Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Ana Paula da Silva da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-30 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Ana Paula da Silva da. Política de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13260 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o objetivo de analisar a política de acessibilidade e inclusão e identificar os suportes oferecidos por esta Universidade para garantir a participação efetiva de estudantes com deficiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mediante o apoio e o acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Dialogamos com a legislação em vigor e referenciais teóricos como, Paulo Freire (1997), Cabral e Melo (2017), Melo e Araújo (2018), Lima e Cabral (2020), Pletsch (2020, 2020b), Rabelo (2020), entre outros e outras. Em termos metodológicos a pesquisa segue por meio de pressupostos qualitativos de investigação científica, de cunho descritivo, a partir de questionário semiestruturado efetuado com os membros da equipe de trabalho do NAI e com os/as estudantes que recebem o apoio do Núcleo. Os resultados, entre outros aspectos, revelaram as diversas faces da inclusão na Educação Superior, bem como os desafios e perspectivas para a acessibilidade de pessoas com deficiência nesse nível de ensino. Também foi evidenciada, a importância do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, como um setor que assume um papel de protagonista fomentando as ações políticas de acessibilidade e inclusão, além de oferecer os suportes educacionais para as pessoas com deficiência matriculadas na Educação Superior desta instituição. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Superior | por |
dc.subject | Núcleo de Acessibilidade e Inclusão | por |
dc.subject | Pessoas com Deficiência | por |
dc.subject | Higher Education | eng |
dc.subject | Nucleus of Accessibility and Inclusion | eng |
dc.subject | People with Disabilities | eng |
dc.title | Política de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.title.alternative | Accessibility policies and the inclusion of people with disabilities: the case of the Federal Rural University of Rio de Janeiro | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The following study was realized at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) with the objective of analyzing its accessibility and inclusion policies and identifying the support offered by UFRRJ to guarantee the effective participation of students with disabilities in classroom, research and extension activities through the Nucleus of Accessiblity and Inclusion (NAI). For this study, we engaged with the current legislation as well as theoretical references, such as Paulo Freire (1997), Cabral e Melo (2017), Melo e Araújo (2018), Lima e Cabral (2020), Pletsch (2020, 2020b) Rabelo (2020), among others. Methodologically, this study employs descriptive qualitative methods, using a semi-structured questionnaire among NAI faculty and staff and among students it supports. The results reveal the various sides of inclusion in higher education, as well as the challenges and prospects of accessibility for people with disabilities in this stage of education. They also show the importance of the Nucleus of Accessibility and Inclusion at UFRRJ as an organ that has assumed a leadership role in promoting policies of accessibility and inclusion, as well as offering educational support to people with disabilities enrolled in this institution of higher education. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pletsch, Márcia Denise | |
dc.contributor.advisor1ID | 891.622.770-49 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5622440291569151 | por |
dc.contributor.referee1 | Pletsch, Márcia Denise | |
dc.contributor.referee2 | Machado, Ligia Cristina Ferreira | |
dc.contributor.referee3 | Souza, Flavia Faissal de | |
dc.creator.ID | 068.607-157-31 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8262311727099029 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce; ALVES, Elioenai Dornelles. Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2010, vol. 18, n. 4, p. 816-823. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n4/pt_22.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 jul. 2019. BRASIL. Declaração de Salamanca – Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019. BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 24 set. 2019. BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 19 maio 2019. BRASIL, Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 09 nov. 2020. BRASIL. Decreto nº 7. 611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 19 maio 2019. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 24 set. 2019. BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 12 nov. de 2019. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 20 abr. 2019. BRASIL. Lei nº 13.409 de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm. Acesso em: 19 nov. de 2019. