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dc.contributor.authorRoberto, Joanna de Ângelis Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:00Z-
dc.date.issued2014-03-26
dc.identifier.citationRoberto, Joanna de Ângelis Lima. Educadoras negras: construções docentes de raça e de gênero. 2014. [105 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13241-
dc.description.abstractEsta pesquisa surge do interesse da pesquisadora em verificar se os processos de construções identitárias de gênero, e de raça/etnia de Educadoras Negras, que atuam em cursos de formação de professores influenciam, ou não, em suas ações pedagógicas junto aos educandos em seus processos de formações identitárias. Para tal trouxemos como questões de estudo, as relações estabelecidas entre as trajetórias de vida dessas professoras negras e as suas práticas escolares pedagógicas, bem como quais as principais estratégias por elas utilizadas para superar os possíveis obstáculos por elas enfrentados nessas suas construções identitárias de gênero e de raça. Para a elaboração desta investigação foi aplicada a abordagem Qualitativa, Como técnica de coleta de dados, técnica entende-se os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização da pesquisa, emprega-se a entrevista semi-estruturadas. Foi empregada a Análise do Discurso (AD), nas respostas concedidas pelas entrevistadas, onde, aqui utilizaremos como base, Lupicinio Iñiguez (2005), nos possibilitará decodificar as linguagens verbais, escritas, gestuais e corporais das entrevistadas. Foram realizadas entrevistas com quatro (4) professoras do ensino médio, que atuam na formação de professores em Colégios Estaduais na Cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, sendo uma delas professora do ensino superior também em uma IES privada. A pesquisa se justifica por buscar produzir conhecimento que contribua para a formação qualificada na área da educação para as relações étnico-raciais (ERERs) nos níveis médio e superior de formação de professores, estabelecendo correlações entre diferentes práticas pedagógicas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducadoras Negraspor
dc.subjectEducação Brasileirapor
dc.subjectConstruções de identidadespor
dc.subjectLei 10.639/2003por
dc.subjectEducators Blackeng
dc.subjectBrazilian Educationeng
dc.subjectConstructions of Identitieseng
dc.subjectLaw 10,639 /2003eng
dc.titleEducadoras Negras: Construções Docentes de Raça e de Gêneropor
dc.title.alternativeBlack Educators: Constructions of Race and Gender.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research appears in the interest of the researcher in check if the processes of identity constructions of gender and race/ethnicity of Educators Black, who act in training courses for teachers influence, or not, in their pedagogical actions along to the learners in their processes of identity formations. To this end we brought as issues of study, the relations established between the trajectories of life these teachers and their school practices pedagogical, as well as what the main strategies they used to overcome possible barriers they faced in this identity constructions of gender and race. For the preparation of this research has been applied to the qualitative approach, such as the technique of data collection, technical means the operational procedures that serve to mediation practice for conducting the research, employs a semi-structured interview. It was employed to Discourse Analysis (DA), in the responses provided by interviewers, where, here we will use as a base, Lupicinio Iniguez (2005), we will decode the languages verbal, written, gestural and body of the interviewers. Interviews were conducted with four (4) teachers from the middle school, which act on training teachers in State Schools in the City of Nova Iguacu, Rio de Janeiro, one of them being professor of higher education also in an (HEI) private. The research is justified by seeking in producing knowledge that contributes to the qualified training in the area of education for the ethnic-racial relations (ERERs) in medium and upper levels of teacher training, establishing correlations between different pedagogical practices.eng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee1Pereira, José Valter
dc.contributor.referee2Andrade, Patricia Gomes Rufino
dc.creator.ID345.922.027-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920692367048480por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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