Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frade, Carmen Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-20 | |
dc.identifier.citation | FRADE, Carmen Oliveira. A importância do CAIC Paulo Dacorso Filho para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e para a comunidade de Seropédica. 2021. 340 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13261 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de doutoramento teve como objetivo analisar da importância do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e para o município de Seropédica-RJ, dialogando com as mudanças institucionais pelas quais passaram a Universidade, o município de Seropédica e o CAIC, observando a contextualização das políticas educacionais, seus desafios e possibilidades. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que se insere no campo histórico-político, pois discute as políticas públicas com amparo na história das instituições que formam a base desta investigação. Foi desenvolvida como uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, que utilizou: a) pesquisa bibliográfica, feita em teses, dissertações, livros e artigos; b) pesquisa documental elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico; e c) pesquisa de campo, desenvolvida a partir de entrevistas com professores que desenvolveram projetos na instituição, gestor municipal, representante da secretaria municipal de educação, e professores que participaram da implantação do CAIC. A pesquisa de campo foi revista, devido ao distanciamento social obrigatório durante o ano de 2020, por causa da pandemia de COVID 19 que assolou o mundo. A tese está organizada em cinco capítulos. No Capítulo I, primeiramente apresentamos a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, percorrendo os fatos mais relevantes de sua trajetória histórica e social. Na sequência e identificamos o Município de Seropédica apontando sua caracterização histórica, geográfica econômica e social, e discorrendo sobre a constituição do seu sistema de ensino. No Capítulo II, aprofundamos os conceitos de educação integral e de tempo integral. Por ser o CAIC uma instituição de horário integral, tomamos como base reflexiva o percurso das políticas públicas de educação integral e de tempo integral no Brasil. O Capítulo III, destaca as bases legais, objetivos e ações do Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (PRONAICA), bem como sua efetivação a partir dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAICs. O Capítulo IV, tem como foco de análise o CAIC Paulo Dacorso Filho, objeto desta pesquisa, informando como foi criado e as dificuldades enfrentadas para manter a instituição. Revisitamos sua história, projetos desenvolvidos, e desafios enfrentados para a sua existência. No Capítulo V, com base na pesquisa de campo, identificamos as principais contribuições do CAIC à UFRRJ e ao Município de Seropédica e destes para o CAIC, explicitando os dados educacionais, apontando elementos para o fortalecimento da educação desta região. Como conclusão a pesquisa aponta que ao longo dos seus vinte e sete anos de funcionamento o CAIC tem contribuído qualitativamente com a Universidade e com o município de Seropédica estabelecendo relações em uma via de mão dupla, permeada por trocas importantes para as instituições envolvidas. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | UFRRJ | por |
dc.subject | CAIC | por |
dc.subject | Seropédica | por |
dc.subject | Tempo integral | por |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.subject | Full Time Education | eng |
dc.subject | Integral Education | eng |
dc.title | A importância do CAIC Paulo Dacorso Filho para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e para a comunidade de Seropédica | por |
