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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13216
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Juliana | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:42:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-23 | |
dc.identifier.citation | Ribeiro, Juliana. Encrespando: o cabelo da mulher negra e suas histórias no cotidiano. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13216 | - |
dc.description.abstract | No presente estudo contamos a história de quatro mulheres negras e o protagonismo dos seus cabelos crespos no cotidiano das suas vidas. Tais histórias trazem à tona situações de racismo, sexismo, bem como a busca pela compreensão de si e de mundo pelas quais a maioria das mulheres negras enfrenta durante algumas etapas pontuais no relacionamento com seus fios: infância, transição capilar, e empoderamento dos fios crespos. Para dialogarmos com tais tramas (ou dramas) nos alicerçamos em Gomes, Bakhtin, Bhabha, Fanon, Certeau, Adichie entre outros autores que contribuíram significativamente para a pesquisa ética e estética materializada neste trabalho. A metodologia foi pensada sob as indicações de escuta atenta e amorosidade sugeridas por Bakhtin. Este mesmo autor nos orientou quanto ao acabamento estético literário abrangedor e ao mesmo tempo revelador das tensões presentes na diversidade da vida cotidiana | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | black women | eng |
dc.subject | curly hair | eng |
dc.subject | narratives | eng |
dc.subject | aesthetic | eng |
dc.subject | dialogism | eng |
dc.subject | mulheres negras | por |
dc.subject | cabelos crespos | por |
dc.subject | narrativas | por |
dc.subject | estética | por |
dc.subject | dialogismo | por |
dc.title | Encrespando: o cabelo da mulher negra e suas histórias no cotidiano | por |
dc.title.alternative | Curling: the hair of black women and their stories in everyday life | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | In this present study we tell the story of four black ladies whose curly hair is a protagonist on their daily lives. Such stories bring to light situations of racism, sexism, as well as the search for self and world understanding which most black women go through during their relationship with their hair strings: childhood, capillary transition and empowerment of the curly hair strings. In order to interact with such plots (or drama) we use as basis Gomes, Bakhtin, Bhabha, Fanon, Certeau, Adichie, among other writers that contributed significantly for the ethical and aesthetic research materialized in this work. The methodology has been created under the indications of attentive hearing and lovingness proposed by Bakhtin. This author has guided us regarding the abrangent literary aesthetic finishing and at the same time revealer of the tensions present in the diversity of daily life. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Carlos Roberto de | |
dc.contributor.advisor1ID | 279.544.557-34 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7137910493989596 | por |
dc.contributor.referee1 | Motta, Flávia Miller Naethe | |
dc.contributor.referee2 | Teixeira Júnior, José Carlos | |
dc.creator.ID | 124.627.407-83 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4790687812838409 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | _____________., (2008).Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2 ed. São Paulo : Cortez, 2008, (coleção para um novo senso comum; v.4) ADICHIE, Ngozi C. Americanah. São Paulo: Companhia das Letras 2014. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem – problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992. BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética (A teoria do romance). Trad. Aurora Fornoni Bernardini e outros. São Paulo: Editora da UNESP/Hucitec, 2014. BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. DIOUF, Sylviane. As tranças de Bitou. São Paulo, Cosac Naify, 2004. Elza Soares e Emicida - Nega do Cabelo Duro – Compositor: David Nasser FACINA, Adriana. Sobre perfumes e essências: o lugar da cultura na história. Disponível em https://www.academia.edu/5280705/Sobre_perfumes_e_ess%C3%AAncias_o_lugar_da_Cultura_na_Hist%C3%B3ria . Acesso Novembro 2015. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora EDUFBA, 2008. GINZBURG, Carlo: O Queijo e os Vermes; o cotidiano de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo, Companhia das Letras, 2006. GLOBO NEWS. Dossiê Globo News: A Poesia de Ferreira Gullar. Disponível em: http://globosatplay.globo.com/globonews/v/3629070/. Acesso em Janeiro de 2015. 93 GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Local: Civilização Brasileira, 1968. https://www.youtube.com/watch?v=pdWWLJGyBOk MACEDO, H. Partes de África. Rio de Janeiro: Record, 1999. Perfume a história de um assassino. FRA/ESP/DEU Tom Tykwer/ 2007. Fonte do filme: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-55603/ PONZIO, A. A Revolução Bakhtiniana. Trad. Valdemir Miotello. São Paulo: Contexto, 2008. Revista Bakhtiniana janeiro/junho de 2013 vol. 8, nº - 1, O romance: uma forma ético-política na perspectiva bakhtiniana artigo de Ângela Rubel Fanini URL: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/12879/11689 . Acesso em Maio de 2015. Reflexões acerca do romance e sua dimensão ética e política na obra de Bakhtin. Revista Educar em Revista janeiro/março de 2014 - nº 51, Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação artigo de Mailsa Pinto Passos URL: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/article/view/33398/22082 Acesso 20 Junho de 2015. Reflexão sobre a metodologia do encontro na pesquisa em Ciências Humanas. Revista Teias maio/agosto de 2013- nº 31, Questões bakhtinianas para uma heterociência humana artigo de Marisol Barenco Mello e Valdemir MIOTELLO URL: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1489/1095 Acesso Novembro de 2015. Reflexões a cerca do diálogo bakhtiniano e a pesquisa em ciências humanas SAID, Edward W. Representações do intelectual: as Conferências Reith de 1993. Tradução: Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. SANTOS, B. S., (2010). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: MENEZES, M. P.; SANTOS, B. S.(org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010 p. 31-83. 94 Só dez por cento é mentira. Direção Pedro Cezar/2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QZLC8wNVtfs Vídeo: “Os perigos de uma história única”- Chimamanda Adichie - Programas do TED – Ideas Worth Spreading - veiculado pela Rede mundial de computadores. http://www.ted.com/talks/lang/pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html - Acesso em 2011 VOLOSHINOV, V. N./BAKHTIN, M. M. O discurso na vida e o discurso na arte. Sobre poética sociológica. Trad. do inglês: Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, para fins didáticos. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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