Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSalles, Aline Terra
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:09Z-
dc.date.issued2014-01-29
dc.identifier.citationSALLES, Aline Terra. Aprendizagem no VMT-Chat: um estudo de caso focado no raciocínio combinatório de licenciandos de pedagogia. 2014. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13197-
dc.description.abstractA aprendizagem matemática dos licenciandos em Pedagogia tem sido alvo de muitas reflexões e estudos. Uma das preocupações relaciona-se ao conteúdo específico que deve ser ensinado aos (as) futuros (as) pedagogos (as). Reconheço que essa preocupação seja pertinente e, por esse motivo, quero apresentar contribuições relacionadas às estratégias de formação inicial que podem auxiliar no desenvolvimento do pensamento matemático dos discentes de Pedagogia. Concretamente, quero investigar possíveis contribuições que a implementação de atividades introdutórias de combinatória em um ambiente virtual (o VMT-Chat) pode trazer para o desenvolvimento do raciocínio matemático e favorecer heurísticas emergentes nesse processo de aprendizado online. As sessões virtuais foram realizadas em três turmas de um curso de Licenciatura em Pedagogia. Mediante estudo de caso, a análise teve como foco encontrar aspectos do discurso que evidenciaram o desenvolvimento do raciocínio matemático e as estratégias de resolução online adotadas pelos participantes. Como resultados, identifico duas heurísticas utilizadas pelos aprendizes na resolução online de uma atividade de combinatória: a árvore e a listagem de possibilidades. A investigação também ressalta que o VMT- Chat mostrou-se um cenário frutífero para interações e trocas discursivas de diferente naturezapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVMT- Chatpor
dc.subjectaprendizagem em ambiente virtualpor
dc.subjectraciocínio combinatóriopor
dc.subjectdiscentes de Pedagogiapor
dc.subjectvirtual learningeng
dc.subjectcombinatorial reasoningeng
dc.subjectundergraduate’s students of Pedagogyeng
dc.titleAprendizagem no VMT-Chat: um estudo de caso focado no raciocínio combinatório de licenciandos de pedagogiapor
dc.title.alternativeLearning on VMT-Chat: A case study focus edon the combinatorial reasoning of undergraduates in pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe mathematics learning of undergraduates in Pedagogy is the subject of several questions. One concern relates to the content that’s hold be taught to future early childhood educators. I recognize that this concern is relevant and for that reason I want to bring reflections related to initial education strategies that can assist in the development of mathematical thinking of students from pedagogy. Specifically, I investigate possible contributions which the implementation of combinatorial introductory activities in a virtual environment: The VMT-Chat, can bring to the development of mathematical reason inland favor heuristics that emerge from the virtual learning process. Studies focusing on learning in virtual scenarios indicate that the analysis of on line interactions enables the teacher to construct discursive strategies to contribute to the continuity of collaborative debate. The virtual sessions were held in three classes of a Licentiate course in Pedagogy and the analysis has focused on finding aspects of speech which show the development of mathematical reason in grand resolution strategies adopted by the participants. As initial results, I identify two heuristics used by learners in the online resolution of a combinatorial activity: the tree and the list of possibilities. The research also points out that VMT-Chat proved a singular environment for discursive interactions of different natureeng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Powell, Arthur B.
