Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13161
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sergio Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:41:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:41:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Sergio Vieira da. A reforma gerencial do Estado na educação de jovens e adultos na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13161 | - |
dc.description.abstract | A reforma gerencial promovida pelo governo do estado do Rio de Janeiro para ajustar a máquina estatal a um novo modo de regulação social não poupou a gestão educacional. A evidência disto é a implantação do Programa Gestão Integrada da Escola (GIDE) por parte da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ). Por meio desse programa de reforma gerencial, a SEEDUC/RJ tem buscado contemplar aspectos estratégicos, políticos e gerenciais com foco em resultados, a pretexto de melhorar os indicadores da educação, especialmente aqueles relacionados ao desempenho do estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB). Esse conjunto de medidas altera significativamente o cotidiano das escolas, na medida em que estabelece a lógica mercantil como referência de gestão do trabalho escolar. Esse impacto nos parece ser mais intenso na Educação de Jovens e Adultos (EJA), justamente por suas especificidades e contradições. Por esta razão, tomamos como objeto de estudo as mudanças determinadas pela GIDE na EJA no Estado do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é avaliar se em algum aspecto a implantação da GIDE trouxe alguma melhoria no trabalho pedagógico desenvolvido na EJA na SEEduc/RJ. Trata-se de uma pesquisa documental, de análise qualitativa e de caráter explicativo, sem abrir mão de fontes bibliográficas primárias. Com o desenvolvimento deste trabalho investigativo, conseguimos perceber que de fato, existe um impacto de influencia muito grande do setor privado na formulação e efetivação na política pública da EJA, por dentro da reforma gerencial do Estado na EJA do Estado do Rio de Janeiro. Esta investigação está contribuindo não apenas para o desenvolvimento dessa política pública da Educação, mas também para a reflexão de profissionais da educação pública do Estado do Rio de Janeiro desenvolverem suas atividades na EJA acerca de sua própria realidade, seja pelas similitudes, seja pelas distinções. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Reforma do Estado | por |
dc.subject | Reforma Gerencial | por |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.subject | State Reform | eng |
dc.subject | Youth and Adult Education | eng |
dc.subject | Management Reform | eng |
dc.title | A reforma gerencial do Estado na educação de jovens e adultos na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The management reform promoted by the government of the state of Rio de Janeiro to adjust the state system to a new mode of social regulation did not save the educational management. The evidence of this is the implementation of the Integrated School Management Program (GIDE) by the State Secretary of Education (SEEduc / RJ). Through this Management Reform Program, the SEEduc / RJ has sought to include strategic, political and management aspects focused on results, under the pretext of improving education indicators, especially those related to the performance of the state of Rio de Janeiro in the Brazilian Education Development Index (IDEB). This set of measures significantly alter the daily life of schools, as well as establishes the mercantile logic as reference of management for schoolwork. This impact seems to be more intense in the youth and adult education (EJA), precisely because of its specificities and contradictions. For this reason, we take as object of study the changes determined by GIDE in the EJA. Our objective is to evaluate if in some aspect the implementation of GIDE brought some improvement in the pedagogical work developed at EJA in the SEEduc / RJ. It is a documental research, of qualitative analysis and explanatory character, without giving up sources bibliographies. This research may contribute not only to the institutional development of the investigated school, but also to the reflection of education professionals from other schools about their own reality, whether by similarities or by distinctions. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | |
dc.contributor.advisor1ID | 094.656.607-01 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | por |
dc.contributor.referee1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Lilian Maria de Carvalho | |
dc.contributor.referee3 | Ventura, Jacqueline | |
dc.creator.ID | 989.994.437-87 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5670079157350823 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj,2009. ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In SADER, Emir & GENTILLI, Pablo (orgs.)Pós-neoliberalismo: as práticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.) BEHRING, Elaine. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2008. BOMFIM, Maria Inês. Educação de jovens e adultos da classe trabalhadora brasileira. “Novos” projetos e antigas disputas/ Maria Inês Bomfim, Sonia Maria Rummert (organizadoras). – 1. Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Plano decenal de educação para todos. Brasília, DF, 1993. BRASIL. MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO (MARE). Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília (DF): Câmara da Reforma do Estado, 1995. Disponível em: < http://www. bresserpereira.org.br/ documents/ mare/ plano diretor/ planodiretor.pdf>. Acesso em: 13/05/2015. BRASIL.