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dc.contributor.authorPinto, Diogo de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:10Z-
dc.date.issued2014-02-21
dc.identifier.citationPINTO, Diogo de Souza. Identidades e trajetórias de educadores na agroecologia. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13198-
dc.description.abstractOs cursos de agroecologia podem representar um avanço significativo na formação profissional agrícola que envolve tanto o debate da sustentabilidade quanto as demandas dos movimentos sociais do campo. Porém pesquisas sobre as problemáticas que envolvem este campo de formação ainda são incipientes e a formação dos docentes que atuam na consolidação destas propostas é pouco conhecida. Neste sentido que dialogamos com as trajetórias e as identidades que configuram este profissional, tomando como conceito o educador agroecológico. Este trabalho de pesquisa contribui com o registro dos processos histórico e social do desenho da agroecologia no campo da educação, trazendo a discussão sobre os processos identitários dos educadores que atuam nestes cursos. Busca corroborar nos estudos que pretendem conhecer este campo de formação em transição de paradigmas no ensino agrícola. A pesquisa traz um estudo histórico sobre a configuração da agroecologia na educação, suas características e movimentos instituintes. Apresenta um diálogo teórico sobre a identidade no campo das ciências sociais e contextualiza a base metodológica do uso destas discussões para a problemática apresentada, valendo-se das ferramentas como história de vida e trajetórias para discutir a construção identitária destes profissionais. Os estudos foram realizados na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, campus Glória de Dourados com o curso tecnólogo em agroecologia e no Instituto Federal Baiano, campus de Valença, no curso técnico em agroecologia. Nossa pesquisa apresenta como resultados o histórico destes cursos dialogando com os processos agrários locais que configuram o estado da arte da formação em agroecologia. A problemática apresentada nestes cursos nos auxilia nas discussões para a formação profissional agrícola e sua interação com constituição da identidade docente. As narrativas dos professores nos mostra que a grande maioria deles não apresenta formação na área e conflitam diretamente com o jogo de identidades no campo profissional ao atuarem nestes cursos. Desta forma que encontram nesta dinâmica, elementos para conceituarem um ideal de educador agroecológico que configuram as discussões sobre formação de professores e a crise paradigmática das ciências agrárias. Assim compreendemos este educador como um sujeito que busca formação científica na área, porém aberto aos novos conhecimentos e em constante processo de transformação, fazendo da agroecologia além de um discurso ideológico, mas como parte de sua prática cotidiana e sua atuação política e social.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.subjectensino agrícolapor
dc.subjecteducação do campopor
dc.subjectvocational trainingeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjecteducation of countrysideeng
dc.titleIdentidades e trajetórias de educadores na agroecologiapor
dc.title.alternativeIdentities and trajectories of educators in agroecologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCourses in agroecology may represent a significant advance in agricultural training that involves both the sustainability debate as the demands of rural social movements. But researches on the issues surrounding this countryside of training are still incipient and training teachers who work in the consolidation of these proposals is little known. This sense that we dialogue with the trajectories and identities that make up this professional, taking as an ideal concept of “educator agroecology”. This research contributes to the record of the historical and social processes of the design of agroecology in education, bringing the discussion about the identity processes of educators who work in these courses. Search in studies corroborate that claim to meet this training camp in transition paradigmatic models in agricultural education. The research offers a historical study on the setting of agroecology education, instituting its features and movements. Presents a theoretical dialogue about identity in the social sciences and contextualizes the methodological basis for using these discussions to the issue presented, making use of tools such as life history and trajectories to discuss the identity construction of these professionals. The studies were conducted at the Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Glória de Dourados campus technologist course in Agroecology and the Instituto Federal Baiano, Campus of Valenca, the technical course in Agroecology. Our research shows how the historical results of these courses dialoguing with local agricultural processes. Configuring the considerations on the state of the art training in agroecology. The issue presented in these courses helps us in discussions for agricultural training and interaction with the teacher identity formation. The narrative of teachers shows that the vast majority of them has no training in the area and directly conflict with the play of identities in the professional field to act in these courses. Thus we find these dynamic elements to conceptualize an ideal agro-ecological educator that shape the discussions about teacher training and paradigmatic crisis of agricultural sciences. So understand this educator as a person who seeks scientific training in the area, but open to new knowledge and in a constant process of transformation, making agroecology as well as an ideological discourse, but as part of their daily practice and its political and social action.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID003.797.767-90por
dc.contributor.referee1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.referee2Sobral, Francisco José Montório
dc.contributor.referee3Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.creator.ID363.471.158-24por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014965738327025por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2862
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-09-03T19:25:19Z No. of bitstreams: 1 2014 - Diogo de Souza Pinto.pdf: 1818698 bytes, checksum: fe8f4caf034124d27c56723bb46686fb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-03T19:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Diogo de Souza Pinto.pdf: 1818698 bytes, checksum: fe8f4caf034124d27c56723bb46686fb (MD5) Previous issue date: 2014-02-21eng
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