Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muniz, Diogo Dias de Paula | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Diogo Dias de Paula. A construção da identidade docente de estagiários de Educação Física no estágio curricular supervisionado: uma pesquisa bibliográfica. 2021. 372 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13264 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo bibliográfico discorre sobre a construção da identidade docente dos estagiários de Educação Física (EF) no estágio curricular supervisionado (ECS). A questão central a ser respondida é como os estudos científicos selecionados a partir da revisão de literatura desta pesquisa estão problematizando e discutindo a construção e reconstrução da identidade docente dos estagiários de EF no ECS, bem como, quais os motivos que levam pesquisadores a investigarem a temática. Na tentativa de responder essa questão central, esta dissertação tem como objetivo investigar a construção da identidade docente dos estagiários de EF no ECS, a partir de uma revisão bibliográfica. Especificadamente procurou-se (a) identificar os problemas motivadores dos estudos e as causas que levaram os pesquisadores a investir em suas pesquisas; (b) conhecer os conceitos, metodologias e perspectivas teóricas adotadas nesses estudos; ( c) descrever os elementos evidenciados na literatura como importantes no processo de construção da identidade docente dos estagiários; ( d) apresentar os desenhos metodológicos dos estudos levantados; (e) identificar, categorizar e discutir criticamente os resultados desses estudos. A fundamentação do estudo contará com o aporte teórico de autores que tradicionalmente tratam a temática da identidade, como Anthony Giddens (1991); Antônio Ciampa (1987); Claude Dubar (2005; 2009); Erik Erikson (1972); Freud (1923); George Mead (1932); Jean-Claude Kaufmann (2005); Lacan (1949); Nóvoa (1991); Pimenta (2012); Stuart Hall (2006); Tardif (2014); Zygmunt Bauman (2001). Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo exploratória, tendo como técnicas de coletas de dados a revisão sistemática de literatura e análise de natureza interpretativa. A revisão sistemática ocorreu a partir da busca de estudos na língua portuguesa publicados até o ano de 2018, nas bases de indexação Web of Science, Catálogo de Teses e Dissertações, SCOPUS (Elsevier) e SPORTDiscus. O rol de literaturas selecionados para análise interpretativa foram 16 estudos, sendo 03 teses, 06 dissertações e 07 artigos: Malaco (2004), Silva (2009), Bezerra (2012), Souza (2012), Montenegro et al., (2014), Razeira et al., (2014), Cardoso; Batista; Graça (2016a), Pires (2016), Cardoso; Batista; Graça (2016b ), Rocha (2017), Vanzuita; Raitz; Garanhani (2017), Pereira et al., (2018), Barros; Pacheco; Batista (2018), Plotegher (2018), Da Silva (2018) e Flores (2018). Entre alguns resultados apresentamos a seleção dos estudos com os respectivos problemas, objetivos, método e considerações finais; desenvolveu discussões dos conceitos e algumas terminologias da(s) identidade(s) docente(s); os instrumentos metodológicos e de coleta de dados adotados nas pesquisas foram apresentados; o panorama do ECS como motivador das questões dos estudos e as categorias de dimensões biográficas, relacionais e simultâneas sobre o conjunto de problemas dos estudos; por fim, foram apresentados cinco perspectivas teóricas e doze elementos para construção da identidade docente dos estagiários de EF no ECS. Embora ainda sejam escassas as publicações sobre a identidade docente no âmbito do ECS em EF, estas foram incrementadas até o ano 2018 no contexto científico brasileiro. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Identidade docente | por |
dc.subject | Estágio Curricular Supervisionado | por |
dc.subject | Estagiários | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Socialização profissional | por |
dc.subject | Teacher identity | eng |
dc.subject | Supervised intemship | eng |
dc.subject | Intems | eng |
dc.subject | PE | eng |
dc.subject | Professional socialization | eng |
dc.title | A construção da identidade docente de estagiários de Educação Física no estágio curricular supervisionado: uma pesquisa bibliográfica | por |
dc.title.alternative | The construction of the teaching identity of Physical Education trainees in the supervised internship: a bibliographic research | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This bibliographical study discusses the construction of the teacher identity of Physical Education (PE) intems in the supervised curricular intemship (ECS). The central question to be answered is how the scientific studies selected from the literature review of this research are problematizing and discussing the construction and reconstruction of the teaching identity of PE intems at ECS, as well as what the reasons are that lead researchers to investigate the thematic. ln an attempt to answer this central question, this dissertation aims to investigate the construction of the teaching identity of PE intems at ECS, based on a literature review. Specifically, it sought to (a) identify the motivating problems of the studies and the causes that led researchers to invest in their research; (b) know the concepts, methodologies and theoretical perspectives adopted in these studies; ( c) describe the elements evidenced in the literature as important in the process of constructing the