Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13208
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Elizângela Cely da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:42:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:42:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-11 | |
dc.identifier.citation | Oliveira, Elizângela Cely da Silva. O ensino diferenciado na Educação Física escolar: Seropédica, RJ. 2015. [219 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13208 | - |
dc.description.abstract | O ensino diferenciado consiste em adequar métodos, técnicas e materiais às necessidades dos alunos, respeitando seu ritmo de aprendizagem. Nas aulas de Educação Física, em que as diferenças individuais são mais evidenciadas, torna-se necessário alternativas que proporcionem aos professores as condições para ir ao encontro das necessidades dos alunos. O estudo teve como objetivo identificar, descrever e analisar indicadores de diferenciação do ensino nas decisões de planejamento, nas intervenções de ensino, analisando a coerência entre estas dimensões e a capacidade de reflexão dos professores de educação física para reorientar o ensino, de modo a atender à diversidade existente nas classes. O estudo adotou o modelo qualiquantitativo. A amostra consistiu de oito professores em diferentes estágios da carreira atuantes no ensino público, que foram observados in loco, durante três semanas. Os instrumentos utilizados foram entrevistas retrospectivas pré e pós-interativas para obtenção de dados relativos aos pensamentos de planejamento e reflexão sobre a prática de ensino; bem como de um sistema de análise do comportamento do professor para, mediante técnicas de observação sistemática, registrar intervenções de monitoramento, afetividade e feedback. A interpretação e análise das transcrições das entrevistas foram realizadas por meio de análise de conteúdo. As conclusões apontam para a maior incidência de diferenciação mínima nas práticas letivas dos professores. A maioria das intervenções foi direcionada aos alunos mais hábeis. Os planejamentos se mostraram pouco estruturados e detalhados. Os professores utilizaram estratégias de ensino massivas, em sua maioria, através de estruturas de ensino pouco complexas, bem como enunciaram poucas estratégias alternativas de ensino. As preocupações da maioria dos docentes estavam focadas em aspectos atitudinais voltados para o comportamento social e disciplinar dos alunos. As intervenções diferenciadoras foram efetivadas com base na urgência, face demanda gerada pela força do contexto de ensino sobre as ações dos professores. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino diferenciado | por |
dc.subject | intervenção pedagógica | por |
dc.subject | educação física. | por |
dc.subject | differentiated teaching | eng |
dc.subject | pedagogical intervention | eng |
dc.subject | physical education | eng |
dc.title | O ensino diferenciado na educação física escolar: Seropédica, RJ | por |
dc.title.alternative | The differentiated instruction in physical education: Seropédica, RJ. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Differentiated provision is to adapt methods, techniques and materials to the needs of students, respecting their learning pace. In physical education classes, where individual differences are more evident, it is necessary alternatives that provide the conditions for teachers to meet students' needs. The study aimed to identify, describe and analyze the teaching differentiation indicators in planning decisions, in educational interventions, analyzing consistency between these dimensions and physical education teachers' reflection ability to reorient education in order to meet the diversity in classes. The study adopted quantitative qualitative method. The sample consisted of eight teachers at different career stages active in public education, which were observed in place for three weeks. The instruments used were retrospective interviews pre- and post-interactive to obtain details for the thoughts of planning and reflection on teaching practice; as well as a professor of behavior analysis system for through systematic observation techniques, recording interventions monitoring, affection and feedback. The interpretation and analysis of the transcripts of the interviews were conducted through content analysis. The findings point to a higher incidence of minimal differentiation in teaching practices of teachers. Most interventions were directed to the most able students. The plans have proven ill-structured and detailed. Teachers used massive teaching strategies, mostly through some complex educational structures as well as enunciated little alternative teaching strategies. The concerns of the majority of teachers were focused on attitudinal aspects related to social discipline and student behavior. The distinguishing interventions were effected on the basis of urgency, given demand generated by the power of teaching context on the actions of teachers | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, José Henrique dos | |
