Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13177
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pipa, Mariana Serrano | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:41:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-20 | |
dc.identifier.citation | PIPA, Mariana Serrano. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior: práticas avaliativas no curso de Educação Física da UFRRJ. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13177 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa se propôs investigar as práticas avaliativas do processo de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. O problema que norteou a reflexão e a análise da temática apresentada envolve as constantes inquietações e reflexões acerca do processo de avaliação da aprendizagem educacional, com ênfase na avaliação da aprendizagem no ensino superior: a docência como prática de Inclusão ou Exclusão?. No decorrer dos anos foram deflagradas diversas discussões envolvendo o processo de avaliação do ensino aprendizagem, tanto no campo educacional, como na área da Educação Física. Este processo sofreu diversas modificações em decorrência das transformações estruturais na sociedade, das mudanças no comportamento humano, dos avanços científicos e tecnológicos, entre outros fatores. Novos significados foram sendo incorporados a este processo, com o intuito de tornar a avaliação mais significativa para a aprendizagem, tentando desta forma desenraizar-se daquele método de avaliação tradicional do qual este processo se originou. A metodologia parte de uma pesquisa qualitativa. O método utilizado para a coleta de dados da foi um questionário semiestruturado composto por dez perguntas, abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada com o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Contribuíram, como sujeitos da pesquisa, dezenove discentes do referido curso. Os dados obtidos e analisados apontam que, para esse grupo de discentes, a avaliação da aprendizagem é um elemento importantíssimo do processo de ensino e que se realizada de forma justa e inclusiva pode contribuir para o processo de aprendizagem. Assim, conclui-se que as discussões que envolvem a temática dessa pesquisa tem contribuído para que parte dos docentes incorporem novos conceitos e perspectivas sobre a avaliação, mas isso não reflete mudanças expressivas na realização das práticas avaliativas, tendo em vista que grande parte ainda reproduz formas de avaliação não-inclusivas e classificatórias. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Evaluation | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Physical Education | eng |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.title | Avaliação do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: práticas avaliativas no curso de Educação Física da UFRRJ | por |
dc.title.alternative | The assessment of the teaching and learning process: Evaluative practices in the Physical Education course at UFRRJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research aims to examine the assessment system of the teaching and learning process in the Physical Education degree of UFRRJ. The problem that guided the reflexion and the analysis of the presented topic involves constant worries and reflexions about the process of evaluation of the educational learning, emphasising the learning assessment in higher education: Teaching as an including or excluding practice?. Several discussions were sparked involving the evaluation of the teaching and learning process over the years, both in the educational field and in the Physical Education area as well. This process has undergone several changes due to the structural changes in society, the changes in human behavior, the scientific and technological progress, among other factors. In order to have a more significant assessment form, new meanings were being incorporated to this process, trying , this way to eradicate the traditional evaluation method used before. The methodology assumes a qualitative research.The method used for data collection was a semi-structured questionnaire composed of ten questions, both opened and closed.Data analysis was performed using the content analysis method proposed by Bardin (2011). Nineteen learners of the referred course contributed to this research. The obtained and analyzed data indicate that, for this group of students, the evaluation of learning is an important element of the teaching process and if it is held in a fair and inclusive way, it can contribute to the learning process. Hence, it is concluded that the discussions that involve the theme of this research has been contributing to some teachers to incorporate new concepts and perspectives about assessment, but this does not reflect significant changes in the accomplishment of the evaluative practices, since much of it still reproduces non-inclusive and classificatory assessment forms. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Gouvêa, Fernando César Ferreira | |
dc.contributor.advisor1ID | 118.278.087-30 | por |