dc.contributor.referee2Kindel, Dora Soraia
dc.creator.ID119.459.897-85por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1281934338603964por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALVES, R.; SEGADA, C.Sobre o Ensino da Análise Combinatória: fatores a serem considerados, lacunas a serem evitadas. Revista Acta Scientae, v. 14, n. 3, 2012. ALVES-MAZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999. AZEVEDO, J.; COSTA, D.; BORBA,R. O impacto do software Árbol no raciocínio combinatório. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIII CIAEM). Em CD-ROM. Recife, 2011. BAIRRAL, M. A. Compartilhando e Construindo Conhecimento Matemático: Análise do Discurso nos Chats.BOLEMA: O Boletim de Educação Matemática [BOLEMA: The BulletinofMathematicsEducation, 17(22), 37-61, 2004. BAIRRAL, M. A. Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em ambientes virtuais a distância. Rio de Janeiro: Edur, 2007. BAIRRAL, M. A.; POWELL, A. B. Analysing High School Students Interacting at Distance with VMT-Chat on Taxicab Problem. Anais do II SIPEMAT, Recife, 2008. Em CD-ROM. BAIRRAL, M. A.; POWELL, A. B.; SANTOS, G. T. Análise de interações de estudantes do Ensino Médio em chats. Educação e Cultura Contemporânea, v.4, p.111-138, 2007. BAIRRAL, M. A. Learning in virtual environments: a methodology for the analysis of teacher discourse. JIEEM: Uniban, v. 1, n.1, 2009. BAIRRAL, M. A. Uma revisão da literatura nacional sobre a aprendizagem em contextos à distância. Revista Acta Tecnológica, Maranhão, v.5, n.2, 189-216, jul./dez., 2010. BAIRRAL, M. A. Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática. Educar em Revista (UFPR), Número Especial - Dossiê Psicologia da Educação Matemática (1/2011), 173-190, 2011. BARRETO, F. L. S; BORBA, R. Intervenções de combinatória na educação de jovens e adultos. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (XII CIAEM). Em CD-ROM, Recife, 2011. BEZERRA, L. Trabalhando online conceitos da geometria do táxi com alunos e professores no VMT-Chat. Relatório PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2009. BICUDO, M.A.V. Pesquisa em educação matemática. In: Pró-Posições, v. 4, n. 1, março/1993, p. 18-23. BORBA, M. D. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. BORBA, M. D. C.; VILARREAL, M. E. Humans-with-Media and ReorgaLiahzation of 79 Mathematical Thinking: Information and CommuLiahcation Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. New York: Springer, 2005. BOLITE FRANT, J.; KINDEL, D. S. Interações discursivas em um ambiente virtual síncrono: licenciandos discutem sobre o infinito. In: BAIRRAL, M.A. (org)O uso de chat e de fórum de discussão em uma educação matemática inclusiva. Edur: Rio de Janeiro, Série Inovacomtic, v.5, 113-143, 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática 1º e 2º ciclos. Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1997. CAI, J.; LESTER, F. Why is teaching with problem solving importante to student learning? Tradução por Antônio Sérgio A. M. Bastos e Norma S G. Allevato. Boletim Gepem 60, Rio de Janeiro, jan./jun., 147-162, 2012. CAMPOS, C. E. DE. Análise combinatória e proposta curricular: um estudo dos problemas de contagem. (Dissertação) 143p., PUCSP, 2011. CANNONE, G.; ROBAYNA, M. S.; MEDINA, M. M. P. O ensino da matemática e as novas tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): estudo de caso de um grupo de professores de ensino fundamental. ciclo I, em Tenerife –Espanha. Zetetiké – Cempem-Unicamp, v.16, n.30, jul./dez.,2008. CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Zetetiké, FE. Unicamp. v. 17, n.32, jul/dez. 2009. CORREA, J.; OLIVEIRA, G. A escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatória. Educar em revista(UFPR). Número Especial: Dossiê Psicologia em Educação Matemática, Curitiba, 2011. COSTA, R. C. A formação de professores de matemática para uso das TICs: uma