 | |
dc.identifier.citation | PERIM, Érica Rodrigues Marins. As influências da tradição agrária na oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2022. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13130 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa de Mestrado teve por objetivo investigar como está ocorrendo a formação do profissional de educação agrícola no Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e se a tradição agrária da Instituição vem influenciando o cotidiano desse curso. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva, que se utiliza de informações extraídas de pesquisa bibliográfica, desenvolvida em material já publicado, como livros, artigos, periódicos, teses, dissertações, internet, dentre outros; e de pesquisa documental, desenvolvida em material que não recebeu tratamento analítico. A investigação está caracterizada como um estudo de caso que aprofundou o levantamento de dados com a aplicação de questionários aos docentes e antigos coordenadores de curso da LICA, e com informações extraídas de eventos ocorridos on-line, dos quais tivemos a oportunidade de participar. As reflexões e análises foram desenvolvidas a partir de uma visão histórico-analítica do problema da pesquisa, que norteou todo o percurso metodológico. O estudo se desenvolveu tomando por base a história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No primeiro capítulo, o foco da análise abrange o período de 1910 a 1970, apresentando o percurso histórico que engloba, desde a criação da Instituição em 1910, até o momento em que foi transferida do Ministério da Agricultura para o Ministério da Educação. Este foi o espaço temporal no qual a tradição agrária foi construída e consolidada. O segundo capítulo discorre a respeito do afastamento da Instituição de sua tradição agrária, abrangendo o período de 1970 até a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2007, marco da abertura de cursos fora da área agrária na UFRRJ. O terceiro capítulo traz o percurso histórico da educação agrícola no Brasil e as políticas públicas adotadas para a educação profissional no país, acompanhadas dos principais instrumentos legais que as ampararam, com abrangência temporal do período colonial até o ano de 2017. O Capítulo IV apresenta o Curso da LICA, englobando sua criação, trajetória, as principais transformações e perspectivas de futuro. Concluímos reafirmando a importância histórica do curso para a UFRRJ, em especial para os cursos de licenciatura, desenvolvendo algumas reflexões decorrentes da análise da proposta aprovada para sua última reforma curricular, atualmente em vigor. Na sequência, seguem as Conclusões do Estudo, as Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | agrarian tradition | eng |
dc.subject | agricultural education | eng |
dc.subject | UFRRJ | por |
dc.subject | Tradição agrária | por |
dc.subject | Educação agrícola | por |
dc.subject | LICA | por |
dc.title | As influências da tradição agrária na oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.title.alternative | The Influences of agrarian tradition in the offer of Agricultural Education Courses at the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The Master’s research aims to investigate how the training of agricultural education professionals in the Licentiate in Agricultural Sciences (LICA) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro is taking place and if the Institution's agrarian tradition has influenced the daily life of this course. It´s a basic, qualitative, descriptive research, which uses information extracted from bibliographic research, elaborated from material already published, such books, articles, periodicals, internet, among others, and documental research, elaborated from material that received no analytical treatment. The investigation is characterized as a case study that deepened the data collection with the application of questionnaires to professors and former course coordinators at LICA, and with information extracted from online events, which we had the opportunity to participate. The reflections and analyzes will be developed from a historical-analytical view of the research problem, which will guide the entire methodological path. The study was developed based on the history of the Institution. In the first chapter, it covers the period from 1910 to 1970, presenting the historical path in which the agrarian tradition was built and consolidated. In the second chapter, it discusses the institution's removal from its agrarian tradition, covering the period from 1970 until the implementation of the Support Program for Federal University Restructuring and Expansion Plans (REUNI), in 2007, a milestone in the opening of courses abroad of the agrarian area at UFRRJ. The third chapter brings the historical path of agricultural education in Brazil and the public policies adopted for professional education in the country, accompanied by the main legal instruments that supported them, with a temporal scope from the colonial period until the year 2017. Chapter IV presents the LICA Course, encompassing its creation, trajectory, the main transformations and perspectives for the future. We conclude by reaffirming the historical importance of the course for UFRRJ, especially for undergraduate courses, developing some reflections resulting from the analysis of the proposal approved for its last curricular reform, currently in force. Following are the Study Conclusions, Bibliographic References, Appendices and Annexes. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Otranto, Celia Regina | |
