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dc.contributor.authorLeal, Joliene do Nascimento
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:08Z-
dc.date.issued2012-01-31
dc.identifier.citationLEAL, Joliene do Nascimento. Tensões entre ciência e conhecimento tradicional na construção do currículo de formação superior indígena: o caso da licenciatura intercultural Teko Arandu. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13196-
dc.description.abstractO debate sobre as diferenças culturais e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado nos últimos anos do século XX e início do século XXI. A proposta pedagógica tem sido constantemente debatida, pois se percebeu que através dela as instituições escolares podem promover tanto a inclusão quanto a exclusão dos diferentes saberes presentes na sociedade. É nela que são incorporados os vários significados presentes em tantos conceitos, materializados na prática escolar. Nesse sentido a presente pesquisa tem como objetivo principal verificar se acontece o diálogo das diferenças no currículo de formação superior indígena, mais especificamente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, da UFGD, e as possíveis tensões produzidas pelo encontro de diferentes conhecimentos - conhecimentos cientìficos, ditos “legìtimos”, universal e os conhecimentos tradicionais indígenas, particulares. Buscou-se saber em que medida a universidade, que em princípio almeja a construção de um conhecimento universal, é capaz de acolher no seu currículo, os conhecimentos particulares, tendo como questionamento central: Qual o lugar das memórias e saberes indígenas na construção da matriz curricular do curso de formação superior indígena? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, que seguindo o ponto de vista de Macedo, preocupa-se primordialmente com os processos que constituem o ser humano em sociedade e em cultura e compreende esta como algo que atravessa toda e qualquer ação humana e os etnométodos que aí se dinamizam. Por privilegiar a análise dos planos político, educacional e cultural, buscou-se não descuidar das relações e interseções que esses planos estabelecem com o social. A análise dessas relações e intercessões foi aprofundada, através de dados coletados a partir de três procedimentos: entrevistas semi-estruturadas com os professores, coordenador e estudantes do curso; análise documental e análise bibliográfica. Os resultados da pesquisa permitem inferir que é inegável o avanço que se teve no campo da educação superior indígena nessa primeira década do século XXI. Constatou-se, que os cursos com proposta intercultural, ao sugerir a re-significação dos conteúdos escolares e propor alterar os processos de avaliação e organização do trabalho docente, desconstroem a própria cultura e identidade escolar construídas há tantos séculos pelo projeto modernizador. Não há dúvidas de que as políticas públicas referentes à educação escolar indígena e ao reconhecimento de que ela deva ser pautada pela interculturalidade avançaram, mas infelizmente ainda existe uma distância muito grande entre a organização disciplinar pautada no pensamento ocidental e os modos indígenas de conceber o mundo e o conhecimento. Em síntese, diante das análises até aqui desenvolvidas, é fundamental considerar que o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu é um caminho possível. Segundo os depoimentos, o curso tem possibilitado a troca de experiências e a construção coletiva de saberes. Porém, não tem sido fácil articular essa formação com o cotidiano da ação escolar e docente e com os conhecimentos curriculares.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimento Tradicional e Conhecimento Científicopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFormação Superior Indígenapor
dc.subjectTraditional Knowledge and Scientific Knowledgeeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectIndigenous Higher Educationeng
dc.titleTensões entre ciência e conhecimento tradicional na construção do currículo de formação superior indígena: o caso da licenciatura intercultural Teko Arandupor
dc.title.alternativeTensions science and traditional knowledge in the construction of indigenous higer education curriculum: the case of intercultural degree Teko Arandueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe debate about cultural differences and the relevance of ensuring the representation of cultural identities in various social fields, including the educational, has been intensified in the last years of the twentieth and the early twenty-first centuries. The pedagogical proposal has been constantly debated, since it has been realized that through the education institutions can promote both the inclusion and exclusion of different knowledge present in society. In this proposal diverse meanings are incorporated and materialized in school practice. In this sense the present study aimed to verify the true dialogue of differences in curriculum of Indigenous higher education, specially the Degree Intercultural Indigenous Teko Arandu Course of UFGD, and the possible tensions produced by the meeting the different knowledge – scientific knowledge, called “legitimate”, universal and the knowledge of traditional indigenous, in particular. It has been searched to determine in what extent the university that, at the beginning, aims to construct the universal knowledge, is capable of welcoming in its curriculum, the particular knowledge, with the central question: What is the place of memories and indigenous knowledge in the construction of curriculum pattern in the course of indigenous graduation? It is a qualitative research, of ethnographic type, following Macedo‟s point of view, who is mainly concerned with the processes that constitute the human being in society and in culture and understand it as something that goes to every and any human action and the ethno methods that streamlines themselves. Because it focus on the analysis of political, educational and cultural plans, it has been searched not to neglect the relationships and intersections that these plans establish with the social. The analysis of these relationships and intersections have been deepened, through the collected data from three procedures: semi-structured interviews with teachers, coordinator and the students of the course; documental analysis and literature review. The survey results allow to infer that it cannot be denied the progress which has happened in the field of indigenous higher education in this first decade of the twenty-first century. It has been found that the courses with intercultural proposals, by suggesting a redefinition of educational contents and propose changing evaluation processes and organization of teaching work, deconstruct their own culture and academic identity built many centuries ago by the modernizing project. There are no doubts that public policies relating to indigenous school education and the recognition that it must be guided by interculturality has advanced, but unfortunately there are still a great distance between the disciplinary organization based on the Western thought and the indigenous ways of conceiving the world and knowledge. In summary, before the developed analysis so far, it is fundamental to consider the Degree Intercultural Indigenous Teko Arandu Course is a possible way. According to the testimonies, the course has enabled the exchange of experiences and the collective construction of knowledge. However, it has not been easy to coordinate this formation with the daily academic actions and school teachers and the curricular knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Freire, José Ribamar Bessa
dc.contributor.referee2Benevenuto, Mônica Aparecida Del Rio
dc.creator.ID109.504.917-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306449542990737por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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