trainees' teaching identity; ( d) present the methodological designs of the studies surveyed; (e) identify, categorize and critically discuss the results of these studies. The foundation of the study will rely on the theoretical contribution of authors who traditionally deal with the theme of identity, such as Anthony Giddens (1991); Antônio Ciampa (1987); Claude Dubar (2005; 2009); Erik Erikson (1972); Freud (1923); George Mead (1932); Jean-Claude Kaufmann (2005); Lacan (1949); Nóvoa (1991); Pepper (2012); Stuart Hall (2006); Tardif (2014); Zygmunt Bauman (2001). Methodologically, this is a qualitative, bibliographical, exploratory research, using systematic literature review and interpretive analysis as data collection techniques. The systematic review was based on the search for studies in Portuguese published until 2018, in the Web of Science, Theses and Dissertations Catalog, SCOPUS (Elsevier) and SPORTDiscus indexing bases. The list of literatures selected for interpretive analysis were 16 studies, with 03 theses, 06 dissertations and 07 articles: Malaco (2004), Silva (2009), Bezerra (2012), Souza (2012), Montenegro et al., (2014), Razeira et al., (2014), Cardoso; Batista; Graça (2016a), Pires (2016), Cardoso; Batista; Graça (2016b), Rocha (2017), Vanzuita; Raitz; Garanhani (2017), Pereira et al., (2018), Barros; Pacheco; Batista (2018), Plotegher (2018), Da Silva (2018) e Flores (2018). Among some results, we present the selection of studies with their respective problems, objectives, method and final considerations; developed discussions of concepts and some terminology of the teacher's identity(ies); the methodological and data collection instruments adopted in the surveys were presented; the panorama of the ECS as a motivator of the questions of the studies and the categories of biographical, relational and simultaneous dimensions on the set of problems of the studies; finally, tive theoretical perspectives and twelve elements for the construction of the teaching identity of PE intems at ECS were presented. Although publications on teacher identity within the scope of ECS in PE are still scarce, they were increased by the year 2018 in the Brazilian context. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, José Henrique dos | |
dc.contributor.advisor1ID | 769.753.207-72 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330684865751520 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Henrique dos | |
dc.contributor.referee2 | Bragança, Inês Ferreira de Souza | |
dc.contributor.referee3 | Masson, Maximo Augusto Campos | |
dc.contributor.referee4 | Araújo, Mairce da Silva | |
dc.creator.ID | 052.215.217-17 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3850276390040560 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. ln: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 171-189. ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2007. ALVES, M., PEREIRA, A., GRAÇA, A., & BATISTA, P. Practicum as a space and time of transformation: Self-narrative of a Physical Education pre-service teacher. USChina Education Review, B7, 665-674, 2012. ANDRADE, R. R. M. Formação de professores nas dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em educação entre o ano 1999- 2003. São Paulo: PUC, 2006. 82 f. Dissertação, Programa de pós-graduação em educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. ANDRÉ, M.; SIMÕES, R. H.S.; CARVALHO, J. M.; BRZEZINSKI, I. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Revista Educação & Sociedade, São Paulo, n. 68, p. 301- 309, dez, 1999. ANVERSA, A. L. B. Estágio Curricular e a Constituição da Identidade Profissional do Bacharel em Educação Física. 2017. 196f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física. Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - (UEM/UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM/UEL), Maringá, Brasil, 2017. AROEIRA, K. P. Estágio Supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola. ln: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (orgs.). Estágio Supervisionado na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014. p. 113-151. AROEIRA, K. P. O estágio como prática pedagógica dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Fisica) Programa de Pós-Graduação em EducaçãoArea de concentração: didática, teorias de ensino e práticas escolaresFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. lv. 253p. BARROS, I.; PACHECO, A. R.; BATISTA, P. A Experiência de Estágio: o impacto e as primeiras vivências do estudante estagiário de Educação Física. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 253, p. 605-632, set./dez. 2018. http://dx.doi.org/l0.24109/2176- 6681.rbep.99i253 .3 774 BURNIER, S. et al. História de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n.35, p. 343-358, maio/agosto, 2007. BASTOS, F. B. Formação colaborativa e protagonismo docente. ln: HENRIQUE, José; ANACLETTO, Francis Natally de Almeida; PEREIRA, Sissi Aparecida Martins Pereira (Orgs.). Desenvolvimento profissional de professores de educação física: reflexões sobre a formação e socialização docente. Curitiba: CRV, 2016, v.10, p.45-70. ISBN 978-85-444- 0922-0. BATISTA, P.; PEREIRA, A. L.; GRAÇA, A. B. S. A. (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional. ln: Nascimento, J. V.; Farias, G. O. (Org.). Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p. 81-111. BATISTA, P. O papel do estágio profissional na (re)construção da identidade profissional no contexto da Educação Física: cartografia de um projeto de investigação. ln: BATISTA, P.; GRAÇA, A.; QUEIRÓS, P. (Org.). O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física. Porto, Portugal: FADEUP, 2014. p. 9-41. BAUMAN, Z. Globalização: As Consequências Humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999. BAUMAN, Z. A Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BAUMAN, Z., Identidade. Rio de Janeiro, Zahar, 2003. BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 BENITES, L. C. Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. viii, 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/96058>. BENITES, L. C. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em Educação Física: perfil, papel e potencialidades. 180f. Tese (Doutorado em Ciência da Motricidade). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012. BERGER, P. L.; LUCKMAN, T. A construção social da realidade. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004. BEZERRA, B B. Formação Profissional em Educação Física: Construção Identitária de Professores em Formação Inicial. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de PósGraduação em Educação Física. UPE-UFPB/CCS. 2012. BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. As ciências cognitivas e o ensino. ln: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Mamice (Orgs.). A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Tradução de Lucy Magalhães; atualização da 3ª edição Canadense: Guilherme João de Fretas Teixeira. - 3% ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 393-419. ISBN 978-85-326- 2426-0. BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012, 312 p. ISBN: 978-85-7511-469-8. Available from: doí: 10.7476/9788575114698. Also available in e PUB from: http://books.scielo.org/id/f6qxr/epub/braganca-9788575114698.epub. Acesso em: 05 Nov. 2020. BRAGANÇA, I. F. de S. A formação de professores em trabalhos apresentados no Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. ln: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). A nova aventura (auto)biográfica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. v.1, p. 322-340. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC. 2017 Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ .> Acesso em 20 julho. 2017. BRASIL. Resolução n" 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http ://pronacampo .mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso: 1 O jun. 2019. BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de EducaçãoPNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: http ://pne.mec. gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacaolei- n13-005-2014 Acesso: 27 fev. 2019.BRASIL. Lei complementar 5.692/1971. Brasília, DF, 1971a. BRASIL. Conselho Federal de Educação. Decreto-Lei nº 1.212, 7 de abril, 1939. BRASIL. Conselho Federal de Educação. Decreto-Lei nº 8.270, 3 de dezembro, 1945. BRASIL. Decreto Lei 69.450/1971 normatiza a Educação Física. Brasília, DF, 1971b. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4.024, 20 de dezembro, 1961. BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 292, 14 de novembro, 1962. BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 894, 14 de novembro, 1969a. BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 69, 2 de dezembro, 1969b. BRASIL. Comissão de Especialistas em Ensino em Educação Física. Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Educação Física: justificativas proposições argumentações. Brasília/DF: MEC, 1999. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, 4 de outubro de 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Resolução 03, de 16 de junho de 1987. Brasília, DF, 1987. BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, 1997. BRASIL, Lei 9.696, de 01 de setembro de 1998. Brasília, DF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 009/2001, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário da União, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 01, de 18 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 2002a. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 02, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 2002b. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior, Resolução n. 07, de 31 de março de 2004. Brasília, DF, 2004. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02, de 01 de julho de 2015. Brasília, 2015. BRASIL. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. PORTARIA GAB N 38, DE 28 DE FEVEREIRO. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38 institui_RP.pdfAcessado em: 27/04/2018. BRASIL. Ministério da Saúde (2020). Coronavírus. COVID-19. O que você precisa saber. O que é COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 10 jun. 2020. BRZEZINSKI, I (Org.). Formação de Professores: um desafio. Goiânia, UCG, 1996. BRZEZINSKI, I (Org.). Profissão Professor: Identidade e Profissionalização Docente. Brasília, Plano Editora, 2002. CANCIGLIERI, F. G. S.; DE SOUZA NETO, S., As influências do estágio curricular supervisionado na prática profissional do professor principiante de Educação Física' 20/06/2016 141 f. Mestrado em CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/RIO CLARO, Rio Claro Biblioteca Depositária: IB - Rio Claro-SP. CARDOSO, I.; BATISTA, P.; GRAÇA, A., A Identidade do Professor de Educação Física: Um processo Simultaneamente Biográfico e Relacional. Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 2, 523-538, abr./jun. de (2016-a). CARDOSO, I.; BATISTA, P.; GRAÇA, A. Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXII, pp. 125 145, (2016b). DOI: 10.21747/0872-3419/soc32a6. CARROLO, C. Formação e identidade profissional de professores. ln: ESTRELA, Maria Teresa (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997. CHARTIER, A. M. Saberes científicos e saberes de ação precisam caminhar juntos. Revista Nova Escola, Edição 236, p. 41-45, out. 2010. CIAMPA, A. C. (1987). A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Editora Brasiliense. CIAMPA, A. C. Identidade. ln: W. Codo & S. T. M Lane (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento (pp. 58-75), São Paulo: Brasiliense, 1984. COUTINHO, M. P.; MACHADO, F. A.; NARDES, L. K. Educação Física: os motivos dessa escolha profissional. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 3, p. 23-29, 2005. CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.23, n.1-2,jan/fev, 1997. DAVOGLIO, T. R.; SPAGNOLO, C.; SANTOS, B. S., Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 2, p. 175-182, agosto 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/vzb6M8PmGWZkK3N9cq8dKbh/abstract/?lang=pt Acesso em 14 novembro de 2019. DEMO, P. TICs e educação, 2008 http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, M. C.; TAKAHASHI, R. F.; BERTOLOZZI, M. R. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem USP, São Paulo, v. 45, n. 5, p. 1260- 1266, out. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n5/v45n5a33 .pdfAcessado em: 02/03/2019. DEWEY, J. Como pensamos. São Paulo: Editora Nacional, 1959. DUBAR, C. Para uma teoria sociológica da identidade. ln: DUBAR, C. (Org.) A socialização: Construção das identidades sociais e profissionais (pp. 103-120). Porto: Porto Editora, 1997. DUBAR, C. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educação & Sociedade, v. 19, n. 62, p. 13-30, 1998. DUBAR, C. A sociologia do trabalho frente à qualificação e à competência. Educação & Sociedade,v. 19,n.64,p. 87-103, 1999. DUBAR, C. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005. DUBAR, C .. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. ERIKSON, E. Homburger (1972). Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar FARIAS, G. O; NASCIMENTO, J. V. Construção da identidade profissional: metamorfoses na carreira docente em Educação Física." ln: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. (orgs.). Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. Florianópolis : Ed. da UDESC, 2012. v. 2. (Temas em movimento). ISBN:978.85.61136-73-4 FIGUEIREDO, Z. C. C., Experiências sociais no processo de formação docente em Educação Física. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. FIGUEIREDO, Z., C., C., Formação de Professores de Educação Física: elementos para pensar uma epistemologia das práticas formativas. Vitória: EDUFES, 2014. lüüp.; 21cm. ISBN: 978-55-7772-230-3. FIGUEIREDO, Z. C. C., Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 23, n. 2, p. 153- 171,201 O.Disponível: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871- 91872010000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 fev. 2018. FLORES, P. P., O processo de identização docente durante o estágio supervisionado: em jogo no campo da educação física, 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - Universidade Estadual de Londrina/Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 212 fl. 2018. FLORES, M.. Algumas reflexões em tomo da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010. FLORES, M.; DAY, C., Contexts which shape and reshape new teachers' identities: a multiperspective study. Teaching and Teacher Education, Philadelphia, v. 22, p. 219-232, Nov. 2006. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980. FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24ª ed.; São Paulo, SP: Paz e Terra, 2002. FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. Ed. Paz e Terra, 36ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo, 2014a. FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014b. FREITAS, R. C; ALVERNAZ, A. Socialização organizacional de professores de Educação Física nos primeiros anos de profissão. ln: HENRIQUE, José; ANACLETTO, Francis Natally de Almeida; PEREIRA, Sissi Aparecida Martins Pereira (Orgs.). Desenvolvimento profissional de professores de educação física: reflexões sobre a formação e socialização docente. Curitiba: CRV, 2016, v.10, p.45-70. ISBN 978-85-444-0922-0. GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapeco: Argos, 2007. GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemio} Serv Saúde [Internet]. 2014 [cited 2017 Oct 11]; 23:183-4. Disponível em: https://doi.org/10.5123/ S1679-49742014000100018. GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. ln: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v.2. n.3, ago./dez. 2010. GATTI, B. Os Professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago. 1996. Disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/798> Acesso em: 21/01/2020 . . Formação de professores e carreira. Campinas, Autores Associados, 1997. ----- GAUTHIER, Clermont et al., Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1998. GOMES-DA-SILVA. P. N.. Prática de ensino em Educação Física: por uma formação do professor-pesquisador. ln: HERMIDA, J. F. (org.) Educação Física: conhecimento e saber escolar. João Pessoa: Universitária da UFPB, 2009. GOMES-DA-SILVA. P.N. Plano de ensino da disciplina Estágio Supervisionado Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, jan./jul. de 2012. GOMES, I. S.; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/41542/28358. Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 395-411, jan/mar de 2014. Acesso em 01 de setembro de 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/19828918.41542. GOMES, P.; QUEIRÓS, P.; BATISTA; P. A socialização antecipatória para a profissão docente Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXVIII, 2014, pág. 167 192. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci abstract&pid=S087234192014000200009&ln g=es&nrm=iso&tlng=pt GOMES, P. M. S., FERREIRA, C. P. P., PEREIRA, A. L., & BATISTA, P. M. F. (2013). A identidade profissional do professor: Um estudo de revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 27(2), 247-267. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v27n2/a09v27n2.pdf. Acesso em 27 de Julho 2017. GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. ln: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 63-78. GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. ln: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. GOODSON, I. F. Conhecimento e Vida Profissional: Estudos sobre Educação e Mudança. Porto: Porto Editora. 2008. GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. ln: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150. GHEDIN, E., Hermenêutica e pesquisa em Educação: caminhos da investigação interpretativa. ln: Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos qualitativos, 2004, Bauru. Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativo. Bauru: EDUSC, 2004. V. Único. 14p. GHEDIN, E.; LEITE, Y. U.F.; ALMEIDA, M.I. Formação de professores: caminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. GHEDIN, E.; OLIVEIRA E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015. GIDDENS, A., As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora Unesp, São Paulo, editora: UNESP, 1991. GIDDENS, A., Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: atlas, 2001. GIOVANNI, L. M., Identidades Profissionais de Professores: construções em curso. Araraquara, São Paulo: Junqueira & Marin, 2019. HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. ln: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61. HALL, S. A. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DPGA, 2006. ___. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Porto Alegre: Educação e realidade, 1997.182p . . Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: --- Representação da UNESCO no Brasil, 2003 . . Quem precisa de identidade? ln: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a --- perspectiva dos estudos culturais. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. ___. Quem precisa de identidade? ln: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. P. 103-133. HARMUCH, R.; SALEH, P., Identidade e Subjetividade: Configurações Contemporâneas. ia ed.Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 99-116. HENRIQUE, J.; COSTA, B. A escolha profissional e a indução na carreira do professor de Educação Física. ln: HENRIQUE, J.; ANACLETTO, F. N. de A.; PEREIRA, S. A. M. P. (Ogs.). Desenvolvimento profissional de professores de educação física: reflexões sobre a formação e socialização docente. Curitiba: CRV, 2016, v.10, p.17-43. ISBN 978-85-444- 0922-0. IMBERNÓN, F. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011. IZA, D. F. V. et al. A Identidade Docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista eletrônica de educação. v.8, n.2, p. 273-292, 2014. Disponível em<http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/3 3 9> Acesso em 02 de julho de 2017. IZA, D. F. V.; NETO, S. S.; Por uma revolução na prática de ensino: O estágio curricular supervisionado. ia ed.Curitiba, PR: CRV, 2015. ISBN 978-85-444-0750-9. DEWEY, J. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953. DEWEY, J. A Filosofia em Reconstrução. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958. DEWEY, J., (1959). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3a. ed. São Paulo: Nacional. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. KAUFFMAN, Jean-Claude. A invenção de si: uma teoria da identidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. KRUG, H. N. O percurso da vida escolar básica e a relação com escolha profissional dos acadêmicos de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Digital Lecturas: Educacíon Física y Deportes, Buenos Aires, n. 141, p. 1-8, 2010. KRUG, H. N.; KRUG, R. de R. Os diferentes motivos da escolha da licenciatura em Educação Física pelos acadêmicos do CEFD-UFSM. Revista Digital Lecturas: Educacíon Física y Deportes, Buenos Aires, n. 123, p. 1-8, 2008. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Campinas, v. 19, p. 19-28, jan./fev./mar./abril. 2002. LARROSA, J. Notas sobre narrativa e identidad (A modo de presentatión). ln: Abrahão, M.H.M.B. (Org.). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2004. p.11-22. LARROSA, J., Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, v.19, n.2, p.4-27, 2011. LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa. Aparecida: Ideias & Letras, 2008. LEMOS, J.C.G. Do encanto ao desencanto, da permanência ao abandono: o trabalho docente e a construção da identidade profissional. 