Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13152
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dc.contributor.authorFarias, Úrsula Pinto Lopes de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:27Z-
dc.date.issued2015-03-27
dc.identifier.citationFARIAS, Úrsula P. L de. Para além do “bê-a-ba”, “B” de Brasil, “A” de África: relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13152-
dc.description.abstractO ensino de história e cultura africana e afro-brasileira tornou-se obrigatório no Brasil a partir da promulgação da Lei nº 10639/2003, fruto da articulação dos movimentos sociais negros que ganharam força no período pós-ditadura militar no país. A presente dissertação trata da implementação da referida lei no município de Belford Roxo, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, com um olhar específico para os anos iniciais. O objetivo principal da pesquisa foi analisar o posicionamento dos professores e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano do ensino regular), da rede municipal de Belford Roxo, em relação as questões étnico-raciais, conforme sinaliza a Lei nº 10.639/2003. Para isso foram analisados documentos referentes às atividades de implementação da legislação no município e a Proposta Curricular. Além dessa análise documental dois gestores responsáveis pela implementação da legislação, em dois governos distintos, responderam a um questionário semifechado, e foram entrevistados quinze docentes dos anos iniciais, com um instrumento de questões semiestruturadas, A análise dos dados coletados foi feita com base no referencial teórico estruturado no posicionamento de autores que discutem a relação da Modernidade com a Colonialidade, e a interculturalidade crítica. A pesquisa revelou que uma visão eurocêntrica do mundo interfere na escolha de conteúdos e na interpretação da história da África e do negro no Brasil; somente a partir da promulgação da lei supracitada, os docentes dos anos iniciais começaram a atentar para as relações étnico-raciais e para a história do continente africano e dos negros em nosso país; a falta de formação e informação, o racismo e o preconceito religioso são os principais problemas para a implementação da lei. Além desses resultados, também ficou evidente o papel indutor da secretaria municipal de educação para o tratamento dado a questão. Apesar desse papel, a relação com os docentes, para a implementação de políticas públicas de educação, é frágil e demonstra que está longe de ser democrática, pois o docente não participa do processo de discussão e implementação, ficando a ele relegado o papel de executor. Muitas questões foram colocadas no decorrer dessa pesquisa e indicam que outras precisam ser feitas para entendermos o impacto da Lei nº 10639/2003 na educação brasileira em todas as suas instâncias.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaw nº10.639/2003eng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectBelford-Roxoeng
dc.subjectModernity/Colonialityeng
dc.subjectIntercultural Criticismeng
dc.subjectLei nº 10639/2003por
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.subjectBelford-Roxo,por
dc.subjectModernidade/Colonialidadepor
dc.subjectInterculturalidade Críticapor
dc.titlePara além do “bê-a-ba”, “B” de Brasil, “A” de África: relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeBeyond "bê-a-ba", "B" from Brazil, "A" from Africa: ethinic-racial relations in the early years of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe teaching of african and african-brazilian history and culture became obligatory in Brazil as of promulgation of Law nº 10.639/2003, result of coordinated action of black social movements that gained strenght in post-military dictatorship in the country. The present dissertation talks about the implementation of the reffered law in the city of Belford Roxo, localted in the Metropolitan area of Rio de Janeiro, with a specific angle to the early years. The principal objective of the search was analyze the position of the elementar school teachers (1º to 5º of elementar school), of public schools of Belford Roxo, in relation to ethnic and racial issues, as signaling the Law nº 10.639/2003. For that was analyzed the documents relating to the implementation activities of legislation in the city and the curriculum proposal. Beyond this documental analysis, two managers responsible for the implementation of the legislation, and fifteen early years teachers were interviewed, with a semi-structured questions technique. The collected data analysis was based on the theoretical framework structured on the position of authors which discuss about the relation between Modernity and Coloniality, and a critic interculturality. The search revealed that eurocentric point of the world interfere on the choices about the contentes, african history and the brazilian black people; Only after the law promulgation above, the early years teachers began to pay attention to the ethnic-racial relations and to the african continent and black people in our country history; the lack of formation and information, the racis and the religious prejudice are the main problems to the law implementation. Beyond these results, also it became evident the inductive role of the municipal board of education for the treatment of the issue. Although this role, the relationship with teachers, for the implementation of public policies on education, is weak and shows that it is far from democratic, because the teacher doesn’t participate in the discussion and implementation process, relegated him the executor role. So many questions were made in the course of this research and shows that others need to be made to we’ll understand the impact of the Law nº10.639/2003 on the brazilian education in all instances.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Fernandes de
dc.contributor.advisor1ID650.024.317-04por
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Fernandes de
dc.contributor.referee2Müller, Tania Mara Pedroso
dc.contributor.referee3Costa, Warley da
dc.creator.ID078.812.167-78por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5232743520474723por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1718
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-31T18:49:19Z No. of bitstreams: 1 2015 - Úrsula Pinto Lopes de Farias.pdf: 1548937 bytes, checksum: 4f6a83d383cef67926cd9364af30bc4a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T18:49:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Úrsula Pinto Lopes de Farias.pdf: 1548937 bytes, checksum: 4f6a83d383cef67926cd9364af30bc4a (MD5) Previous issue date: 2015-03-27eng
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