abordagem baseada no ensino de funções polinomiais de primeiro e segundo grau. Educação Matemática Pesquisa, v.12, n.3, 2010 COSTA, G. L. M.; FIORENTINI, D. Mudança da cultura docente em um trabalho colaborativo de introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática escolar. Bolema: Rio Claro (SP), v.20, n.27, 2007. COSTA, G. L. M. Trabalho colaborativo mediado pelas tecnologias de Informação e Comunicação na formação do professor de matemática: Indícios de mudança da cultura docente. BoletimGepem 52, Rio de Janeiro, jan./jun., 69-84, 2008. ÇAKIR, M. P., ZEMEL, A., & STAHL, G. The joint organization of interaction within a multimodal CSCL medium.InternationalJournalof Computer-SupportedCollaborativeLearLiahng, 4(2), 115-149, 2009. 80 DALLEMOLE, J.J.; GROENWALD, C. L. O.; RUIZ, L. M. Os registros de representação semiótica no estudo da circunferência com enfoque na geometria analítica. Boletim Gepem 59, Rio de Janeiro, jul./dez., 95-112, 2011. DELLA NINA, C. T.; MENEGASSI, M. E. J.; SILVA, M. M. DA Análise combinatória: experiências de sala de aula Boletim Gepem(55), Rio de Janeiro, 195-208, 2009. DELL’AGLI, B. A. V.; BRENELLI, R. P. O jogo “ descubra o animal”: um recurso no diagnóticos psicopedagógico. Psicologia em estudo, v. 12, n.3, Maringá, set./dec.,2007. ESTEBAN, M.P.S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. FERNANDES, J. A.; CARVALHO, B. DO A.; CARVALHO, C. DE F. O Trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de duas professoras em combinatória. Educação Matemática Pesquisa, nº12, v.1, 2010. FUTTERLEIB, J. A.; SANTOS, R. P. DOS Ferramenta é instrumento, ambiente é cenário. E os fóruns online de discussão? Recortes de reflexão sobre o estudo da física em ambientes não-formais de educação. Acta Scientae, v.8, n.1, jan./jun., 2006. GADANIS, G.; NAMUKASA, I.; MOGHADDAM, A. Matemática-para-professores online: facilitando mudanças conceituais nas visões sobre matemática de professores do ensino elementar. Bolema: Rio Claro (SP), v.21, n.29, 2008. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004. GROENWALD, C. L.; RUIZ, L. M. Formação de professors de matemática: uma proposta de ensino com novas tecnologias. Revista Acta Scientae, v.8, n.2, 2006. GROENWALD, C.L.O.; ZOCH, L. N.; HOMA, A. I. R. Sequência didáticas com Análise Combinatória no padrão SCORM. Bolema: Rio Claro (SP), v.22, n.34, 2009. LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34. 2ª edição, 2010. LIMA, R.; BORBA, R. O raciocínio combinatório de alunos da educação de jovens e adultos: do início da escolarização até o ensino médio. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática (X ENEM). Em CD-ROM. Salvador,2010. LOPES, C. A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. (Tese) 300p. UNICAMP, 2003. LOPES, J. M.; REZENDE, J. DE C.Um novo jogo para estudo do raciocínio combinatório e do cálculo de probabilidade. Bolema, Rio Claro – SP, v. 23, nº36, p.657-682, ago. 2010. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 81 MACHADO, M. DE S. Estratégias pedagógicas com uso das TICs: uma abordagem para a construção do conhecimento em operações aritméticas básicas nas chamadas “regras de sinais”. Educação Matemática Pesquisa, v.12, n.3, 2010. MALHEIROS, A. P.S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 187f. (Tese) Doutorado em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, 2008. MENDONÇA, L. Trajetória hipotética de aprendizagem: análise combinatória. Dissertação, 222p. 2011. MISKULIN et al. A prática do professor que ensina matemática e a colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais. Bolema: Rio Claro (SP), v.25, n.41, 173-186, 2011. MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C.; CAMARINHA FILHO, J. A. Raciocínio combinatório em problemas escolares de produto cartesiano. Zetetiké. FE Unicamp. v. 18, n.33, 211-242. jan/jun 2010. MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C. Níveis