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dc.contributor.authorTunin, Andréa Simoni Manarin
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:26Z-
dc.date.issued2015-11-15
dc.identifier.citationTUNIN, Andréa Simoni Manarin. A escola e sua vertente social: uma análise do Programa Mulheres Mil enquanto política de inclusão nos institutos federais de Educação. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13151-
dc.description.abstractO Programa Mulheres Mil foi inicialmente estruturado no país por meio de uma parceria entre o Brasil e alguns colleges do Canadá no ano de 2007. Tinha como objetivo a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres economicamente desfavorecidas nas regiões Norte e Nordeste do país. A partir de 2011, foi instituído e desenvolvido pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, inserindo-se em um conjunto de prioridades do Governo Federal. O IFRJ- campus Volta Redonda, desde 2012, faz parte das Instituições ofertantes. Apesar desta oferta não ser exclusiva dos Institutos Federais, é nela que prioritariamente o programa vem se desenvolvendo e se expandindo, assim como a própria Rede Federal de Ensino. Desde 2012, vivencio, enquanto gestora, os entraves existentes entre o planejamento e a execução dessa política. De acordo com os princípios e diretrizes preconizados pelo Programa Mulheres Mil, torna-se um desafio atingir e executar todas as ações programadas com os recursos humanos e financeiros disponíveis. O objetivo geral da pesquisa é avaliar a eficácia das políticas de inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade no Programa Mulheres Mil do IFRJ-CVR. O procedimento metodológico da pesquisa se dá através da etnografia, valorizando dados obtidos através da observação participante e acompanhamento detalhado do cotidiano do objeto pesquisado. A característica qualitativa é predominante no entendimento dos dados coletados. São utilizados dados obtidos através de documentos, leis e regulamentos relacionados ao Programa Mulheres Mil, bem como entrevistas, questionários e depoimentos daqueles que fizeram parte do programa. Buscou-se aliar a interpretação destes dados com o levantamento bibliográfico de pesquisadores clássicos da educação. Os resultados obtidos foram interpretados pelo viés da etnografia crítica que leva em consideração os aspectos culturais, políticos e econômicos para a conclusão do trabalho. Espera-se que o leitor ao se aproximar do conteúdo da pesquisa compreenda o histórico das políticas públicas de gênero, a construção e execução do programa mulheres mil, assim como os resultados obtidos por ele enquanto uma ação inclusivapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusive Policieseng
dc.subjectThousand Women Programeng
dc.subjectFederal Education Instituteseng
dc.subjectPolíticas de Inclusãopor
dc.subjectPrograma Mulheres Milpor
dc.subjectInstitutos Federais de Educaçãopor
dc.titleA escola e sua vertente social: uma análise do Programa Mulheres Mil enquanto política de inclusão nos Institutos Federais de Educaçãopor
dc.title.alternativeThe school and its social aspect: an analysis of the Thousand Women Program as a policy of inclusion in the Federal Institutes of Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Thousand Women Program was originally structured in the country through a partnership between Brazil and some colleges of Canada in 2007. It aimed at the educational, professional and civic formation of economically disadvantaged women in the North and Northeast. From 2011 on, it was set up and developed by the Ministry of Education through the Department of Professional and Technological Education, by entering into a series of priorities of the Federal Government. The Federal Institute of Rio de Janeiro (IFRJ)- campus Volta Redonda, since 2012, is part of the offering institutions. Although this offer is not exclusive of the Federal Institutes, that is where the program has been developing and expanding itself, as well as the Federal Education Network. Since 2012, I experience while managing the existing barriers between the planning and the execution of that policy. According to the principles and guidelines recommended by the Thousand Women Program, it becomes a challenge to achieve and perform all the actions scheduled to human and financial resources available. The overall goal of the research is to evaluate the effectiveness of the inclusion of women in vulnerable situations in the Thousand Women Program of IFRJ-CVR policies. The methodological research procedure is through ethnography, valuing data obtained through participant observation and detailed monitoring of the researched object of everyday life. The qualitative characteristic is prevalent in the understanding of the data collected. Data obtained through documents, laws and regulations related to the Thousand Women Program are used, as well as interviews, questionnaires and testimonials of those who were part of the program. It was sought to combine the interpretation of these data with the literature of classical education researchers. The results were interpreted by the bias of critical ethnography that considers the cultural, political and economic aspects to complete the work. It is hoped that the reader, when approaching the research content, understands the history of public gender policies, building and running the Thousand Women Program, as well as the results obtained by it as an inclusive actioneng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.advisor1ID632.922.117-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168por
dc.contributor.referee1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.referee2Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
dc.creator.ID110.236.087-23por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2503612746768043por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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