dc.contributor.advisor1ID | 443.476.507-87 | por |
dc.contributor.referee1 | Otranto, Celia Regina | |
dc.contributor.referee2 | Martins, Angela Maria Souza | |
dc.contributor.referee3 | Souza, Nadia Maria Pereira de | |
dc.creator.ID | 114.966.107-09 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1770288958393606 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ADUR INFORMA. Informativo da Associação dos docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, nº180, Jun. 2019. Acesso disponível em: http://www.adur-rj.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/06/ADUR-Informa-180.pdf. Visto em outubro de 2020. ALGEBAILE, Eveline Bertino. Ciência e poesia na construção da narrativa. In: LINHARES, Célia & NUNES, Clarice. Trajetórias de magistério: memórias e lutas pela reinvenção da escola pública. Rio de Janeiro, Quartet, 2000. BRASIL. Decreto-Lei nº 1.606, de 29 de dezembro de 1906. Crea uma Secretaria de Estado com a denominação de Ministério dos Negócios da Agricultura, Industria e Commercio. Diário Oficial da União, p. 65, 3 jan. 1907. ______. Decreto-Lei nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Diário Oficial da União, p. 6975, 26 set. 1909. ______. Decreto-Lei nº 8.319, de 20 de outubro de 1910. Crêa o Ensino Agronomico e aprova o respectivo regulamento. Diário Oficial da União, p. 9139, 2 nov. 1910. ______. Decreto-Lei nº 12.012, de 29 de Março de 1916. Transfere as sédes da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinaria Escola Média ou Theorico-Pratica da Bahia e reune em um só os dous mencionados estabelecimentos de ensino e a Escola de Agricultura annexa ao Posto Zootechnico Federal de Pinheiro, com a denominação de Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinaria. Diário Oficial da União, Seção 1, 1916. ______. Decreto nº 12.893, de 28 de Fevereiro de 1918. Autoriza o Ministro da Agricultura a crear patronatos agricolas, para educação de menores desvalidos, nos postos zootechnicos, fazendas-modelo de criação, nucleos coloniaes e outros estabelecimentos do Ministerio. Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/3/1918, Página 2963 (Publicação Original). ______. Decreto-Lei nº 14.120, de 29 de Março de 1920. Dá novo regulamento á Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinaria. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 6394, 8 abr. 1920. ______. Decreto-Lei nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferência, ao systema universitario, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização technica e administrativa das universidades é instituída no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 5800, 15 abr. 1931. ______. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931a. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Diário Oficial- 1/5/1931, Página 6945 (Publicação Original). ______. Decreto nº 21.241, de 4 de abril de 1932. Lei Francisco Campos. Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências. Diário Oficial - 9/4/1932, Página 6666 (Publicação Original). ______. Decreto-Lei nº 23.196, de 12 de outubro de 1933. Regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 19862, 16 out. 1933. ______. Decreto-Lei nº 23.858, de 8 de Fevereiro de 1934. Cria a Escola Nacional de Veterinária, aprova o Respectivo Regulamento e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 3132, 15 fev. 1934. ______. Decreto nº 24.115, de 12 de Abril de 1934a. Dispõe sobre a organização definitiva dos estabelecimentos de ensino elementar de agricultura, subordinados à Diretoria do Ensino Agrícola, do Departamento Nacional, da Produção Vegetal, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 19/4/1934, Página 7583 (Publicação Original). ______. Lei nº 452, de 5 de julho de 1937. Organiza a Universidade do Brasil. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 14830, 10 jul. 1937. ______. Decreto-Lei nº 6.155, de 30 de dezembro de 1943. Reorganiza o Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas, do Ministério da Agricultura, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p.3, 3 jan. 1944. ______. Decreto-Lei nº 16.787, de 11 de Outubro de 1944. Aprova o Regimento do Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas, do Ministério da Agricultura. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 17692, 13 out. 1944a. ______.Decreto nº 9.613, de 20 de Agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/8/1946, Página 12019 (Publicação Original). ______.Lei nº 1.076, de 31 de Março de 1950. Assegura aos estudantes que concluírem curso de primeiro ciclo do ensino comercial, industrial ou agrícola, o direito à matrícula nos cursos clássico e científico e dá outras providências. Diário Oficial da União- Seção 1 - 12/4/1950, Página 5425 (Publicação Original). ______. Lei nº1.821, de 12 de Março de 1953. Dispõe sobre o regime de equivalência entre diversos cursos de graus médio para efeito de matrícula no ciclo colegial e nos cursos superiores. Diário Oficial da União - Seção 1 - 16/3/1953, Página 4505 (Publicação Original). ______. Decreto nº 34.330, de 21 de Outubro de 1953. Regulamenta a Lei n° 1.821, de 12 de março de 1953a. Diário Oficial da União - Seção 1 - 29/10/1953, Página 18360 (Publicação Original). ______. Decreto-Lei nº 48.644, de 1º de Agosto de 1960. Altera os regimentos do C.N.E.P.A., do D.N.P.A. e do S.F. do Ministério da Agricultura, dando nova denominação e organização à Universidade Rural do C.N.E.PA. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 10984, 3 Ago. 1960. ______. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 11429, 27 dez. 1961. ______. Lei nº 9, de 11 de outubro de 1962. Reorganiza o Ministério da Agricultura e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 10686, 12 out. 1962. ______. Lei nº 4.464, de 9 de novembro de 1964. Dispõe sobre os Órgãos de Representação dos estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 10169, 11 nov. 1964. ______. Decreto-Lei nº 53, de 18 de novembro de 1966. Fixa princípios e normas de organização para as universidades federais e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 13416, 21 nov. 1966. ______. Decreto-Lei nº 228, de 28 de fevereiro de 1967. Reformula a organização da representação estudantil e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 2422, 28 fev. 1967. ______. Decreto-Lei nº 252, de 28 de fevereiro de 1967. Estabelece normas complementares ao Decreto-Lei nº 53, de 18 de novembro de 1966, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 2443, 28 fev. 1967a. ______. Decreto nº 60731, de 19 de maio de 1967b. Transfere para o Ministério da Educação e Cultura os órgãos de ensino do Ministério da Agricultura e dá outras providências. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/116000/decreto-60731-67. Visto em 12 de nov.2021 ______. Decreto-Lei nº 63.492, de 29 de outubro de 1968. Aprova o Plano de Reestruturação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 9513, 31 out. 1968. ______. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 10369,29 out. 1968a. ______. Lei nº 5465, de 3 de julho de 1968. “Lei do Boi”. Dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 5537, 4 jul. 1968b. ______. Decreto-Lei nº 477, de 26 de Fevereiro de 1969. Define infrações disciplinares praticadas por professores, alunos, funcionários ou empregados de estabelecimentos de ensino público ou particulares, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1706, 26 fev. 1969. ______. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 6377, 12 ago. 1971. ______. Decreto nº 72.434, de 9 de Julho de 1973. Cria a Coordenação Nacional do Ensino Agrícola - COAGRI - no Ministério da Educação e Cultura, atribuindo-lhe autonomia administrativa e financeira e dá outras providências. Diário Oficial da União- Seção 1 - 10/7/1973, Página 6652 (Publicação Original). ______. Decreto nº 83.935, em 4 de setembro de 1979.Altera a denominação dos estabelecimentos de ensino que indica. Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/9/1979, Página 12890 (Publicação Original). ______. Lei nº 7.423, de 17 de dezembro de 1985. Revoga a Lei nº 5.465, de 3 de julho de 1968, que "dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola", bem como sua legislação complementar. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 18540, 18 dez. 1985. ______. Decreto nº 93.613, de 21 de Novembro de 1986.Extingue órgãos do Ministério da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 24/11/1986, Página 17574 (Publicação Original). ______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: seção1, Brasília, DF, 23 dez.1996. ______. Decreto nº 2.208, de 17 de Abril de 1997.Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União- Seção 1 - 18/4/1997, Página 7760 (Publicação Original). ______. Decreto nº 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p.4, 7 dez. 1999. ______. Decreto-Lei nº 3.860, de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 2, 10 jul. 2001. ______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 26/7/2004, Página 18 (Publicação Original). ______. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 3, 15 abr. 2004a. ______. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 2, 3 dez. 2004b. ______. Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Diário Oficial da União, Seção, 1 p.6, 31 dez. 2004c. ______. Decreto-Lei nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 20 dez. 2005. ______. Decreto nº 6.069, de 27 de março de 2007. Regulamenta a Gratificação de Desempenho de Atividades Especializadas e Técnicas de Informações e Avaliações Educacionais - GDIAE e a Gratificação de Desempenho de Atividades de Estudos, Pesquisas e Avaliações Educacionais - GDINEP de que trata o art. 62 da Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006. Diário Oficial da União, Seção 1, p.3, 28 mar. 2007. ______. Decreto-Lei 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Diário Oficial da União, Seção 1, p.6, 25 abr. 2007a. ______. Lei nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Seção, 1 p. 7, 25 abr. 2007b. ______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008. ______. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União- Seção 1 - 17/2/2017, Página 1 (Publicação Original). FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder Institucional. 11. ed. São Paulo:Cortez, 2015. FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora, 1966. FRIGOTO, Gaudêncio; CIAVATA, Maria; RAMOS, Marize. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, Gaudêncio. Novos fetiches mercantis da pseudo-teoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: Andrade, Juarez de, Paiva, Lauriana G. de (orgs). As políticas públicas para a educação no Brasil Contemporâneo. Limites e contradições. Juiz de Fora. Ed. UFJF, 2011. GARCIA, Maria M. A; HYPOLITO, Álvaro M; VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, v. 31, n.1, p. 45-56. São Paulo, 2005. GERMANO, José Willington. Estado Militar e Educação no Brasil: 1964/1985. Um estudo sobre a política educacional. Tese (Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas- Faculdade de Educação) UNICAMP, SP, 1990. Publicação Original-Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251894. Visto em junho de 2020. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012. KLUGE, Luís Fernando. Formação de profissionais para o mercado de trabalho: uma análise crítica da formação dos alunos do curso técnico em agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú. Seropédica, Rio de Janeiro, 2008. Dissertação de mestrado. Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola. UFRRJ. BOANAFINA, A.; OTRANTO, C. Licenciatura para a educação profissional nos IFS - Perfil e contexto. Anais no XXV Seminário Nacional da Rede Universitas-Br. Brasília/DF: Editora Universidade de Brasília, p.231-250, maio de 2017. LINHARES. Célia. De uma cultura de guerra para uma de paz e justiça social: movimentos instituintes em escolas públicas como processos de formação docente. in: Formação de professores: uma crítica à razão e à política hegemônicas. Rio de Janeiro, 2002. LINHARES, C.; NUNES, C. Trajetórias de Magistério: Memórias e Lutas pela Reinvenção da Escola Pública. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. MAGALHÃES, Wallace Lucas. A “lei do boi” como estratégia da burguesia rural: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1968 - 1985). Dissertação (Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História), UFRRJ, Seropédica, RJ, 2015. MANCEBO, D.; LÉDA, D. REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. Revista Educação e Realidade, p.49-64, 2009. MONTEIRO, Jorge de Jesus. Caminhos da liberdade: uma perspectiva educacional do oriente - ocidente in: Formação de professores uma crítica à razão e à política hegemônicas. p.161-181, 2002. MORAES, Marco, Antônio. A formação de licenciados em Ciências Agrícolas/agrárias: o conhecimento e suas conexões. Santa Maria | v. 39 | n. 3 | p. 641-652 | set./dez. 2014 | educação ISSN: 0101-9031 http://dx.doi.org/10.5902/1984644413683 MORENZ, Rosemary F. A trajetória dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRRJ no período de 1997 a 2006. Seropédica, Rio de Janeiro, 2014. Dissertação de mestrado. Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola. UFRRJ. NERY, Marco Arlindo Amorim de Melo. Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XX. Rev.bras.hist.educ., Maringá-PR, v. 17, n. 1(44). P.167-199, Janeiro/Março 2017. OLIVEIRA, Ana Lúcia V. E nasce a ADUR: um caso de luta. In: Revista Universidade Rural, Série Ciências Humanas, volume 22, n.02, jul/dez., p. 157-175, 2000. OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira. A Licenciatura em Ciências Agrícolas: perfil e contextualização. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade), UFRRJ/CPDA, Seropédica, RJ, 1998. OTRANTO, Celia Regina. Educação Profissional Agrícola no Brasil: história e política. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Paraíba, João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, agosto de 2017. Disponível em: https://celiaotranto.wixsite.com/ufrrj. ______. Uma Viagem no Túnel do Tempo: a ditadura militar vista de dentro da universidade. Rio de Janeiro, Seropédica: Edur, 2010. ______. A Autonomia Universitária no Brasil: dádiva legal ou construção coletiva? Seropédica: Editora da UFRRJ, 2009. ______. Criação do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Niterói. I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro: HP Comunicação Associados, 2007. ______. Os Cursos de Licenciatura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: a busca de novos caminhos. In: Souza, Donaldo B. e Ferreira, Rodolfo (orgs.). Bacharel ou Professor? O Processo de Reestruturação dos Cursos de Formação de Professores no Rio de Janeiro. RJ: Quartet, 2000, p. 145-156. ______. Desvendando a política de educação superior do governo Lula. In: Universidade e Sociedade. Brasília, DF, Ano XVI, n. 38, jun.2006, p. 