Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVelasco, Luiz Antonio Nolasco
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:22Z-
dc.date.issued2016-02-23
dc.identifier.citationVelasco, Luiz Antonio Nolasco. Histórias de cuspe e giz. 2016. [116 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13146-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida durante 2014 e 2015 no espaço escolar de uma unidade da Rede Pública de Educação do Estado do Rio de Janeiro no qual o autor leciona há mais de duas décadas. Pesquisa que nasce do desejo de produzir possibilidades de diálogos com alunos e comunidade e, assim, perceber como se dão as relações entre os diversos sujeitos que compõem o universo dessa unidade. Para atingir tal objetivo, esta pesquisa coleta histórias que dão conta de como surgiu a tal unidade. Nessas histórias pode-se observar o grau de participação da comunidade na idealização, construção e manutenção da mesma. Além das histórias da formação da escola, outras histórias de alunos e de alguns fenômenos invisíveis, ao menos para alguns grupos desse espaço, são contados levando a reflexão sobre as relações que se dão nesses espaços. A pesquisa também apresenta elementos gráficos produzidos pelos educandos durante o desenvolvimento do trabalho e que, mais uma vez, esses elementos gráficos (desenhos) nos servem de balizamentos para refletir as relações no espaço escolarpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjectteachers and studentseng
dc.subjectcommunity and schooleng
dc.subjectclassroom environmenteng
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectProfessores e alunopor
dc.subjectComunidade e escolapor
dc.subjectAmbiente de sala de aulapor
dc.titleHistórias de cuspe e gizpor
dc.title.alternativeStories of spit and chalkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out during 2014 and 2015 at school of a unit of the Public Network State Education of Rio de Janeiro where the author teaches more than two decades. Research that is born from the desire to produce dialogues possibilities with students and community and so understand how to give the relationship between the various subjects that make up the universe of this unit. For this research achieve this goal collecting stories that tell of how such unity came. These history can observe the level of community participation in the idealization, construction and maintenance of this. In addition to the history of the school of education, students and stories of some invisible phenomena, at least for some groups of this space are counted leading to reflection on the relationships that occur in such space. The survey also shows graphics produced by students during the development of the work and once again these graphics (drawings) serve in the guideposts to reflect the relationships within the schooleng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Teixeira Júnior, José Carlos
dc.creator.ID447.135.927-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2884219456258158por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do Povo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1945. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ______. Para uma filosofia do ato. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. ______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009. BENJAMIN, Walter. “Rua de mão única”. In: Obras Escolhidas Vol. II. São Paulo: Brasiliense, 2003. Disponível em: http://monoskop.org/images/2/22/Benjamin_Walter_Obras_escolhidas_2.pdf. Acessado em: 18 out. 2015. ______. “Infância em Berlim por volta de 1900”. In: Obras Escolhidas Vol. II. São Paulo: Brasiliense, 2003. Disponível em: http://monoskop.org/images/2/22/Benjamin_Walter_Obras_escolhidas_2.pdf. Acessado em: 18 out. 2015. ______. “Notas e materiais. Letra N. Teoria do Conhecimento”. In: As Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG; São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. ______. “A doutrina das semelhanças”. In: Obras Escolhidas Vol. I. – Magia e Técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. Disponível em: http://monoskop.org/images/3/32/Benjamin_Walter_Obras_escolhidas_1.pdf. Acessado em: 22 out. 2015. ______. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221. 89 BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998. CARVALHO, Carlos Roberto de. “O cotidiano é um aí”. In: Leila Dupret. (Org.). Transdiciplinaridade e Afrobrasilidade. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2012, v. 1, p. 111-127. ______. PASSOS, Mailsa Carla Pinto. “Narrativas, ciência e responsabilidade: Notas sobre o diálogo com sujeitos afro-brasileiros na pesquisa em Educação”. In: Nilma Lino Gomes; Vilma Aparecida Pinho. (Org.). Relações étnico-raciais, Educação e produção do conhecimento: 10 anos do GT 21 na Anped. Belo Horizonte: Nandyala Editora, 2012, v. 1, p. 70-90. ______. “Arte de ver não ver: quem tem olhos para ver, veja! quem vê, repare”. In: PASSOS, Mailsa Carla; PEREIRA, Rita Ribes. (Org.). Educação experiência estética. Rio de Janeiro: Nau, 2011, v. 1, p. 07-239. ______. “Nem sim nem não, muito pelo contrário: verdades e mentiras antropofágicas”. In: CAMPOS, Marília; SANTOS, Ana Cristina Souza dos (Org.). Diversidade e transversalidade nas práticas educativas. Rio de Janeiro: Edur: Nau, 2010, v. 1, p. 17-36. ______. “Poesia”. In: Regina Leite Garcia; José Paulo Serralheiro. (Org.). Afinal onde está a escola? Porto: PROFEDIÇÕES LDA./ Jornal a Página, 2005, v. 1, p. 211-220. ______. “O torto e o avesso da poesia”. In: ARAÚJO, Mairce; JESUS, Regina Fátima de. (Org.). Cadernos de Alfabetização I. Rio de Janeiro: H.P. Comunicação Editora, 2005, v. 1, p. 41-45. ______. PASSOS, Mailsa Carla Pinto. “Templos construídos sobre templos: a História da América Latina e o cotidiano da escola”. In: ESTEBAN, Maria Teresa. (Org.). Escola, Currículo e Avaliação. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2005, v. 1, p. 83-100. COSTA, J. F. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992. 90 FACCHINI, R. Sopa de Letrinhas: Movimento Homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2005. WEEKS, J. “O corpo e a sexualidade”. In: LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Guacira Lopes Louro (organizadora). Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva – 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2013.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5561/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20286/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26567/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33012/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39346/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45736/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52146/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58594/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Nolasco%20Velasco.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1769
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-06-12T14:33:19Z No. of bitstreams: 1 2016 - Luiz Antonio Nolasco Velasco.pdf: 8051687 bytes, checksum: ba8dbe4df4b5f807b285d614aefa0d59 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-12T14:33:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Luiz Antonio Nolasco Velasco.pdf: 8051687 bytes, checksum: ba8dbe4df4b5f807b285d614aefa0d59 (MD5) Previous issue date: 2016-02-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Luiz Antonio Nolasco Velasco.pdf2016 - Luiz Antonio Nolasco Velasco7.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.