dc.contributor.advisor1ID | 76975320772 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330684865751520 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Sissi Aparecida Martins | |
dc.contributor.referee2 | Anacleto, Francis Natally de Almeida | |
dc.creator.ID | 08601983758 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4137000056880763 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ANACLETO, F. Do Pensar ao Planear: Análise das Decisões Pré-interativas de Planeamento de Professores de Educação Física em Estágio Curricular Supervisionado. 2008. 129f. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana, 2008. ARENDS, R.I. Aprender a Ensinar. Portugal: Ed. MacGraw-Hill. Faculdade de Psicologia de Lisboa. 1995. 565 p. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. ________________. Análise de Conteúdo. 6. ed. Lisboa: Edições 70, 2011. 280 p. BERLINER, D.C. Expertise: The Wonders of exemplary performance creating powerful thinking in teachers and students. Holt, Rinehart and Winston: In J. N. Mangieri & C.C. Block Ed. 1994. 161-186 f. BETTI, Irene C. Rangel; BETTI, Mauro. Novas Perspectivas na formação profissional em Educação Física. Motriz, Rio Claro, v. 2, n. 1, p.10-15, jun. 1996. Mensal. BIDARRA, M.G. Orientações Paradigmáticas na investigação sobre o Ensino e Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia. Portugal, n.3, p.133-163, 1996. BLOOM, B. (1977). Human Characteristics and school learning. 1977. Teacher College Record. v.79, n.1, 1977. P 156-159. _______________Características humanas e a aprendizagem escolar. Porto Alegre; Rio de Janeiro: Globo, 1981. BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. 168p. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. ______. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998 DARIDO, Suraya Cristina. Temas transversais e a Educação Física Escolar. UNIVESP, 2012. BRITO, A.P. Observação Directa e sistemática do comportamento. Lisboa: Edições FMH. 1994. 71 f. CARREIRO DA COSTA. O Sucesso Pedagógico em Educação Física: Estudo das Condições e Factores de Ensino Associados ao Êxito numa Unidade de Ensino. 1988. 504 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciências da Educação na Especialidade de Doutor em Ciências da Educação, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 1988. 211 _____________________; PEREIRA, P.; DINIZ, J.A. A influência dos Processos Cognitivos dos alunos sobre os pensamentos dos professores: um estudo no âmbito da educação Física. Actas do X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. p. 667-682, 2009. _____________________ ; PIÉRON, M. (1990). Teaching Leaning variables related to student success in an experimental teaching unit. In R. Telama, L. Laakso, M. Piéron, I. Ruoppila, & V. Vihko (Eds.), Physical Education and Life-Long Physical Activity. Jyvaskyla: The Foundation for Promotion of Physical Culture and Health, 304-316. CHEFFERS, J. Systematic observation in teaching, Toward a science of teaching physical education: teaching analysis. Belgium: AIESEP - University of Liège, 1978. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 7º Ed. Brasil: Editora Cortez. 2005. 163 p. CHOUSA, M. M.N. Sala de aula inclusiva: práticas de diferenciação pedagógica. 2012. 172f. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa. CLARK, C. & PETERSON, P. Teacher’s Thought processes. 3 ed. New York: In M. Wittrock Ed. 1986. 255-296 f. COSTA, B. O.; HENRIQUE, J.; FERREIRA, J. S. Percepções pessoais de uma professora de educação física em início de carreira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n.1, 2013, p. 173-186, 2013. COSTA, B. O. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013.119 f. Dissertação de Mestrado, UFRRJ, 2013. COELHO, A.M.T. Diferenciação Pedagógica na Escola Actual: da teoria à prática. 2010. 198 f. Dissertação de Mestrado. Departamento de Ciências e Educação e do Patrimônio. Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal. 2010. CRESWELL. J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. CUNHA, M.I. O Bom professor e sua prática. 3º Ed. Campinas, SP: Papirus, 1994. 182 p. CUNHA, C.F.B. A Pedagogia da Autonomia num contexto de Diferenciação Pedagógica. 2012. 130 f. Relatório de Mestrado. Instituto de Educação. Universidade do Minho, 2012. CRUZ, D. As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão. 2012. 212 f. Dissertação. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. 2012. DOYLE, W. Paradigmes de recherche sur l’efficacitè dês enseignants. 1 ed. Bruxelles: In. M. Crahay & D. Lafontaine. 1985. 