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília. MEC/SECADI, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 13 abr. 2019. BRASIL. Portaria Normativa MEC nº 09 de 05 de maio de 2017. Altera a Portaria Normativa MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012, e a Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, e dá outras providências. Diário Oficial da União (DOU): seção 1, Brasília, DF, n. 86, p. 29 e 30, 08 maio 2017. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/145601116/dou-secao-1-08-05-2017-pg-29. Acesso em 08 maio 2020. BRASIL. Programa Incluir. Documento Orientador Programa Incluir Acessibilidade na Educação Superior SECADI/SESu (2013). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 maio de 2019. BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Políticas Afirmativas para a inclusão do surdo no Ensino Superior: algumas reflexões sobre o acesso, a permanência e a cultura universitária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 232, p. 542-556, 2011. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. Revista de Educação. PUC-Campinas, Campinas, v. 22, n. 3, p. 371-387, set/dez. 2017. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Políticas de Ações Afirmativas, Pessoas com Deficiência e o Reconhecimento das Identidades e Diferenças no Ensino Superior Brasileiro. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 26, n. 57, abr./2018. ISSN 1068-2341. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3364. Acesso em 08 dez. 2020. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da Educação Especial em instituições de Ensino Superior brasileiras. Educar em Revista, Curitiba, v. 33, n. especial 3, p. 55-70, dez. 2017. CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; SANTOS, Bruno Carvalho dos. Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários. Inclusão Social, Brasília, DF, v.11 n.1, p.105-117, jul./dez. 2017. CIANTELLI, Ana Paula Camilo. 2020. Trajetória acadêmica de estudantes com deficiência no Ensino Superior do Brasil e de Portugal: contribuições da Psicologia. 349 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020. CIANTELLI, Ana Paula Camilo; LEITE, Lúcia Pereira. Ações exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 3, p. 413-428, set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300413&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2020. COSTA, Ana Paula da Silva da; PLETSCH, Márcia Denise. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão: políticas e processos. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019, Florianópolis/SC. Anais do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019. v. 1. p. 1-10. DEA, Vanessa Helena Santana Dalla; OLIVEIRA, Ana Flavia Teodoro de Mendonça; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Uma Análise do Perfil dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Públicas Federais da Região Centro-Oeste. Revista Educação Especial em Debate, v. 2, n. 05, p. 96-113. jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/20984. Acesso em: 08 dez. 2020. DECLARAÇÃO Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 24 set. 2019. DELIBERAÇÃO 112, de junho de 2012. Resolve: Aprovar a criação do Núcleo de Inclusão no Ensino Superior (NIES), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), nos termos discriminados no anexo a esta Deliberação. Disponível em: http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/deliberacoes/cepe/Deliberacoes_2012/Delib112CEPE2012.pdf Acesso em: 30 dez. 2019. DIAS, Adriana. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA. Anais [...], São Paulo, 2013, p 1-14. Disponível em: http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/ebook/Textos/Adriana_Dias.pdf. Acesso em 10 dez. 2020. DINIZ, Debora; SANTOS, Lívia, BARBOSA; Wederson Rufino dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur, Revista internacional de direitos humanos. vol. 6 nº.11 São Paulo, 2009, p. 64-77. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sur/v6n11/04.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021. FIORIN, Bruna Pereira Alves; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (org.). Educação Superior: desafios para a não compartimentação dos saberes. Santa Maria: Focus-UFSM, 2017. E-book (327 p). ISBN: 978-85-8384-055-8. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-executivos/caed/wp-content/uploads/sites/391/2017/12/Ebook-Educao-Superior-Finalizado.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020. FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes; revisão técnica: Dirceu da Silva. Porto Alegre: Penso, 2013. 256 p. FONTES, Rejane de Souza; PLETSCH, Márcia Denise; BRAUN, Patrícia; GLAT, Rosana. Estratégias Pedagógicas para Inclusão de Alunos com Deficiência Intelectual no Ensino regular. In: GLAT, Rosana. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997. FREIRE, Paulo. 1921-1997. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. 184 p. FUNDAÇÃO CEPERJ – Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://arquivos.proderj.rj.gov.br/sefaz_ceperj_imagens/Arquivos_Ceperj/ceep/informacoes-do-territorio/cartografia-fluminense/Mapa%20das%20Regi%C3%B5es%20de%20Governo%20e%20Munic%C3%ADpios%20do%20Estado%20do%20Rio%20de%20Janeiro%20-%202019%20-%20CEPERJ.