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dc.contributor.authorSales, Marcelo da Cunha
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:47Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:47Z-
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.citationSALES, Marcelo da Cunha. Percepções étnico-raciais de estudantes em situação de restrição e privação de liberdade no Rio de Janeiro. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13230-
dc.description.abstractO Brasil é um dos países que mais encarcera no mundo. Esta é uma afirmativa DE pesquisas realizadas por autores da temática da privação e restrição de liberdade. A maor parte destas pessoas são negras, jovens e pobres. Diante dessa constatação, o artigo que ora dialoga com os resultados da dissertação de Mestrado "Percepções Étnico-raciais de Estudantes em Situação de Restrição e Privação de Liberdade no Rio de Janeiro", tem corno questão de estudo demonstrar qual tem sido o lugar destinado aos negros na sociedade brasileira? E investigar qual a percepção étnico-racial e educacional de alunos negros e não negros sobre a escola dentro e fora da prisão? Nesta dissertação apresentamos a verificação das relações entre a cor/raça, a escolaridade e o aprisionamento em sujeitos privados de liberdade que frequentam a EJA em uma escola na prisão, Para realizar essa pesquisa recorreu-se aos autores que discutem a questão étnico-racial e foi realizada a pesquisa ele campo no Colégio Estadual Anacleto de Medeiros localizado dentro do Presídio Evaristo de Moraes, RJ. Como resultado da pesquisa foi constatado que a maioria dos estudantes entrevistados é negra e têm uma grande expectativa em relação à escola.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação escolar em prisôespor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectSistema penitenciáriopor
dc.subjectSchool educalion in prisonseng
dc.subjectRacial􀄉ethnic relationseng
dc.subjectPrisonseng
dc.titlePercepções étnico-raciais de estudantes em situação de restrição e privação de liberdade no Rio de Janeiropor
dc.title.alternativePerceptions of racial ethnic students status restriction and deprivation of liberty in Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBrazil is one of the countries that most incarcerates in the world. This is a statement of research carried out by authors on the subject of deprivation and restriction of freedom. Most of these people are black, young and poor. Given this observation, the article that now dialogues with the results of the Master's dissertation "Ethnic-racial Perceptions of Students in Situation of Restraint and Deprivation of Liberty in Rio de Janeiro", has as a matter of study to demonstrate which place has been allocated to blacks in Brazilian society? And to investigate the ethnic-racial and educational perception of black and non-black students about the school inside and outside the prison? In this dissertation we present the verification of the relationships between color / race, education and imprisonment in subjects deprived of their liberty who attend EJA in a school in prison. To carry out this research, authors who discussed the ethnic-racial issue and the field research was carried out at the Colégio Estadual Anacleto de Medeiros located inside the Prison Evaristo de Moraes, RJ. As a result of the research it was found that the majority of students interviewed are black and have a high expectation in relation to school.eng
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID183.268.462-87por
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Siss, Ahyas
dc.contributor.referee3Julião, Elionaldo
dc.creator.ID072.563.907-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4171755600865157por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqHistóriapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3384
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-03-11T18:29:12Z No. of bitstreams: 1 2014 - Marcelo da Cunha Sales.pdf: 9930562 bytes, checksum: 02fa9a2ec504d3f4723285eaec194ad5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T18:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Marcelo da Cunha Sales.pdf: 9930562 bytes, checksum: 02fa9a2ec504d3f4723285eaec194ad5 (MD5) Previous issue date: 2014-02-26eng
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