dc.title.alternative | The importance of CAIC Paulo Dacorso Filho to the Federal Rural University of Rio de Janeiro and to the Seropédica community | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This doctoral research has aimed at the analysis of the importance of the Center for Integral Attention for Children and Adolescents (CAIC) Paulo Dacorso Filho to the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) and to the Seropédica´s County-RJ, since it reverberates in the institutional changes in this University, in the above County and in the CAIC through the contextualization of the education policies, their challenges and possibilities. It is therefore a research that relies on the historical and political settings as it establishes discussions around the public policies based on the institutional records that form the basis of this survey. It was developed as a basic, qualitative and descriptive research that has used: a) bibliographic search made through thesis, dissertations, books; articles; b) documentary research accomplished from data that did not have any analytical treatment; c) field research sustained over interviews to collect information from: professors who have built projects in (UFRRJ), the Seropédica´s County administrator, the agent of the Municipal Department of Education and the professors who have contributed to implementing the CAIC. It is important to highlight that the field research data collection was done from magazines since the social distance had been required, over 2020, due to the world`s devastation caused by Covid 19 at that time. This thesis is divided into five chapters: In the Chapter I, we introduce the Federal Rural University of Rio de Janeiro to the reader, bouncing the most relevant facts of its historical and social paths. Then, we point out the Seropédica`s County not only from the view of its historical, geographical, economic and social features but also from the prism of its education system. In the Chapter II, we dig more deeply in the concepts of the integral education; full time education. As the CAIC is an institution which lays down the full time education, we took into account the trajectory of the public policies concerning the integral education and the full time education in Brazil. The Chapter III, emphasizes the legal basis for the Program of Attention for Children and Adolescents (PRONAICA) as well as its scope; actions besides its realization from the Centers of Integral Attention for Children and Adolescents– CAICs. The chapter IV, concentrates on the analysis of the CAIC Paulo Dacorso Filho, which is the object of this research, giving information about the creation of this center and the difficulties faced by its managers to keep this institution working. We do a retrospective of its history, developed projects and challenges encountered there since its foundation. In the chapter V, based on the field research, we identify the main contributions from CAIC to the UFRRJ and to the Seropédica`s County just as from this institution; this county to the CAIC, exposing educational data regards the significant educational development in this region. As a conclusion, this research reveals the fact that over twenty seven years of work the CAIC has been strongly contributing to the academic quality of the (UFRRJ) University and also to the Seropédica`s County through a strong bond settled among them. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Otranto, Celia Regina | |
dc.contributor.advisor1ID | 443.476.507-87 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6452959271161723 | por |
dc.contributor.referee1 | Otranto, Celia Regina | |
dc.contributor.referee2 | Martins, Angela Maria Souza | |
dc.contributor.referee3 | Molina, Mônica Castagna | |
dc.contributor.referee4 | Souza, Nadia Maria Pereira de | |
dc.contributor.referee5 | Costa, Nailda Marinho da | |
dc.creator.ID | 033.185.547-07 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8075426365980915 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | AMARAL E SILVA, Luisa Figueiredo. Educação Integral e arte/educação: concepções, desafios e possibilidades no Programa Mais Educação. 37ª Reunião da ANPED, UFSC, Florianópolis, 2015. AMARAL Sobrinho José; PARENTE, Marta Maria de A. CAIC: Solução ou problema? Texto para discussão, n.363, jan. 1995. Disponível em http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1717/1/td_0363.pdf. Acesso em 22/01/2020. ARAUJO, Regina Célia Lopes. A universidade no contexto urbano: as representações presentes na relação socioespacial entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a cidade de Seropédica. Tese (Doutorado), 318 folhas. Orientador Prof. Dr. Adauto Lúcio Cardoso. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ, RJ, 2011. ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza. Como a escola reage aos novos tempos escolares. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação Integral, história, políticas, práticas. Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2013. P. 144-163. ARROYO, Miguel Gonzalez (0rg). Da escola carente à escola possível. Edições Loyola, São Paulo, 1986. BEHRING, Elaine Rossetti e BOSCHETTE, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. Volume 2; 9 edição. São Paulo. Editora Cortez, 2011. BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; MOROSINI, Marília Costa. Programa mais Educação como política de educação integral: uma análise a partir da abordagem do ciclo de políticas. Práxis educativa, Ponta Grossa, v. 10, n° 2, p. 559-583, jul/dez. 2015. BRANDÃO, Zaia. A escola de 1° grau em tempo integral: as lições da prática. Educação e Sociedade, n. 32, 1989, p. 116-129. BRASIL. Decreto nº 8.319, de 20 de outubro de 1910. Cria o Ensino Agronômico e aprova o respectivo regulamento. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: seção 1, p. 9139, Brasília, DF, 2 nov. 1910. _______. Decreto nº 8970, de 14 de setembro de 1911. Altera a disposição constante do art. 528 do regulamento que baixou com o decreto n. 8.319, de 20 de outubro de 1910. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 11.811, 24 set. 1911. _______. Decreto nº 12.012, de 29 de Março de 1916. Transfere as sedes da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária Escola Média ou Teórico-prática da Bahia e reúne em um só os dois mencionados estabelecimentos de ensino e a Escola de Agricultura anexa ao Posto Zootécnico Federal de Pinheiro, com a denominação de Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária. Diário Oficial da União - Seção 1, Página 7156, 20 junho 1916. _______. Decreto nº 12.894, de 28 de Fevereiro de 1918. Transfere a sede da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária. Diário Oficial da União - Seção 1 - Página 2990, 5 mar. 1918. ______. Decreto nº 14.120, de 29 de Março de 1920. Dá novo regulamento à Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária. (Publicação Original) Diário Oficial da União - Seção 1, p. 6394, 8 abr. 1920. ______. Decreto nº 19.851, de 11/04/1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferência, ao sistema universitário, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização técnica e administrativa das universidades é instituída no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras. Diário Oficial da União - Seção 1, p. 5800 (Publicação Original), - 15 abr.1931. ______. Decreto n° 23.858, de 08 de fevereiro de 1934. Cria a Escola Nacional de veterinária, aprova respectivo regulamento e dá outras providências. Diário oficial da União. Seção 1. 15/02/1934. p. 3132 (publicação original). ______. Lei no 452, de 5 de Julho de 1937. Organiza a Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, em 5 de julho de 1937, Diário Oficial da União. Seção 1, p. 14830, 10 de jul. 1937. ______. Decreto-Lei nº 6.155, de 30 de dezembro de1943. Reorganiza o Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas, do Ministério da Agricultura, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1, Página 3 (Publicação Original), 3/1/1944. _____. Decreto nº 48.644, de 1º de Agosto de 1960. Altera os regimentos do C.N.E.P.A., do D.N.P.A. e do S.F. do Ministério da Agricultura, dando nova denominação e organização à Universidade Rural do C.N.E.PA. Diário Oficial da União – Seção 1, p. 10984, 3 ago.1960. ______. Lei n° 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da educação. Diário Oficial da União, Brasília - DF - Seção 1, Página 11429, 27 dez. 1961. ______. Lei Delegada nº 9, de 11 de Outubro de 1962. Reorganiza o Ministério da Agricultura e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1, p. 10686 (Publicação Original), 12 out. 1962. ______. Decreto Lei n° 53 de 18 de novembro de 1966. Fixa princípios e normas de organização para as universidades federais e dá outras providências. Diário Oficial da União de 21/11/1966. ______. Decreto Lei n° 252 de 28 de fevereiro de 1967. Estabelece normas complementares ao Decreto lei n° 53, de 18 de novembro de 1966, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Publicado em 28/02/1967. ______. Decreto nº 60.731, de 19 de Maio de 1967. Transfere para o Ministério da Educação e Cultura os órgãos de ensino do Ministério da Agricultura e dá outras providências. Diário oficial da União. Seção 1, p. 5543, 22 maio 1967. ______. Lei nº 5.465, de 3 de julho de 1968. Dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Seção 1, p. 5537, 4 jul. 1968. ______. Decreto nº 62.937, de 2 de julho de 1968. Dispõe sobre a instituição de grupo de trabalho para promover a reforma universitária e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF - Seção 1, p. 5481, 3 jul. 1968a. ______. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1, p.10369, 29 nov. 1968b. ______. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1, p. 6377, 12 ago. 1971. ______. Lei n° 7.423, de 17 de dezembro de 1985. Revoga a lei n° 5.465, de 03 de julho de 1968, que “dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola”, bem como sua legislação complementar. Diário Oficial da União. Publicado em 18/12/1985. ______. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília, DF, 1988. ______. Lei Federal n° 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Publicado em 16/07/1990, p. 13.563. ______. Decreto n.º 99.683 de 8 de novembro 1990. Dispõe sobre o Projeto "Ministério da Criança", define procedimentos organizacionais para sua execução, e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil] Brasília, DF: 8 de nov. 1990. Seção 1, p. 21368. ______. Decreto n° 99.957 de 28 de dezembro de 1990. Dá nova redação ao art.2°, ao inciso V do art. 4° e ao art. 10 do Decreto n° 99.683 de 08 de novembro de 1990a. Publicado no D.O.U. 31.12.1990. _____. Decreto n°91, de 14 de maio de 1991. Dispõe sobe o Projeto Minha Gente e dá outras providências. Diário oficial da União, 15/05/1991. _____. Decreto de 31 de maio de 1991a. Altera o Decreto de 14 de maio de 1991, o qual dispõe sobre o Projeto Minha Gente, e dá outras providências. _____. Decreto de 13 de agosto de 1991b. Dispõe sobre a execução orçamentária e financeira do Projeto Minha Gente, e dá outras providências. _____. Decreto de 07 de fevereiro de 1992. Dispõe sobre o Projeto Minha Gente, e dá outras providências. Diário oficial da União, 10/02/1992. _____. Decreto n° 539, de 26 de maio de 1992a. Dispõe sobre o Projeto Minha Gente, criado pelo decreto de 14 de maio de 1991 e dá outras providências. Diário oficial da União, 27/05/1992, p. 6.506. _____. Decreto n° 92, de 23 de julho de 1992b. Altera o quadro distributivo de funções, anexo ao Decreto n° 539, de 26 de maio de 1992, e dá outras providências. _____. Medida Provisória 303 de 04 de agosto de 1992c. Cria a Secretaria de Projetos Especiais da Presidência da República e dá outras providências. Diário oficial da União, 05/08/1992, p. 10.581. _____. Decreto 631 de 12 de agosto de 1992d. Dispõe sobre o Projeto Minha Gente e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 13/8/1992, Página 10993. _____. Medida Provisória 305 de 04 de setembro de 1992e. Cria a Secretaria de Projetos Especiais e dá outras providências. Diário oficial, 08/09/1992. _____. Medida Provisória 308 de 07 de outubro de 1992f. Cria a Secretaria Nacional de Projetos Especiais e dá outras providências. Diário Oficial, 08/10/1992, p. 14.247. _____. Lei 8.479 de 06 de novembro de 1992g. Dispõe sobre a instituição do Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – PRONAICA, e dá outras providências. Diário Oficial de 01/04/1993, p. 4,158. ______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/INEP. Projeto Minha Gente – Informações Básicas. Brasília, maio de 1992h. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001907.pdf. Acesso em: 20/01/2020. ______. Câmara dos Deputados. Lei n.º 8.642 de 31 de março 1993. Dispõe sobre a Instituição do Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente — PRONAICA e dá outras providências. Diário Oficial, 01/04/1993, p.4.158, Brasília DF: 1993. In: Portal da Câmara dos Deputados. _______. Plano Decenal de educação para todos. Brasília: MEC, 1993. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001523.pdf> Acesso em: 22/02/2020. ______. Decreto n° 1.056, de 11/02/1994. Regulamenta a lei n° 8.642 de 31 de março de 1993, estabelece a forma de atuação dos órgãos do Poder executivo para execução do programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial de 16/02/1994, p. 2.188. ______.MEC/Sepespe. Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – PRONAICA, Subprogramas e Ações. Brasília: 1994. (Série Documentos Básicos, n°3). ______. LDB. Lei n°.9.394 de 10 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília –DF, n° 248, seção 1, p. 27.833, 23 dez. 1996. ______. LDB. Lei n°.9394 de 10 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da União, Brasília –DF, n° 248, seção 1, p. 27.833, 23/dez, 1996. ______. Tribunal de Contas da União – Auditorias do Tribunal de Contas da União - Avaliação das Atividades dos CAICs – Relatório de Auditoria Operacional. Número 2, Ano 1. Brasília: TCU, 1998. Disponível em: file:///C:/Users/luara/Downloads/2054052%20(2).pdf. Acesso em: 11/05/2020. ______. Decreto Lei n° 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União - Seção 1 - 9/6/2006, Página 4 (Publicação Original). Brasília, 2006. ______. Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o programa Mais Educação. Diário oficial da União de 27/01/2007, p. 2 (Edição Extra). ______. Portaria Interministerial n° 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no cotidiano escolar. Diário Oficial da União. De 26/04/2007. ______. Decreto n°6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário oficial da União. Brasília, 25/04/2007, p. 7. _____. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Seção 1. P. 7, 25 de abril de 2007. ______. Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n° 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das leis n° 9.424 de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 09 de junho de 2004, e 10.845, de 05 de março de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União de 21/06/2007, p. 7. ______. Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outas providências. Diário Oficial da União de 05/04/2013. ______. Resolução FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Diário oficial da União, 18/06/2013, Edição 115, Seção 1, p. 7. ______. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União de 26/06/2014, p. 1 Edição Extra. ______. Portaria do MEC n° 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem, em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diário oficial da União. Brasília, 11/10/2016, Seção 1, p. 23. ______. Resolução do FNDE n° 17, de 26/12/2017. Diário oficial da União. De 26/12/2017, edição 246, Seção 1, Página 789-790. CAIC, Paulo Dacorso Filho. Projeto Político Pedagógico. Seropédica, 2015. 20p. CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. O lugar da educação Integral na política social. Cadernos CENPEC, v. 1, n° 2, 2006. CASSAN, Elaine Regina. O que transita entre as Políticas Públicas Educacionais e a prática do professor? Desvelando um caminhar. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação/UNICAMP, Campinas, 2004. CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n°81, p.247-270, dez. 2002. ______. Em busca do tempo de aprender. Cadernos CENPEC, V. 1, n°2. 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/130. Acesso em 12/01/2020. ______. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n°100 – Especial, p.1015-1035, outubro, 2007. ______. Educação Integral. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. Et al. Dicionário trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2010. CD ROM. ______. Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: Filantropia ou Política de Estado? Educação e Sociedade, Campinas. v.35, n°129, p. 1205-1222, outubro-dezembro de 2014. CAVALIERE, Ana Maria V.; COELHO, Lígia Martha. Para onde caminham os CIEPS? Uma análise após 15 anos. Cadernos de pesquisa, n° 119, p. 147-174, julho/2003. CHIRINÉA, Andréia Melanda; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 461-484, abr/jun. 2015. CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Centro de referência em Educação Integral. Acesso em: https://educacaointegral.org.br/conceito/. Visto em 04/09/2020 COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História (a) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n° 80, p.83-96, abril/2009. COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa; HORA, Dayse Martins. Diversificação curricular e educação integral. In: VI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. 2004. UERJ, Rio de Janeiro. Anais do evento: Currículo: pensar, inventar, diferir. ISBN/ISSN: 8586392111. COELHO, L. M. C. C.; PORTILHO, D. Releitura da concepção de educação integral nos CIEPs: para além das caricaturas ideológicas. In: COELHO, L. M. C. C. (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2009. p. 89-102. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n°30, de 11 de julho de 1974. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a observar na organização do curso de licenciatura em Ciências. CFE. Documenta, Brasília, (164): 509-511, jul. 1974. COSTA, Regis E. C. A. Escola Municipal, poder e estado: O Programa mais Educação em Duque de Caxias. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Orientadora Profa. Ana Maria Cavaliere. UFRJ, 2016, 235 fs. COUTINHO, Maria Angélica da Gama Cabral. Um estudo de caso sobre a docência: da formação continuada às condições de trabalho. X Encontro Regional Sudeste de História O. Educação das sensibilidade: violência, desafios contemporâneos. UNICAMP, Campinas/SP, 10 a 13 de setembro de 2013. ______. Da universidade surge a cidade, da cidade as escolas: a UFRRJ e a educação pública municipal de Seropédica. Tese (Doutorado em Educação). Orientadora Prof. Dra. Lia Ciomar Macedo de Faria UERJ, Rio de Janeiro, 2014. ______. A constituição do sistema municipal de Seropédica. Caderno eletrônico de Ciências Sociais, v.3, n.2, p.67-80. Vitória – ES, 2015. CRUZ, Frederico Alan de Oliveira; BIGANSOLLI, Antônio Renato. Análise dos dados educacionais da cidade de Seropédica: Realidade e previsão. Vivências: Revista eletrônica de Extensão da URI. Vol.7, n 13: p. 2937, outubro/2011. CUNHA, Luíz Antônio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o estado e o mercado. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 809- 829, out. 2007. DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n.100 – especial, p. 921-946, out. 2007. DUTRA, Rosiane de Fátima Pereira. O futuro no passado: a organização da escola municipal de Educação Básica (EMEB) Nossa Senhora dos Prazeres do centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Nossa Senhora dos Prazeres de Lages (SC) na perspectiva do tempo de permanência (1992-2012). Dissertação de mestrado acadêmico em Educação/UNIPLAC, Santa Catarina, 2013. FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade Brasileira: história e perspectivas. Revista da Faculdade de Educação, PUCCAMP, Campinas. V.1, n.1 p. 34-41, agosto/1996. ______. Autonomia e poder na universidade: impasses e desafios. Perspectiva, V. 22, N. 01, p. 197-226, jan./jun. 2004. Florianópolis. FERRETTI, Celso João. Só a educação salva: O Projeto Minha Gente e a política educacional brasileira. Em aberto. Brasília, ano 10, n 50751, abril/setembro, 1992. FONSECA, Marília Massard da. Resgate da história de implantação do centro de Atenção Integral à criança Paulo Dacorso Filho na UFRRJ e a perspectiva de sua transformação em um Centro de Ensino e pesquisa Aplicado à Educação Agroecológica. 2010. Dissertação (Programa de pós-graduação em Educação Agrícola – PPGEA/UFRRJ). Seropédica. FRÓES, José Nazareth de Souza. O Brasil na rota da seda: uma contribuição para a recuperação, o enriquecimento e a divulgação da memória de Seropédica, Itaguaí e do Estado do Rio de Janeiro. Seropédica, Rio de Janeiro: EDUR, 2ª edição, 2004. GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire. São Paulo, fevereiro/2017. Acessado em: 30/06/2021. https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extensão_Universitária_- _Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, 2009. 1ª Ed. Vol. 4, 128p. GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Coleção educadores. Recife; Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana. 2010. GOMES Filho, Carlos. Seropédica de Itaguaí. (1957). In: Anuário Geográfico do estado do Rio de Janeiro nº 9, 1956. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: https://sites.google.com/site/informacoesregionais/seropedica. Acesso em 25 de março de 2021. GRILLO. Heitor V. Silveira. Discurso do Diretor da Escola nacional de Agronomia. Prof. Heitor V. Silveira Grillo. In: Boletim da escola Nacional de Agronomia, n° 1. Jubileu comemorativo de sua fundação 1913-1938. Rio de Janeiro, Escola Nacional de Agronomia, 1938, p. 9-19. GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos CENPEC, n°2, p. 15-24. 2006. HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. Tradução de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2008. INSTITO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados sobre a cidade de Seropédica/RJ. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/seropedica/panorama. Acessado em 10/02/2021. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUCOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica Acesso em: 05/04/2021. JACOMELI, Mara Regina Martins; BARÂO, Gilcilene de Oliveira Damasceno; GONÇALVES, Leandro Sartori. A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da Conferência de Jomtein. Revista Exitus, Santarém/PA. Vol. 8, N°3, p. 32-47, set/dez 2018. JOMTIEN. