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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13228
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Marçal y Guthierrez, Carla Cordeiro | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:42:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-28 | |
dc.identifier.citation | Marçal y Guthierrez, Carla Cordeiro. Cinema, imagens e narrativas com jovens da Baixada Fluminense. 2014. [68 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13228 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta e analisa a relação de jovens da Baixada Fluminense com o cinema. A pesquisa investiga a possibilidade de perceber e aprender com as imagens. Mas também a relação do cinema e da educação com a alteridade e gestos criativos dentro e fora da escola. A pesquisa atuou com três turmas de uma escola pública no município de Nova Iguaçu, com as quais houve convivência durante o ano de 2013. A experiência foi centrada na exibição de quatro filmes. Para reflexão e análise dos filmes e de outros assuntos desencadeados a partir das imagens, criou-se a “roda de conversa”, momento em que percebeu-se os objetivos da pesquisa e (re)criaram-se alguns sentidos e significados. Para refletir sobre as propostas, práticas e desafios da pesquisa, três partes estruturam a dissertação: a primeira faz a apresentação da pesquisa, a delimitação, justificativa do tema e os novos caminhos que surgiram a partir das narrativas dos jovens; a segunda parte sinaliza os procedimentos metodológicos com a exibição dos filmes, as reações das juventudes, suas narrativas e algumas imagens; a terceira parte apresenta a vivência como unidade de análise do sujeitomundo com a experiência do cinema. Detalhou-se como os filmes foram assistidos e o ato de assistir filmes dentro e fora da escola. Analisou-se a potência do gesto criativo, a alteridade dos jovens e o cinema como arte na escola. Um aspecto relevante foi perceber que a maioria dos jovens não frequenta cinemas, mesmo os filmes de bilheterias, porém a prática de assistir filmes é bastante comum | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Juventudes | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Imagens | por |
dc.subject | Cotidiano escolar. | por |
dc.subject | Youths | eng |
dc.subject | Narratives | eng |
dc.subject | Images, | eng |
dc.subject | Everyday school life | eng |
dc.title | Cinema, imagens e narrativas com jovens da Baixada Fluminense | por |
dc.title.alternative | Cinema, images and narratives with young people from Baixada Fluminense | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This thesis presents and analyzes the relationship between the young’s people of Baixada Fluminense with cinema. The research investigates the possibility to perceive and learn from the images. But also studies the relationship of cinema and education with otherness and creative gestures in and out of school. The research worked with three classes at a public school in Nova Iguaçu, which were investigated during the year 2013. Experience was centered in the display of four films. For reflection and analysis of film and other issues triggered from the images, it was created the "conversation wheel", at which point realizes the research objectives and (re)creates some senses and meanings. To reflect on the proposals, practices and research challenges, three shares structure the dissertation: the first one presents the research, the definition, the justification of the topic and the new paths that emerged from the narratives of the young; the second part signs the methodological procedures with the films, the reactions of youth, their narratives and some images; the third part presents the experience as the unit of analysis of subject – the world with the movie experience . It details how the films were watched and the act of watching movies in and out of school. It analyzes the power of otherness and creative gesture of the young and the cinema as an art at school. A relevant aspect was the realization that most young people do not attend movies, even movies box office, but the practice of watching movies is quite common | eng |
dc.contributor.advisor1 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.advisor1ID | 89822170700 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079382084565252 | por |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Mônica Pinheiro | |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Jorge Luiz | |
dc.creator.ID | 09323476730 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5062002502458018 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ADÃO, Adriene do Nascimento. Cinema e Educação: a relação dos jovens com o cinema e o papel desempenhado pelos filmes na formação do educando na contemporaneidade. 2013. 119p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC, Instituto Multidisciplinar/Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro, RJ - 2013. ADÃO, Adriene do Nascimento; MARÇAL Carla Cordeiro; VERDAM, Mônica; SILVA, Monique de Oliveira; CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues da. O cinema e educação: uma reflexão pedagógica acerca do livro o clube do filme. In: PLETSH, Márcia, RIZO, Gabriela; (org) Cultura e formação: contribuições para a prática docente. 1ͣ edição – Seropédica: Editora da UFRRJ, 2010. AFFERGAN, F. Exotisme et Altérité. Paris, Puf, 1987. AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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