Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Natalia Vasconcellos de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:49Z-
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Natalia Vasconcellos de. Desafios e perspectivas da implementação da Lei 10.639/2003. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13232-
dc.description.abstractA pesquisa que proponho desenvolver tem extrema relação com o combate ao racismo. Ela veio sendo pensada e construída a partir de inquietações que surgem quando começo a conhecer e perceber o quanto as desigualdades sociais e raciais afetam a população negra desde os tempos de colonização do continente africano. A partir do momento em que começo minha formação acadêmica e profissional na área educacional, me vejo com um papel fundamental de contribuir para uma melhor educação de qualidade que atinja a todos. E que essa educação valorize e respeite as diferentes vozes, concepções de mundo, cosmovisão; uma educação que precisa compreender a necessidade em manter relações de trocas, cuidados e respeitos com a natureza; uma educação que venha com o intuito de instigar um pensamento crítico e transformações sociais. A Lei 10.639/2003, que altera a Lei maior da Educação (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDBEN -9394/96), fruto das lutas travadas perante a área da Educação pelo Movimento Negro, é um dispositivo legal que visa uma qualidade na educação a partir da Educação para as Relações Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, ou seja, para uma educação antirracista. Quais tem sido os desafios e perspectivas reais de implementação dessa lei? Para discorrer sobre esse questionamento inicial, no primeiro momento a pesquisa busca trazer o que nos diz a Lei 10.639/2003, junto com os documentos que a regulamenta; o segundo momento é dedicado a falar sobre a construção da ideia raça e do racismo, principalmente levando em consideração um aspecto determinante que é a intervenção das classes dominantes, das elites e do Estado na elaboração de políticas raciais- racistas; no momento seguinte serão tratados, brevemente, alguns pontos referentes à educação para as relações raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, identidade, diversidade, consciência racial, infância e criança e, por conseguinte, falar de uma parte mais prática da pesquisa que consistiu na análise, através de observações dos comportamentos/reações e falas das crianças durante a realização das atividades com dois grupos de crianças e também de uma turma em que dou aula durante a exibição do “O menino que descobriu o vento”. Por último será feitas as considerações finais que envolvem pensar acerca da Lei 10.639/2003 esse processo complexo que envolve a sua implementação.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei 10.639/2003por
dc.subjectEducação Antirracistapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectLaw 10,639/2003eng
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.subjectChildreneng
dc.titleDesafios e perspectivas da implementação da Lei 10.639/2003por
dc.title.alternativeChallenges and prospects for the implementation of Law 10.639/2003eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research I propose to develop is extremely related to the fight against racism. It has been thought and built from concerns that arise when I begin to know and understand how social and racial inequalities affect the black population since the times of colonization of the African continent. From the moment I begin my academic and professional education in education, I see myself with a fundamental role to contribute to a better quality education that reaches everyone. And may this education value and respect the different voices, worldviews, worldview; an education that needs to understand the need to maintain relationships of exchange, care and respect for nature; an education that comes with the intention of instigating critical thinking and social transformations. Law 10.639 / 2003, which amends the larger Law on Education (Law of Guidelines and Base of National Education - LDBEN-9394/96), fruit of the struggles waged in the area of Education by the Black Movement, is a legal provision aimed at quality in education from Race Relations Education and the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, that is, for anti-racist education. What have been the real challenges and prospects for implementing this law? To discuss this initial questioning, in the first moment the research seeks to bring what Law 10,639 / 2003 tells us, along with the documents that regulate it; The second moment is devoted to talking about the construction of the idea race and racism, especially taking into account a determining aspect that is the intervention of the ruling classes, the elites and the state in the elaboration of racial-racist policies; In the following moment, some points concerning the education for race relations and for the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, identity, diversity, racial awareness, childhood and child the behaviors / reactions and speech of children during activities with two groups of children and also a class in which I teach during the screening of “The Boy Who Discovered the Wind”. Finally the final considerations will be made that involve thinking about Law 10.639 / 2003 this complex process that involves its implementation.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-98por
