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dc.contributor.authorContrera, Ana Clara dos Santos Rohem
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:56Z-
dc.date.issued2016-12-14
dc.identifier.citationContrera, Ana Clara dos Santos Rohem. Vozes extraordinárias: falas, gritos, sussurros, escritas e silêncios na educação infantil. 2016. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13184-
dc.description.abstractO cotidiano na Educação Infantil é atravessado por inúmeras vozes carregadas de diferentes sentidos. Isto implica pensar, no entanto, o lugar destinado às práticas narrativas na sociedade e como estas acontecem. Implica saber que a narrativa oral e escrita possuem valores diferentes dependendo do contexto em que sejam aplicadas e, mesmo as narrativas escritas possuem pesos diferentes, dependendo da linguagem que apresentem. Os discursos produzidos academicamente têm acolhido e anunciado quais vozes deste cotidiano? Considerar que as narrativas que atravessam esse cotidiano são mais que simples historietas ou tentativas de conceituação científica levam-nos ao pensamento de que são elas fios condutores de experimentação. Portanto, o lugar de acontecimento das experiências formativas na Educação Infantil, seja para professores, crianças ou mesmo responsáveis, perpassam pela consciência de que uma palavra, ao encontrar com palavras outras, dotam de significados o universo circundante. O sujeito comum, ordinário, de que fala Michel de Certeau, através de sua relação com as narrativas incide sobre o cotidiano fazendo com que este seja sempre um acontecimento único, ou, em outras palavras, é o homem ordinário que através do uso da língua transforma o cotidiano também no lugar do extraordinário. Esse cotidiano extraordinário é perpassado ainda pela relação que cada sujeito constrói com a palavra e com a linguagem como um todo. Assim, a pesquisa aqui apresentada esteve sempre tensionada entre a relação da Professora/Pesquisadora com a literatura e com a linguagem mais usual da academia. Portanto, o modo de apresentar a pesquisa será através de um diálogo (ego e alter ego) entre a Professora e a Pesquisadora com inúmeras recorrências a diferentes estilos literários (contos, crônicas e narrativas) objetivando transparecer o máximo possível da polifonia investigada por Mikhail Bakhtin, que fundamenta teoricamente esta investigaçãopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectchild educationeng
dc.subjectdailyeng
dc.subjectteacher’s identityeng
dc.subjectnarrativeseng
dc.subjectcotidianopor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectformação de professorpor
dc.subjectnarrativaspor
dc.titleVozes extraordinárias: falas, gritos, sussurros, escritas e silêncios na educação infantilpor
dc.title.alternativeExtraordinary voices: speeches, shouts, whispers, written e silences on child’s educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe daily life in Childhood Education is crossed by countless voices charged with different senses. This implies, however, thinking about the place for narrative practices in society and how they happen. It implies knowing that oral and written narratives have different values depending on the context in which they are applied, and even the written narratives have different weights, depending on the language they present. What voices of this quotidian the academic speeches received and announced? To consider that the narratives that cross this quotidian are more than simple little stories or attempts at scientific conceptualization lead us to the thought that they are conductive threads of experimentation. Therefore, the place of the formative experiences in Early Childhood Education, whether for teachers, children or even responsible, permeates the consciousness that one word, when encountering with other words, endow the surrounding universe with meanings. The ordinary individual, who talk about Michel de Certeau, through its relationship to narratives, focuses on everyday life making it always a unique event, or, in other words, it is the ordinary subject who through the use of the language also transforms daily life in the place of the extraordinary. This extraordinary daily life also permeates the relationship that each subject constructs with the word and with the language as a whole. Thus, the master's research in question was always strained between the relation of the teacher/researcher to literature and to the more usual language of the academy. Therefore, the way to present the research will be through a dialogue (ego and alter ego) between the Teacher and the Researcher with innumerable recurrences to different literary styles (short stories, chronicles and narratives) aiming to show as much as possible the polyphony investigated by Mikhail Bakhtin, who that research is theoretically basedeng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Mello, Marisol Barenco Corrêa de
dc.creator.ID105.278.077-61por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2733133333755912por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAMORIM, Marilia. Para uma filosofia do ato – válido e inserido no contexto. BRAIT Beth (org), Bakhtin Dialogismo e polifonia. São Paulo: Ed. Contexto, 2009. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BAKHTIN, Mikhail Questões de literatura e estética. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2010. BARROS, Manoel de. Poesia Completa – São Paulo: Leya. 2010 BENEDETTI, Mario. A trégua. Rio de Janeiro: L&PM. 2008. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única. Trad: R.R.Torres Filho e J.C.M. Barbosa. São Paulo:Brasiliense: 1995 BORGES, Jorge Luis. O livro de Areia. São Paulo: MEDIAfashion: 2012 CERTEAU, M. De. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1995. D’ÂNGELO. Martha. Arte, política e educação em Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006 DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Diário do Subsolo. Trad. Oleg Almeida. São Paulo, Martin Claret, 2012. EMERSON, Caryl. Os cem primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Tradução: Pedro Jorgensen Jr. – Rio de Janeiro: DIFEL, 2003. 350 p. GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. GALEANO, Eduardo H. Bocas do tempo. Trad: Eric Nepomuceno. Porto Alegre, RS. L&PM, 2015. GORKI, Maksim. Ganhando meu Pão. Tradução: Boris Schnaiderman – São Paulo: Cosac Naify, 2009. 456,PP. LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rooco, 1998 MORIN, Edgar. Para onde vai o mundo? Trad. Francisco Morás. 3. Ed. Petrópolis, Vozes, 2012. PREVERT, Jacques. Poemas.Nova Fronteira, 2000. PERRAULT, Charles. Contos de Perrault; tradução: Maria Stela Gonçalves- São Paulo: Paulus, 2005. P.20 a 22) PESSOA, Fernando. Poemas completos de Alberto Caeiro – São Paulo: ática, 2007 RODRIGUES, Nelson. A Menina Sem Estrela. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. Texto produzido no âmbito das atividades do Projeto “As marcas dos tempos: a interculturalidade nas culturas da infância”,Projeto POCTI/CED/2002. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf VYGOTYSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. Tradução: Luiz Camargo. Revisão Tecnica: José Cipolla Neto – 3° edição – São Paulo: Martins Fontes, 2005por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2033
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-09-13T17:10:56Z No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Clara dos Santos Rohem Contrera.pdf: 769756 bytes, checksum: ec49525db46072f12a3f93129e5a0c84 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-13T17:10:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Clara dos Santos Rohem Contrera.pdf: 769756 bytes, checksum: ec49525db46072f12a3f93129e5a0c84 (MD5) Previous issue date: 2016-12-14eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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