dc.contributor.referee1 | Gouvêa, Fernando César Ferreira | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Nadia Maria Pereira de | |
dc.contributor.referee3 | Leite Filho, Aristeo Gonçalves | |
dc.creator.ID | 632.922.117-00 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8601116924699196 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ABREU, Alzira A (Cord.). Gustavo Capanema. In: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001. ALBUQUERQUE, Luís Rogério. A Constituição Histórica da Educação Física no Brasil e os Processos da Formação Profissional– Puc/Pr. Disponivel em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2934_1277.pdf. Acessado em: 12 de dezembro de 2015. ALCANTARA, Gabriela Queiroz de. Rompendo paradigmas: os caminhos da área de educação em uma instituição de tradição agrária / Gabriela Queiroz de Alcantara – 2015. 143 f.: il. ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução Magda Schwartzhsupt Chavez. Porto Alegre: Artmed, 2002. ASSUMPÇÃO, Renato Poubel de Sousa. Breve Diálogo Entre a Educação Física Higienista e Fernando de Azevedo. Rio de janeiro, Publicado em 2 de agosto de 2011. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 70. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições, 2011. BARROS, Marco Aurélio. Educação Física Abordagem da Saúde Renovada. Disponível em: http://educacaofisicaescolarsauderenovada.blogspot.com.br/2014/04/o-primeiro-ponto-que-julgonecessario.html. Acessado em: 10 de dezembro de 2015. BARBOSA, Flávia Renata Pinto. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: teoria e prática em questão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, 2011. BATISTA, Gustavo; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. A educação física escolar no período da ditadura militar: análise de depoimentos de ex-alunos da cidade de Brotas/SP. In: III Seminário de Estudos em Educação Física Escolar, 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: CEEFE/UFSCar, 2010, p.1-8. BATISTA, Carmyra Oliveira. Avaliação e comunicação em cursos de Pedagogia do Distrito Federal, Universidade de Brasília, Programa de Pósgraduação em Educação, 2008. BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991. BERBEL, Neusi Aparecida Navas et al. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: Um Retrato Em Cinco Dimensões. Editora: Eduel - Editora da Universidade Estadual de Londrina. Paraná, 2001. BEZERRA, Maria Auxiliadora. Sobre avaliação da aprendizagem no ensino superior: o que dizem pesquisas da pós-graduação brasileira?. Disponível em: http://anpoll.org.br/eventos/enanpoll2015/wp-content/uploads/2014/12/AVALIACAO-DA-APRENDIZAGEM-ENSINO-SUPERIOR.pdf. Acessado em 21/12/2016. BRACHT, Valter. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legimitidade da educação física como componente curricular. In: CAPARROZ, F.E. (Org). Educação Física escolar. Vitória: Proteoria, 2001. v. 1. _______________. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos CEDES, Campinas, ano XIX, v. 19. n. 48, ago., 1999, p. 69-88. BRITO, Cristiane Santos; LORDELO, José Albertino de Carvalho. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: uma visão do aluno. Disponível em: http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/93.pdf. Acessado em 15/12/2016. BOMENY, Helena M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: REPENSANDO o Estado Novo. Organizadora: Dulce Pandolfi. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 345 p. BORBA, Amândia Maria de; FERRI, Cássia; HOSTINS, Regina Célia Linhares. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: questões que emergem da prática docente. Contrapontos - volume 7 - n. 1 - p. 43-54 - Itajaí, jan/abr 2007. BLOOM, Benjamin, HASTINGS Madaus. Manual de Avaliação Formativa e Somativa do Aprendizado Escolar. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983. CANCELLA, Karina Barbosa. A Fundação Da Primeira Sede Da Associação Cristã De Moços Na América Latina E Sua Atuação Como Fomentadora Da Prática Esportiva No Rio De Janeiro Pós-Republicano. Recorde: Revista de História do Esporte Artigo Volume 3, número 2, dezembro de 2010. Disponível em: http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV3N2_2010_17.pdf. CANTARINO FILHO, Mario Ribeiro. Associação Cristã de Moços – Movimento Voluntário da Educação Física no Brasil In: DaCosta, L.P. Atlas do Esporte do Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005. CALANZAS, Beatriz. A escola e a Avaliação. IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão - CEDUCE, Rio de Janeiro, 2015. CASTELLANI FILHO, Lino. “A educação física no sistema educacional brasileiro: Percurso, paradoxos e perspectivas”. Tese de doutorado. Campinas: Faculdade de Educação/Unicamp, 1999. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992. CORRÊA, Denise Aparecida. Os governos de Getulio Vargas (1930-1954) e a Educação Física Escolar no Estado de São Paulo: lembranças de velhos professores. Tese de Doutorado. Disponível em: http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/disser_teses/2009/correa.PDF. Acessado em: 21 de janeiro de 2016. ______________. A Educação Física Escolar Nas Reformas Educacionais Do Ensino Secundário No Governo De Getulio Vargas. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/479_427.pdf. Acesso em: 18 de janeiro de 2016. Acessado em: 15 de dezembro de 2015. COSTA , Luciene Henrique da; SANTOS , Marysol de Souza; GÓIS JUNIOR , Edivaldo. O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX) . Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2014 Abr-Jun; 28(2):273-82. CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010. CUNHA, Luciana Bcalho. A Educação Física Desportiva Generalizada no Brasil: primeiros apontamentos. Disponível em: file:///C:/Users/Mariana%20S%20Pipa/Downloads/texto%20anpedinha.pdf. Acessado em: 20 de fevereiro de 2016. DARIDO, Suraya. Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1 (suplemento), 2001. _____________. Educação Física na escola: questões e reflexões. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara - Koogan, 2003. DEMO, Pedro. Avaliação e democracia. Abceducatio. São Paulo, a. 4, n. 22, p. 28-32, 2003. _____________. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002. _____________. 1941- Avaliação qualitativa. 9. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2008 - (Coleção polêmicas do nosso tempo;25). DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da aprendizagem: revendo conceitos e posições. In: SOUZA, C. (Org.). Avaliação do rendimento escolar. 12. ed. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009 • 213 Campinas: Papirus, 2004. p. 51-79. DEFUNE, Deisi. & DEPRESBITERIS, Léa. Competências, Habilidades e Currículos da Educação Profissional. São Paulo: Editora SENAC, 2000. FARIA JR. Alfredo Gomes de. Introdução à didática de Educação Física. Rio de Janeiro: Honor Editorial Ldta. 1969. FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed., I.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. FERRAZ, Francisco C. Os Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial - Col. Descobrindo o Brasil. 1 ed. , Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005. FREITAS, Luiz Carlos (Org.). Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). _________________. Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002a. _________________. A “progressão continuada” e a “democratização” do ensino. In: DALBEM, A. I. L. DE F.; FREITAS, H. C. L. DE; SORDI, M. R. L. DE; BOAS, B. M. DE F. V. Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002b. p. 83-111. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987. GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009. GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1994. GONZÁLEZ, Marcelo G. Diferentes entendimentos para Educação Física. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/diferentes-entendimentos-para-educacao-fisica-6222732.html. Acessado em: 12 de dezembro de 2015. GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001. GODOY, Arilda Schmidt. Ambiente de ensino preferido por alunos do terceiro grau. In: MOREIRA,Daniel Augusto (Org.). Didática no ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira Zhonson Learning, 2003. p. 115 -127. GOMES, Luiz Roberto et al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno. Pro-Posições, v. 18, n. 2 (53) - maio/ago. 2007. GUTIERREZ, Washington. História da Educação Física. 1972. HOFFMAN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2005, 35ª ed.revista. 104p. __________. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2014, 33ª ed. 192p. ___________. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 1996. KUNZ, Elenor. Educação física: ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991. ______. Transformação didáticopedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de A. Metodologia do Trabalho Científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. XAVIER, Libânia. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (ABE). Disponível: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/ASSOCIA%C3%87%C3%83O%20BRASILEIRA%20DE%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20(ABE).pdf . Acessado em 18 de janeiro de 2016. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem. Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo, São Paulo, publicado no caderno do Colégio Uirapuru, Sorocaba, estado de São Paulo, por ocasião da Conferência: Avaliação da Aprendizagem na Escola, Colégio Uirapuru, Sorocaba, SP, 8 de outubro de 2005. ______________. Avaliação da aprendizagem escolar.São Paulo: Cortez, 2002. LUDKE, Menga. e PÔRTO SALLES, M. M. Q. Avaliação da aprendizagem na educação superior. In: LEITE, D. B. C. e MOROSINI, M. Universidade Futurante. Campinas: Papirus, 1997. Cap. 2, p. 169 – 200. ____________. A avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003. __________________. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010. __________________. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: Castanho, Sérgio e Castanho, Maria Eugênia. Temas e textos em metodologia do ensino superior. São Paulo: Papirus, 2001. MARCASSA, Luciana. A Educação Física face ao projeto de modernização do Brasil (1900-1930): as histórias que se contam. Pensar a Prática, v. 3, p. 82-95, jul.-jun. 1999-2000. REHEM, Cácia Cristina França; MELO, Maria Alice. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos discursos e velhas práticas. Revista de Educação (PUCCAMP), v. 25, p. 59-66, 2008. MARTINEZ, Carlos Henrique Miguel. Auguste Listello: uma contribuição para a Educação Física brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Católica de Brasilia. Brasília, 2002. MARTINS, Iguatemy Maria L. Carga Horária do Curso de Bacharelado em Educação Física. Revista E.F. Nº 32 - Junho De 2009. MELO, Victor. Banhos de Mar e os Primórdios dos Esportes Náuticos no Rio de Janeiro. V Encontro de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física (coletânea), p.227-34, UNICAMP/UFAL/ETFA, 1997. ______. Dicionário do Esporte no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Campinas: Autores Associados, 2007. MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria. O corpo da nação: posicionamentos governamentais sobre a educação física no Brasil monárquico. História, Ciências, Saúde – Manguinhos.Rio de Janeiro, v.21, n.4, out.-dez. 2014, p.1131-1149. MENDES, Olenir Maria. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação. Universidade de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Educação, 2006. MENDES,Hein, Evandra; Vieira do Nascimento, Juarez; Mendes, José Carlos Metamorfoses na avaliação em Educação Física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, vol. 13, núm. 2, maio-agosto, 2007, pp. 55-76 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil. MINAYO, Maria Cecília de S. (org.); DESLANDES, Suely F.; GOMES, Romeu. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. NETA, Maria de Lourdes da Silva. Práticas avaliativas nos cursos de história: o que disseram os licenciandos?. Disponivel em: http://uece.br/eventos/eehce2014/anais/trabalhos_completos/103-5894-13072014-200122.pdf. Acessado em: 20/03/2017. NÓBREGA, Vandick Londres. Enciclopédia da Legislação do Ensino. Rio de Janeiro, 1952. OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Avaliação em educação física: concepções e práticas de um professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2009,8 (2): 63-74. PACHECO, J.A. O pensamento e a acção do professor. 1995. Porto: Porto Editora. 1995. PACHECO, Márcia Maria Dias Reis. Concepções e práticas avaliativas nos cursos de licenciatura. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Educação, 2008. PAULILO; André Luiz; BAEZA, Teresa Marcela Meza. Educação e elites no pensamento de Fernando de Azevedo ou as armadilhas da modernidade brasileira. Revista de Pedagogia, ano 2, nº 5, Especial sobre Fernando de Azevedo, 2001. Disponível em: <www.fe.unb.br/revistadepedagogia>. Acesso em: 25 de junho. 2010. PIPA, Mariana Serrano. Avaliação na Educação Física Escolar: Perspectivas de Alunos de Pós-Graduação. 2014. 74 páginas. Monografia. Pós-Graduação em Pedagogia da Educação Física e do Esporte, UFRRJ, Seropédica, 2014. RABELO, Edimar Henrique. Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica – desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998. (Guia da escola cidadã). RÚBIO, Kátia. Da Europa para América: A trajetória do movimento olímpico brasileiro. Scripta Nova - Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. vol. IX, núm. 200. Disponível em: . Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de novembro de 2005. Acesso 01 de jun. 2008. SAVIANI, Dermeval. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto 20 anos do Histedbr”. Campinas, 25 de agosto de 2005. _______________. Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3 ed. rev. 1 reimpr. – Campinas, SP: Autores Associados, 2011. ___________________. Escola e democracia. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 1985. ____________________. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política/ Dermeval Saviani- 35 ed. revista- Campinas-SP: Autores Associados, 2002 (Coleção Polêmicas do nosso tempo: vol. 5). SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes,1995. SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Trad. Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2009. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Carlos Leonardo B.; MELO, Victor Andrade. Fabricando o soldado, forjando o cidadão: o doutor Eduardo Augusto Pereira de Abreu, a Guerra do Paraguai e a educação física no Brasil. Hist. cienc. saude-Manguinhos. 2011;18:337-53. SILVA, Eliziane.V.M.; VENÂNCIO, Luciana. Aspectos legais da Educação Física e integração à proposta pedagógica da escola. In: DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. (Coord.) Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 50-63. SCHWARTZMAN, Simon.; BOMENY, Helena Maria B; COSTA, Vanda Maria R. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra: Fundação Getulio Vargas, 2000. SOARES, Carmen. Educação Física, raízes europeias e Brasil. 2ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2001. SOBRINHO, José Dias. Avaliação da Educação Superior: conflito de paradigmas. In: Forum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2012, Macau. Forum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2012. ____________. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, v. 13, n. 1, p. 193-207, 2008. ____________. Políticas de Avaliação, Reforma do Estado e da Educação Superior.In: ZAINKO, Maria Amélia & GISI, Maria Lourdes (orgs). Políticas e Gestão da Educação Superior. Coleção Educação: gestão e política, 2. Florianópolis: Insular, 2003. ____________. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. . Florianópolis: Insular, 2002. SOUSA, S.M.Z.L. Avaliação da aprendizagem na legislação nacional: dos anos 1930 aos dias atuais. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1536/1536.pdf. Acessado em: 19/12/2015. SOUZA, Nádia Maria Pereira de. PAIVA, Liz Denize Carvalho. Avaliação do ensino-aprendizagem na formação de professores de Educação Física. In: CUPOLILLO, A. V e MONTEIRO, A. J. J (Org.) Formação de professores de Educação Física: diálogos e saberes. Rio de Janeiro: Outras letras, 2011. P. 101-111. SOUZA, Nádia Maria Pereira de. Tendências da avaliação do ensino aprendizagem na educação física escolar. Dissertação de mestrado. Universidade Gama Filho: Rio de Janeiro, 1990. SOUSA, Flavia Damacena. Avaliação da Aprendizagem no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG Unidade Iporá: uma leitura de docentes e discentes. Universidade Federal de Goiás, Programa de Pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática, 2011. SORDI, Mara Regina Lemes De. Avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudança: a inovação ao alcance do educador comprometido. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L.M. (Orgs.) et al. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p. 231 – 248. STRAMANN, Reiner H. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2003. _________________; LAGING, R. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. STRUYVEN, K.; DOCHY, F.; JANSSENS, S. Students’ perceptions about evaluation and assessment in higher education: a review. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 30, n. 4, p. 325–341, Aug. 2005. TANI, Go.; MANOEL, E. de J.; KOKUBUN, E.; PROENÇA, J. E. de. Educação física escolar: fundamentação de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo, EPU/EDUSP, 1988. TEIXEIRA, Josele.; NUNES, L. Avaliação Escolar: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Wak, 2008. TOJAL, João Batista. Formação de profissionais de educação física e esportes na América latina. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.5, n.7, jul./dez. 2005b. ________________. Currículo de Graduação em Educação Física: a busca de um modelo. Campinas, SP: UNICAMP, 1989. UFRRJ, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação n. 128 de 03 de março de 1982. Secretaria dos Órgãos Colegiados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ. __________________. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação física da UFRRJ. Departamento de Educação Física e Desportos, 2010. Seropédica, RJ. ULER, Arnilde M. Avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação (PUCSP, USP, UNICAMP) 2000-2007. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado). VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança – por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 1998. _______________. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2000. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: projeto políticopedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004. _______________. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANOWSKI, J.P.; MARTINS, P.L.O. e JUNQUEIRA, S. R.A. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. VoI I. Curitiba: Champagnat, 2004, p. 13-30. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/7363/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/20742/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/27093/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/33536/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/39942/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/46272/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/52690/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/59114/2017%20-%20Mariana%20Serrano%20Pipa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2194 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-02-07T17:03:50Z No. of bitstreams: 1 2017 - Mariana Serrano Pipa.pdf: 2109218 bytes, checksum: 232a91e7a496396fafd5e596fbbe42ea (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-07T17:03:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Mariana Serrano Pipa.pdf: 2109218 bytes, checksum: 232a91e7a496396fafd5e596fbbe42ea (MD5) Previous issue date: 2017-04-20 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Mariana Serrano Pipa.pdf | Documento principal | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.