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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Amanda | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Amanda. O Grupo Globo e a formação do trabalhador de novo tipo: atuação da Fundação Roberto Marinho na difusão da Pedagogia da Hegemonia (1977-2000). 2020. 173 f. Dissertação. (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13245 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como tarefa caracterizar as três primeiras décadas de atuação da Fundação Roberto Marinho, destacando as redes de atuação estabelecida na sociedade civil e política, bem como as estratégias pedagógicas para a implementação de uma agenda da burguesia para a educação da classe trabalhadora atendendo as demandas de formação para o trabalho simples em cada etapa histórica abordada. Entendendo que a história da Fundação se confunde com a do Grupo Globo, compreendemos que a caracterização e atuação da primeira passa necessariamente pela descrição das redes de interesses do segundo, e, portanto, trabalhamos na identificação da atuação organizada do Grupo enquanto um partido segundo a análise do pensador Antonio Gramsci. Empreendemos a tarefa de apresentar a Metodologia Telessala como uma atualização da pedagogia política implementada pela Fundação Roberto Marinho em tempos de reconfiguração do bloco histórico em decorrência dos agravamentos da crise estrutural do capitalismo a partir da década de 1970. Destacamos a relevância das orientações trazidas pela Conferência de Jomtien em 1990 e a incorporação dessas orientações no Brasil no plano Educação para Todos. Assim, as políticas públicas para educação nos anos 1990 manifestaram todos os interesses do empresariado organizado na Reforma do Estado que, na educação, se apresentou com a incorporação da lógica do capital humano e da qualidade total na dinâmica escolar, tornando-a uma espécie de empresa que deve prestar contas à sociedade civil. Essa dissertação teve como objetivo geral compreender a pedagogia política da Fundação Roberto Marinho para a formação do trabalhador de novo tipo, entendendo-a como o principal Aparelho de Hegemonia do Grupo Globo para a implementação de sua agenda para a formação para o trabalho simples. Como procedimentos metodológicos, partimos do levantamento bibliográfico a partir de fontes primárias e secundárias sobre a atuação da Fundação que incluíram documentos próprios disponibilizados nas plataformas digitais, bem como de fontes secundárias – dissertações e teses afins, artigos, livros sobre a temática etc. Toda análise é feita sob a ótica do materialismo histórico-dialético que compreende os movimentos da história como expressão mais imediata da luta de classes, estimulando o aprofundamento da lente sobre os aspectos categóricos essenciais das manifestações fenomênicas do objeto em análise. Outro aporte teórico importante é a chave teórico-metodológica do estado Ampliado de Gramsci que permitiu a análise da Sociedade Civil como um dos momentos superestruturais do Estado, em uma lógica de balanço entre consenso e coerção. Chegamos à conclusão de que a Fundação executa a tarefa de atualização da pedagogia política do Grupo Globo que, milita na ampliação do consenso em torno das propostas grande burguesia representada pelo Todos Pela Educação. Além disso, a Fundação contribui na difusão de materiais e métodos que avançam sobre o cotidiano da escola pública, tornando-a um veículo de difusão da pedagogia das competências e formação para o trabalho simples. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Fundação Roberto Marinho | por |
dc.subject | tele-educação | por |
dc.subject | Metodologia Telessala | por |
dc.subject | neoliberalismo | por |
dc.subject | Roberto Marinho Foundation | eng |
dc.subject | teleeducation | eng |
dc.subject | neoliberalism | eng |
dc.title | O Grupo Globo e a formação do trabalhador de novo tipo: atuação da Fundação Roberto Marinho na difusão da Pedagogia da Hegemonia (1977-2000) | por |
dc.title.alternative | The Grupo Globo and the new type workers education: the performance of Roberto Marinho Foundation in diffusion of Hegemony Pedagogy (1977- 2000) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present work had as task to describe the three firsts decades of Roberto Marinho Foundation, highlightening the networks established between civil and political Society, as well as the teaching strategies to implementing an borgeoise´s agenda for worker´s class education to meet the demands to simple work in each historic moment. Understanding Foundation´s history is linked to Grupo Globo, we realized first one´s characterization and performance depends on description of second´s networks and interests, therefore we worked to identify the Grupo Globo´s organized practice as a party, according to Antonio Gramsci. We worked on presenting Metodologia Telessala as a upgrade on political teaching executed by Roberto Marinho Foundation in changeover times due to crises worsening since 1970. The relevance of Jomtien Conference´s recommendations is emphacised and, mainly its integration in brazilian oficial educational plan Educação Para Todos. So, public policies for education in nineties expressed all business comunities interests organized at Reform of the State that, in educational field, presented itself incorporating the logic of human capital and total quality in schooling dynamics, making of her some kind of entreprise that shoud account for their actions. The presente dissertation had a general objective to understand the Roberto Marinho Foundation´s political teaching to simple work, taking it as the main Grupo Globo´s Hegemony instrument to implemente his agenda. The metodology envolved a bibliographic search on primary (Statute, reports, promotional materials) and secondary (dissertations and thesis related and books) sources. The analyse is made using Marx´s historical materialism, understanding history´s movement as expression of class struggle and encouraging the development of studies about categorical aspects as things essential expressions. Another importante methodological source is Gramsci´s Expanded State theory which allowed to analyse Civil Society as a State´s superestructural moment in a non stable balance between agreement and coercion. As result, we concluded that Roberto Marinho Foundation acts updating Grupo Globo´s political teaching which, for tour turn acts in the expansion of the agreement concerning proposals that come from the big borgeoise in Brazil, organized by Todos Pela Educação. Furthermore, Roberto Marinho Foundation contributes diffunding materials and methods that move on public school´s daily routine, converting the school into dissemination vehicles for the dissemination of Competences Pedagogy and education for simple work. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | |
dc.contributor.referee1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | |
dc.contributor.referee2 | Accioly, Inny Bello | |
dc.contributor.referee3 | Ventura, Jaqueline Pereira | |
dc.contributor.referee4 | Costa, Regis Eduardo Coelho Arguelles da | |
dc.creator.ID | 112.833.247-70 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7669559165641604 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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