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dc.contributor.authorCosta, Nathalia Cavalcante
dc.date.accessioned2023-12-22T02:46:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:46:16Z-
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.citationCOSTA, Nathalia Cavalcante. O egresso do curso técnico em recursos pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas Campus Maués: uma análise sobre o ensino e o mundo do trabalho. 2019.Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13413-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo abordar as relacões do processo de ensino-aprendizagem do egresso do curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas- IFAM Campus Maués com sua inserção no mundo do trabalho e acesso ao ensino superior. O estudo foi realizado com 12 egressos do referido curso, primeiramente optou-se por realizar uma breve abordagem referente à Educação Profissional, uma análise conceitual sobre competências, como também ressaltar a importância n da pesquisa de egressos para propiciar informações valiosas à sua instituição de origem e ao sistema educacional como um todo. Após o levantamento documental acerca das competências essenciais à formação do técnico em recursos pesqueiros e coleta de dados empíricos junto aos egressos do curso, através de formulários e entrevistas, referentes aos conhecimentos adquiridos e os requeridos pelo mundo do trabalho, bem como aspectos da formação técnica que contribuíram para verticalização, buscou-se no método de análise de conteúdo as ferramentas para essa verificação. Os resultados da pesquisa indicaram que as propostas para o ensino técnico não têm se efetivado na localidade quando se trata de atuação profissional na área de formação, há uma alta taxa de evasão do curso, e os que permanecem, objeto desta pesquisa, não têm conseguido espaço no mercado de trabalho, mas que os objetivos que vinculam-se à formação para a vida tem sido alcançados quando este egresso é capaz de perceber criticamente sua realidade e contribuir com a comunidade em seu entorno, efetivando assim algumas das características elencadas pela formação humana integral. A análise dos dados também apontou para a materialização das habilidades requeridas ao profissional formado, contidas no projeto político pedagógico do curso, em consonância com a percepção dos egressos, quando afirmam estar aptos a desempenhar qualquer atividade relacionada à área, possuindo de fato a qualificação para tal, tendo resultado não muito expressivo para o acesso ao ensino superior, onde apontam algumas dificuldades, fortalecendo uma tendência local de horizontalização do ensinopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectMundo do trabalhopor
dc.subjectSkillseng
dc.subjectEgresseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectWorld of workeng
dc.titleO egresso do curso técnico em recursos pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas Campus Maués: uma análise sobre o ensino e o mundo do trabalhopor
dc.title.alternativeThe egress of the fisheries technical course at the Federal Institute of Amazonas Campus Maués: an analysis of teaching and the world of workeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper aims to address the relations of the teaching-learning process of the egress of the Technical Course in Fisheries Resources of the Federal Institute of Amazonas - IFAM Campus Maués with its insertion in the world of work and access to higher education. The study was carried out with 12 graduates of the referred course. Firstly, it was decided to take a brief approach to Vocational Education, a conceptual analysis of competences, as well as to emphasize the importance of the research of graduates to provide valuable information to their home institution and to the educational system as a whole. After the documentary survey about the skills essential to the training of the technician in fishing resources and collecting empirical data from the graduates, through forms and interviews, referring to the knowledge acquired and required by the world of work, as well as aspects of technical training. that contributed to verticalization, we sought in the content analysis method the tools for this verification. The research results indicated that the proposals for the technical education have not been effective in the locality when it comes to professional performance in the area of formation, there is a high dropout rate of the course, and those that remain, object of this research, have not been able to. space in the labor market, but that the objectives that are linked to the formation for life have been achieved when this graduate is able to critically perceive his reality and contribute to the community around him, thus effecting some of the characteristics listed by human formation integral. The data analysis also points to the materialization of the skills required of the trained professional, contained in the pedagogical political project of the course, in line with the perception of the graduates, when they claim to be able to perform any activity related to the area, having in fact the qualification for This has not been very significant for the access to higher education, where they point out some difficulties, strengthening a local tendency towards the horizontalization of educationeng
dc.contributor.advisor1Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.advisor-co1Stefanuto, Vanderlei Antonio
dc.contributor.advisor-co1ID195.339.838-33por
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0348-590Xpor
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264por
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee1ID617.032.907-63por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee3Fortes, Renivaldo Oliveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816013767499401por
dc.creator.ID007.182.162-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0311150135093149por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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