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Conferência de Jomtien. Tailândia, 5 a 9 de mar, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracaomundial- sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em 20 de jul. 2020. MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas. Vol. 30, n° 106, p. 15-35, jan/abr. 2009. MAURÍCIO, Lúcia Velloso. O que se diz sobre a escola pública de horário integral. Cadernos Cenpec, V. 1, n° 2, 2006. MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Literatura e representações da escola pública de horário integral. Revista Brasileira de Educação. N°27, set/out/nov/dez, 2004. MAURÌCIO, Lúcia Velloso. Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. Em Aberto, Brasília. V. 22, n° 80, 15-31, abril, 2009. MELLO, Guiomar Namo; SILVA, Rose Neubauer da. O que pensar da atual política educacional? Em aberto, Brasília, ano 10, n. 50/51, p. 2-17, abr/set, 1992. MENDES, Ana Luzia Pedra Climaco. O Programa Mais Educação e seus entrelaces com a Educação Integral: desafios e perspectivas para escolas do Município de Nova Iguaçu. 2013. 122p. PPGEDUC/UFRRJ (Mestrado), Nova Iguaçu. MENDONÇA, Ana Waleska. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação. N°14, Maio/junho/julho/agosto, 2000. MENDONÇA, Sônia Regina de. Saber e poder no Brasil: o ensino agrícola na primeira república. Relatório final de pesquisa ao CNPQ. Universidade Federal Fluminense, Departamento de História. 1994. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. CIEP – Centro Integrado de Educação Pública – Alternativa para a qualidade do ensino ou nova investida do populismo na educação? Em Aberto, Brasília, ano 8, n. 44, out/dez. 1989. MOLL, Jaqueline. A construção da educação integral no Brasil: aportes do Programa Mais Educação. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação Integral, história, políticas, práticas. Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2013. P.69-83. MOLL, Jaqueline. Escola de tempo integral. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. Et al. Dicionário trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2010. CD ROM. MORAES, Vânia Lúcia Ruas Chelotti de. Escola de tempo integral: análise do processo de implementação em Campo grande. Dissertação (mestrado). Dourados, MS. UFGD, 2015. NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17a. ed. São Paulo: Cortez, 2018. OLIVEIRA, Max Fabiano Rodrigues de. Seropédica nos tempos de Nossa Senhora da Conceição do Bananal (SÉC. XIX). In: POPINIGIS, Fabiane; ALVES, Jessica S. de A.; GONÇALVES, Margareth de A.; MARQUES, Marlon R.; BRITO Vinícius K. de A. Seropédica em Foco: Diálogos históricos e historiográficos. Editora da Universidade Rural- EDUR, Seropédica, 2021. Cap. 5, p. 63-71. OLIVEIRA, Fraga Carvalhais; MELO, Savana Diniz Gomes. Extensão Universitária e educação Básica. 36ª Reunião Nacional da ANPED- Goiânia/GO, Campus Samambaia/UFG – 29/09 a 02/10/2013. Sistema Nacional de Educação e participação Popular: Desafios para as políticas Educacionais. http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt11_trabalhos_pdfs/gt11_300 3_texto.pdf. OTRANTO, Celia Regina. Uma Viagem no Túnel do Tempo: A ditadura militar vista de dentro da universidade. Seropédica/RJ: Editora da UFRRJ, 2010. ______. A Autonomia Universitária no Brasil: dádiva legal ou construção coletiva? O caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/RJ: Editora da UFRRJ, 2009. PARO, V. H. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, L. M. C. C. (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2009. p. 13-20. PEREIRA, Denise de Alcantara. Estratégias e processos participativos para o desenvolvimento local e regional na Baixada de Sepetiba, RJ. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 22, n. 47, pp. 147-171, jan./abr. 2020. PESTANA, Simone Freire Paes. Afinal, o que é Educação Integral? Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 17, janeiro/junho de 2014, 24-41. PNUD, UNESCO, UNICEF e BANCO MUNDIAL. Declaração Mundial sobre educação para todos. In: Conferência Mundial de Educação para Todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990. RIBEIRO, Darcy. Balanço crítico de uma experiência educacional. In: RIBEIRO, Darcy. Carta 15: O novo livro dos CIEPs. Brasília: Senado Federal, 17-24. 