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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rizzo, Vito Renato | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:41:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-23 | |
dc.identifier.citation | RIZZO, Vito Renato. Formação para o magistério e perspectivas de futuro: um estudo sobre expectativas profissionais de jovens estudantes de uma “escola normal” do município do Rio de Janeiro. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13163 | - |
dc.description.abstract | O trabalho, fundado em conceitos sociológicos, em especial os de habitus de classe, campo social e estratégias, formulados por Pierre Bourdieu, procura analisar expectativas de futuro de jovens matriculados em escola pública de formação para o magistério (antigo curso normal), constituindo-se em um estudo de caso, dentro de procedimentos epistemológicos presentes em autores como Bachelard e o próprio Bourdieu. Considerou-se, aqui, a situação atual deste curso, em particular mudanças na composição social do corpo discente, comparando-a com décadas anteriores, quando era espaço ocupado principalmente por mulheres de frações das “classes médias” e dotado de aura de distinção social. Foi ressaltada também a situação do campo educacional e de estudantes das classes populares em uma sociedade capitalista dependente como a brasileira. Com o uso de técnicas de observação participante, questionários e entrevistas (no formato de entrevistas profundas proposto por Bourdieu), procurou-se apreender percepções de estudantes sobre seus "futuros possíveis", em especial quanto ao exercício do magistério nos anos iniciais do ensino fundamental. Também os possíveis efeitos de ações da escola onde foi realizada a pesquisa sobre essas percepções foram analisados mediante entrevistas com professores nela atuantes. Ainda foram objetivos da pesquisa: compreender as razões para a procura (e permanência) por uma escola que tem como propósito a formação para o magistério; analisar os efeitos e as contribuições das ações de professores e de agentes externos à escola em sua relevância nas escolhas por trajetórias profissionais; verificar contribuições de Bourdieu e de autores utilizados na pesquisa para a construção de conceitos adequados à compreensão científica do processo histórico do campo educacional em uma sociedade dependente. Assim, embora não previsto inicialmente, pretendeu-se apreender possíveis consequências do quadro da pandemia da Covid-19 sobre a percepção do futuro dos estudantes diante de um quadro marcado por incertezas e inseguranças. Como resultado, foi constatada a importância, na formulação de expectativas de futuro, das ações individuais de professores e sobretudo de agentes externos à escola, reconhecendo não haver ações planejadas e/ou integradas da escola relativas à construção de “futuros possíveis” de seus alunos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Perspectivas de futuro | por |
dc.subject | Magistério | por |
dc.subject | Habitus de classe | por |
dc.subject | Career prospects | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Class-based Habitus | eng |
dc.title | Formação para o magistério e perspectivas de futuro: um estudo sobre expectativas profissionais de jovens estudantes de uma “escola normal” do município do Rio de Janeiro | por |
dc.title.alternative | Training for teaching and future perspectives: a study on the professional expectations of young students from a teacher training school in the city of Rio de Janeiro | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work seeks to analyze future expectations of young people enrolled in a public teaching training school (former “curso normal”), constituting a case study, based on sociological concepts, especially those of class-based habitus, social field and strategies, formulated by Pierre Bourdieu, and other epistemological procedures according to other authors such as Bachelard. The current situation of this course was considered, in particular changes in the social composition of the student body, comparing it with that of a previous decade, when it was a space occupied mainly by women from fractions of the "middle classes" and endowed with an aura of social distinction. The situation of the educational field was also considered and working-class students in a dependent capitalist society as the one in Brazil. Using participant observation techniques, questionnaires and interviews (in the format of in-depth interviews proposed by Bourdieu), if it sought to capture students' perceptions about their "possible futures", in particular regarding the exercise of teaching in the early years of elementary school. Also the possible effects of actions of the school where the research on these perceptions were analyzed through interviews with teachers working there. The research objectives were: to understand the reasons for the search (and permanence) by a school whose purpose is training for teaching; analyze the effects and contributions of the actions of teachers and agents outside the school in its relevance in the choices for professional trajectories; check contributions from Bourdieu and authors used in the research to build concepts suitable for scientific understanding of the historical process of the educational field in a dependent society and, although not initially foreseen, to apprehend possible consequences of the COVID-19 pandemic scenario onthe perception of the future of students in the face of a picture marked by uncertainties and insecurities. As a result, it was possible to verify individual actions of teachers and above all from agents outside the school as major factors in formulating career prospects, recognizing that there are no planned actions and/or the school's integration regarding the construction of “possible futures” for its students. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Masson, Máximo Augusto Campos | |
dc.contributor.advisor1ID | 424.720.871-91 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1132398987153174 | por |
dc.contributor.referee1 | Masson, Máximo Augusto Campos | |
dc.contributor.referee1ID | 424.720.871-91 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1132398987153174 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, José Henrique dos | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2159-6611 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330684865751520 | por |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | por |
dc.contributor.referee4 | Machado, Leonardo Maia Bastos | |
dc.contributor.referee4ID | 018.390.997-63 | por |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2076627761040112 | por |
dc.contributor.referee5 | Castellar, Sonia Maria Vanzella | |
dc.contributor.referee5ID | 051.732.578-06 | por |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/3256062140638510 | por |
dc.creator.ID | 020.945.987-56 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852813716293103 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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