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dc.contributor.authorFonseca, Julinete Vieira da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:11Z-
dc.date.issued2021-08-30
dc.identifier.citationFONSECA, Julinete Vieira da. Diálogos intersetoriais para a promoção da inclusão educacional e o desenvolvimento das crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. 2021. 135 F. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13132-
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo analisar as concepções acerca da intersetorialidade a partir dos discursos dos profissionais que atuam no campo da Educação, da Saúde e da Assistência Social no que se refere ao atendimento e inclusão de crianças com SCZV no munícipio de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como procedimentos de coleta de dados, optamos pela entrevista individual semiestruturada com profissionais que atuam na rede pública municipal de Educação, da Saúde e da Assistência Social. Realizamos o estudo tomando como referencial teórico a análise do discurso ancorada na perspectiva de Dominique Maingueneau. Dessa vertente, elencamos alguns conceitos que nortearam as reflexões acerca do corpus da pesquisa. Os dados da investigação apontam que a intersetorialidade tem se fortalecido nos documentos oficiais que norteiam as políticas de educação inclusiva. Além disso, existe uma preocupação real das profissionais entrevistadas em promover a intersetorialidade ainda que se apresente frágil em termos práticos na vida das crianças com a SCZV e suas famílias. A partir dos dados construídos, reconhecemos que a intersetorialidade se mostra como um importante mecanismo de articulação, potencializando as ações entre os setores para efetivar a inclusão educacional, social e melhora nas condições de vida das crianças com a SCZV e suas famílias, de modo a garantir os princípios dos direitos humanos proposto na Constituição de 1988. Visto que a iniciativa em propor a intersetorialidade partiu do campo educacional, desse modo, consideramos que a escola se torna protagonista na articulação do diálogo intersetorial direcionado para a garantia do atendimento integral dessas crianças, considerando o contexto e as particularidades dessa população. Esperamos contribuir para a ampliação de pesquisas sobre a intersetorialidade com propostas que viabilizam a perspectiva inclusiva no processo de aprendizagem e desenvolvimento pleno das crianças com a SCZV.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSíndrome Congênita do Zika Víruspor
dc.subjectDeficiência Múltiplapor
dc.subjectIntersetorialidadepor
dc.subjectAnálise do Discursopor
dc.subjectPolíticas de Educação Inclusivapor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectZika Virus Congenital Syndromeeng
dc.subjectMultiple Deficiencyeng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subjectInclusive Education Policyeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.titleDiálogos intersetoriais para a promoção da inclusão educacional e o desenvolvimento das crianças com a Síndrome Congênita do Zika Víruspor
dc.title.alternativeIntersectional dialogues for promoting the educational inclusion and development of children with Zika Virus Congenital Syndromeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation has the purpose of analyzing the conceptions about intersectionality from the discourses of the professionals who work in the fields of education, health care and social work, regarding the attendance and inclusion of children with ZVCS in the municipality of Duque de Caxias in the State of Rio de Janeiro. Methodologically, it consists of a qualitative approach of the Case Study kind. For data collection procedure we opted for individual interviews partially structured along with professionals who work in the municipal public system of education, health care and social work. The study was done taking the analysis of the discourse anchored on the perspective of Dominique Maingueneau as a theoretical reference. From this strand we catalogued some concepts that will guide the reflections upon the body of research. The data from this investigation demonstrate that intersectionality has been strengthened via the official documents that guide inclusive education policies. Besides that there is a true concern, on the part of the professionals that got interviewed, to promote intersectionality even if it still frailly presents itself in practical terms in the lives of children with ZVCS and their families. From the data built upon we recognize that intersectionality reveals itself as an important articulation mechanism, potentializing the actions between sectors in order to put into effect educational and social inclusion and improvement in the life conditions of children with ZVCS and their families, in order to guarantee the principles of human rights as proposed in the Constitution of 1988. In view that the initiative of proposing the intersectionality came from the educational field, in this way we consider that school becomes the protagonist in the articulation of the intersectional dialogue directed towards the integral attendance of these children, considering the context and particulars of this population. We hope to contribute to the expansion of researches on intersectionality with proposals that enable the inclusive perspective in the learning process and full development of children with ZVCS.eng
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor1ID891.622.770-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2Souza, Flavia Faissal de
dc.contributor.referee3Sá, Miriam Ribeiro Calheiros de
dc.creator.ID122.489.427-88por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9716236642803892por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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