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O Método de História de Vida em pesquisas sobre Auto-Percepção de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 22, n. 34, p. 139-154, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/viewFile/268/128. Acesso em: 07 fev. 2020. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/seropedica/panorama. Acesso em 14 dez. 2020. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação Especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 833-849, jul.-set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf. Acesso em: 28 set. 2019. LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Gestão Democrática na Educação Superior para a Diferenciação e Acessibilidade Curricular. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1104-1117, set. 2020. e-ISSN: 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14336/9805. Acesso em: 08 dez. 2020. LOURENCO, Gerusa Ferreira; BATTISTELLA, Janna. Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. spe, p. 25-32, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 out. 2020. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino) LÜDKE, Menga. O Professor, seu Saber e sua Pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abril/2001. MACIEL, Carina Elisabeth; ANACHE, Alexandra Ayach. A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 3, p. 71-86, dez. 2017. MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, Márcia dos Santos; TELLO, César. Análise de Políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, Stefhen J. MAINARDES, Jefferson (org.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. 288 p. MAIOR, Izabel Maria Madeira de Loureiro. Entrevista com Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior [Entrevista cedida a] Revista do Centro de Pesquisa e Formação. São Paulo, nº 6, jun. 2018. p. 222-226. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/files/artigo/c24ac01d/86c2/4e8c/a64e/8e7e22fe3b2a.pdf. Acesso em 17 fev. 2021. MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017. 328 p. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira; D’ANTINO, Maria Eloisa Famá. Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e Necessidades Especiais: cultura, educação e lazer. Saúde Soc. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 377-389, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v20n2/10.pdf. Acesso em: 17 dez. 2019. MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. O Programa Incluir na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: conquistas e desdobramentos institucionais. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia (org.). Educação Especial Inclusiva: legados históricos e perspectivas futuras. 1. ed. São Carlos: Marquezine & Manzine, 2015. p. 273-286. MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ARAÚJO, Eliana Rodrigues. Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Número Especial, 2018, p. 57-66. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v22nspe/2175-3539-pee-22-spe-57.pdf. Acesso em: 12 maio 2020. MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; MARTINS, Maria Helena, BORGES, Maria Leonor Borges; GONÇALVES, Teresa. As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008 – 2015). Revista Iberoamericana de Educacion Superior. n. 28, vol. X, 2019, p. 42-65. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v10n28/2007-2872-ries-10-28-42.pdf. Acesso em: 08 dez. 2020. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otavio Cruz; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v9n3/02.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019. MOREIRA, Laura Ceretta. In(ex)clusão na universidade: o aluno com necessidades educacionais especiais em questão. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 25, p. 1-6, ago. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4902. Acesso em: 24 set. 2019. MOREIRA, Laura Ceretta; BOLSANELLO, Maria Augusta; SEGER, Rosangela Gehrke. Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 125-143, set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602011000300009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000300009. MOREIRA; Saionara Corina Pussenti Coelho. Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Superior: uma análise na região sudeste. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. NEPOMUCENO, Maristela Ferro; ASSIS, Raquel Martins de; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Apropriação do Termo “Pessoas com Deficiência”. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, 2020. Disponível em: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/viewFile/43112/pdf. Acesso em 13 jan. 2021. OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio. Adequações curriculares na área da deficiência intelectual: algumas reflexões. In: OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; OMOTE, Sadão; GIROTO, Claudia Regina Mosca. Inclusão Escolar: as contribuições da Educação Especial. São Paulo: Fundepe e Cultura Acadêmica, 2008. p. 129-154. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes. Ney York, 1975. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Resolução nº 37/52. Programa de Ação das Nações Unidas. Assembleia Geral das Nações Unidas, 1982. