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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13262
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Vanessa Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-12 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Vanessa Rodrigues de. Um diálogo entre oprimidos: quando o analfabeto de Paulo Freire encontra o Caliban de William Shakespeare. 2020.135 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13262 | - |
dc.description.abstract | William Shakespeare (1564-1616) e Paulo Freire (1921-1997) são figuras de relevância em suas respectivas áreas do saber, literatura e educação. A priori, não tradicionalmente pensados de forma conjunta. Contudo, esta dissertação apresenta o encontro dialógico de ambos, a partir de um olhar não hegemônico de investigação, tendo como escopo a personagem Caliban da peça shakespeariana A tempestade (1610-1611) e os adultos analfabetos aos quais o pedagogo Paulo Freire se dirigia com seu método de alfabetização no início da década de 60 (pré-golpe civil-militar de 1964) no Brasil. O estudo se revela como uma pesquisa teórica desenvolvida por meio da análise do contexto histórico brasileiro do período e dos objetivos, características e implicações do método de alfabetização freiriano e de seus alfabetizandos, em paralelo com as interpretações da peça shakespeariana a partir dos estudos pós-coloniais, sobretudo, advindas de Nossa América e datadas no século XIX e XX. Objetiva-se, portanto, demonstrar que há um diálogo possível de ser construído entre William Shakespeare e Paulo Freire, a partir de uma visão não hegemônica da peça e da compreensão do elo significativo entre a personagem Caliban e a condição dos adultos analfabetos no Brasil no início dos 60 | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | William Shakespeare | por |
dc.subject | Popular education | eng |
dc.subject | Paulo Freire | eng |
dc.subject | William Shakespeare | eng |
dc.subject | Educación popular | spa |
dc.subject | Paulo Freire | spa |
dc.subject | William Shakespeare | por |
dc.title | Um diálogo entre oprimidos: quando o analfabeto de Paulo Freire encontra o Caliban de William Shakespeare | por |
dc.title.alternative | A dialogue between the oppressed: when the illiterate of Paulo Freire meet Caliban of William Shakespeare | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | William Shakespeare (1564-1616) and Paulo Freire (1921-1997) are relevant figures in their respective fields of knowledge, literature and education. A priori, not traditionally thought together. However, this dissertation presents the dialogical encounter of both, from a non- hegemonic investigation basis, having as scope the Caliban character of the Shakespearean play The Tempest (1610-1611) and the illiterate adults with whom the pedagogue Paulo Freire worked with.his Literacy Method in the early 1960s (1964 civil-military pre-coup) in Brazil. The study reveals itself as a theoretical research developed through the analysis of the Brazilian historical context of the period and the objectives and characteristics of the Pernambuco Pedagogic Method and its literate students, in parallel with the interpretations of the Shakespearean play from postcolonial studies, above all, coming from Our America and dating from the 19th and 20th centuries. Therefore, the objective is to demonstrate that there is a possible dialogue between William Shakespeare and Paulo Freire, based on a non-hegemonic vision of the play and the understanding of the significant link between the character Caliban and the condition of illiterate adults in Brazil early 60s | eng |
dc.description.abstractOther | William Shakespeare (1564-1616) y Paulo Freire (1921-1997) son figuras importantes en sus respectivos campos de conocimiento, literatura y educación. A priori, no tradicionalmente pensado en conjunto. Sin embargo, esta disertación presenta el encuentro dialógico de ambos, desde una mirada no hegemónica de investigación, teniendo como alcance al personaje Caliban de la obra de Shakespeare The Tempest (1610-1611) y los adultos analfabetos a quienes se dirigió el pedagogo Paulo Freire. Su método de alfabetización a principios de la década de 1960 (golpe pre-civil-militar de 1964) en Brasil. El estudio se revela como una investigación teórica desarrollada a través del análisis del contexto histórico brasileño del período y los objetivos y características del método del educador Pernambuco y sus estudiantes de alfabetización, en paralelo con las interpretaciones de la obra de Shakespeare de los estudios poscoloniales. principalmente, de Nuestra América y datada en los siglos XIX y XX. Por lo tanto, el objetivo es demostrar que existe un posible diálogo entre William Shakespeare y Paulo Freire, basado en una visión no hegemónica de la obra y la comprensión del vínculo significativo entre el personaje Caliban y la condición de los adultos analfabetos en Brasil en principios de los 60 | spa |
dc.contributor.advisor1 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.advisor1ID | 898.221.707-00 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6013-7784 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079382084565252 | por |
dc.contributor.referee1 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.referee1ID | 898.221.707-00 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-6013-7784 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079382084565252 | por |
dc.contributor.referee2 | Pimentel, Ary | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3418433529196156 | por |
dc.contributor.referee3 | Rocha, João Cezar de Castro | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2996791931732673 | por |
dc.creator.ID | 101.767.967-38 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0306863454892871 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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