de raciocínio combinatório e produto cartesiano na escola fundamental. Educação Matemática Pesquisa,v.8, n.1 , 2006. OLIVEIRA, G. P. DE. Generalização de padrões, pensamento algébrico e notações: o papel das estratégias didáticas com interfaces computacionais. Educação Matemática Pesquisa, v.10, n.2, 2008. PEDROSA FILHO, C. Uma experiência de introdução do raciocínio combinatório com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (7 – 8anos). Educação Matemática Pesquisa, v.10 , nº 1, 2008. PEREIRA, E.L.; ZULATTO, R.B.A. Fractais em sala de aula: uma experiência com papel e tesoura, computador e espelho. Boletim Gepem 56, Rio de Janeiro, jul./dez. 2010. PÊSSOA, C. A. DOS S. Quem dança com quem: desenvolvimento do raciocínio combinatório do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. (Tese) 268p. UFPE, Pernambuco, 2009. PÊSSOA, C.; BORBA, R. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1ª a 4ª série. Zetetiké, FE. Unicamp. v. 17, n.31, 105-150. jan/jun 2009. PÊSSOA, C. A. dos S.; SANTOS, L. T. B. dos. Estudo de caso: como duas crianças passam a compreender a combinatória a partir de intervenções? Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP UFSCAR, 6(1), 358-382, 2012. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/360> Acesso: 10/jan./2013. PLACHA, K. C.; MORO, M. L. F. Problemas de produto cartesiano, raciocínio combinat´rio e intervenção do professor. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 1, Brasília, jan/ mar., 2009. 82 POLYA, G.A Arte de Resolver Problemas.Interciência: Rio de Janeiro, 1978. PONTE, J.P. Estudos de casos em educação matemática. Bolema, 25, 105-132, 2006. POWELL, A. B.; LAI, F. F. Inscription, mathematical ideas, and reasoning in VMT. In:G. Stahl (Ed.), Studying Virtual Math Teams (pp. 237-259). New York: Springer, 2009. POWELL, A. B. Socially emergent cognition: Particular outcome of student-to-student discursive interaction during mathematical problem solving. Horizontes, 24(1), 33-42, 2006. RÉGNIER, J.; PRADEAU, A. Des intéractionssocialesem formation universitaire à distance: uneapprochemicrosociologiqueexploratoired’umcours de statistique et méthodesquantitatives et qualitatives. Educação Matemática Pesquisa, v.11, n.1,2009. ROSA, M.; MALTEMPI, M. V.Eletronic and online RPG in the Mathematics Education Context. JIEEM: Uniban, v.2, n.1, 2010. ROSA, M.; VANIN, L.; SEIDEL, D. J. Produção do conhecimento matemático online: a resolução de um problema com o ciberespaço. Boletim Gepem 58, Rio de Janeiro, jan./jun., 89-113, 2011. SABO, R. D. Saberes docentes: a análise combinatória no Ensino Médio. Dissertação. Educação Matemática Pesquisa, v.12, nº1, 2010. SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SANTOS, J. A. F. L.; GRANDO, R. C. O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso. Bolema, Rio Claro-SP, v. 24 , nº 39 , p.561-584, ago. 2011. SANTOS, G. T. Linguagem, comunicação e aprendizagem matemática em cenários virtualizados.Relatório PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2008. SANTOS, R. P. DOS As dificuldades e possibilidades de professores de Matemática ao utilizarem o software Geogebra em atividades que envolvem o Teorema de Tales. Educação Matemática Pesquisa, v.12, n.3, 2010. SANTOS, S. C.; BORBA, M. C. Internet e softwares de geometria dinâmica como atores de produção matemática online. Zetetiké – Cempem – Unicamp, v.16, n.29, 2008. SANTOS, S. C. Atividades de geometria espacial e tecnologias informáticas no contexto da educação a distância online. Boletim Gepem 53, Rio de Janeiro, jul./dez., 75-93,2008. SANTOS, S. C. A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. Bolema: Rio Claro (SP), v.20, n.27, 2007. SALLES, A. T.; BAIRRAL, M.A. Interações e aprendizagem matemática: um estudo de interlocuções em VMT-Chat. In: Anais do Encontro Nacional De Educação Matemática (X ENEM). 