435-481 f. DUARTE, J. B. Pedagogia Diferenciada para uma aprendizagem eficaz. Contra o pessimismo pedagógico, uma reflexão sobre obras de referência. Revista Lusófona de Educação. Portugal. v. 4, p.33-50, 2004 212 DUFFY, M. Methodological triangulation: a vehicle for merging quantitative and qualitative research methods. In Journal of Nursing Scholarship, 19 (3). 1987, p 30-133. DUNKIN & BIDDLE. The Study of teaching. Austin, TX: Holt, Rinehart and Winston, 1974. GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: princípios educacionais para uma nova educação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. ____________. Inteligências Multiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. GATTI, B.A. Estudos Quantitativos em Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v.30, n.1, p. 11-30, jan/abr. 2004. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOULÃO, F. A Diversidade na educação: estilos de aprendizagem, In: CONGRESSO GALAICO – PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 4. 1998, Braga. Anais. Braga: Universidade do Minho. P. 308-310. GOUVEIA, A. Análise da influência dos pensamentos e decisões pré e interactivas e dos comportamentos interactivos dos professores nas oportunidades de prática dos alunos. 2002. 145 f. Dissertação. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. 2002. GOUVEIA, M.F.B.P. Gestão flexível do currículo rumo à diferenciação pedagógica. Contributos para a formação de aprendizagens significativas. 2012. 464 f. Tese de Doutorado. Centro de Ciências Sociais/ Departamento de Ciências da Educação, Universidade da Madeira, Portugal. 2012. GRAÇA, A. Breve roteiro da investigação empírica na Pedagogia do Desporto: a investigação sobre o ensino da Educação Física. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v.1, n.1, p.104-113, 2001. HENRIQUE, J. A administração do tempo de aulas de Educação Física no município de Itaguaí - RJ. 1999. 216 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 1999. ____________. Processos Mediadores do Professor e do Aluno: Uma abordagem qualiquantitativa do pensamento do professor, da interação pedagógica e das percepções pessoais do aluno na disciplina de Educação Física. 2004. 586 f. Tese de doutoramento não publicada, FMH/UTL, Lisboa. 2004. GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora. p. 141-170, 2000. ____________, J. A. M. Desenvolvimento profissional e carreira docente: fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo, Lisboa, n. 8, p. 23-36, jan./abr. 2009. GONÇALVES, E. J; TRINDADE, R. Práticas de ensino diferenciado na sala de aula: “se diferencio a pedagogia e o currículo, estou a promover o sucesso escolar de alunos com 213 dificuldade de aprendizagem”. Revista Currículo, Aprendizagens e Trabalho Docente. Universidade Lusófona do Porto. p. 2062-2073, 2012. HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61. JANUÁRIO, C. O pensamento do professor: relação entre as decisões pré-interactivas e os comportamentos interactivos de ensino em Educação Física. 1992. 337f. Tese de Doutorado. Faculdade de Motricidade Humana. Universidade Técnica de Lisboa. 1992. _____________ Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Editora Almedina. 1996. 219 p. JANUÁRIO, Carlos; ANACLETO, Francis; HENRIQUE, José. Investigação educacional: o paradigma ‘pensamento do professor: 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd133/investigacao-educacional-pensamento-do-professor.htm>. Acesso em: 20 jul. 2015. JESUS, A.M.P. Contributos de Philippe Meirieu para uma pedagogia inovadora “da pedagogia magistral à pedagogia diferenciada”. 2010. 211 f. Dissertação de Mestrado. Departamento de Ciências da Educação. Universidade da Madeira, Funchal. 2010. MAIA, B.J. Diferenciação pedagógica em educação física no contexto das necessidades educativas especiais. 2009. 179 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto, Portugal. 2009. MARZINEK, Adriano. A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2004. MARTINS, Catarina Fernandes. Quando a escola deixa de ser uma fábrica de alunos: A escola de massas, onde um professor ensina ao mesmo tempo e no mesmo lugar dezenas de alunos, nasceu com a revolução industrial mas chegou ao século XXI. Em dois séculos, mudaram os estudantes, mudou a sociedade e mudou o mercado de trabalho. Quando mudará a escola?. 2015. Disponível em: <www.publico.pt/temas/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265>. Acesso em: 23 abr. 2015. MCARTHY, M. Strategies for effective differentiation. School Leadership Today. USA. v. 5.4.p. 22-29. 2014. PACHECO, J.A. O pensamento e a acção do professor. 1995. Porto: Porto Editora. 1995. PEREIRA, R, S.; MOREIRA, E.C. A participação dos alunos de Ensino Médio em aulas de Educação Física: algumas considerações. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v.16,n.2, p.121-127, 2005 PERRENOUD, P. Das diferenças culturais às desigualdades escolares: a avaliação e a norma num ensino diferenciado. Análise Psicológica. v. 11. P. 133-156, 1978. 214 ______________. Das diferenças culturais às desigualdades culturais: A avaliação e a norma num ensino diferenciado. In L. Allal, J. Cardinet & P. Perrenoud (Orgs.). A Avaliação Formativa num Ensino Diferenciado (pp.27–74). Coimbra: Livraria Almedina. 1986. ______________. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. ______________. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000, 183p. PIÉRON, M. & DELMELLE, R. (1983). Le retour d’information dans l’enseignement des activités physiques. Motricité Humaine, 1, 12-17 PIÉRON, M. Para una enseñanza eficaz de las actividades físico-deportivas. Barcelona: Inde, 1999. 297 p. PIMENTEL J. Personalização do ensino nas atividades físicas. In J. Bento & A. Marques (Eds.), A Ciência do Desporto, a Cultura e o Homem. Porto: Universidade do Porto/CMP, 1993pp. 501-510. PLACEK, J. Conceptions of sucess in teaching: Busy, happy and good? In T.J. Templin and J.K. Olson (Eds), Teaching in Physical Education (pp.46-56). Champaign, IL; Hulman Kinetcs. RESENDE, L.; SOARES, J. (2002). Diferenciação Pedagógica. Lisboa: Universidade Aberta. ROSADO, A.; MESQUITA, I. Melhorar a performance optimizando a instrução. In:. ROSADO, A.; MESQUITA, I. Pedagogia do Desporto. Lisboa: Edições FMH, 2009. p. 69-130. ROSADO, A. FERREIRA,V. Promoção de Ambientes Positivos de Aprendizagem. In A. Rosado & Mesquita (Eds), Pedagogia do Desporto (pp. 143-153). Cruz Quebrada Edições FMH. ROSENSHINE, B. Teaching behaviors and student achievement. London: National Foundation for Educational Research (In Brophy, J., & Good, T. L. (1986). Teacher behavior and student achievement; In M. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (Third ed., pp. 328-375). New York: Macmillan Publishing Company, 1971. _______________ (1997). Advances in research on instruction. In E. J. K. D. C. J.W. Lloyd (Ed.), Issues in educating students with disabilities (pp. 197-221). Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum. SANTOS, Leonor. Diferenciação Pedagógica: Um desafio a enfrentar. Instituto de Educação, Comissão de Acompanhamento junto dos professores acompanhantes no âmbito da Matemática, UTL, p.52-57, 2008. SIEDENTOP, D. Aprender a Enseñar la Educación Física (N/H, Trans.). Barcelona: INDE Publicaciones, 1998. 215 TERENCE, Ana Cláudia Fernandes; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. Fortaleza, v. 1, n. 1, p.1-9, 10 maio 2014. TOM, A.; VALLI, L. Professional knowledge for teachers. In: HOUSTON, W.R.; HABERMAN, M.; SIKULA, J. (Eds.). Handbook of research on teacher education. New York: McMillan, 1990. p.373-92. TOMLINSON, C. (2000) Differentiation of instruction in the elementary grades. ERIC Digest. ERIC Document Reproduction. ______________. The goals of Differentiation: Differentiated instructions helps not only master content, but also form their own identities as learners. The Differentiated School: Revolucionary Changes in Teaching and learning. Florida: Educational Leadership. 2008. 26-30. VEEMAN, S. El Proceso de llegar a Ser Profesor: un análisis de la formación inicial. in. A. VILLA (coord.). Problemas e Perspectivas de la Funcion Docente. Madrid: Narcea. 1988. pp. 27-48. VIGOTSKY, L.S. Interaction Between learning and development. From: Mind and Society. p.79-91. Cambridge, MA; Harvard University Press, 1978. ______________ Obras escogidas V. Madrid: Centro de Publicaciones Del MEC y Visor Distribuciones, 1997. _______________ A Formação Social da Mente, Martins Fontes 7edição 2007, São Paulo. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/11519/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16966/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/23288/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29666/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/36040/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/42436/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48814/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/55266/2015%20-%20Eliz%c3%a2ngela%20Cely%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3113 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-25T17:06:29Z No. of bitstreams: 1 2015 - Elizângela Cely da Silva Oliveira.pdf: 1728509 bytes, checksum: ce3aa6943ce4557af0706e050afeebef (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-25T17:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Elizângela Cely da Silva Oliveira.pdf: 1728509 bytes, checksum: ce3aa6943ce4557af0706e050afeebef (MD5) Previous issue date: 2015-06-11 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Elizângela Cely da Silva Oliveira.pdf | Elizângela Cely da Silva Oliveira | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.