2009. 315 f. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. LIBÂNEO, J. C., Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. LOOMAN, Mary (2002), The supervisor-trainee relationship: Complementarity and professional identity development in supervision dyads, Tese de Doctor of Philosophy in Psychology, Califomia, Fielding Graduate Institute. LESSARD, C.; TARDIF, M. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p.07-22. ISBN 978-85-326-3600-3. LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisas: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, São Paulo: Ideias & Letras, 2008. LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura? Mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. LUGUETTI, C.; DUBAS, J. P.; MARTINS, T.; MADUREIRA, F.; CAMPI, C. Perspectivas dos futuros profissionais da Faculdade de Educação Física de Santos-SP: novas tendências. Conexões, v. 3, n. 1, p. 58-71, 2005. MORAIS, J. F. S.; ARAÚJO, M. S. Memoriais e escritas de si: as narrativas (auto) biográficas como processo formativo. ln: PÉREZ, C. L. V. (Org.). Experiências e Narrativas em Educação. Rio de Janeiro: Ed. da EDUFF, 2017. p. 211-232. MALACO, L H. A formação de educadores e a afetividade dos estagiários de Educação Física em relação à prática docente. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004. 143 p. MARCELO GARCIA, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. IN: NOVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote,1995. MARCELO GARCIA, C. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre o aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.9, p.51-75, 1998. MARCELO GARCIA, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto, Editora, 1999. MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo - Revista das Ciências da Educação, n.08, p.12-22, jan./abr.2009. MASCHIO, V.; SILVA, A. R.; BASEI, A. P.; ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. As motivações para a escolha do curso de licenciatura em Educação Física: um diálogo com acadêmicos em formação inicial. ln: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO,13., 2008, Cachoeira do Sul. Anais. Cachoeira do Sul: Ulbra, 2008. MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. MERTON, RK (1950), Contributions to the Theory of Reference Group Behavior. (com A. Kitt), trad. Fr. H. Mendras, Élements de théorie et de method sociologique, Paris, Plon, 1965, pp. 202-36. MEAD, G. H., Espiritu, persona y sociedad: desde el punto de vista del conductismo social. Buenos Aires: Paidós, 1972. MELUCCI, A. A invenção do presente: movimentos soc1as nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes. 2001. MERTON, RK, Student-physician: introductory studies in the sociology of medical education. Cambridge: Harvard University Press, 1969. MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento: Pesquisa qualitative em Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec -Abrasco, 1992. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2020). Portaria n 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. MEC. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 10 jun. 2020. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU/EDUSP 1986. MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista ECurriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2004-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum, acesso em: 05/08/2020. MOLINA NETO, V.; MOLINA, R. M. K. Identidade e perspectivas na Educação Física na América do Sul: formação profissional em Educação Física no Brasil. ln: BRACHT, V.; CRISORIO, R (Orgs.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 259-278. MONTENEGRO, P. C. A.; MONTENEGRO, Eduardo L. L.; SANTOS, Cláudia M. N.; FERREIRA, Gabriel Pinto. O Estágio na Formação de Professores: Visão discente. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2014, Edição SlA / SIR, p. 545-563.19p. MONTIEL, F. C. Os Estágios Curriculares Supervisionados nos cursos de Licenciatura em Educação Física do Rio Grande do Sul: impacto das 400 horas. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. ln: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2007. MORAIS, J. S.; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. As Histórias de Vida de Professoras Iniciantes no Processo de Constituição da Docência. Rev. FAEEBA Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 190-202, jan./mar. 2020. MOREIRA, A. M. A teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel. ln: MOREIRA, A. M. Teorias de Aprendizagem. EPU: São Paulo, 1999. 151-165p. MOSCOVICI, S. (2012). A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, RJ: Vozes (Original publicado em 1961). MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003. MOITA, T. C.; BRAGANÇA, I. F. S. Pesquise.formação: uma opção teorico-metodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dize,fazerdizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2019.v4.n12.p1034-1049. Acesso em 02/11/2020. NÓVOA, A. e FINGER, M. (Orgs.). O Método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, Ministério da Saúde, 1988. NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 1992. NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. ln: A. NÓVOA (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995a. p. 13-33. NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. ln: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995b. p. 11-30. NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.25, n.1, p.11-20,jan./jun.1999. OLEARY, Z. Como fazer seu projeto de pesquisa: guia prático. Tradução: Ricardo A. Rosenbush. