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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13254
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Simone D' Avila | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-14 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Simone D' Avila. Implantação de uma educação bilíngue para surdos na Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ. 2014. 124 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13254 | - |
dc.description.abstract | O tema da inclusão escolar tem sido o mais abordado nos debates contemporâneos na área de Educação Especial. A preocupação com o modelo praticado, bem como a problemática da formação específica, seja ela inicial ou continuada é alvo de vários debates, publicações e pesquisas. No tocante a educação de surdos, o número de pesquisas realizadas, tem se mostrado insuficiente, principalmente no que tange a abordagem do conceito de bilinguismo. Ressaltamos que esta pesquisa integra o Programa ―Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional: Políticas Públicas e Práticas Curriculares‖ e tem como foco analisar a implantação de uma educação bilíngue em uma escola da rede pública de ensino, assim como as concepções de bilinguismo por profissionais que atuam na educação de surdos, dando ênfase ao entendimento do professor da sala de recursos multifuncionais, acerca do seu papel e das práticas direcionadas a alunos surdos no processo de inclusão. O lócus da investigação foi uma escola da rede pública de ensino, localizada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Participaram desta pesquisa uma professora de sala de recursos multifuncionais, um professor de Língua Portuguesa, um intérprete educacional de Libras, duas professoras de classes bilíngues para surdos e dois assistentes educacionais. Como referencial teórico, utilizamos à perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (1998), dando ênfase a subjetividade presente no processo de constituição do conceito de bilinguismo por parte dos participantes deste estudo. Para a realização da investigação optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada no estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos e a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados extraímos três categorias: educação e bilinguismo, organização e atendimento da sala de recursos multifuncionais e formação profissional. A análise revelou que esta rede de ensino apresenta uma boa organização no que concerne a implementação da política federal para a escolarização de alunos surdos. Destacamos também o potencial do funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca da compreensão do papel de todos os envolvidos. No entanto, evidenciamos que as concepções sobre os conceitos relacionados ao bilinguismo pelos participantes da pesquisa ainda encontra-se em processo de construção, o que muitas vezes leva a interpretação equivocada dos mesmos em relação à escola e a educação bilíngue. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | bilinguismo | por |
dc.subject | Deaf | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Bilingualism | eng |
dc.title | Implantação de uma educação bilíngue para surdos na Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ | por |
dc.title.alternative | The implantation of a bilingual education for deaf students at the Public School Santa Luzia in Duque de Caxias/RJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The school inclusion subject has been the most approached in the contemporaneous debates in the special education area. The preoccupation about the practiced model, as well as specific formation problematic, either initial or continued is target of many debates, publications and researches. About the schooling of deaf, the number of researches made has been shown insufficient, mainly concerning the bilingual concept approach. We have highlighted that this research integrates the ―Observatory Program of Special Education and Educational Inclusion: Public Politics and curricular practices‖ and it has as its focus analyzing the implementation of a bilingual education in public schools, as well as bilingualism concept by professionals that act in deaf students education, emphasizing the Multifunctional Resource Class teacher‘s understanding about his part and the oriented practices to deaf students in the inclusion process. The investigation locus was a public school, localized in Duque de Caxias city, in the state of Rio de Janeiro. A teacher from the Multifunctional Resource Class, a Portuguese teacher, an educational Libras interpreter, two teachers of bilingual classes for deaf people and two educational assistants participated in this research. As theoretical reference we used the historical-cultural perspective by Vygotsky (1998), emphasizing the subjectivity present in the constitution process of the bilingualism concept by this study‘s participants. To the realization of the investigation we opted to a qualitative research with methodological approach in the case study, using as data collection instrument the analysis of documents and the semi-structured interview. In the data collection analysis we extracted three categories: Education and bilingualism, Organization and Multifunctional Resource Class attendance and professional formation. The analysis revealed that this schooling network presents a good organization concerning the implementation of federal politics for deaf students schooling. We have also featured the potential functioning of Specialized Educational Services (AEE) about the comprehension of all the involved people roles. Nevertheless, we evidenced that the conceptions about the notion related to bilingualism presented by the research participants are still find in construction process, which take them to a wrong interpretation of the concepts of bilingual school oftentimes | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pletsch, Márcia Denise | |
dc.contributor.advisor1ID | 891.622.770-49 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5622440291569151 | por |
dc.contributor.referee1 | Pletsch, Márcia Denise | |
dc.contributor.referee2 | Kelman, Celeste Azulay | |
dc.contributor.referee3 | Mendes, Geovana Mendonça Lunardi | |
dc.creator.ID | 030.017.647-32 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5261383132435297 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
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