Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Eron Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:47:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:47:45Z-
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.citationPEREIRA. Eron Santos. Técnica e Niilismo em Martin Heidegger. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13493-
dc.description.abstractDesde o princípio dos tempos, o homem utilizou de uma habilidade técnica como parte da sua existência. Contudo, nos últimos 200 anos, o homem tem sido determinado pelo logos da técnica. Isso se deve ao processo de niilização da vida humana produzida pela desvalorização dos valores supremos, ao mesmo tempo em que ocorre a dominância do método científico como substituição da Metafísica. Portanto, este trabalho se dedica a estudar a relação entre o desenvolvimento da técnica e da predominância do método científico com o niilismo e o esvaziamento de todos os valores absolutos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectNiilismopor
dc.subjectTécnicapor
dc.subjectNihilismeng
dc.subjectTechniceng
dc.titleTécnica e Niilismo em Martin Heideggerpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFrom the beginning of the times the human used of a technic hability like a part of your existence. But, in the last 200 hundread years, the human it has been determined by loghus of technic. This is due to the nihilism process of human life produced by the devaluation of the supreme values, at the same time happen the dominance of the scientific method as substitution of Metaphysics. So, this work is dedicated to study the relationship between the development of technic and of predominance of cientific method with the nihilism and the emptying of all the absolutely valueseng
dc.contributor.advisor1Costa, Affonso Henrique Vieira da
dc.contributor.advisor1ID875.616.467-04por
dc.contributor.referee1Costa, Affonso Henrique Vieira da
dc.contributor.referee2Moraes, Francisco José Dias de
dc.contributor.referee3Pisetta, Écio Elvis
dc.creator.ID138.412.767-41por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6060614570470466por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.relation.referencesARENDT, Hannah. A Conquista do Espaço e a Estatura Humana. In: Entre o Passado e o Futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo, ed. Perspectiva, 2016. _________. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: ed. Brasiliense, 3ª ed., 1987. BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo, Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil. 2ª ed., 1999. BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, 1998. COSTA, Affonso Henrique Vieira da. Niilismo e Metafísica. In: Revista de alunos da Pós Graduação em Filosofia/IFCS-UFRJ, Rio de Janeiro: nº4, set.2003. DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996. DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do Subsolo. Tradução de Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2009, 6ª ed __________. Os Demônios. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2004. __________. O Idiota. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo. Editora 34, 2015, 4ª ed. FERRANDIN, Jairo. A Essência da Ciência Moderna em Martin Heidegger: O Projeto Físico – Matemático da Moderna Ciência da Natureza, Subjetividade e Representação (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, 2005. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: Por Uma Filosofia do Design e da Comunicação. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosacnaify, 2007. FOGEL, Gilvan. Conhecer é Criar: Um ensaio a partir de F. Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí: Ed. Unijuí, 2ª ed., 2005. __________. Do coração-máquina – Ensaio de Aproximação à questão da tecnologia. In: Da Solidão Perfeita: Escritos da Filosofia – Petrópolis: Vozes,1998. p. 91-130. HEIDEGGER, Martin. A sentença nietzschiana “Deus está morto”. Tradução de Marco Antônio Casanova. Natureza Humana 5(2). Rio de Janeiro, p. 480, jul. - dez. 2003. __________. Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1999. _________. Ensaios e conferências. Trad. E. Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá C. Schuback. Petrópolis: Vozes; 2007. _________. Introdução à metafísica. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987. _________. Língua da Tradição e Língua Técnica. Tradução de Mário Botas. Lisboa: Vega Passagens, 1995. __________. Marcas do Caminho. Tradução de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: ed. Vozes, 2008. __________. Que é isto – a filosofia? . In _. Heidegger. Tradução, introdução e notas de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural (Os pensadores), 1979. __________. O Princípio do fundamento. Tradução Jorge Telles Menezes. Instituto Piaget, Lisboa, 1957. __________. Serenidade. Trad. de Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. __________. Ser e tempo. Tradução de Márcia Schuback. 3ª ed., Petrópolis: Vozes, 2008. __________. Sobre o humanismo. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. 3ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. HENRIQUES, Rafael Paes. Tecnologia, Objetividade e Superação da Metafísica. Vitória: Edufes, 2014. HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. In: Coleção Os Pensadores. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva, 3ª ed., São Paulo: Abril Cultural, 1983. HOBSBAWN, Eric J. Tempos Fraturados. Tradução de Berilo Vargas. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. KIERKEGAARD, Soren. Temor e Tremor. Tradução de Torrieri Guimarães – Rio de Janeiro: ed. Nova Fronteira, 2012. __________. O Conceito de Angústia: Uma Simples Reflexão Psicológico- Demonstrativa Direcionada ao Problema Dogmático do Pecado Hereditário de Vigilius Haufniensis. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: ed. Vozes, 2011. KOYRÉ, Alexandre. Galileu e Platão. Do mundo do “mais ou menos” ao Universo da Precisão. Tradução de José Trindade Santos. Lisboa, ed. Gradiva. NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. _________. Assim falou Zaratustra. Trad. de Mário da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. __________. A Vontade de Poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008. __________. Crepúsculo dos Ídolos: Como filosofar Com o Martelo. Tradução de Jacqueline Valpassos. São Paulo: Golden Books/DPL, 2009. __________. Segunda Consideração Intempestiva: Da Utilidade e Desvantagem da História Para a Vida. Tradução de Marco Antônio Casanova – Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. NUNES, Benedito. No Tempo do Niilismo e Outros Ensaios. São Paulo: ed. Ática, 1993. ORTEGA Y GASSET, José. A Meditação da Técnica. Rio de Janeiro: Livro Ibero- Americano: 1963. _________. A Rebelião das Massas. Tradução de Felipe Denardi. Campinas: Vide Editorial, 2016. PECORARO, Rossano. Niilismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. PEREIRA, Eron S. Niilismo, Terrorismo e Ação Revolucionária em Dostoiévski e Turgueniev. Monografia. Nova Iguaçu: Instituto Multidisciplinar, UFRRJ, 2015. PISTICELLO, Suzana. As Transformações pela Terra: Uma leitura da obra Os Irmãos Karamazov. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, 2015. SCALENE, Éter. São Paulo: Som Livre. 2015. CD. _________, Magnetite. São Paulo: Som Livre. 2017. CD. TURGUENIEV, Ivan. Pais e Filhos. Tradução de Ivan Emilianovitch. São Paulo: Abril Cultural, 1971. VOLPI, Franco. O niilismo. São Paulo: Edições Loyola, 1999. WEBER, Max. A Ética Protestante e o “Espírito” do Capitalismo. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. _________. Ciência e Política: Duas Vocações. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. Berlim: Dunker & Hunblot, 1968. VATTIMO, Gianni. Introdução a Heidegger. Trad. de João Gama. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.por
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69921/2019%20-%20Eron%20Santos%20Pereira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4204
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-07-14T20:29:06Z No. of bitstreams: 1 2019 - Eron Santos Pereira.pdfeng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-14T20:29:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Eron Santos Pereira.pdfeng
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Eron Santos Pereira.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.