Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13236
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Samanta Guimarães Natalino | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:42:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:42:54Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-18 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Samanta Guimarães Natalino. A Oralidade Artística e A Educação em Arte: Um estudo sobre as tessituras do discurso artístico nas aulas de Arte em Ciep de Nova Iguaçu. 2012. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13236 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe apresentar a utilização de vídeos com depoimentos de artistas sobre sua própria obra, funcionando como ferramenta auxiliar às aulas de Arte com turmas do II Segmento do Ensino Fundamental em Ciep integrante do Sistema Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, localizado no Município de Nova Iguaçu. A proposição para utilização de depoimentos/documentários com artistas na prática pedagógica desenvolveu-se em minha experiência atuando como museóloga em projetos educativos em museus na cidade do Rio de Janeiro, e de uma experiência pessoal ocorrida no ano de 2004. O documentário estaria então na ordem de conhecimentos que são materiais e imateriais ao mesmo tempo: além de ensinar, transmitem significados através tanto de sua presença física quanto por sua capacidade de corroborarem informações frente sua característica intrínseca de serem relatos da realidade, de momentos pessoais (Museologia e Educação). Assim, ao levar o documentário para a sala de aula procuro unir possibilidades da museologia no ambiente escolar. Para esta pesquisa foram trabalhados três vídeos com artistas brasileiros (Cildo, sobre a obra do artista Cildo Meireles, A Obra de Arte, sobre o trabalho de 07 artistas – Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Eduardo Sued, Ernesto Neto, Tunga, Waltércio Caldas – e Iberê – Matéria da Memória, sobre o artista Iberê Camargo). Optei por artistas brasileiros por três questões principais: em primeiro lugar procurando trazer ao aluno observações culturais brasileiras como o sotaque, a paisagem, as referências de vida dos artistas; segundo por levantar debates interdisciplinares já que muitos temas fazem referência a momentos históricos vividos por seus autores unindo referências históricas nacionais ou específicas de algum região, bem como despertando o interesse pela busca, em outras disciplinas, para pesquisa na forma de aquisição de alguns produtos ou de materiais e, em terceiro por haver maiores possibilidade de contato in loco com as obras apresentadas, já que há considerável acervo destes artistas em coleções de instituições públicas ou privadas em exposição. Durante o desenvolvimento desta pesquisa juntamente às turmas do 9°. ano, desenvolvemos uma expressão para estes vídeos: os “vidacomentario”. Mais do que um documentário, com um olhar externo da criação artística, estes vídeos apresentam o próprio artista expondo seu ato criador, aquilo que o (co)moveu, comentando sua produção, sua vida. Esta expressão levei à todas as turmas e trago à esta pesquisa. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte-educação | por |
dc.subject | Museu | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Art Education | eng |
dc.subject | Museum | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | A Oralidade Artística e A Educação em Arte: Um estudo sobre as tessituras do discurso artístico nas aulas de Arte em Ciep de Nova Iguaçu | por |
dc.title.alternative | The Artistic Orality and the Education in Art: A study on the tessitura of artistic discourse in art classes in the Ciep of Nova Iguaçu | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research aims to present the use of videos with testimonials from artists about their own work, acting as an auxiliary tool to the Art lessons with classes of Segment II Elementary School in a Ciep member of the State System of Education in Rio de Janeiro, located in the Municipality Nova Iguaçu. The proposal for using testimonials / documentaries with artists in pedagogical practice has been developed through my experience as museologist in educational projects in museums in the municipality of Rio de Janeiro, and based on a personal experience that occurred in the year 2004. The documentary would then be in a context of knowledge which is tangible and intangible at the same time: in addition to teaching, it conveys knowledge through both its physical presence and due to its ability to corroborate information in view of its intrinsic characteristic of being reports on the reality, personal moments ( Museology and Education). Thus, by bringing the documentary to the classroom, I seek to join possibilities of museology in the school environment. For this research, three videos with Brazilian artists (Cildo on the artist's work Meireles, The Work of Art, on the work of 07 artists - Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Eduardo Sued, Ernesto Neto, Tunga, Waltércio Caldas - and Iberê, on the work of Iberê Camargo) were used. I chose Brazilian artists for three main reasons: firstly, with the aim of bringing to the student Brazilian cultural observations, such as accent, landscape and references of the artists’ lives; secondly, because they raise interdisciplinary debates, since many themes make reference to historic moments lived by its authors, thereby joining national or regional historical references, as well as raising the interest for the search, in other disciplines, for the research through the acquisition of other products and materials; and, thirdly, for having more possibilities of contact in loco with the works presented, since there is a considerable collection of these artists in collections of public or private institutions on display. During the development of this research with the classes of the 9th grade, we have developed an expression for these videos: the "vidacomentario”. More than a documentary, with a look outside the artistic creation, these videos present the artist himself/herself exposing his/her creation, that which has moved him/her, commenting on his/her production, on his/her life. I have taken this expression to all the classes and I now bring to this research. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.advisor1ID | 898.221.707-00 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079382084565252 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, José Valter | |
dc.contributor.referee2 | Soares, Maria da Conceição Silva | |
dc.creator.ID | 042.567.307-37 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1247459704155817 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004 ANDRADE, Marco Antonio Pasqualini. Re-Inserções em circuitos alegóricos: A fotografia na obra de Cildo Meireles. I Encontro de História da Arte. São Paulo: IFCH / UNICAMP, 2005. ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BARBOSA, Ana Mae. A arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1994. _________. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1994. _________. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, São Paulo, v.3, n 7, p. 170-182, 1989. _________. Arte/educação em Museus: Herança intangível. 2004. _________. (org.). Ensino da Arte: memória e historia. São Paulo: Perspectiva, 2008. _________. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. _______. O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BAKHTIN, Mikhail (1929). Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade: O pintor da vida moderna. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1996. [Coleção Leitura]. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: __________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras Escolhidas, Volume I). BITTENCOURT, Jane. Informática na Educação? Considerações a Partir de um Exemplo. Trabalho apresentado na 19ª Reunião Anual da Anped, (Grupo Didática). 1996. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. ____________, DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp, 2003. CANCLINI. Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. CHAGAS, Mário. Memória e poder: focalizando as instituições museais. Interseções. Rio de 77 Janeiro: UERJ, ano 3, n.2, p.5-23. jul./dez.2001. __________. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. MUSAS. Revista Brasileira de Museus e museologia. Rio de Janeiro: vol.1, 2004. COMENIUS. Jan Amos. A didática Magna. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002 COSTA, Flávia Cesarino. O Primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005. CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: UNESP, 2005. DUBOIS, Phillippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1994. DUNCAN, Carol. O museu de arte como ritual. Revista Poésis, n. 11, novembro 1998. ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976. FERRAZ, M. Heloisa e FUSARI, M. F. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001. __________. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1999. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. FERREIRA, Aurora. Arte, Tecnologia e Educação. São Paulo, Annablume, 2008. FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. FOUCALT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas”. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1985. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRÈUND, Giséle. A Fotografia como documento social. Lisboa: Comunicação & Linguagens, 1974. _______. Fotografia e Sociedade. Lisboa: Comunicação & Linguagens, 1989. GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1996. GIOVANNINI, Giovanni. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987. 78 HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1972. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996 – [Coleção Ofício de Arte e Forma]. KORNIS, Monica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. KOSSOY, Boris. A Fotografia como Fonte Histórica. São Paulo: Museu da Indústria, Comércio e Tecnologia, 1980. KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (org.). Imagem e memória: ensaios em Antropologia visual. Rio de Janeiro: Garamond, 2001. _______. Imagens & Ciências Sociais. João Pessoa: Editora Universitária/UFPb, 1998. LIMA, Luiz Costa. (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. O desafio das Poéticas Tecnológicas. 2º ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. MAGEE, Bryan. História da filosofia. São Paulo: Loyola, 1998. MAMMÌ, Lorenzo. À margem, Ars, ano 2, nº 3, São Paulo, USP, 2004. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MENEGHETTI, Silvia Bojunga. Comunicação e Marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade Civil. São Paulo: Global Editora. 2001. MENESES, Ulpiano B. Fontes Visuais, Cultura Visual, História. Balanço provisório, propostas cautelares. IN: Revista Brasileira de História, vol. 23, n. 45, 2003. MOLES, Abraham A. As ciências do Impreciso. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. História da arte no Brasil: textos de síntese. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino – uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001. OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto: visões paralelas de espaço e tempo na arte e na ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1998. PANOFSKY, Erwin. ROBERTSON, Martin. Jan van Eyck’s Arnolfini Portrait. The Burlington Magazine for Connoisseurs 65, no. 381 (December 1934). Parâmetros curriculares nacionais: arte / Ministério da Educação. Secretaria da Educação 79 Fundamental. Brasília: A Secretaria, 2001. PEVSNER, Nikolaus. Academias de arte: passado e presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. SALA, Dalton. Ensaios sobre arte colonial luso-brasileira. São Paulo: Landy, 2002. SANTAELLA, Lúcia. NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 1998. SANTOS, Myrian Sepúlveda. Museus Brasileiros e Política Cultural. Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 19. No. 55, 1990. SANTOS, Maria Célia Moura. Repensando a Ação Cultural e Educativa dos Museus. 2 ed. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1993. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Cadernos PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, vol. 6, Arte, 1997. SILVA, Felismina Dalva Teixeira. Ratio Studiorum: uma leitura de elementos da didática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, 2001. SUANO, Marlene. O que é Museu. São Paulo: Brasiliense, 1986. VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990. VIGOTSKI, L. S. A educação estética. In: ______. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 323-363. ______. Arte e vida. In: ______. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 303-329. ZILIO, Carlos. A querela do Brasil. A questão da identidade na arte brasileira: a obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari/1922-1945. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. Revista Digital Art& , n 0, outubro, 2003. Disponível em: <http://www.revista.art.br/site-numero-00/anamae.htm> Acessado em: 02 de agosto de 20011. Enciclopédia Itaú Cultural. MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfmfuseaction=marcos_texto& cd_verbete=340>. Acesso em 15 de jul. De 2011. http://www.cinfop.ufpr.br/pdf/colecao_2/caderno_artes_final.pdf http://www.pdt.org.br/index.php/nossas-bandeiras/educacao/mais-sobre-os-cieps/regimento-internodos- cieps 80 http://dialogosentrearteepublico.blogspot.com.br/2008/06/blog-post_03.html FOTOGRAFIA e arte. Disponível em: <http://www.aol.klickeducacao.com.br/Conteudo/Referencia/CDA/item_view.htm>. Acesso em: 05 maio. 2012. FOTOGRAFIA e arte. Disponível em: <http://www.terra.com.br/istoegente/32/diversaoearte/expo_fotos.htm>. Acesso em: 11 maio. 2012. ICOM – International Council of Museums. Museum Definition – 1974. In: ICOM – Development of the Museum Definition according to ICOM Statutes (2007-1946). Disponível em: <http://icom.museum/hist_def_eng.html>. Acesso em: 19 jan. 2012. HISTÓRIA da fotografia. Disponível em: <http://www.students.fct.unt.pt/nufoto/manual/historia.htm>. Acesso em: 03 abr. 2012. HISTÓRIA da fotografia. Disponível em: <http://www.cotianet.com.br/photo/indice.htm>. Acesso em: 05 abr. 2012. HISTÓRIA da fotografia. Disponível em: <http://www.grupo.org.br/logos/fotografia/histfatos.htm>. Acesso em: 25 maio 2012. HISTÓRIA da televisão. Disponível em: <http://www.museudatv.com.br/secoes.htm>. Acesso em: 26 jun. 2012. HISTÓRIA da televisão. Disponível em: <http://www.teve.8k.com.br/artigos/historia.htm>. Acesso em: 26 jun. 2012. PANTÓGRAFO. Disponível em: <http://www.auniverso.com.br/tipos_de_impressoes.htm>. Acesso em: 28 set. 2012. PESQUISAS sobre arte e outras tecnologias. Disponível em: <http://www.cfch.ufrj.br/jor_pesq/Arte1/braga.htm>. Acesso em: 11 maio 2012. PESQUISA sobre educação em televisão. Disponível em: <http://www.ufop.br/ichs/conifes/anais/EDU/edu0702.htm>. Acesso em: 15 jul. 2012. PROCESSO fotográfico. Disponível em: <http://www.kodak.com.br/BR/pt/fotografia/historia.htm>. Acesso em: 28 abr. 2012. SILVA, Everson Melquiades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira: BRASILEIRA: um estudo a partir da trajetória histórica e sócio-epistemológica da Arte/Educação. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/grupo_estudos/ge01-3073>. Acesso em 22 out. 2011. SOUZA, Felipe Freitas de. O ensino de desenho no século XIX: Rui Barbosa e a tradução cultural de Joaquim de Vasconcelos. 19&20, Rio de Janeiro, v. V, n. 4, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/ensino_artistico/ea_desenhorbjv.htm>. Acesso em 19 nov. 2011. SURGIMENTO da televisão. Disponível em: <http://www.superbacanaltv.hpg.ig.br/1surgiutv.htm>. Acesso em: 02 jul. 2012. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/60955/2012%20-%20Samanta%20Guimar%c3%a3es%20Natalino%20Castro.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3685 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-06-25T22:51:38Z No. of bitstreams: 1 2012 - Samanta Guimarães Natalino Castro.pdf: 5812873 bytes, checksum: 549ca428cdd553e58fba2f14f5264c06 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-25T22:51:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Samanta Guimarães Natalino Castro.pdf: 5812873 bytes, checksum: 549ca428cdd553e58fba2f14f5264c06 (MD5) Previous issue date: 2012-12-18 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012 - Samanta Guimarães Natalino Castro.pdf | 2012 - Samanta Guimarães Natalino Castro | 5.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.