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas Deficientes. Ney York, 2006. PEREIRA, Wiltiane Maria Barbosa. E quando o futuro professor tem deficiência? Perspectivas sobre formação docente nos cursos de licenciatura da UDESC. 2021. 130 p. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a Inclusão Escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Nau, 2010. 280 p. - (Docência. Doc; 1). PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a Inclusão Escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro: Nau, 2014. 296 p. - (Docência. Doc; 1). PLETSCH, Márcia Denise. O que há de Especial na Educação Especial Brasileira? Momento: diálogos em educação, v. 29, n. 1, p. 57-70, jan./abr., 2020. E-ISSN 2316-3110. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357/7600. Acesso em: 11 ago. 2020. PLETSCH, Márcia Denise. O custo da oportunidade de acesso e permanência ao ensino superior quando se tem uma deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2020 (2020b) p. 66-75. In: SÁ, Ana Claudia Maranhão; DÉA, Vanessa Dalla. (org.). Acessibilidade e inclusão no ensino superior: reflexões e ações em universidades brasileiras. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. E-book (116 p.). (Coleção Inclusão). ISBN: 978-65-86422-66-5. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/colecao_inclusao/livros/6/cap05.html. Acesso em: 09 dez. 2020. PLETSCH, Márcia Denise; LEITE, Lúcia Pereira. Análise da Produção Científica sobre a Inclusão no Ensino Superior Brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 3. p. 87-106, dez. 2017. PLETSCH, Márcia Denise; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Estrutura e funcionamento dos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais da Região Sudeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1610-1627, jul./set. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10354. E-ISSN: 1982-5587. Acesso em: 19 maio 2019. PLETSCH, Márcia Denise; OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de; COLACIQUE, Rachel Capucho. Inclusão Digital e Acessibilidade: desafios da educação contemporânea. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n.1, p. 13-23, jan/abr 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50573/33305. Acesso em: 07 dez. 2020. RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante. Políticas de inclusão e acessibilidade nas universidades: reflexões sobre as bases legais e trajetória do NAIA/UNIFESSPA. 2020, p. 34- 48. In: SÁ, Ana Claudia Maranhão; DÉA, Vanessa Dalla. (org.). Acessibilidade e inclusão no ensino superior: reflexões e ações em universidades brasileiras. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. E-book (116 p.). (Coleção Inclusão). ISBN: 978-65-86422-66-5. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/colecao_inclusao/livros/6/cap03.html. Acesso em: 09 dez. 2020. RODRIGUES, Sônia Maria. Alfabetização e Deficiência Intelectual: a construção de práticas pedagógicas inclusivas. In: FRANCO, Marco Antonio Melo; Guerra, Leonor Bezerra. (org.). Práticas Pedagógicas em Contexto de Inclusão: situações em sala de aula. v. 2. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco, 2017. 132 p. SILVA, Edneusa Lima; OLIVEIRA, Valéria Marques de. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão: narrativa de si para uma realidade inclusiva. Revista Valore, [S.l.], v. 5, p. 78-92, jan. 2020. ISSN 2526-043X. DOI: doi:https://doi.org/10.22408/reva50202040378-92. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/403. Acesso em: 11 ago. 2020. SILVA, Kele Cristina da; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; LEITE, Lucia Pereira. A matrícula de universitários da educação especial em uma universidade pública do Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas de Educacionais. v. 26, n. 44, abr./2018. ISSN 1068-2341. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3247/2038. Acesso em 27 fev. 2021. STELMACHUK, Anaí Cristina da Luz; MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Atuação de profissionais da educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 185-202, ago. 2012. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5245. Acesso em: 28 set. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5245. VALDÉS, Maria Teresa Moreno (org.). Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior no Brasil: caminhos e desafios. Fortaleza: Eduece, 2006. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72508/2021%20-%20Ana%20Paula%20da%20Silva%20da%20Costa.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6410 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-10T15:55:09Z No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Paula da Silva da Costa.Pdf: 1650113 bytes, checksum: d3a536ac15f115730b2c599eb3694cc3 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-10T15:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Paula da Silva da Costa.Pdf: 1650113 bytes, checksum: d3a536ac15f115730b2c599eb3694cc3 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Ana Paula da Silva da Costa.Pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.