Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13164
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dc.contributor.authorBhering, Wellen Cristina de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:37Z-
dc.date.issued2021-05-12
dc.identifier.citationBHERING, Wellen Cristina de Oliveira. “O meu sonho ninguém mata”: violência doméstica e escolarização de mulheres na educação de jovens e adultos. 2021. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13164-
dc.description.abstractA violência doméstica contra a mulher constitui-se enquanto fenômeno social, sustentado e reproduzido culturalmente através do sistema patriarcal, que gerencia as relações sociais com base no gênero e que atravessa as diferentes instituições sociais, dentre elas, a familiar (SAFIOTTI, 2004). Mesmo diante de alguns avanços legislativos, como a Lei 11.340/2006, mulheres vivem sob condições de subalternidade, opressão e são expostas a violências de caráter simbólico e material (BOURDIEU, 1998). Apesar de escassos, estudos que articulam gênero e Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontam que a decisão de retomar os estudos por parte das mulheres pode gerar situações de tensão e conflito no ambiente doméstico, ocasionando episódios de violência perpetradas por seus cônjuges (NOGUEIRA, 2003). Mesmo nesse contexto, verificamos a presença dessas mulheres na Educação de Jovens e Adultos. Diante do exposto, a pesquisa intitulada “O meu sonho ninguém mata”: violência doméstica e escolarização de mulheres na Educação de Jovens e Adultos tem como principal objetivo analisar os atravessamentos da violência doméstica nos percursos de escolarização de alunas matriculadas entre os anos de 2019 e 2021 na EJA de Angra dos Reis. Os objetivos específicos que conduziram esse estudo foram: 1- conhecer os processos e os contextos de exposição das estudantes de EJA às diferentes categorias de violência contra a mulher; 2- identificar a importância atribuída pelas estudantes ao debate sobre violência contra a mulher no interior da escola; 3- descrever as trajetórias de escolarização de alunas vítimas de violência doméstica matriculadas na EJA em relação aos atravessamentos da violência doméstica; 4- compreender os significados que essas estudantes atribuem à escola; 5- identificar as perspectivas relacionadas à escolarização que as estudantes constroem em relação a seu futuro. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, a partir do uso de métodos mistos (CRESWELL E CLARK, 2013). As etapas da pesquisa foram compostas por revisão bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como lócus de pesquisa uma escola pública que oferta EJA em Angra dos Reis. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa apontam o caráter epidêmico da violência doméstica contra a mulher, que afeta maior parte das estudantes investigadas e são perpetradas principalmente por seus cônjuges e com baixa frequência de realização de denúncia. As estudantes consideram importante o debate sobre o tema na escola, principalmente em função da conscientização, da possibilidade de desabafar e ser ouvida e da prevenção. As narrativas de vida das interlocutoras entrevistadas apontaram que as condições impostas pelo gênero se apresentam enquanto principais elementos de interrupção das suas trajetórias escolares e afetam seus processos de escolarização, constituindo-se como mais um obstáculo à permanência escolar na EJA. Os significados atribuídos à escola giram em torno da socialização, do refúgio, da concretização de um sonho impedido em etapa anterior da vida. Suas perspectivas futuras em relação à sua escolarização são principalmente a busca pela melhoria das condições de vida e de trabalho, a continuidade de estudos posteriores e o acesso à graduação.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectViolência Domésticapor
dc.subjectEscolarização de mulherespor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectDomestic Violenceeng
dc.subjectWomen ́s Schoolingeng
dc.title“O meu sonho ninguém mata”: violência doméstica e escolarização de mulheres na educação de jovens e adultospor
dc.title.alternative“My dream nobody kills”: domestic violence and schooling of women in youth and adult educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherDomestic violence against women constitutes itself as a social phenomenon sustained and culturally reproduced through the patriarchal system, which manages social relations based on gender and which crosses different social institutions, including the family (SAFIOTTI, 2004). Even in the face of some legislative advances, such as Law No 11.340 / 2006, women still experience conditions of subordination, oppression and are exposed to symbolic and material violence (BOURDIEU, 1998). Despite being scarce, studies that articulate gender and Youth and Adult Education (YAE), point out that the decision to resume studies by women can generate situations of tension and conflict in the domestic environment, even causing situations of violence perpetrated by their spouses. Nogueira (2003), but we still verify the presence of these women in Youth and Adult Education. In this context, the research entitled “My dream nobody kills”: domestic violence and schooling of women in Youth and Adult Education has as main objective to analyze the crossings of domestic violence in the schooling paths of YAE students enrolled between the years 2019 and 2021 in Angra dos Reis. The specific objectives that led this study were: 1- to know the processes and contexts of exposure of YAE students to different categories of violence against women; 2- to identify the importance attributed by the students to the debate on violence against women inside the school; 3- describe the schooling trajectories of female victims of domestic violence enrolled in YAE in relation to the crossings of domestic violence; 4- understand the meanings these students attribute to the school; 5- identify the perspectives related to schooling that female students build in relation to their future. The research adopts a quantitative-qualitative approach, based on the use of mixed methods (CRESWELL AND CLARK, 2013). The research stages consisted of a bibliographic review and field research, with a public school offering YAE in Angra dos Reis as the locus of research. The data were collected through the questionnaire responses and semi-structured interviews. The results of this research point to the epidemic character of domestic Violence Against Women (VAW), which affects most of the female students investigated and are perpetrated mainly by their spouses and with a low frequency of reporting. The students consider the debate on the topic at school to be important, mainly due to awareness, the possibility of being relieved and heard and VAW prevention itself. The life narratives of the interviewed interlocutors pointed out that the conditions imposed by gender were the main element of interruption in their school trajectories and affect their schooling processes, constituting yet another obstacle to school attendance at YAE. The meanings attributed to the school revolve around socialization, refuge, the fulfillment of a dream prevented in an earlier stage of life. Their prospects in relation to their schooling are mainly the search for the improvement of living and working conditions, the continuation of further studies and access to Post-secondary education.eng
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID183.268.462-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee1ID183.268.462-87por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee2Silva Junior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee3Ribeiro, Eliane
dc.contributor.referee3ID508.227.057-53por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0071320780387060por
dc.creator.ID109.606.537-16por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7156623748531413por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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