18-29 ______. Do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio ao Ministério da Educação e Cultura: a trajetória histórica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Revista Educação. Centro de Educação da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, Vol 7, N. 2, p. 71- 86, 2005. ______. O ensino superior agronômico brasileiro no início do século XX e a importância da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária. Revista Agronomia. Seropédica (RJ), n. 1, v. 38, 2004. ______. A política de educação superior agronômica no início do Século XX: a criação da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária. Trabalho apresentado na 26ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2003. Disponível em: https://8f7f8908-0df0-4db1-8c34-1334e50f3fcf.filesusr.com/ugd/e8fd16_073 f5e9ec5b24c6696a86dc89f4f66a9.pdf. Visto em maio de 2020. PAMPLONA, Ronaldo M. As relações entre o Estado e a Escola: Um estudo sobre o desenvolvimento da Educação Profissional de nível médio no Brasil, Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2008. PAULA, Lucília Augusto Lino de. O movimento estudantil na UFRuralRJ: memórias e exemplaridade. Tese (Doutorado PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. RJ, 2004. PINTO, Diogo de Souza.Formação e Autobiografia nas Ciências Agrícolas: problematizando o conceito de identidades e profissionalização docente. Monografia. Coordenação de Licenciatura em Ciências Agrícolas. UFRRJ, Seropédica, RJ, 2011. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: A organização escolar. 18 ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2009. Resolução CNE de 2 de Julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p.8-12. SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI.Rio de Janeiro: Ed. IbisLibris, 2012. SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) UFRRJ/CPDA, Seropédica, RJ, 2011. SOARES, Ana Maria Dantas. Política educacional e configurações dos currículos formadores de técnicos em agropecuária, anos 90: regulação ou emancipação. Tese. (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, Seropédica/RJ, 2003. SOBRAL, Francisco José Montório. Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, nº 2, p. 78-95, ano 2009. SOUZA, Aline Nunes Ferreirinha. Reformulação dos Estatutos e Regimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no período de 1970-2011: o desafio de incorporar novas políticas educacionais. Dissertação de Mestrado, UFRRJ/PPGEDUC, Seropédica, RJ, 2012. SOUZA, José Carlos Moreira de. A educação profissional agrícola na constituição do Instituto Federal Goiano. Goiânia, UFG, 2014. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação. TORRES, Rosa Maria. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: Tommmasi, Lívia de, Warde, Mirian Jorge, Haddad, Sérgio (orgs). O banco mundial e as políticas educacionais. 2ª Ed. Puc-SP: Editora Cortez, 1996. UFRRJ. Estatuto e Regimento Geral da UFRRJ, 1975. Disponível em: http://www.ufrrj.br/soc/Dados/Regimento%20Geral%20UFRRJ%20Home%20Page.pdf. Acesso em novembro de 2020. UFRRJ. Conselho Universitário (CONSU). Ata da reunião 8 de Junho. Seropédica, 1962. UFRRJ. Conselho Universitário (CONSU). Ata da reunião 30 de Abril. Seropédica,1995. UFRRJ. Conselho Universitário (CONSU). Ata da reunião 30 de Abril. Seropédica,1998. UFRRJ. Deliberação nº 138, de 11 de dezembro de 2008. UFRRJ. 2008. Seropédica, RJ. UFRRJ. Deliberação nº 140, de 12 de novembro de 2019. UFRRJ. 2019. Seropédica, RJ. UFRRJ. Estatuto e Regimento Geral da UFRRJ, 2012. Disponível em: http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto/docs/ESTATUTO_e_REGIMENTO.Pdf. Acesso em novembro de 2020. UFRRJ. https://portal.ufrrj.br/ufrrj-onze-decadas-de-transformacoes/ UFRRJ. https://institucional.ufrrj.br/ccs/files/2021/04/catalogo_2021_v2.2021.pdf VERÍSSIMO, Maria Luiza Sussekind. A construção da carreira acadêmica e das perspectivas profissionais no contexto do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRRJ: um estudo etnográfico sobre as estratégias metacognitivas. Dissertação. (Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, Seropédica/RJ, 2002. VILLELA, Heloísa. Memorial, memória e educação. In: LINHARES, Célia & NUNES, Clarice. Trajetórias de magistério: memórias e lutas pela reinvenção da escola pública. Rio de Janeiro, Quartet, 2000. XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. Capitalismo e escola no Brasil: a constituição do liberalismo em ideologia educacional e a reformas do ensino (1931-1961). Campinas, SP: Papirus, 1990. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/69923/2022%20-%20%c3%89rica%20Rodrigues%20Marins%20Perim.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1528 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-07-14T18:46:19Z No. of bitstreams: 1 2022 - Érica Rodrigues Marins Perim.pdf | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-14T18:46:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Érica Rodrigues Marins Perim.pdf | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Érica Rodrigues Marins Perim.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.