dc.contributor.referee1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.referee3Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee4Alves, Luciana Pires
dc.creator.ID141.308.297-18por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7513553471154416por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018. ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais: questões de geração e classe social em duas escolas cariocas. In: _______. Caminhos que levam às crianças e suas culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. Coleção Ciências Sociais da Educação. p. 21-60. BENTO, Maria Aparecida Silva e Carone, Iray. (Orgs.). Branqueamennto e Branquitude no Brasil.. In:___ Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil / Iray Carone, Maria Aparecida Silva Bento (organizadoras) Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. (25-58). BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. ________. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. ________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF. Outubro. 2004. ________. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília, DF. Maio. 2009. CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil / Sueli Carneiro – São Paulo: Selo Negro, 2011. Consciência em debate/coordenadora Vera Lúcia Benetido. GALLO, Silvio. A Villa: Fundamentalismo, microfacismo e educação. In: Gallo, Silvio; Veiga-Neto, Anfredo. Fundamentalismo e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 19-33, jan./mar. 2013. Editora UFPR. GOMES, Nilma Lino. Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação/ Nilma Lino Gomes. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 2ª reimpressão, 2018. MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. ________. O negro no Brasil de hoje / Kabengele Munanga; Nilma Lino Gomes. – 2. ed. – São Paulo: Global, 2016. NUNES, Míghian Danae Ferreira. Sociologia da Infância, raça e etnografia: intersecções possíveis para o estudo das infâncias brasileiras. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 413-440, 2015. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; RODRIGUES, Marcelino Euzebio. A CRUZ, O OGÓ E O OXÊ: religiosidades e racismo epistêmico na educação carioca. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 2013, Goiânia-GO. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; RODRIGUES, Marcelino Euzebio. IMAGENS DA COLONIALIDADE E RACISMO EPISTÊMICO NO CURRÍCULO DE ARTES. In: VII Seminário Internacional – As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade. – Faculdade de Educação/ UERJ, 2013. PEREIRA, Amilcar Araujo. A ideia de raça e suas diferentes implicações. In:____ “O Mundo Negro”: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970- 1995). Almicar Araújo Pereira – 2010. 268 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, 2010.cap. 1, p. 32 – 79, 2010. PEREIRA, Almicar Araujo. “Por uma autêntica democracia racial!”: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história. In: Revista História. Hoje, v. 1, nº 1, p. 111-128 – 2012. QUIJANO, Anibal. Parte I – Da Colonialidade à Descolonialidade. Capítulo 2: Colonialidade do Poder e Classificação Social. p. 73-118. In:___Epistemologias do Sul/ org. Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Menezes – CES. Editora Almedina, 2009. SAID, Edward. Introdução. In:___ Cultura e Imperialismo. Cia das Letras. SP. 1994.n. p. Santos, Joel Rufino dos. O Movimento Negro e a crise brasileira. Política e Administração. Vol. n.º 2 pp. 285 a 308, Julho- Setembro, 1985. SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei nº 10.639/2003 como fruto da luta antirracista do Movimento Negro. In:____ Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 236p. (Coleção Educação para todos). SILVA, Claudilene; SANTIAGO, Eliete. História e cultura afro-brasileira: uma política curricular de afirmação da população negra no Brasil. In:___ Educación Vol. XXV, Nº 48, março 2016, pp. 53-66 / ISSN 1019-9403. SILVA, Claudilene; SANTIAGO, Eliete. Pensamento negro e educação intercultural no Brasil. In: ___ Interritórios. Revista de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, BR, v. 2, n. 3, 2016/ ISSN 25257668. VAINER. Carlo B. Introdução. Estado e Raça no Brasil. Notas exploratórias. In: ___. Estudos Afro-Asiáticos, nº 18, 1990. VALTER, Silvério. AÇÃO AFIRMATIVA E COMBATE DO RACISMO INSTITUCIONAL NO BRASIL. In: III Concurso Negro e Educação, São Paulo, 2003. VEIGA-NETO, Alfredo. Uma vila voltada para trás. In: GALLO, Sílvio; VEIGANETO, Alfredo. Fundamentalismo & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 67-106.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69940/2019%20-%20Natalia%20Vasconcellos%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5800
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-07-19T03:05:41Z No. of bitstreams: 1 2019 - Natalia Vasconcellos de Oliveira.pdf: 1450192 bytes, checksum: ed53da43c4b510379118f87fbf149416 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-19T03:05:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Natalia Vasconcellos de Oliveira.pdf: 1450192 bytes, checksum: ed53da43c4b510379118f87fbf149416 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Natalia Vasconcellos de Oliveira.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.