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parecer CNE/CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 22/01/2018. BRASIL.MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 30/01/2018. BUFFA, Ester. Educação e cidadania. 7. Ed. – São Paulo, Cortez, 1999. CASTELO, Rodrigo. O social liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. 400 p. CEPAL. Transformación productiva con equidad: la tarea prioritaria del desarrollo de America Latina y el Caribe en los años noventa (LC/G. 1601-P), Santiago do Chile, março, 1990. DELORS, Jacques (Org.). Educação um tesouro a descobrir: Relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (1996). 6ª Ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2001. DEMO, Pedro. A nova LDB: Ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, editora Paz e Terra, 1996. 92 FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995. FONTES, Virginia. O Brasil e o capital imperialismo: teorias e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010. FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. São Paulo: Abril Cultural, 1988. GIDDENS, Anthony. A terceira via e seus críticos. Rio de Janeiro: Record, 2001. GENTILI, Pablo A.A. & Silva, Tomaz Tadeu. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. 11ª. ed. Editora Vozes, Petrópolis- RJ, 2002. GODAY, Maria Helena Pádua Coelho de. Gestão integrada da Escola/ Maria Helena Pádua Coelho de Godoy; Izabela Lanna Murici. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2009. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere, volume 3. Edição e tradução Carlos Nelson Coutinho, coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. GRAMSCI, Antônio. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935/ Carlos Nelson Coutinho, organizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. HARVEY, David. O neoliberalismo: historias e implicações. Tradução Adail Sobral, Maria Stela Gonçalves. – 5ª ed.- São Paulo: Edições Loyola, 2014. HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo, SP: Boitempo, 2011. HARVEY, David. Condição Pós – Moderna: uma ´pesquisa sobre as mudanças da origem cultural.14ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. HOBSBAWM, Eric J. A era do capital, 1848 – 1857. São Paulo: Paz e Terra, 2011. HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções,1789 – 1848. São Paulo: Paz e Terra, 2010. HOBSBAWM, Eric J. A era dos Extremos: o breve século XX: 194 - 1991 São Paulo: Companhia das letras, 1995. MACEDO, Jussara Marques de. & LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. A regulação do trabalho docente no contexto da Reforma Gerencial da Educação. Revista Contemporânea de Educação, Vol. 10, n.º 2, pp. 361-381, Jul. Dez. 2015. MANUAL de Orientações Nova Eja. Seeduc\ RJ. 2017. 93 MELO, Adriana Almeida Sales de; MARTINS, André Silva; SOUZA, Camila Azevedo; FALLEIROS, Ialê; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Mudanças na educação básica no capitalismo neoliberal de Terceira Via no Brasil. In: MARTINS, André Silva e NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.) Educação básica: tragédia anunciada? São Paulo: Xamã,2015. MELLO, Guiomar Namo de. Política pública de educação. Estudos Avançados.v.5, nº 13, 1991. MÉZAROS, István. A educação para além do Capital. São Paulo, editora Boitempo,2008. NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.) Educação e política no limiar do século XXI. 2. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção educação contemporânea) NEVES, L. M. W. A nova pedagogia da hegemonia: estratégia do capital para educar o consenso. São Paulo, Ed. Xamã, 2005. OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturação Trabalho Docente: Precarização e Flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004 RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3ª ed.-SP: Cortez, 2006 . RUMMERT, Sonia Maria. A Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores brasileiros no Século XXI. O “novo” que reitera antiga destituição de direitos. Síssifo. Revista de Ciências da Educação, 2, pp. 33-50, 2007. RUMMERT, Sonia Maria; ALGEBEILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, pp. 717-738, 2013. SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M. e EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. SHIROMA, Eneida Oto. O Modelo Japonês e a educação do trabalhador. Pró-Posições (UNICAMP), v.2, n.2, p. 61-67, 1991. SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI/Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos.Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2012. VENTURA, Jaqueline. A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 04, n.8, p. 09-35, 2016 VENTURA, Jaqueline. A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro – cenários e enfrentamentos a partir do fórum EJA/RJ. http://revista.catedra.puc-rio/index.php/diminuicao-das-matriculas-na-ej-no-rio-dejaneiro- e-enfrentamentos-partir-do-forum-ejarj/ acessado em, 03/02/2018. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/66403/2018%20-%20Sergio%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4955 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-08-25T14:08:03Z No. of bitstreams: 1 2018 - Sergio Vieira da Silva.pdf: 1519313 bytes, checksum: 233b1d80bd17da61b5f109b39d9a8a25 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-25T14:08:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Sergio Vieira da Silva.pdf: 1519313 bytes, checksum: 233b1d80bd17da61b5f109b39d9a8a25 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Sergio Vieira da Silva.pdf | 2018 - Sergio Vieira da Silva | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.