Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13204
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dc.contributor.authorMartins, Dalila Gonçalves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:16Z-
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.citationMARTINS, Dalila Gonçalves. Cocar e Universidade: um paradigma híbrido. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13204-
dc.description.abstractEssa pesquisa foi realizada com o intuito de discutir questões como transformação cultural, hibridação, estudos migratórios e movimentos de resistência das etnias, no Estado do Rio de Janeiro. O contexto que contêm essas relações no Estado do Rio de Janeiro é a Aldeia Maracanã que é caracterizada como urbana e composta por famílias migrantes de outros estados brasileiros, vítimas dos conflitos de terras. Por ser uma aldeia urbana, seus habitantes têm contato cotidiano com culturas não índias e estrangeiras, sendo possível, a partir deste movimento, uma apropriação e transformação cultural. Partindo desta circunstância, essa pesquisa se propõe a responder acerca de: É possível fomentar o objetivo da “Universidade Indígena” em consonância com a proposta do Estado que é a construção de um “Centro de Referência dos Povos Indígenas” no espaço do palacete do antigo museu do índio, e, será esse projeto capaz de abarcar os protagonismos indígenas? Essa projeção tem como parâmetro a Lei 11.645/2008? Seria capaz de atender ou não às demandas expressas na educação intercultural indígena? Para responder às problematizações acima, a pesquisa é delineada como qualitativa e privilegia como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise de discurso. O universo desse estudo é constituído pelos indígenas e suas lideranças que permanecem na resistência pela Aldeia Maracanã, no Antigo Museu do Índio, no bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro. Seu recorte amostral compreende cinco lideranças indígenas que residiam nessa aldeia. Tendo como parâmetro as observações etnográficas em que foram descritas as atividades que aconteciam na aldeia, assim como outras narrativas ou fragmentos de narrativas tanto de outros indígenas como de apoiadores. No desenrolar do texto, serão abordadas questões como o histórico do prédio do Antigo Museu do Índio, a revisão literária que corrobora o entendimento do que trata cultura, multiculturalismo, interculturalidade e educação indígena. Em seguida, a discussão sobre a necessidade de se pensar os índios num contexto urbano, abrangendo os fatores contributivos para essa diáspora que são os conflitos e as migrações. Não obstante, a perspectiva indígena é chamada no texto, onde analiso o conteúdo das falas e confronto com os dados registrados no caderno de campo, assim como minha própria experiência em campo. Deste modo, a conclusão é possível, à medida em que a correlação teórica e prática foram estabelecidas, denotando os dados discutidos e refletidos de modo crítico.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectCulturas Híbridaspor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPoliticseng
dc.subjectHybrid Cultureseng
dc.subjectInterculturalismeng
dc.titleCocar e Universidade: um paradigma híbridopor
dc.title.alternativeHeaddress and University: a hybrid paradigmeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was performed in order to discuss issues such as cultural transformation, hybridization, migration studies and resistance movements of ethnic groups in the state of Rio de Janeiro. The context containing these relations in the State of Rio de Janeiro's Maracanã the Village which is characterized as urban, and composed of migrant families from other states, victims of land disputes. Being an urban village, its inhabitants have daily contact with non- Indian and foreign cultures, and you can move from this appropriation and cultural transformation. From this circumstance, this research aims to answer about it is possible to foster the goal of " Indigenous University " in line with the proposal of the State is building a " Reference Centre of Indigenous Peoples " in the space of the ancient palace the Indian’s Museum . This projection is based on measuring the Law 11.645/2008? Be able to answer or not to demands expressed in the indigenous intercultural education? To answer questions about, research is outlined as a qualitative and privileges, such as data collection techniques to semi - structured interviews and discourse analysis. The universe of the study consists of the indigenous people and their leaders in the resistance that remain the Maracanã Village, the ancient Indian’s Museum, in Saint Kitts neighborhood in Rio de Janeiro. Your sample clipping comprises five indigenous leaders who lived in this village. Having as parameter the ethnographic observations where the activities taking place in the village were described , as well as other narratives, or fragments of narratives both indigenous and other supporters. In the course of the text, will cover topics such as the history of the building of the ancient Indian’s Museum, the literature review supports the view that what this is about culture, multiculturalism, interculturalism and indigenous education. Then the discussion about the need for the Indians to think in an urban context, encompassing contributory to this diaspora that are conflict and migration factors. Nevertheless, the indigenous perspective is called in the text, where I analyze the content of speech and confrontation with the data recorded in the field notebook, as well as my own experience in the field. Thus the conclusion is possible, as the practical and theoretical correlation has been established, indicating the data discussed and reflected critically.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.referee1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.referee2Siss, Ahyas
dc.contributor.referee3Kauss, Vera Lucia Teixeira
dc.creator.ID105.923.767-96por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0744019132436752por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3081
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-11-12T18:35:54Z No. of bitstreams: 1 2014 - Dalila Gonçalves Martins.pdf: 1312133 bytes, checksum: 3562f376b9e0f8585e1d3a5257b95102 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-12T18:35:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Dalila Gonçalves Martins.pdf: 1312133 bytes, checksum: 3562f376b9e0f8585e1d3a5257b95102 (MD5) Previous issue date: 2014-02-26eng
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