Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13184
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Contrera, Ana Clara dos Santos Rohem | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:41:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:41:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-14 | |
dc.identifier.citation | Contrera, Ana Clara dos Santos Rohem. Vozes extraordinárias: falas, gritos, sussurros, escritas e silêncios na educação infantil. 2016. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13184 | - |
dc.description.abstract | O cotidiano na Educação Infantil é atravessado por inúmeras vozes carregadas de diferentes sentidos. Isto implica pensar, no entanto, o lugar destinado às práticas narrativas na sociedade e como estas acontecem. Implica saber que a narrativa oral e escrita possuem valores diferentes dependendo do contexto em que sejam aplicadas e, mesmo as narrativas escritas possuem pesos diferentes, dependendo da linguagem que apresentem. Os discursos produzidos academicamente têm acolhido e anunciado quais vozes deste cotidiano? Considerar que as narrativas que atravessam esse cotidiano são mais que simples historietas ou tentativas de conceituação científica levam-nos ao pensamento de que são elas fios condutores de experimentação. Portanto, o lugar de acontecimento das experiências formativas na Educação Infantil, seja para professores, crianças ou mesmo responsáveis, perpassam pela consciência de que uma palavra, ao encontrar com palavras outras, dotam de significados o universo circundante. O sujeito comum, ordinário, de que fala Michel de Certeau, através de sua relação com as narrativas incide sobre o cotidiano fazendo com que este seja sempre um acontecimento único, ou, em outras palavras, é o homem ordinário que através do uso da língua transforma o cotidiano também no lugar do extraordinário. Esse cotidiano extraordinário é perpassado ainda pela relação que cada sujeito constrói com a palavra e com a linguagem como um todo. Assim, a pesquisa aqui apresentada esteve sempre tensionada entre a relação da Professora/Pesquisadora com a literatura e com a linguagem mais usual da academia. Portanto, o modo de apresentar a pesquisa será através de um diálogo (ego e alter ego) entre a Professora e a Pesquisadora com inúmeras recorrências a diferentes estilos literários (contos, crônicas e narrativas) objetivando transparecer o máximo possível da polifonia investigada por Mikhail Bakhtin, que fundamenta teoricamente esta investigação | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | child education | eng |
dc.subject | daily | eng |
dc.subject | teacher’s identity | eng |
dc.subject | narratives | eng |
dc.subject | cotidiano | por |
dc.subject | educação infantil | por |
dc.subject | formação de professor | por |
dc.subject | narrativas | por |
dc.title | Vozes extraordinárias: falas, gritos, sussurros, escritas e silêncios na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Extraordinary voices: speeches, shouts, whispers, written e silences on child’s education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The daily life in Childhood Education is crossed by countless voices charged with different senses. This implies, however, thinking about the place for narrative practices in society and how they happen. It implies knowing that oral and written narratives have different values depending on the context in which they are applied, and even the written narratives have different weights, depending on the language they present. What voices of this quotidian the academic speeches received and announced? To consider that the narratives that cross this quotidian are more than simple little stories or attempts at scientific conceptualization lead us to the thought that they are conductive threads of experimentation. Therefore, the place of the formative experiences in Early Childhood Education, whether for teachers, children or even responsible, permeates the consciousness that one word, when encountering with other words, endow the surrounding universe with meanings. The ordinary individual, who talk about Michel de Certeau, through its relationship to narratives, focuses on everyday life making it always a unique event, or, in other words, it is the ordinary subject who through the use of the language also transforms daily life in the place of the extraordinary. This extraordinary daily life also permeates the relationship that each subject constructs with the word and with the language as a whole. Thus, the master's research in question was always strained between the relation of the teacher/researcher to literature and to the more usual language of the academy. Therefore, the way to present the research will be through a dialogue (ego and alter ego) between the Teacher and the Researcher with innumerable recurrences to different literary styles (short stories, chronicles and narratives) aiming to show as much as possible the polyphony investigated by Mikhail Bakhtin, who that research is theoretically based | eng |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Carlos Roberto de | |
dc.contributor.advisor1ID | 279.544.557-34 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7137910493989596 | por |
dc.contributor.referee1 | Motta, Flávia Miller Naethe | |
dc.contributor.referee2 | Mello, Marisol Barenco Corrêa de | |
dc.creator.ID | 105.278.077-61 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2733133333755912 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | AMORIM, Marilia. Para uma filosofia do ato – válido e inserido no contexto. BRAIT Beth (org), Bakhtin Dialogismo e polifonia. São Paulo: Ed. Contexto, 2009. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BAKHTIN, Mikhail Questões de literatura e estética. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2010. BARROS, Manoel de. Poesia Completa – São Paulo: Leya. 2010 BENEDETTI, Mario. A trégua. Rio de Janeiro: L&PM. 2008. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única. Trad: R.R.Torres Filho e J.C.M. Barbosa. São Paulo:Brasiliense: 1995 BORGES, Jorge Luis. O livro de Areia. São Paulo: MEDIAfashion: 2012 CERTEAU, M. De. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1995. D’ÂNGELO. Martha. Arte, política e educação em Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006 DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Diário do Subsolo. Trad. Oleg Almeida. São Paulo, Martin Claret, 2012. EMERSON, Caryl. Os cem primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Tradução: Pedro Jorgensen Jr. – Rio de Janeiro: DIFEL, 2003. 350 p. GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. GALEANO, Eduardo H. Bocas do tempo. Trad: Eric Nepomuceno. Porto Alegre, RS. L&PM, 2015. GORKI, Maksim. Ganhando meu Pão. Tradução: Boris Schnaiderman – São Paulo: Cosac Naify, 2009. 456,PP. LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rooco, 1998 MORIN, Edgar. Para onde vai o mundo? Trad. Francisco Morás. 3. Ed. Petrópolis, Vozes, 2012. PREVERT, Jacques. Poemas.Nova Fronteira, 2000. PERRAULT, Charles. Contos de Perrault; tradução: Maria Stela Gonçalves- São Paulo: Paulus, 2005. P.20 a 22) PESSOA, Fernando. Poemas completos de Alberto Caeiro – São Paulo: ática, 2007 RODRIGUES, Nelson. A Menina Sem Estrela. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. Texto produzido no âmbito das atividades do Projeto “As marcas dos tempos: a interculturalidade nas culturas da infância”,Projeto POCTI/CED/2002. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf VYGOTYSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. Tradução: Luiz Camargo. Revisão Tecnica: José Cipolla Neto – 3° edição – São Paulo: Martins Fontes, 2005 | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/6131/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/20970/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/27247/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/33686/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/40080/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/46456/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/52826/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/59268/2016%20-%20Ana%20Clara%20dos%20Santos%20Rohem%20Contrera.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2033 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-09-13T17:10:56Z No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Clara dos Santos Rohem Contrera.pdf: 769756 bytes, checksum: ec49525db46072f12a3f93129e5a0c84 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-13T17:10:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Clara dos Santos Rohem Contrera.pdf: 769756 bytes, checksum: ec49525db46072f12a3f93129e5a0c84 (MD5) Previous issue date: 2016-12-14 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Ana Clara dos Santos Rohem Contrera.pdf | Ana Clara dos Santos Rohem Contrera. | 751.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.