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dc.contributor.authorSá, Nathalia Araujo de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:56Z-
dc.date.issued2014-04-07
dc.identifier.citationSÁ, Nathalia Araujo de. Políticas públicas de educação inclusiva: formação de professores e experiências do atendimento educacional especializado (AEE) no município de Nova Iguaçu/RJ. 2014. 134 f.. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13238-
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre a formação de professores com vistas à organização da escola inclusiva na rede pública municipal de Nova Iguaçu/RJ. Para tal, a presente pesquisa problematizou as políticas de formação de professores das Salas de Recursos Multifuncionais. Foram analisadas as questões legais que ampararam a inclusão escolar dos estudantes públicoalvo da educação especial na escola regular, o pensar dos professores das Salas de Recursos Multifuncionais a respeito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o processo de inclusão escolar desses estudantes. As questões sobre as quais este estudo se debruçou fundamentam-se na Teoria Crítica da Sociedade, especialmente representada pelo pensamento de Theodor Adorno, a qual contribuiu para debatermos aspectos relativos às dimensões de sociedade, cultura, educação, formação e indivíduo, inseridos nas contradições sociais que permitem e alimentam o preconceito e a segregação, historicamente impostos aos estudantes público-alvo da educação especial na escola pública. Esta pesquisa foi realizada no município de Nova Iguaçu/RJ, tendo como participantes duas professoras das Salas de Recursos Multifuncionais e uma coordenadora da educação especial, sob a coordenação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e do Observatório de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ). As questões investigadas foram: As atuais políticas públicas no Brasil acerca da formação de professores na perspectiva da educação inclusiva têm contribuído para a formação humana dos professores e dos estudantes? A formação de professores, tanto inicial, quanto continuada tem contribuído para/na organização de escolas inclusivas? Que necessidades a política de inclusão escolar trouxe para a formação dos professores do AEE? Como objetivo tivemos: Analisar as políticas de formação de professores das salas de Recursos Multifuncionais; Investigar as questões legais que amparam a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da educação especial na escola regular; Caracterizar o pensar e o fazer das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais do município de Nova Iguaçu/RJ sobre o processo de inclusão escolar desses estudantes. Os resultados obtidos nos revelaram que a formação que tem sido possível aos professores tem contribuído pouco para pensar a condição humana, as diferenças individuais, e isto não tem favorecido a inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial na escola pública. Os aspectos investigados evidenciaram que o caminho percorrido pelos profissionais da escola pública para a organização escolar com vistas à inclusão necessita ser ressignificado/reelaborado. A Educação Inclusiva carece de debate. Assim, concluímos que o município de Nova Iguaçu/RJ precisa avançar na discussão sobre a organização de escolas inclusivaspor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectFormation of teacherseng
dc.subjectSpecialized Educational Assistanceeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva: formação de professores e experiências do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Nova Iguaçu/RJpor
dc.title.alternativePublic policies for inclusive education: teacher training and experiences of Specialized Educational Attendance (SEA) in the municipality of Nova Iguaçu / RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis thesis examines the formation of teachers aiming inclusive school organization within public schools in the country of Nova Iguaçu/RJ. Therefore, this research problematized the policies in teacher formation from the Multifunctional Resources Rooms. It was analyzed the legal issues that gave shelter to educational inclusion of the students with special needs from regular school, the thoughts of the teachers from Multifunctional Resources Rooms regarding Specialized Educational Assistance (AEE) and the process of social inclusion of these students. The questions studied on this work are based on the Critical Theory of Society, especially represented by the thought of Theodor Adorno, which contributed to the discussion of aspects related to the dimensions of society, culture, education, formation and selfhood, which are inserted in social contradictions that allow and feed the prejudice and segregation, historically imposed on students audience of special education in public schools. This survey was taken in the city of Nova Iguaçu/RJ, and the participants were two teachers from the Multifunctional Resources Rooms and a coordinator of special education, under the coordination of the National Observatory of Special Education (ONEESP) and the Special Education Regional Observatory of Rio de Janeiro (OEERJ). The issues investigated were: Do current public policies in Brazil, about the formation of teachers in the perspective of inclusive education, have contributed to human formation of teachers and students? Is the initial and continued teacher formation contributing to the organization of inclusive schools? What are the needs that educational inclusion policy brought to the formation of teachers from the Specialized Educational Attendance (AAE)? Our goals were: to analyze the policies of teacher formation from Multifunctional Resources Rooms; to investigate the legal issues that support the educational inclusion of students with special needs in regular schools; to characterize the opinions and actions of teachers from the Multifunctional Resources Rooms in the city of Nova Iguaçu/RJ about the educational inclusion of these students. The results showed that the formation that has been possible to offer to the teachers has contributed little to reason about the human condition and the individual differences, and this has not favored the inclusion of these students, target-group of the special education in public school. The investigated aspects showed that the path taken by the professionals from public schools, in order to organize schools for the inclusion of students with special needs, needs to be reframed / reworked. The Inclusive Education lacks debate. Therefore, we concluded that the city of Nova Iguaçu/RJ needs to advance in the discussion about the organization of inclusive schools.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID07415823761por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.referee3Santos, Mônica Pereira dos
dc.creator.ID11130469700por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8063669425540925por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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