2010, Salvador. Anais do X ENEM, Salvador, 2010. Em CD-ROM. 83 SALLES, A. T. Interações e aprendizagem matemática no VMT-Chat. Relatório PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2011. SALLES, A. T.; NIETO, R. Z.;BAIRRAL, M. A. O uso do chat como forma de interagir e de aprender matemática. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIII CIAEM). Em CD-ROM, Recife, 2011. SALLES, A. T.; BAIRRAL, M. A. Identificando e analisando heurísticas em interações no VMT-CHAT. In: Pesquisa, ensino e inovação com tecnologias em educação matemática: de calculadoras a ambientes virtuais. Série Inovacomtic, v. IV, 117-139, Edur: Rio de Janeiro, 2012a. SALLES, A. T.; BAIRRAL, M.A. “Esquece esses desenhos vamos usar números”: um estudo inicial focado na resolução de um problema de combinatória por estudantes de pedagogia em um ambiente virtual. In:Anais do XIEncontro Nacional De Educação Matemática (XI ENEM): Curitiba, 2013. SALLES, A. T.; BAIRRAL, M. A. Interações docentes e aprendizagem matemática em um ambiente virtual. Investigações em Ensino de Ciências(UFRGS), v.17, n.2, 453-466, 2012b. SCHOENFELD, A. H. (Ed.).Learning to think mathematically: Problem solving, metacognition, and sense-making in mathematics.New York: MacMillan, 1992. SOUZA, A. C. de; LOPES, C. E. Combinando roupas e vestindo bonecos: ideias de combinatória no desenvolvimento profissional de uma educadora da infância. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP UFSCAR, 6(1), 148-159, 2012. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/404/175> Acesso: 10/jan./2013. STAHL, G. Group cogLiahtion: Computer support for building collaborative knowledge. Cambridge: MIT, 2006. TEIXEIRA, L. R. M. et al. Problemas Multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do Ensino fundamental público. Educar em revista(UFPR). Número Especial: Dossiê Psicologia em Educação Matemática, Curitiba, 2011. TRACTENBERG, L.; BARBASTEFANO, R.; STRUCHINER, M. Ensino Colaborativo Online (ECO): uma experiência aplicada ao ensino da matemática. Bolema: Rio Claro (SP), v.23, n.37, 2010. VAN DIJK, T. El discurso como estructura y proceso. Barcelona: Gedisa, 2000. VAZQUEZ, S. C. Combina ou não combina? Um estudo de caso com alunos bilíngues e não bilíngues, nos EUA. Boletim Gepem 55, Rio de Janeiro, jul./dez. 2009. VISEU, F.; PONTE, J.P. A formação do professor de matemática, apoiada pelas TIC, no seu Estágio Pedagógico. Bolema: Rio Claro (SP), v.26, n.42A, 2012. 84 ZULATTO, R. B. A.; BIAZZI, R. N. Diferentes naturezas de recursos multimídia sob a perspective de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, v.12, n.3, 2010. ZULATTO, R. B. A.A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. (Tese) Doutorado em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, 2007.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10513/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16326/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22626/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29006/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35358/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41754/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48156/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54608/2014%20-%20Aline%20Terra%20Salles.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2864
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-04T13:28:13Z No. of bitstreams: 1 2014 - Aline Terra Salles.pdf: 3556290 bytes, checksum: 052dd4fb394c9cdeee03605c2cce5d8a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T13:28:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Aline Terra Salles.pdf: 3556290 bytes, checksum: 052dd4fb394c9cdeee03605c2cce5d8a (MD5) Previous issue date: 2014-01-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Aline Terra Salles.pdfAline Terra Salles3.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.