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Tipo do documento: Dissertação
Title: Professores do 1º segmento do ensino fundamental da Cidade de Nova Iguaçu: aproximações entre qualificação e identidade
Other Titles: Teachers of the 1st segment of elementary education of the City of New Iguaçu: approaches between qualification and identity.
Authors: Aleixo, José Carlos da Costa
Orientador(a): Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Primeiro membro da banca: Marques, Jussara
Segundo membro da banca: Sales, Sandra Regina
Keywords: Formação Profissional;Qualificação Profissional;Práxis Docente;Identidade Docente;Experiências Instituintes;In service Training;Professional Qualification;Teacher Practice;Teacher Identity;Instituting movements
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ALEIXO, José Carlos da Costa. Professores do 1º segmento do ensino fundamental da Cidade de Nova Iguaçu: aproximações entre qualificação e identidade. 2014. 237 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A profissão docente, a cada dia, atrai menos profissionais e, muitas vezes, os que a escolhem fazem-no por motivos alheios às características da profissão. Em sua maioria, trata-se de mulheres oriundas das classes sociais média e média-baixa, cuja opção de formação profissional é o curso normal, de nível médio, e os cursos de licenciatura, de nível superior. A escolha de tais cursos é feita em razão da dificuldade de acesso aos cursos de nível médio e de graduação mais concorridos e, ainda, em virtude de ser uma opção de formação que garante acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Essa opção profissional é muitas vezes vista como provisória, já que se visa a uma futura docência em nível superior ou mesmo à atuação em outras áreas. A esse quadro se somam as mais variadas dificuldades enfrentadas pelas professoras e pelos professores atuantes no sistema público de ensino, comprometendo sua autoestima e sua prática docente. Além de todas essas dificuldades, sua formação profissional apresenta lacunas, sobretudo no que toca a formação para a prática docente, que se resume a umas poucas horas de estágio. Frente aos desafios enfrentados, a identidade docente, que começa a se construir na formação profissional e se consolida ao longo da prática, fica comprometida e gera, nesse profissional, uma crise de identidade, uma contradição entre o eu ideal - ou as expectativas em torno de suas funções - e o eu real - que o espera cotidianamente nas escolas. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar o impacto da qualificação profissional na (re)construção da identidade docente. Os sujeitos pesquisados foram professores e professoras do 1º segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Nova Iguaçu, cujo perfil, em 2011, era: mulher entre 26 e 40 anos, casada, com renda familiar acima de R$ 3.000,00; possuidora de casa própria e de automóvel, utilizado para se deslocar entre as escolas onde trabalha; formada entre 1991 e 2005 em Curso de Pedagogia. Tal perfil, traçado com respaldo em dados coletados em 2011, foi analisado e apresentado como conclusão parcial desta pesquisa. Em 2013, foram realizados dois grupos focais, com uma parcela do professorado da primeira pesquisa, com o objetivo de complementar os dados colhidos na primeira pesquisa. Com base nesses resultados, percebeu-se que o atual modelo de formação em serviço da Rede em xeque não é apropriado para reverter o quadro de desânimo do professorado com a profissão. Fatores como a desvalorização da profissão, a falta de investimentos, os salários incompatíveis com a formação, as condições precárias de trabalho, o desrespeito dos alunos para com os professores, a falta de apoio das famílias, a formação profissional insatisfatória, a qualificação profissional fragmentada, dentre outras, comprometem a autoestima docente e impactam sua identidade. Portanto, o estudo aponta a necessidade da busca de novas configurações de qualificação profissional, com a participação do professorado em sua construção, de modo a possibilitar o surgimento de movimentos instituintes, já incipientes, visando a elevação da autoestima dos docentes, e a (re)construção de sua identidade profissional.
Abstract: The teaching profession every day attracts less professionals and often those who choose it to do so for reasons unrelated to the characteristics of profession. Mostly women from the medium classes choose it due to the facilities of high school training and graduate teacher training courses. The choice of such courses is made due to limited access to busiest courses in high school and universities, but also because it is an option that allows them to find work faster. This career choice is often seen as temporary, aimed at teaching at universities in the future or even switching to other areas. To this we add the various difficulties faced by teachers working in the public school system, affecting their self-esteem and practice. Besides all these difficulties, their initial training has gaps, especially when it comes to training for teaching practice, which boils down to a few hours of internship. The challenges faced in teaching compromise the identity they begin to build during the initial training and consolidate along the practice. These difficulties creates a professional identity crisis, a contradiction between the "ideal self" or expectations about their role, and the "real me" that awaits for them daily in schools. The objective of this research is to investigate the impact of professional qualifications in the (re) construction of teacher identity. The subjects studied are teachers of Elementary Education of the 105 County Schools of Nova Iguaçu, whose profile is: female, between the ages of 26 and 40, married, with household income around R$ 3,000.00; owners of a house and an automobile, used to travel between the schools where they work; graduated between 1991 and 2005 in Pedagogy. This profile was traced based on data collected in the survey conducted in 2011 for the completion of the course of Pedagogy, and the present research is its continuity. In 2013, two focus groups were conducted, with a portion of the teachers of the first research aiming to complement the data collected in the first survey. Based on the results obtained, it is clear that the current model of in-service training of the network in check is not appropriate to reverse the dismay with the teaching profession. Factors such as the devaluation of the profession, lack of investment, low wages, poor working conditions, lack of respect from the students, lack of family support, poor initial teacher training, among others, undermine their self-esteem and have a negative impact on their identity. Therefore, the study indicates a need to search for new configurations of professional qualification, with the participation of teachers in their construction, so as to allow the emergence of already instituting incipient movements, aimed at raising the selfesteem of teachers, and (re) construction of their professional identity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13239
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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