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. PAVIANI, J. Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico. 2ª ed. Caxias do Sul: Educs; 2013. PASSEGGI, M.C. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. ln: Passeggi, M.C.; Silva, V.B. (Org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p.103-130. PASSEGGI, M.C. A experiência em formação. Educação, v.34, n.2, p.147-156, 2011. PEREIRA, S. A.; HENRIQUE, J. A formação inicial na licenciatura em Educação Física: a prática como núcleo de formação e de unidade teoria-prática. ln: HENRIQUE, José; ANACLETTO, Francis Natally de Almeida; PEREIRA, Sissi Aparecida Martins Pereira (Orgs.). Desenvolvimento profissional de professores de educação física: reflexões sobre a formação e socialização docente. Curitiba: CRV, 2016, v.10, p.45-70. ISBN 978-85-444- 0922-0. PEREIRA, S. G. P.; MILAN, F. J.; BOROWSKI, E. B. V.; ALMEIDA, T. R. de A.; FARIAS, G. O. Trajetória de Estudantes na Formação Inicial em Educação Física: o estágio curricular supervisionado em foco. Revista J. Phys. Educ. v. 29, e 2959, 2018.DOI: 10.4025/jphyseduc.v29i1.2959. PERES, L. M. Os caminhos e os desassossegos no tomar-se professor(a). ln: OLIVEIRA, V. F. (Org.). Narrativas e saberes docentes. ljuí: Ed. UNIJUÍ, 2006. p. 52-64. PÉREZ GÓMEZ, A. (1995). O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. ln: Nóvoa, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote . PÉREZ GÓMEZ, A. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. ln: GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, Angel. (Org.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. PÉREZ C. L. V., Experiências e narrativas em Educação. Eduff Editora da Universidade Federal Fluminense. Icaraí- Niterói- RJ, 2017. PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. ln: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. Y ed. ia reimp. São Paulo: Cortez, 2014. ISBN 978-85-249-2214-5. PIMENTA, S. G.; Formação de professores- Saberes da docência e identidade do professor. Nuances- Vol. III- Setembro de 1997. PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. ln: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 17-52. PIRES, G.L; Estágio supervisionado em Educação Física escolar: relatos e apontamentos como demandas à formação profissional. ln. NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O.; Construção da identidade profissional em educação física: da formação a intervenção. Florianópolis, Ed da UDESC, v2, 2012. PIRES, V. A construção da identidade docente em educação física: um estudo com estudantes-estagiários de cursos de formação de professores em Florianópolis/SC, 2016. Tese (Doutorado em Educação Fisica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. PIRES, V.; NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O.; SUZUKI, C., C. M. Identidade docente e educação física: Um estudo de revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação. v.30, n.1, p. 35-60, 2017. Disponível em<http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7415> Acesso em 21 de julho de 2017. Doi.org/10.21814/rpe. 7415. POLATI, C.; HENRIQUE, J. Representações Sociais sobre o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física. ln: XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. (21,: 2019: Natal, RN). Anais ... Disponível:http://congressos.ebce.org.br/index.php/conbrace2019/8conice/Acesso: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2019/8conice/paper/viewFile/12297/6565. ISSN 2175-5930. PLOTEGHER, Â. T., Licenciatura Em Educação Física: Percursos Construídos a partir de Experiências Formadoras dos Docentes em Formação. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo- Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. (CEFD/PPGEF), Espírito Santo, Vitória, Brasil, 185 fl. 2018. RAZEIRA, M. B.; TAVARES, F. J. P.; PEREIRA, F. M. P.; RIBEIRO, J. A. B. R.; MACHADO, C. R. C. M. Os Motivos que Levam à Escolha do Curso de Licenciatura em Educação Física e as pretensas áreas de atuação. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 124-136,jul./dez. 2014. REINALDO, A. M. S. Conhecendo o intinerário terapêutico em saúde mental pela história oral de vida do paciente psiquiátrico. 2003, 11 p. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP. ROCHA, M. T. S. Percepções de Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre a profissionalização docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado. 2017, 100 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Programa de PósGraduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Ouro Preto. (UFOP/ICHS), Ouro Preto, MG, Brasil, 100 fl. 2017. POLATI, C.; NAIFF, D.; HENRIQUE, J. Estágio Supervisionado e suas representações: um estudo com licenciandos de Educação Física. Anais do Congresso Internacional de Educação Física da UNESP, São Paulo, Campina Grande: Realize Editora, 2019, SP, ISSN: 2527-2268, Disponível em: http://www.editorarealize.eom.br/artigo/visualizar/52852, acesso: em 19/02/2021. SACHS, J. (2001), "Teacher professional identity: competing discourses, competing outcomes", Journal of Education Policy, vol. 16 (2), pp. 148-161. SALEH, P. B. O.; HARMUCH, Rosana Apolonia. (Organizadoras). Identidade e Subjetividade: configurações contemporâneas. Campinas, SP: Mercadora de Letras, 2012, p.82. ISBN 978-85-7591-248-5. SANTINI, J.; MOLINA NETO, V. A síndrome do esgotamento profissional em professores de Educação Física: um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 209-222,jul./set. 2005. SANTOS, E. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDFPI, 2019. E-book.: ISBN: 978-85-509-0541-9. SANTOS, F. R. S.; PALMA, A. P. T. V. Formação inicial de professores em educação física e a construção da identidade profissional docente. ANAIS DO 8º CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E 3º CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. P. 01-14. Londrina, PR, Brasil, 2017. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%20CONPEF%202017/for macao %20de%20professores%20130790-19892.doc.pdf. Acesso em: 19 de Julho de 2017. SCHÕN, D. Formar professores como profissionais reflexivos ln: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote,1995, p. 83-91. SCHÕN, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensmo e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 256 p. SCHERER, A. O desafio da mudança na formação inicial de professores: o estágio curricular no curso de licenciatura em Educação Física. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. SCHERER, A.; MOLINA NETO, V. O conhecimento pedagógico do professor de Educação Física da escola pública no Rio Grande do Sul - uma etnografia em Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 71-80, 2000. SILVA, A. R. As trajetórias formativas de acadêmicos de Educação Física do curso de Licenciatura da UFSM: contribuições na constituição do ser professor, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul (UFSM, RS), Santa Maria, RS, Brasil, 94 fl. 2009. SILVA, Lucas de Freitas da. O estágio curricular supervisionado na ótica de egressos de um Curso de Licenciatura em Educação Física. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul (RS), Brasil, 2018. SOMEKH. B; LEWIN, C. Teoria e métodos de pesquisa social Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. SOUZA, M. P. Pensando a Formação Inicial em Educação Física: entendendo o papel do estágio em uma concepção de ação docente enquanto práxis. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho PPGE/UNINOVEUniversidade Estadual de São Paulo - UNESP, SP, Brasil, 117 fl. 2012. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ISBN 978-85-326-2668-4. TARDIF, M.; LESSARD, C. Ofício de professor: Histórias, perspectivas e desafios internacionais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. TARDIF, M; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. TIPOS DE REVISÃO DE LITERATURA. Biblioteca Professor Paulo de Carvalho de Mattos. Faculdade de Ciências Agronômicas. UNESP, Campus Botucatu, São Paulo, 2015. VANZUITA, A.; RAITZ, T. R.; GARANHANI, M. C. Escolha, Formação e Inserção Profissional: a construção de identidade (s) profissional(is) de formandos em Educação Física. Revista ESPACIOS. ISSN 0798 1015. Vol. 38 (Nº 45), p.17, Ano 2017. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins fontes, 1989. VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1998. ZANCAN, S. Estágio curricular supervisionado e qualidade da formação do licenciado em educação física. 2012. 116p. Dissertação - (mestrado) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/2790. ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. ZABALA, A.; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Artmed: Porto Alegre, 2010. ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1995. ZEICHNER, K. The new scholarship in Teacher Education. Educational Researcher, Washington, v. 28. p. 4-15, 1999. http://dx.doi.org/l0.3102/0013189X028009004 ZEICHNER, K. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. ln: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). Justiça Social: Desafio para a Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 11-34. ZOTOVICI, S. A. et al., Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física: entre a teoria e a prática. Pensar a Prática, Goiânia, v.16, n.2, p. 568-582, 2013. WALLON, H. Do acto ao pensamento. Lisboa, Portugália, 1942. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa, Edições 70, 1995. WARSCHAUER, C. As diferentes correntes de autoformação. Revista Educação on-line. Editora Segmento, em 15/04/2005. Disponível em: https://www.rodaeregistro.com.br/copiapublicacoes-1. Acesso em: 15 de jan. 2020. WARSCHAUER, C. Rodas Em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017. WENGER, E. Communities of practice: leaming, meaning, and identity. Cambridge, UK: University of Cambridge Press, 1998. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72603/2021%20-%20Diogo%20Dias%20de%20Paula%20Muniz%2003.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6438 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-20T21:06:55Z No. of bitstreams: 1 2021 - Diogo Dias de Paula Muniz 03.pdf: 7277107 bytes, checksum: f3fec6ae97525feaef868214b9dd8808 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-20T21:06:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Diogo Dias de Paula Muniz 03.pdf: 7277107 bytes, checksum: f3fec6ae97525feaef868214b9dd8808 (MD5) Previous issue date: 2021-04-28 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Diogo Dias de Paula Muniz 03.pdf | 7.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.