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dc.contributor.authorAlvernaz, Aline
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:12Z-
dc.date.issued2016-02-16
dc.identifier.citationALVERNAZ, Aline. SAERJ: implicações na avaliação do processo ensino-aprendizagem em duas escolas estaduais de Belford Roxo - RJ. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13200-
dc.description.abstractAo longo dos anos, a avaliação é tema de grandes discussões no âmbito da educação escolar. Isto porque avaliar é uma ação que requer do professor um compromisso político-pedagógico, tornando esta tarefa complexa, subjetiva e específica. Complexa porque demanda um constante estudo e aprofundamento sobre o tema. Subjetiva pelo fato de que cada professor utiliza a avaliação de uma maneira e a adapta a sua realidade. E específica porque considera as especificidades de cada escola, cada turma, cada aluno. No cenário nacional, tem-se adotado as Avaliações Externas como política pública com a justificativa de garantir a qualidade da educação oferecida nas redes. A avaliação externa parece refletir resultados de algumas políticas e práticas pedagógicas que têm sido adotadas pelas redes de ensino, acarretando implicações no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, foi verificar as implicações da avaliação externa nas práticas de avaliação do ensino-aprendizagem e na organização do trabalho pedagógico na escola, bem como identificar como os atores escolares interpretam as políticas educacionais associadas à avaliação externa. Analisamos as percepções, atitudes e comportamentos dos professores, gestores e alunos em relação à avaliação do ensino-aprendizagem e à organização do trabalho pedagógico, examinando as concepções e procedimentos relativos ao processo avaliativo. Para a concretização dos objetivos, adotaram-se como recorte duas escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, no município de Belford Roxo, submetidas à Avaliação Externa do SAERJ, sendo uma entre aquelas com melhores índices e recebendo bonificação; e outra entre aquelas com menores índices e sem ganho de bonificação. Nas duas unidades escolares, selecionaram-se representantes da equipe diretiva; cinco professores que atuam no Ensino Médio, contemplando cada uma das quatro áreas de conhecimento, além do professor de Educação Física; e seis alunos que realizaram o SAERJ, que se voluntariaram. Os dados dos alunos foram coletados através da técnica de Grupo Focal e dos demais sujeitos mediante entrevistas semiestruturadas e foram transcritos, categorizados e analisados. Os resultados apontaram para um engessamento das práticas avaliativas e uma supervalorização dos testes objetivos que reproduzem os moldes das avaliações externas. Há a predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e a caracterização do modelo essencialmente Classificatório da avaliação do processo ensino-aprendizagem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectImplicationseng
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSAERJpor
dc.subjectImplicaçõespor
dc.titleSAERJ: implicações na avaliação do processo ensino-aprendizagem em duas escolas estaduais de Belford Roxo - RJpor
dc.title.alternativeSAERJ: implications for the evaluation of the teaching-learning process in two public schools in Belford Roxo - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOver the years, the assessment is the subject of much debate in the field of school education. This is because evaluate an action that requires from the teacher a political-pedagogical commitment, making it a complex, subjective and specific task. Complex because it requires a constant deep study on the subject. Subjective by the fact that each teacher uses the evaluation in a manner and adapts it to his/her reality. And specific because it considers the specific characteristics of each school, each class, each student. On the national scene, it has adopted the External Assessment as public policy on the grounds of ensuring the quality of education offered in the school systems. The external assessment seems to reflect the results of some political and pedagogical practices that have been adopted by school systems, with implications in the school routine. The objective of this research, with a qualitative aspect, was to check the implications of the external assessment in the teaching-learning evaluation practices and the pedagogical work organization in the school, as well as identify how the school actors interpret educational policies related to external assessment. We analyze the perceptions, attitudes and behaviors of the teachers, the administrators and the students regarding the evaluation of teaching-learning and the pedagogical work organization, examining the concepts and procedures related to the evaluation process. To achieve the objectives, we adopted as cut two schools in the Public School System of Rio de Janeiro, in the county of Belford Roxo, submitted to the External Assessment of SAERJ, being one among those with better rates and getting bonus; and the other one among those with lower rates and getting no bonus. In the two school units, representatives of the management team were selected; five teachers who work in high school, covering each of the four areas of knowledge, in addition to physical education teacher; and six students who took SAERJ, who volunteered themselves. Students data were collected through a trainee of the Focus Group and other subjects through semi-structured interviews and they were transcribed, categorized and analyzed. The results pointed to inflexible practices of assessment and an overvaluation of objective tests that reproduce the patterns of external assessment. There is a predominance of the quantitative aspects over the qualitative and characterization of the model essentially Classificatory of the evaluation in the teaching-learning process.eng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.advisor1ID769.753.207-72por
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee2Araújo, Ivanildo Amaro de
dc.contributor.referee3Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.creator.ID098.849.577-54por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9992808642783955por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1816
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-22T16:54:42Z No. of bitstreams: 1 2016 - Aline de Alvernaz.pdf: 3258845 bytes, checksum: 8738241ca38b7ab5f62b9fe9933a3457 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T16:54:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Aline de Alvernaz.pdf: 3258845 bytes, checksum: 8738241ca38b7ab5f62b9fe9933a3457 (MD5) Previous issue date: 2016-02-16eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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