1995. RIO DE JANEIRO. Lei Estadual n° 2.446, de 12 de outubro de 1995. Cria o município de Seropédica, a ser desmembrado do município de Itaguaí. SALES. Luís Carlos. O valor simbólico do prédio escolar. Teresina; Editora gráfica da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI, p. 63/64, 2000. SANTOS, Diana Viturino; SCHMITZ, Heike. A ampliação da jornada escolar na agenda pública brasileira: do PRONAICA ao Mais Educação. In: Anais do V FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, Editora realize. volume 1, número 2, ISSN 2316- 1086. Vitória da Conquista /BA: UESB, 2013. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_ oral_idinscrito__04a751ab53e3e8d2c7cda51819a11f2a.pdf> Acessado em 21/03/2020. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. ______. A expansão do Ensino Superior no Brasil: Mudanças e Continuidades. Poíesis Pedagógica – V. 8, N. 2 ago/dez. 2010; pp. 4-17. SEROPÉDICA, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica. Lei municipal n° 566 de 01/07/2015. Plano Municipal de Educação 2015-2025. Seropédica, 2015. SILVA, Fabrício Cardoso da. Programa Mais Educação: Educação Integral como estratégia para a qualidade de ensino? In: LIBÂNEO, José Carlos e FREITAS, Raquel A. M. de Madeira. Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. [livro eletrônico] 1ª ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. Capítulo 13, p. 332- 358. SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em desenvolvimento, Sociedade e Agricultura) – CPDA, UFRRJ. Rio de Janeiro, p. 223. 2011. SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. A profissionalização ilusória das massas: o REUNI e a UFRRJ como exemplos. O Social em Questão, Revista do Departamento de Serviço Social. PUC/RJ, Ano XIV – n° 25/26, 2011a. SOUZA, Ediléia Alves Mendes. Educação de tempo integral: uma análise das implicações da política de ampliação da jornada escolar na rede estadual de Montes Claros/MG (2011-2014). 2019, 251f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação. Uberlândia, 2019. TCE-RJ, Estudo Socioeconômico 2016: Seropédica. Rio de Janeiro: Coordenadoria de Comunicação Social, Imprensa e Editoração, 2016. TEIXEIRA, Anísio. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 31, n. 73, p. 78-84, 1959. UFRRJ. Anteprojeto para implementação do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente CAIC Paulo Dacorso Filho. Seropédica, 1993. ______. Plano de Desenvolvimento Institucional. Seropédica, p. 112. 2006. ______. Estatuto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Parecer nº 3.716. Diário Oficial da União de 02.dez.1974. ______. Atas do Conselho Universitário. 1987, 1995, 2012. Disponível na sala da Secretaria dos Órgãos Colegiados. UFRRJ. Seropédica: Rio de Janeiro. ______. Deliberações e Resoluções do Conselho Universitário. 1964 - 2019. Disponível na sala da Secretaria dos Órgãos Colegiados. UFRRJ. Seropédica: Rio de Janeiro. ______. Relatório de Gestão. Seropédica: UFRRJ, 2012. ______. Relatório das atividades realizadas pela Comissão Permanente de Formação de Professores. Seropédica, p.20. 2017. VALLE, Bertha de Borja Reis. Controle Social da educação: aspectos históricos e legais. In: SOUZA, Donaldo Bello (org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo; Xamã, 2008. P. 53- 74. VIANNA, Márcio de Albuquerque. A agricultura familiar em Seropédica-RJ: gestão social, participação e articulação dos atores do polo de conhecimento local em agropecuária. Tese (Doutorado), 226 folhas. Orientador Prof. Dr. Lamonier Erthal Villela. Curso de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária/UFRRJ, 2017. VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta, FIGUEIREDO, Luciano e GREIVAS, Cynthia (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª. Ed., 2003. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/70785/2021%20-%20Carmen%20Oliveira%20Frade.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6001 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-15T17:02:00Z No. of bitstreams: 1 2021 - Carmen Oliveira Frade.pdf: 12442211 bytes, checksum: 16984066025dd3cc74bbee8f37b22ef6 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-15T17:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Carmen Oliveira Frade.pdf: 12442211 bytes, checksum: 16984066025dd3cc74bbee8f37b22ef6 (MD5) Previous issue date: 2021-09-20 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Carmen Oliveira Frade.pdf | 12.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.