Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13208
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dc.contributor.authorOliveira, Elizângela Cely da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:20Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:20Z-
dc.date.issued2015-06-11
dc.identifier.citationOliveira, Elizângela Cely da Silva. O ensino diferenciado na Educação Física escolar: Seropédica, RJ. 2015. [219 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13208-
dc.description.abstractO ensino diferenciado consiste em adequar métodos, técnicas e materiais às necessidades dos alunos, respeitando seu ritmo de aprendizagem. Nas aulas de Educação Física, em que as diferenças individuais são mais evidenciadas, torna-se necessário alternativas que proporcionem aos professores as condições para ir ao encontro das necessidades dos alunos. O estudo teve como objetivo identificar, descrever e analisar indicadores de diferenciação do ensino nas decisões de planejamento, nas intervenções de ensino, analisando a coerência entre estas dimensões e a capacidade de reflexão dos professores de educação física para reorientar o ensino, de modo a atender à diversidade existente nas classes. O estudo adotou o modelo qualiquantitativo. A amostra consistiu de oito professores em diferentes estágios da carreira atuantes no ensino público, que foram observados in loco, durante três semanas. Os instrumentos utilizados foram entrevistas retrospectivas pré e pós-interativas para obtenção de dados relativos aos pensamentos de planejamento e reflexão sobre a prática de ensino; bem como de um sistema de análise do comportamento do professor para, mediante técnicas de observação sistemática, registrar intervenções de monitoramento, afetividade e feedback. A interpretação e análise das transcrições das entrevistas foram realizadas por meio de análise de conteúdo. As conclusões apontam para a maior incidência de diferenciação mínima nas práticas letivas dos professores. A maioria das intervenções foi direcionada aos alunos mais hábeis. Os planejamentos se mostraram pouco estruturados e detalhados. Os professores utilizaram estratégias de ensino massivas, em sua maioria, através de estruturas de ensino pouco complexas, bem como enunciaram poucas estratégias alternativas de ensino. As preocupações da maioria dos docentes estavam focadas em aspectos atitudinais voltados para o comportamento social e disciplinar dos alunos. As intervenções diferenciadoras foram efetivadas com base na urgência, face demanda gerada pela força do contexto de ensino sobre as ações dos professores.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino diferenciadopor
dc.subjectintervenção pedagógicapor
dc.subjecteducação física.por
dc.subjectdifferentiated teachingeng
dc.subjectpedagogical interventioneng
dc.subjectphysical educationeng
dc.titleO ensino diferenciado na educação física escolar: Seropédica, RJpor
dc.title.alternativeThe differentiated instruction in physical education: Seropédica, RJ.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherDifferentiated provision is to adapt methods, techniques and materials to the needs of students, respecting their learning pace. In physical education classes, where individual differences are more evident, it is necessary alternatives that provide the conditions for teachers to meet students' needs. The study aimed to identify, describe and analyze the teaching differentiation indicators in planning decisions, in educational interventions, analyzing consistency between these dimensions and physical education teachers' reflection ability to reorient education in order to meet the diversity in classes. The study adopted quantitative qualitative method. The sample consisted of eight teachers at different career stages active in public education, which were observed in place for three weeks. The instruments used were retrospective interviews pre- and post-interactive to obtain details for the thoughts of planning and reflection on teaching practice; as well as a professor of behavior analysis system for through systematic observation techniques, recording interventions monitoring, affection and feedback. The interpretation and analysis of the transcripts of the interviews were conducted through content analysis. The findings point to a higher incidence of minimal differentiation in teaching practices of teachers. Most interventions were directed to the most able students. The plans have proven ill-structured and detailed. Teachers used massive teaching strategies, mostly through some complex educational structures as well as enunciated little alternative teaching strategies. The concerns of the majority of teachers were focused on attitudinal aspects related to social discipline and student behavior. The distinguishing interventions were effected on the basis of urgency, given demand generated by the power of teaching context on the actions of teacherseng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.advisor1ID76975320772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520por
dc.contributor.referee1Pereira, Sissi Aparecida Martins
dc.contributor.referee2Anacleto, Francis Natally de Almeida
dc.creator.ID08601983758por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4137000056880763por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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